Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

domingo, 2 de junho de 2019

Autódromo do Corvelo recebe prova do Campeonato Mineiro Automobilismo e o GP Gerais de Motovelocidade nos dias 16 e 28 de junho, respectivamente. O Circuito dos Cristais é o mais autódromo brasileiro com mais de 4, 4 km




Coluna 
Minas Turismo Gerais  

Jornalista Sérgio Moreira



Circuito dos Cristais realiza melhorias e reforça 

ainda mais o compromisso com a segurança dos pilotos. 



O Circuito dos Cristais, autódromo localizado em Curvelo, região central de Minas Gerais, foi inaugurado em setembro de 2016 e de lá pra cá os frequentadores estão sempre se deparando com constantes evoluções, melhorias e novidades.

Em sua quarta temporada, o maior autódromo do Brasil, com 4.420 metros de pista, se fortalece, aumenta o número de eventos e também de locações corporativas para a indústria automobilística e motociclística. Várias montadoras e fabricantes de pneus já utilizam a pista mineira para realização de testes e lançamentos de novos modelos.

Outra característica é a segurança. Com a homologação em dia para a prática da Motovelocidade no Brasil, o Circuito dos Cristais recebe cada vez mais pilotos de motos, provenientes de todas as regiões do Brasil.

Com um baixo índice de acidentes e com gravidade perto de zero, a pista mineira vem crescendo e sendo eleita pelos próprios frequentadores como a mais segura do Brasil. Desde sua concepção, a prioridade sempre foi a segurança dos pilotos e por isso o autódromo está sempre promovendo melhorias.


Seguindo esse foco, um plano com 35 intervenções em 2019 foi criteriosamente elaborado com base nos depoimentos de pilotos, comissários técnicos das federações e promotores de eventos.

“Apesar de ser a pista que prioriza a segurança para a modalidade motovelocidade, inclusive usando sistemas de desaceleração com “caixas de brita” (seixo), barreiras de proteção e defensas são essenciais para o automobilismo, sendo assim o maior desafio é conciliar os elementos de segurança para atender simultaneamente as duas modalidades”, é o que ressalta Marco Túlio Santos, diretor do autódromo.

As obras de melhorias iniciaram no dia 6 de maio, após a 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. A primeira fase estará finalizada antes das próximas etapas dos campeonatos Mineiro de Automobilismo e o GP Gerais de Motovelocidade, previstas para os dias 16 e 28 de junho, respectivamente.

Já são 222 novas placas de zebra instaladas, das 738 previstas. Além da ampliação das zebras, foram aplicadas mais 980 toneladas de seixos, em duas áreas de escape que foram ampliadas e tiveram suas as defensas recuadas. No total seis áreas de escape terão suas dimensões ampliadas, todas previstas ainda para este ano.


A evolução do Circuito dos Cristais contempla ainda um centro comercial com galpões, posto de gasolina, hotel e também novas pistas para motocross e dirt track, integradas a um centro de treinamento off road. Porém "a prioridade é sempre direcionar os esforços para melhorar a segurança das instalações já em uso", afirma Túlio.

Localizada no arquipélago de Tierra del Fuego, Ushuaia é a cidade mais austral do planeta 



Ushuaia é uma cidade da Argentina e capital da Província da Terra do Fogo. É bem conhecida como a cidade mais austral do mundo ou a cidade do Fim do Mundo. Ela fica localizada a sudoeste da Ilha Grande da Terra do Fogo, no departamento de Ushuaia do qual a cidade de Ushuaia é capital.

Um destino cada vez mais procurado pelos brasileiros, Ushuaia caiu no gosto dos turistas por ser uma cidade charmosa, com ótima culinária, povo receptivo e uma ótima estrutura turística, oferecendo passeios culturais e principalmente de ecoturismo e aventura.

A neve é a grande atração entre os turistas e apaixonados por esportes de inverno. A temporada mais fria do ano em Ushuaia, que vai de junho a agosto, possui baixas temperaturas entre 2 °C até -20°C. Nessa estação, a região é muito visitada por possuir a estação Cerro Castor para a prática de ski e snowboard, e passeios como o trenó de huskies e andar nas motos de neve são os mais procurados pelos turistas no inverno.

