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quarta-feira, 30 de setembro de 2015

EROCH NÃO É APENAS UMA TRIBO DO SUL DA RÚSSIA, AGORA É O NOVO MODELO DA RENAULT E A PRIMEIRA PICAPE DA MONTADORA FRANCESA. TEM CABINE DUPLA, TEVE A SUV DUSTER COMO INSPIRAÇÃO E MOSTROU SER CONFORTÁVEL, SEGURA, CARREGA 650 KM NA CAÇAMBA, TEM ÓTIMO DESEMPENHO E ESTABILIDADE. CUSTA R$ 62.290, NA VERSÃO 1.6, EXPRESSION; R$ 66.790,00 1.6 DYNAMIQUE; E R$ 70.790,00, NA VERSÃO 2.0, TODAS COM TRANSMISSÃO MECÂNICA E 4X2, POR ENQUANTO






Com um show do cantor Nando Reis, a Renault encerrou, ontem, à noite, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, o lançamento para a Imprensa Automotiva de seu mais novo modelo - e o único totalmente concebido no Brasil - o Duster Oroch, a primeira picape da história centenária (117 anos) da marca francesa, depois do carro surgir de forma interplanetária no palco.


A Oroch, como adiantei, no breefing que publiquei ao terminar o test-drive, é uma picape muito interessante: confortável no asfalto, mesmo o ruim - diria que melhor do que a SUV Duster -, e espaçosa na acomodação dos passageiros.  




A altura do carro de 20,6 cm em relação ao solo, com pneus e rodas 215/65 R16, garante ao motorista uma posição elevada, privilegiada, na direção oferecendo uma perfeita visibilidade exterior.


Em piso off road, estrada bem esburacada, a Oroch faz realçar sua suspensão, tipo multilink, preparada para 650 kg de carga. Nas ruas do Rio, as depressões do asfalto mal são percebidas.

Em relação à SUV Duster, a Eroch, de cabine dupla, ganhou mais 15 cm na distância entre eixos, o que significa mais conforto para os ocupantes, e 36 cm a mais no comprimento do carro.

A Eroch, que é fabricada em São José dos Pinhais, no Paraná, será vendida a partir de 1º de novembro, em três versões, duas com motor 1.6 16V Flex: 

Expression, por R$ 62.290,00, e 
Dynamique, R$ 66.790,00, e 
uma de motor 2.0 16V Flex: 
Dynamique, que custa R$ 70.790,00

A picape tem três anos de garantia e se acordo com o presidente Olivier Murgaret, terá um plano de revisões especial que tornará esse serviço mais barato.

O capô do motor possui um amortecedor que o segura aberto, eliminando o velho sistema do ferro manual.

Os motores são os mesmos que equipam o SUV Duster. O motor 2.0 16V tem 148 cv a 5.750 rpm quando abastecido com etanol e 143 cv a 5.750 rpm quando abastecido com gasolina. A oferta de torque é de 20,9 kgfm a 4.000 rpm, quando abastecido com etanol, e 20,2 kgfm a 4.000 rpm com gasolina.





Já o motor 1.6 16V oferece 115 cv a 5.750 rpm com etanol e 110 cv a 5.750 rpm com gasolina. Em torque, são 15,9 kgfm a 2.500 rpm, quando abastecido com etanol, e 15,1 kgfm a 2.500 rpm com gasolina.

O câmbio no motor 1.6 16V, tem uma transmissão manual de cinco velocidades do Duster 4x2, com a quarta e quinta marchas com relações mais longas.


Já a versão 2.0 16V traz o câmbio manual de seis marchas do Duster 4x4 também com relação final encurtada, o que garante mais agilidade. O presidente da Renault para a América Latina, Olivier Murguet, garantiu que a Oroch receberá numa segunda fase, ainda sem prazo definido, versão com câmbio automático e tração 4x4.




Para criar uma caçamba, de 683 litros, que possa além de carga comum transportar, por exemplo, motocicletas - com o uso de extensor, vendido como opcional - e ao mesmo tempo moderna os engenheiros capricharam no design com belos perfis laterais, cravando alargadores nos para-lamas, encimados por barras Santo Antônio.



Espaço e conforto



Chama a atenção na Oroch a facilidade de acesso ao habitáculo de cinco lugares. Nos bancos da frente há um espaço de 85,6 cm e no assento traseiro, 87,7 cm, para cabeças, e para os joelhos é 15 cm, maior entre as picapes compactas e não muito distante das médias.


O volante, com teclas de acionamento do controlador e limitador automático de velocidade e do controle do rádio, tem empunhadura agradável. 



