Texto e fotos: Arnaldo Moreira
O Renegade testado foi a versão Trailhawk, 4 x 4. equipado com o novo motor Diesel-turbo VGT, 2.0 MultiJet II, de 170 vc a 3.750 rpm e torque de 35,7 kgfm, acoplado a uma transmissão de nove velocidades. A Jeep oferece mais duas versões Diesel, a Sport, mais simples, e Longitude, intermédia.
No habitáculo, os engenheiros da Jeep não deixaram por menos e deram ao Renegade o conforto de um sedan, de um SUV. O carro tem acabamento diferenciado. Possui ar condicionado dual zone - controle separado para motorista e carona -, piloto automático e tranca de portas após 20 km/h.
Os bancos dianteiros - no do motorista a altura e deslocamento horizontal e do encosto é feito eletricamente -, largos, acomodam confortavelmente o motorista e o carona.
Um carro confortável, seguro, com um desempenho elevado, porém econômico, internamente espaçoso e silencioso, essas são as primeiras impressões de quem dirige um Jeep Renegade, que oferece ainda algo raro nos modelos atuais: o charme do motorista voltar a ver o capô do veículo que dirige. A Jeep apostou num carro que tivesse um bom uso na estrada e fora dela e nas cidade, e acertou.
Os bancos dianteiros - no do motorista a altura e deslocamento horizontal e do encosto é feito eletricamente -, largos, acomodam confortavelmente o motorista e o carona.
A visibilidade e a posição na direção são excelentes e o volante tem boa pega. O Renegade devolveu o charme do motorista ver o capô do carro.
O banco traseiro é também confortável com cintos de três pontos e encostos de cabeça nos três lugares. O espaço para as pernas é bom e os passageiros mais altos não chegam com a cabeça no teto.
O acabamento interno é de carro de luxo, as portas forradas de couro, como os bancos. O painel forrado com material emborrachado, fosco, reduz o reflexo do sol, que atrapalha a direção, e os barulhos incomodativos das forrações de plástico duro.
Sistema de acionamento do teto solar |
A versão testada, que possui teto solar, tem um som de excelente qualidade, Premium Beats, ajudado pelo isolamento acústico eficaz do carro.
Quando o item segurança é hoje uma das grandes preocupações das montadoras e das autoridades, o Renegade - construído em Pernambuco - foi submetido a testes do Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe, Latin NCAP, das colisões frontal e lateral, transporte de adultos e crianças e recebeu cinco estrelas (nota máxima).
O Renegade Trailhawk avaliado possui sete airbags, controles de tração e estabilidade, o que lhe confere um alto nível de segurança, além de a tração 4X4.
O Renegade Trailhawk avaliado possui sete airbags, controles de tração e estabilidade, o que lhe confere um alto nível de segurança, além de a tração 4X4.
Possui ainda freios a disco nas quatro rodas, de 17", controles eletrônicos de estabilidade, tração e de rolagem de carroceria, o que eleva mais o índice de segurança do carro.
Como os carros premium, o Renegade possui freio de estacionamento elétrico, assistente de estacionamento que leva o carro a uma vaga sem a intervenção do motorista, faróis bi-xenon, entre outras.
A Jeep, hoje uma empresa da Fiat, apostou num modelo com o aspeto e altura de um crossover, com o conforto de um sedan e a força e um jipe para enfrentar as dificuldades do off road.
Tem assistência de partida em subidas e controle eletrônico de velocidade para descidas íngremes, sem a intervenção do motorista, usando o Hill Descend Control.
4 x 4 com quatro modos
É importante citar os diversos modos da tração integral:
Padrão é automático e repassa a força para trás, quando necessário.
O Sport limita o controle de tração e busca enviar até 60% do torque para a traseira, o que dá um toque esportivo.
O Snow (neve) divide a tração em uma proporção contrário do Sport para evitar saídas de traseira e faz de tudo para não derrapar sobre o gelo, incluindo colocar o carro em movimento em segunda marcha e ajustar a atuação dos freios ABS para essa condição.
Tanto nos modos Mud (lama) quanto no Sand (areia), os freios também mudam sua atuação e a tração fica em sua maioria na traseira.
Economia
O novo motor turbinado Diesel VGT, 2.0 MultiJet II de 170 cv é silencioso e entrega um torque de 35,7 kgfm a 3.750 rpm, o mais potente da categoria, que se torna mais eficiente acoplado à transmissão automática de nove velocidades.
É importante citar os diversos modos da tração integral:
Padrão é automático e repassa a força para trás, quando necessário.
O Sport limita o controle de tração e busca enviar até 60% do torque para a traseira, o que dá um toque esportivo.
O Snow (neve) divide a tração em uma proporção contrário do Sport para evitar saídas de traseira e faz de tudo para não derrapar sobre o gelo, incluindo colocar o carro em movimento em segunda marcha e ajustar a atuação dos freios ABS para essa condição.
Tanto nos modos Mud (lama) quanto no Sand (areia), os freios também mudam sua atuação e a tração fica em sua maioria na traseira.
O novo motor turbinado Diesel VGT, 2.0 MultiJet II de 170 cv é silencioso e entrega um torque de 35,7 kgfm a 3.750 rpm, o mais potente da categoria, que se torna mais eficiente acoplado à transmissão automática de nove velocidades.
O motor é acionado pelo botão start/stop |
O Renegade tem um eficiente ar condicionado |
Na cidade, o computador de bordo, com ar condicionado ligado, indicou um consumo médio de 10,6 km/l.
Preços:
Sport 2.0 turbodiesel 4×4 (A/T nove marchas): R$ 99.900
Com o banco traseiro rebatido, os 280 l são transformados em cerca de 700 l |
Sport 2.0 turbodiesel 4×4 (A/T nove marchas): R$ 99.900
Longitude 2.0 turbodiesel 4×4 (A/T nove marchas): R$ 109.900
Trailhawk 2.0 turbodiesel 4×4 (A/T nove marchas): R$ 116.900, completíssimo.
20 mil km/1 ano - R$ 559,00
40 mil km/2 anos - R$ 1.012,00
60 mil km/3 anos - R$ 1.117,00
80 mil km/4 anos - R$ 765,00
60 mil km/5 anos - R$ 929,00
120 mil km/6 anos - R$ 1.987,00
Dimensões
Comprimento: 4,292 m,
Largura: 1,798 m, com retrovisores 2,018 m
40 mil km/2 anos - R$ 1.012,00
60 mil km/3 anos - R$ 1.117,00
80 mil km/4 anos - R$ 765,00
60 mil km/5 anos - R$ 929,00
120 mil km/6 anos - R$ 1.987,00
Comprimento: 4,292 m,
Largura: 1,798 m, com retrovisores 2,018 m
Altura: 1,688 m
Entre-eixos: 2,570 m
Capacidades: Tanque 60 l,
Porta-malas: 260/280 l,
Peso: 1.674 kg.
Entre-eixos: 2,570 m
Capacidades: Tanque 60 l,
Peso: 1.674 kg.
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