No verão Ushuaia é caracterizado pela extensão do dia, com quase 18 horas de sol para os turistas poderem aproveitar todas as belezas e passeios que a cidade oferece ao máximo. As temperaturas ficam em média de 12 °C facilitando para quem quer visitar a cidade, mas não gosta de frios muito rigorosos. Uma das atrações do verão são os pinguins da Isla Martillo que podem ser visitados realizando o passeio do Canal Beagle com Pinguinera.

Geralmente quem viaja a Ushuaia acaba visitando El Calafate, pois, procura conhecer novos lugares e a viagem muitas vezes acaba se tornando mais atrativa devido aos passeios de aventura e de vistas espetaculares que El Calafate proporciona.

É possível ver neve o ano todo na cidade, El Calafate possui 365 glaciares e são a grande atração para os apaixonados por neve, mas é o Glaciar Perito Morenoque possui mais de 70 metros de altura, o mais famoso.

Os pinguins são cartões-postais de Ushuaia e, durante o verão, é possível ver milhares desses pequenos animais em seu habitat natural. Para conhecê-los, é preciso chegar até a Isla Martillo, famosa Pinguinera. A Isla está localizada no Canal de Beagle e os pinguins a escolheram para se reproduzirem, então entre os meses de outubro e meados abril é possível ver grande quantidade de pinguins-de-Magalhães e até mesmo pinguins-reis.


Algumas opções de passeios para conhecer os pinguinos e até mesmo caminhar entre eles. Laguna Esmeralda, Porto de Ushuaia, Placa "Ushuaia - Fin del Mundo", nova placa com o letreiro Ushuaia, Canal de Beagle, Les Éclaireurs, O Farol do Fim do mundo, Cerro Castor, Avenida San Martin, Ruta 3, Lago Fagnano, Estância Harberton, Lago Escondido, Monte Olívia, Glaciar Vinciguerra, Parque Nacional Tierra del Fuego, Glaciar Martial.

São tantos pontos turísticos que as fotos já estão garantidas! Ushuaia tem muita coisa linda e pra conhecer tudo você vai precisar de no mínimo uma semana.


A gastronomia em Ushuaia é um destaque a parte. Tem o cordeiro Patagônico, a Centolla (ou King Crab pra quem quiser chamar assim), Merluza Negra, alfajor, cervejas regionais.

A estação de esqui "Cerro Castor" é uma das razões para você conhecer Ushuaia. O Cerro está a cerca de 30 km do centro da cidade e é considerado um dos melhores centros de esqui da Argentina. O lugar conta com mais de 30 diferentes níveis de dificuldade e 11 meios de elevação. A estação oferece toda a estrutura para você curtir o dia esquiando. Lá tem restaurantes, lanchonetes e a paisagem.

A natureza em Ushuaia é conhecida como uma das mais exuberantes do mundo. Toda essa beleza que você admira pelas fotos no Instagram e Facebook são reais e pessoalmente a cidade, que tem 56 mil habitantes, consegue ser ainda mais linda!


Ushuaia é uma cidade que é cercada por montanhas que fazem parte da Cordilheira dos Andes, então pra todo lado que você olha, elas estarão lá! Além disso, o Local é banhado pelo Canal de Beagle, que é um show da natureza e impressiona pela sua imensidão. Então se quiser encontrar paisagem bonita, Ushuaia é seu lugar. Para os aventureiros, Ushuaia também é um ótimo destino. A cidade tem o seu lado calmo, mas também tem passeios cheio de aventura e adrenalina. 

Que tal uma aventura Off Road em um carro 4x4? Um trekking de 14km até o Glaciar Vinciguerra. Navegar de caiaque pelas águas do Lago Escondido. Essas são algumas opções de adrenalina por lá. Sem contar que estar no Fim do Mundo já é uma emoção e tanto. Consulte uma agência de viagem e veja os roteiros para Ushuaia.
________________________________________________sergio51moreira@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.