Coluna nº 3.815 - 18 de setembro de 2015
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Mais sobre o Salão de Frankfurt
Das maiores referências como lançamento de produtos, tendências e modas, mostra alemã exibiu muitas novidades.
Algumas chegarão ao Brasil: novos BMW X1; o segundo ciclo de vida do sedã Serie 3; revitalização do Ford EcoSport; cara nova do picape Ranger puxam a fila.
Outras, importadas homeopaticamente como o Bentley Bentayga, SUV com cara esportiva, e Jaguar F, esportivo com habilidades de utilitário, e o Toyota Prius, o híbrido mais vendido.
O quê mais
Os primeiros foram listados pela Coluna passada.
Ranger preparou-se para exibição ante o comprador norte-americano – maior consumidor mundial da especialidade.
O quê mais
Os primeiros foram listados pela Coluna passada.
Ranger preparou-se para exibição ante o comprador norte-americano – maior consumidor mundial da especialidade.
Chamado Ranger Wildtrack disseram-no o pináculo da linha, com imbatível combinação de tração nas quatro rodas e liderança em conectividade.
Tem direção com assistência elétrica, stop-start e promete cortar consumo em 17%. Nova grade, faróis, e no interior novo painel frontal e bancos esportivos.
Sem confirmação de ida aos EUA, antecipa o segundo ciclo do produto para o Mercosul. Ranger é produzido na Argentina.
Sem confirmação de ida aos EUA, antecipa o segundo ciclo do produto para o Mercosul. Ranger é produzido na Argentina.
Novo Ranger
Bentayga – está na lista curiosa de denominações inexplicáveis, e por si só combina com o produto: são insólitos. Bentley eram Rolls-Royce com leve dose de esportividade. Quebra da empresa inglesa dividiu-as, e desde então RR é BMW, e Bentley, Volkswagen.
Segue a desorientação do mercado, com utilitários esportivos cada vez mais impositivos, performáticos, volumosos e caros.
No Bentayga há facilidade, pois a controladora VW tem partes para compô-lo, como a plataforma comum a VW Touareg e Audi Q7, e o motor em W, de 12 cilindros, aplicado em Bentley Continental, VWs Touareg e Phaeton, Audi A8L, e Lamborghini. Grupo é hoje o maior fabricante de motores com 12 cilindros.
Novo elegante tem cara de utilitário esportivo, disposição e formulação mecânica apta a enfrentar dificuldades proporcionais ao glamour, refinamento decorativo, preço para filtrar compradores.
É grande: 5,141m de comprimento, 2m de largura, 1,74m de altura e 2.422 kg. Pneus opcionais com 22”, muito refinamento interno, couro e madeiras nobres, mantendo o DNA de finor.
Motor W12, 6,0 turbo, injeção direta TSI, 608 cv, torque de caminhão: 900 Nm. Caixa de câmbio automática, oito velocidades. 0 a 100 km/h como esportivo sério: 4,1s, velocidade final de 301 km/h.
Suspensão pneumática, independente nas 4 rodas, e freios para mantê-lo no chão. Muita eletrônica para conforto e som Bentley, 1.950W e 18 auto falantes.
Bentayga. SUV, pode?
Outro a aparecer em solo brasileiro é o novo Toyota Prius. Híbrido mais vendido no mundo, agora sobre plataforma TNGA – Toyota New Global Architecture.
Permite ancorar a mecânica em pontos mais baixos, aumentou a resistência torcional, suspensão frontal por Mc Pherson e traseira com multi braços, centro de gravidade mais baixo –, indicativo de estrutura para outros produtos.
No visual manteve o padrão triangular, baixando o teto em 20 mm e dando ênfase ao grupo óptico para ganho aerodinâmico.
No pacote, redução de peso nos componentes, e aprimoramento mecânico entre o motor 1.8 a gasolina e o elétrico diz, grande redução de consumo.
Não é para emoções, mas para ser amigo do meio ambiente. Produção local? Veja nota abaixo.
Novo Toyota Prius
Entre o curioso e o interessante, o mais novo Mini em sua versátil carreira: Clubman cresceu em tudo: comprimento, largura – e portas, agora 6!
Quatro para passageiros, e a tampa traseira, dividida em duas pequenas portas. Dão acesso à área de carga – não há 3ª. fila de bancos.
