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quarta-feira, 9 de setembro de 2015

RENEGADE MOSTROU NO TESTE DE AVALIAÇÃO SER UM CARRO CONFORTÁVEL, SEGURO, CONFIÁVEL. NAS RUAS CHAMOU A ATENÇÃO E GEROU PERGUNTAS DE QUANTO CUSTA? É BOM? E ADMIRAÇÃO POR UM MOTOR DIESEL SILENCIOSO: UM 2.0 TURBINADO COM 170 CV E COM O EXCELENTE TORQUE DE QUASE 38 KGFM E UM CÂMBIO DE NOVE VELOCIDADES, QUE O TORNA MAIS ECONÔMICO QUE OS CONCORRENTES. O PREÇO DA VERSÃO MAIS BARATA, A SPORT, É DE R$ 99.900, UMA INTERMEDIÁRIA, A LONGITUDE, R$ 109.900, E A COMPLETA R$ 116.900, MAS A AGRADÁVEL DIRIGIBILIDADE VEM JÁ DAS VERSÕES A GASOLINA.

Texto e fotos: Arnaldo Moreira







Um carro confortável, seguro, com um desempenho elevado, porém econômico, internamente espaçoso e silencioso, essas são as primeiras impressões de quem dirige um Jeep Renegade, que oferece ainda algo raro nos modelos atuais: o charme do motorista voltar a ver o capô do veículo que dirige. A Jeep apostou num carro que tivesse um bom uso na estrada e fora dela e nas cidade, e acertou.


O Renegade testado foi a versão Trailhawk, 4 x 4. equipado com o novo motor Diesel-turbo VGT, 2.0 MultiJet II, de 170 vc a 3.750 rpm e torque de 35,7 kgfm, acoplado a uma transmissão de nove velocidades. A Jeep oferece mais duas versões Diesel, a Sport, mais simples, e Longitude, intermédia.


No habitáculo, os engenheiros da Jeep não deixaram por menos e deram ao Renegade o conforto de um sedan, de um SUV. O carro tem acabamento diferenciado. Possui ar condicionado dual zone - controle separado para motorista e carona -, piloto automático e tranca de portas após 20 km/h.

Os bancos dianteiros - no do motorista a altura e deslocamento horizontal e do encosto é feito eletricamente -, largos, acomodam confortavelmente o motorista e o carona. 


A visibilidade e a posição na direção são excelentes e o volante tem boa pega. O Renegade devolveu o charme do motorista ver o capô do carro.




O banco traseiro é também confortável com cintos de três pontos e encostos de cabeça nos três lugares. O espaço para as pernas é bom e os passageiros mais altos não chegam com a cabeça no teto.




O acabamento interno é de carro de luxo, as portas forradas de couro, como os bancos. O painel forrado com material emborrachado, fosco, reduz o reflexo do sol, que atrapalha a direção, e os barulhos incomodativos das forrações de plástico duro.


O painel de boa visibilidade, de frente para o motorista oferece leitura fácil das informações da velocidade, rotações do motor e tanque de combustível e do computador de bordo.




Atrás do volante - que tem regulagem de altura e profundidade -, as borboletas permitem a troca de marchas manuais, confortavelmente. Embora, confesso ter gostado do câmbio com suas trocas de marcha automáticas: são precisas, rápidas e leves.




O sistema multimídia é mostrado e controlado na tela de 6,5" sensível ao toque, localizado no centro do painel. Tem navegador e câmera de ré, conexões Bluetooth e USB. 


Sistema de acionamento do teto solar
A versão testada, que possui teto solar, tem um som de excelente qualidade, Premium Beats, ajudado pelo isolamento acústico eficaz do carro. 





Segurança
Quando o item segurança é hoje uma das grandes preocupações das montadoras e das autoridades, o Renegade - construído em Pernambuco - foi submetido a testes do Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe, Latin NCAP, das colisões frontal e lateral, transporte de adultos e crianças e recebeu cinco estrelas (nota máxima).
O Renegade Trailhawk avaliado possui sete airbags, controles de tração e estabilidade, o que lhe confere um alto nível de segurança, além de a tração 4X4.


Possui ainda freios a disco nas quatro rodas, de 17", controles eletrônicos de estabilidade, tração e de rolagem de carroceria, o que eleva mais o índice de segurança do carro. 

Como os carros premium, o Renegade possui freio de estacionamento elétrico, assistente de estacionamento que leva o carro a uma vaga sem a intervenção do motorista, faróis bi-xenon, entre outras.




A Jeep, hoje uma empresa da Fiat, apostou num modelo com o aspeto e altura de um crossover, com o conforto de um sedan e a força e um jipe para enfrentar as dificuldades do off road. 


Tem assistência de partida em subidas e controle eletrônico de velocidade para descidas íngremes, sem a intervenção do motorista, usando o Hill Descend Control.



4 x 4 com quatro modos
É importante citar os diversos modos da tração integral:

Padrão é automático e repassa a força para trás, quando necessário.

O Sport limita o controle de tração e busca enviar até 60% do torque para a traseira, o que dá um toque esportivo.

O Snow (neve) divide a tração em uma proporção contrário do Sport para evitar saídas de traseira e faz de tudo para não derrapar sobre o gelo, incluindo colocar o carro em movimento em segunda marcha e ajustar a atuação dos freios ABS para essa condição.

Tanto nos modos Mud (lama) quanto no Sand (areia), os freios também mudam sua atuação e a tração fica em sua maioria na traseira.





Economia
O novo motor turbinado Diesel VGT, 2.0 MultiJet II de 170 cv é silencioso e entrega um torque de 35,7 kgfm a 3.750 rpm, o mais potente da categoria, que se torna mais eficiente acoplado à transmissão automática de nove velocidades.

O motor é acionado pelo botão start/stop
A economia deste SUV Diesel é um dos itens que mais chama a atenção. Um tanque de 60 litros tem autonomia na estrada para uma viagem de 900 km. 

O Renegade tem um eficiente ar condicionado
Na cidade, o computador de bordo, com ar condicionado ligado, indicou um consumo médio de 10,6 km/l.

Com o banco traseiro rebatido, os 280 l são transformados em cerca de 700 l


Preços:
Sport 2.0 turbodiesel 4×4 (A/T nove marchas): R$ 99.900

Longitude 2.0 turbodiesel 4×4 (A/T nove marchas): R$ 109.900

Trailhawk 2.0 turbodiesel 4×4 (A/T nove marchas): R$ 116.900, completíssimo.


Rodas de 17"
Revisões
A Jeep criou um programa de revisões tabeladas para o Renegade:


20 mil km/1 ano - R$ 559,00

40 mil km/2 anos - R$ 1.012,00

60 mil km/3 anos - R$ 1.117,00

80 mil km/4 anos - R$ 765,00

60 mil km/5 anos - R$ 929,00

120 mil km/6 anos - R$ 1.987,00





Dimensões
Comprimento: 4,292 m,

Largura: 1,798 m, com retrovisores 2,018 m 

Altura: 1,688 m

Entre-eixos: 2,570 m

Capacidades: Tanque 60 l,

Porta-malas: 260/280 l,

Peso: 1.674 kg.


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