Os instrumentos no painel são visíveis e a posição de dirigir pode ser acertada através dos ajustes de altura do banco e da coluna de direção. 



O acabamento interior é cuidadoso e o painel central expõe o sistema Media NAV Evolution. Os mostradores, velocímetro, nível de combustível e computador de bordo, inclusive com o modo Eco no painel atrás do volante. 



Na cabine, há porta-objetos nas portas dianteiras, acima do painel de instrumentos, no console central e porta-copos na dianteira e na traseira. 



O ar condicionado é eficiente e suas saídas são do tipo mais confortável para os ocupantes dos bancos da frente, pois podem ser regulados sem o vento ir direto para cima do motorista e do carona.



E os dois vidros traseiros abrem normalmente, algo pouco comum nas picapes. Tem sensor de ré. E um bom isolamento acústico.

Para terminar as impressões sobre a Eroch é necessário falar sobre a sua estabilidade da picape. No teste de velocidade, ficou clara a segurança que o carro transmite.



A Eroch 2.0 tem um desempenho vigoroso, com respostas rápidas. 



Na versão 1.6, naturalmente, pela natural diferença de potência dos propulsores, o carro que tem a mesma estabilidade e conforto e com a mesma capacidade de carga, não tem um comportamento mais lento, mas com o motor cheio não deixa ninguém mal visto.



Veja a ficha técnica das 
duas motorizações da Eroch.

Versões / Motores
1.6 16V
2.0 16V
Expression/Dynamique
Dynamique
Arquitetura
Carroceria monobloco, picape, 5 passageiros, 4 portas
Motor
Quatro tempos, bicombustível (etanol e/ou gasolina), quatro cilindros em linha, 16 válvulas e refrigeração por circuito de água sob pressão
Tração
Dianteira 4x2
Cilindrada
1.598 cm³
1.998 cm³
Diâmetro x Curso (mm x mm)
79,5 x 80,5
82,7 x 93,0
Potência máxima (ABNT)
110 cv (gasolina) @ 5.750 rpm
115 cv (etanol) @ 5.750 rpm
143 cv (gasolina) @ 5.750 rpm
148 cv (etanol) @ 5.750 rpm
Torque máximo (ABNT)
15,1 kgfm @ 3.750 rpm (gasolina)
15,9 kgfm @ 3.750 rpm (etanol)
20,2 kgfm @ 4.000 rpm (gasolina)
20,9 kgfm @ 4.000 rpm (etanol)
Alimentação
Injeção Eletrônica Multiponto Sequencial
Pneus/Rodas
215/65 R16
Suspensão Dianteira
Tipo MacPherson, triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos telescópicos, molas helicoidais e barra estabilizadora
Suspensão Traseira
Multilink independenteeMacPherson, amortecedores
hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora
Freios
Dois circuitos em “X”, de acionamento hidráulico, com discos ventilados
de 269 mm de diâmetro na dianteira e freios traseiros com tambores
de 229 mm de diâmetro
Direção
Hidráulica, com diâmetro giro de 10,7 m
Câmbio
Manual 5 velocidades
Manual 6 velocidades
Relação de marcha
1ª ..................3,73:1
1ª....................3,73:1
2ª ..................2,05:1
2ª....................2,11:1
3ª ..................1,32:1
3ª....................1,45:1
4ª ..................0,97:1
4ª....................1,11:1
5ª ..................0,82:1
5ª....................0,91:1
--
6ª....................0,77:1
Diferencial
4,93:1
4,44:1
Tanque combustível
50 L
Volume da caçamba
683L
Carga útil
650kg
Peso em ordem de Marcha
1.292 kg
1.346 kg
Entre eixos
2.829 mm
Comprimento
4.693 mm
Altura
1.695 mm
Largura
1.821 mm
Largura c/espelhos
1.997mm
Altura livre do solo
206 mm
Ângulos de entrada
26°
Ângulos de saída
19,9°
Velocidade máxima
160 km/h (gasolina)
164 km/h (etanol)
178 km/h (gasolina)
186 Km/h (etanol)

Aceleração
0 a 100 km/h

14,3 segundos (gasolina)
13,2 segundos (etanol)
10,6 segundos (gasolina)
9,7 segundos (etanol)
Consumo Estrada
10,9 km/l (gasolina)
7,5 km/l (etanol)
10,8 km/l (gasolina)
7,3 km/l (etanol)
Consumo Cidade
9,6 km/l (gasolina)
6,6 km/l (etanol)
9,2 km/l (gasolina)
6,4 km/l (etanol)


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