Motor de três cilindros, 1,5 litro, dois turbos, e apenas 134 cv. Mais? Versão S, motor 2.0, dois turbos, injeção direta e potência curiosamente baixa, 189 cv e torque de 20,9 m.kgf.
Mercedes exibiu o conceito IAA, desenvolvido em 10 meses por base digital. Dinamicamente, a partir de 80 km/h altera ângulo do spoiler frontal e faz uma extensão em toda a curva do painel traseiro, aumentando a área de contato com o ar e reduzindo a resistência aerodinâmica.
O conceito planta soluções para modelos futuros. No Salão comentava-se, o interior regerá a próxima geração Classe E.
Pelo Salão
OOOO Presidente da BMW Harald Kruege, 49, tomou e deu sustos: caiu na entrevista de imprensa. Pensaram ser barbeiragem da mão de obra árabe no acabamento do piso.
OOOO Não era. O executivo tonteou e caiu.
OOOO Excesso de trabalho mais emoção da primeira aparição publica como CEO.
OOOO Afastamento por alguns dias.
OOOO Se fila for medida de sucesso, Giulia Alfa Romeo ganhou disparado: enorme sequência de jornalistas para acessar o novo veículo, marcando a volta da marca.
OOOO Mostrou versões com bancos estruturados e tampa da mala em fibra de carbono.
OOOO E anúncio comparativo: cumpriu a parte norte do circuito alemão de Nürburgring em 7,39s – nove menos que BMW M4.
OOOO Deu o parâmetro de preços: E 95 mil – acima do M4 e igual a Mercedes AMG.
OOOO Não haverá Alfa para pobres.
OOOO Picape Ranger inicia ser importado para a Europa, mas será produzido na Argentina até final do ano. Ford não quer deixar o novo Toyota HiLux abrir maior distância em vendas. Wildtrack será a versão de topo.
OOOO Hyundai criou departamento de desenvolvimento esportivo, para preparar carros para corridas e desenvolver versões comerciais. Chama-se N, para ser associada a Nürburgring, velho circuito alemão agora em moda.
OOOO Peugeot Citroën terá carro elétrico com o sócio chinês Dongfeng.
OOOO Frankfurt marcou definição na menor das alemãs: linha Porsche 911 daqui para a frente apenas turbo.
OOOO Primeiro SUV Bentley Bentayga tem destino: presente para a Rainha Elizabeth II – ex usuária de Range Rover. OOOO
Sandero RS mistura hatch com esportividade
Não é apenas um Sandero com adesivos, como no usual se indicam veículos com pretensa alma esportiva.
Ao contrário, é um bom trabalho de engenharia comercial o criar versão com rendimento superior para ser referência na marca, e fazê-lo com preço suportável.
Versão é a Renault Sandero RS. Grosseiramente pode-se resumi-lo como o hatch Sandero, líder de vendas da marca, com motor do Duster, dois litros de cilindrada e 150 cv na versão alcoolizada. Entretanto é mais, muito mais.
O RS indica ações da Renault Sport, empresa separada da marca líder francesa para desenvolver carros esportivos. Já fez verdadeiros canhões sobre rodas, como o mítico e pequeno R5 com motor V6 3.0 traseiro entre eixos.
Pacote completo de engenharia, com transmissão mecânica de seis velocidades, mudança nas engrenagens para encurtar segunda e terceira marchas, para melhorar arrancadas, e reduzir menos quarta, quinta e sexta velocidades, de modos que a 120 km/h gire a 3.000 rpm em sexta. Vai de 0 a 100 km/h em 8s e crava 202 km/h como velocidade final.
Pacote mecânico incluiu freios a disco nas 4 rodas, menor distância ao solo, barras estabilizadores com maior diâmetro e amortecedores mais reativos.
Em resumo, o desenvolvimento de conjunto, usualmente descartado nos carros esportivados com adesivos.
Custa R$ 58.880. Se o interessado pretender rodas com aro 17” e pneus 205x45, deve pagar mais R$ 1 mil – não aconselho.
Os pneus tem visual bonito porém com 9 cm de altura são incompatíveis com os buracos brasileiros.
Externamente, além dos adesivos ..., novo para choque frontal, luzes em LED para sinalização, defletores dianteiro e traseiro operacionais.
Dentro, novo grafismo para a instrumentação, uso de vermelho para dar atmosfera esportiva, ar condicionado digital, regulagem eletrônica para o motor e suspensão.
Sintonizada com a realidade nacional, onde se busca ambiência de Rolls-Royce a preço de Novo Uno, há uma lâmpada espia indicando momento ideal da troca de marchas – no caso, a baixos 2.000 rpm -, para favorecer a economia de combustível.
Mesma postura com os bancos. Abas com a finalidade de dar contato e firmar o eixo do motorista nas curvas, tipo anular o efeito G, mas são macios.
Afinal, há cinquenta anos, quem sentava num banquinho duro e fazia milagres com Berlinette e motor Renault 1.000, era o Bird Clemente. Comprador de hoje é muito menos espartano.
Concorrentes do Renault Sandero RS, o Fiat Punto T-Jet, mais performático e mais refinado no interior, a R$ 65.330, ou o Suzuki Swift Sport entre R$ 73 mil e 85 mil.
O RS abre um caminho no país, o de produtos afinados por mão de obra especializada em rendimento esportivo.
OOOO Excesso de trabalho mais emoção da primeira aparição publica como CEO.
OOOO Afastamento por alguns dias.
OOOO Se fila for medida de sucesso, Giulia Alfa Romeo ganhou disparado: enorme sequência de jornalistas para acessar o novo veículo, marcando a volta da marca.
OOOO Mostrou versões com bancos estruturados e tampa da mala em fibra de carbono.
OOOO E anúncio comparativo: cumpriu a parte norte do circuito alemão de Nürburgring em 7,39s – nove menos que BMW M4.
OOOO Deu o parâmetro de preços: E 95 mil – acima do M4 e igual a Mercedes AMG.
OOOO Não haverá Alfa para pobres.
OOOO Picape Ranger inicia ser importado para a Europa, mas será produzido na Argentina até final do ano. Ford não quer deixar o novo Toyota HiLux abrir maior distância em vendas. Wildtrack será a versão de topo.
OOOO Hyundai criou departamento de desenvolvimento esportivo, para preparar carros para corridas e desenvolver versões comerciais. Chama-se N, para ser associada a Nürburgring, velho circuito alemão agora em moda.
OOOO Peugeot Citroën terá carro elétrico com o sócio chinês Dongfeng.
OOOO Frankfurt marcou definição na menor das alemãs: linha Porsche 911 daqui para a frente apenas turbo.
OOOO Primeiro SUV Bentley Bentayga tem destino: presente para a Rainha Elizabeth II – ex usuária de Range Rover. OOOO
Sandero RS mistura hatch com esportividade
Não é apenas um Sandero com adesivos, como no usual se indicam veículos com pretensa alma esportiva.
Ao contrário, é um bom trabalho de engenharia comercial o criar versão com rendimento superior para ser referência na marca, e fazê-lo com preço suportável.
Versão é a Renault Sandero RS. Grosseiramente pode-se resumi-lo como o hatch Sandero, líder de vendas da marca, com motor do Duster, dois litros de cilindrada e 150 cv na versão alcoolizada. Entretanto é mais, muito mais.
O RS indica ações da Renault Sport, empresa separada da marca líder francesa para desenvolver carros esportivos. Já fez verdadeiros canhões sobre rodas, como o mítico e pequeno R5 com motor V6 3.0 traseiro entre eixos.
Pacote completo de engenharia, com transmissão mecânica de seis velocidades, mudança nas engrenagens para encurtar segunda e terceira marchas, para melhorar arrancadas, e reduzir menos quarta, quinta e sexta velocidades, de modos que a 120 km/h gire a 3.000 rpm em sexta. Vai de 0 a 100 km/h em 8s e crava 202 km/h como velocidade final.
Pacote mecânico incluiu freios a disco nas 4 rodas, menor distância ao solo, barras estabilizadores com maior diâmetro e amortecedores mais reativos.
Em resumo, o desenvolvimento de conjunto, usualmente descartado nos carros esportivados com adesivos.
Custa R$ 58.880. Se o interessado pretender rodas com aro 17” e pneus 205x45, deve pagar mais R$ 1 mil – não aconselho.
Os pneus tem visual bonito porém com 9 cm de altura são incompatíveis com os buracos brasileiros.
Externamente, além dos adesivos ..., novo para choque frontal, luzes em LED para sinalização, defletores dianteiro e traseiro operacionais.
Dentro, novo grafismo para a instrumentação, uso de vermelho para dar atmosfera esportiva, ar condicionado digital, regulagem eletrônica para o motor e suspensão.
Sintonizada com a realidade nacional, onde se busca ambiência de Rolls-Royce a preço de Novo Uno, há uma lâmpada espia indicando momento ideal da troca de marchas – no caso, a baixos 2.000 rpm -, para favorecer a economia de combustível.
Mesma postura com os bancos. Abas com a finalidade de dar contato e firmar o eixo do motorista nas curvas, tipo anular o efeito G, mas são macios.
Afinal, há cinquenta anos, quem sentava num banquinho duro e fazia milagres com Berlinette e motor Renault 1.000, era o Bird Clemente. Comprador de hoje é muito menos espartano.
Concorrentes do Renault Sandero RS, o Fiat Punto T-Jet, mais performático e mais refinado no interior, a R$ 65.330, ou o Suzuki Swift Sport entre R$ 73 mil e 85 mil.
O RS abre um caminho no país, o de produtos afinados por mão de obra especializada em rendimento esportivo.
Renault Sandero RS. Melhoria por desenvolvimento geral
Roda-a-Roda
Direto – Citroën lançou campanha objetiva para motivar vendas de seus bons produtos: comprador leva o carro e mais duas passagens para Nova York.
Vale até 31 de outubro, apela para o insólito, e aproveita a redução de preços praticados pelas companhias aéreas para instigar viagens aos EUA, hoje em queda por conta de dólar elevado, temores e tremores quanto ao futuro.
Mais – Acredita maior demanda pelo C4 Lounge. Para turbinar vendas em setembro, entrada e saldo sem juros ou a menor percentual.
Mais – Acredita maior demanda pelo C4 Lounge. Para turbinar vendas em setembro, entrada e saldo sem juros ou a menor percentual.
Aposta, plano com entrada de 50% e 48 vezes de R$ 789,00 terá muito sucesso.
Positivo – Graças à nova linha do segmento mais vendido, a Classe C, vendas de automóveis importados Mercedes baterão recorde neste ano, circa 17 mil unidades, superando 2014 em 30%. Em descompensação, as de caminhões, base do faturamento, cairão 40%.
Ocasião – Toyota marcou lançar novos picapes Hi Lux: início de novembro.
Visão – Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz no Brasil, único no setor a se manifestar sobre economia projeta, se as demais agências, Fitch e Moody’s, acompanharem a Standard & Poor’s rebaixando o Brasil a nível de não investimento, nossa economia só deve se recuperar em 2018.
Positivo – Graças à nova linha do segmento mais vendido, a Classe C, vendas de automóveis importados Mercedes baterão recorde neste ano, circa 17 mil unidades, superando 2014 em 30%. Em descompensação, as de caminhões, base do faturamento, cairão 40%.
Ocasião – Toyota marcou lançar novos picapes Hi Lux: início de novembro.
Visão – Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz no Brasil, único no setor a se manifestar sobre economia projeta, se as demais agências, Fitch e Moody’s, acompanharem a Standard & Poor’s rebaixando o Brasil a nível de não investimento, nossa economia só deve se recuperar em 2018.
– Finalmente, a prefeitura de São Paulo isentou do medieval rodízio imposto aos contribuintes, os poucos carros elétricos da cidade.
Razão - Limita circulação em nome das emissões de poluentes e outros apelos ecológicos. Apenas mascara a ineficiência oficial.
Autoriza venda de automóveis para receber impostos, mas não os aplica em estrutura viária.
Mostra – Apesar de os 3.000 veículos elétricos na frota brasileira serem percentual desprezível na frota dos com motores por ciclo Otto e Diesel, e do desinteresse oficial, há esforço de conscientização a seu uso.
Salão – Entre 24 e 26 de setembro, no Center Norte, S Paulo, SP, 11º Salão Latino Americano dos Veículos Elétricos, reunindo de patinete a ônibus, forma de discutir a matéria e buscar envolvimento e políticas públicas.
Prática – Audi declarou-se chocada com o sofrimento dos refugiados na Europa, e acelerou para ajudá-los.
Mostra – Apesar de os 3.000 veículos elétricos na frota brasileira serem percentual desprezível na frota dos com motores por ciclo Otto e Diesel, e do desinteresse oficial, há esforço de conscientização a seu uso.
Salão – Entre 24 e 26 de setembro, no Center Norte, S Paulo, SP, 11º Salão Latino Americano dos Veículos Elétricos, reunindo de patinete a ônibus, forma de discutir a matéria e buscar envolvimento e políticas públicas.
Prática – Audi declarou-se chocada com o sofrimento dos refugiados na Europa, e acelerou para ajudá-los.
Aplicará E 1 milhão para auxiliá-los nas cidades onde opera, na Alemanha, Bélgica e Eslováquia. Recursos irão para entidades comprometidas em solucionar o problema.
Mais uma – Moto BMW 1000 R, uma roadster, nono produto da marca em em Manaus, AM, baixou preço: R$ 53.900. Quatro cilindros em linha, 160 cv a 11.000 rpm, e bom pacote de eletrônica veicular.
Ocasião – Triumph promove vendas: até 30 de setembro série Tiger, a mais vendida da marca, preços reduzidos em torno de 15%. Speed Triple a R$ 37.990, e Sport R$ 38.990.
Mais uma – Moto BMW 1000 R, uma roadster, nono produto da marca em em Manaus, AM, baixou preço: R$ 53.900. Quatro cilindros em linha, 160 cv a 11.000 rpm, e bom pacote de eletrônica veicular.
Ocasião – Triumph promove vendas: até 30 de setembro série Tiger, a mais vendida da marca, preços reduzidos em torno de 15%. Speed Triple a R$ 37.990, e Sport R$ 38.990.
Toda a linha com cortes e facilidades. Corre atrás do projeto de vender 4.500 unidades neste ano, mas até agosto vendera 2.531.
Caminho – Pedro Piquet, 17, bi campeão em Fórmula 3 Brasil. Estrela ascendente com o DNA da família.
Caminho – Pedro Piquet, 17, bi campeão em Fórmula 3 Brasil. Estrela ascendente com o DNA da família.
Porfolio é aval: venceu a temporada com duas provas de antecedência; teve 10 vitórias neste ano, nove seguidas.
História – Na França Renault fez festa para comemorar os 60 anos de fundação da mítica Alpine a grande marca esportiva francesa do pós guerra.
História – Na França Renault fez festa para comemorar os 60 anos de fundação da mítica Alpine a grande marca esportiva francesa do pós guerra.
Juntou veículos, pilotos, engenheiros, gente com o sangue da pequena marca.
Estória – No texto perpassa pelo Brasil citando os Willys Interlagos, Alpine A 108 de base e projeto, mas esqueceu dois pontos importantes: fomos o único mercado onde os A 108 venciam provas de velocidade – na Europa eram rallyes.
Estória – No texto perpassa pelo Brasil citando os Willys Interlagos, Alpine A 108 de base e projeto, mas esqueceu dois pontos importantes: fomos o único mercado onde os A 108 venciam provas de velocidade – na Europa eram rallyes.
E do Bird Clemente, imbatível vencedor com o modelo, autor de teoria de condução derrapando com o automóvel. Nem o sempre grande Juan Manual Fangio, então penta campeão mundial, conseguiu igualá-lo em Interlagos.
Gente – Mary Barra, engenheira, 53, presidente da corporação GM, Mulher Mais Poderosa do mundo, Segundo o ranking da revista Fortune.
Gente – Mary Barra, engenheira, 53, presidente da corporação GM, Mulher Mais Poderosa do mundo, Segundo o ranking da revista Fortune.
OOOO O enfrentar problemas e custos com as falhas de ignição dos carros GM, custando muitas vidas e muitos milhões, auxiliaram definir.
OOOO Cledorvino Belini, presidente da FCA América Latina, premiado.
OOOO Jubileu de Ouro da Administração, nos 50 anos da atividade. OOOO Belini é administrador pela paulistana Mackenzie; pós graduado em finanças por mestrado na USP; MBA pela Fundação Dom Cabral, em Minas.
OOOO E levou a Fiat a insólita e exclusiva liderança mundial no Continente, líder no Brasil há 13 anos.
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