segunda-feira, 3 de junho de 2019

Onix, o Lewis Hamilton do ranking de vendas de carros no Brasil, na versão Activ Automático é a nova oferta da Chevrolet. O hatch é um carro confiável, com um motor de longa duração e recebeu 3 estrelas de segurança da Latin NCAP. É econômico e confortável, tem bom acabamento e olha para você com ar de aventureiro. Custa R$ 67.690, mas é bom ficar de olho nas promoções.




Texto e fotos de Arnaldo Moreira 

Quem não conhece o Onix? O hatch que colocou a Chevrolet na liderança nacional de vendas no País, o compacto que caiu no gosto e na preferência dos brasileiros, a despeito de seus concorrentes - de que mantem uma significativa distância há quase dois anos - possuírem alguns atraentes acessórios a mais. Me arriscaria, reservadas as devidas proporções, a comparar o Onix a um piloto de F1 que sai na pole e não larga mais a ponta da corrida, tipo um Lewis Hamilton do mercado automotivo brasileiro. 





Apesar de ser mais caro do que a versão LTZ, a mais luxuosa (R$ 59.190), o Onix Activ chama sem dúvida logo a atenção de quem põe o olho no modelo. A Chevrolet transformou o Activ não exatamente num off-road, mas deixou-o com cara de aventureiro. 




Colocou nas rodas aro 15” os excelentes pneus Michelin, mais altos, 195/65, elevando a suspensão em 3 cm, melhorou a área de visão do motorista em 40% e aumentou o ângulo de ataque em 20%, em relação às demais versões.





Mas foi no visual que a Chevrolet caprichou mais. Emoldurou as caixas das rodas - agora pintadas de preto - com apliques de plástico preto, que se estendem às caixas de ar emolduradas por peças plásticas pretas e imitando alumínio, dando um novo visual às laterais. 




Esses enfeites casam com as peças que rodeiam os refletores da traseira e os faróis de neblina, na frente, e com as peças cor de alumínio abaixo da grade frontal e da tampa do porta-malas. 



Os faróis com máscara negra são integrados ao para-lamas.




Completa o novo design um rack estilizado no teto. O Activ vem com luz diurna de LED, mas apenas decorativa. 



Ele não é o tipo DRL (Daytime Running Light), o único aceite pela Polícia Rodoviária. Por isso, não esqueça de acender os faróis sempre que circular em rodovias, para evitar ser multado.




O interior passou também por boas alterações. Os bancos ficaram coloridos com gomos laranja e cinza com as bordas em couro sintético. 



Todos os assentos têm cintos de segurança de três pontos e encostos de cabeça.



Os bancos - achei-os um pouco duros - ostentam os da frente o nome da versão, Activ, e são forrados em tecido com a banda em couro sintético. Espaço é coisa que não falta no Onix e no banco traseiro há lugar razoável para três adultos e dois ficam bem à vontade. 



O porta-malas, bem acabado e forrado de carpete, comporta 280 l de bagagem.



O motor é o consagrado e confiável 1.4 SPE 4ECO, flex, de oito válvulas, que faz 400 mil km, se receber os necessários cuidados. Tem 96 cv e torque de 13 kgfm quando abastecido com gasolina, fazendo 12,4 km/l, na cidade e 13,8 km/l, na estrada. Com etanol a potência sobe para 106 cv e o torque para 13,9 kgfm, mas o consumo cai para 8,3 km/l e 9,4 km/l. 



Este propulsor junto com a caixa de câmbio automática de seis marchas garante um bom desempenho com arranques rápidos e boas retomadas. O câmbio permite trocas manuais, mas só através de um botão na manopla.



O Onix Activ tem uma boa dirigibilidade graças à direção elétrica progressiva, à suspensão firme e o bom equilíbrio do carro. É um carro seguro, pois, a montadora realizou diversas modificações que elevaram o nível de segurança do carro que assim recebeu já três estrelas do Latin NCap (a mesma pontuação do Prisma). Vem equipado com sensor de estacionamento, abertura e fechamento de todos os vidros apenas com um toque.





Os instrumentos estão bem à mão do motorista, a começar pelo painel de instrumentos que tem até bússola e apresenta os dados do computador de bordo. No volante – que só tem ajuste de altura - forrado de couro, o mesmo do Cruze -, tem boa pegada e os controles de som e do popularmente conhecido piloto automático (controle automático de velocidade). 


O ar condicionado é eficiente. A abertura do porta-malas é feita através da chave tipo canivete, o que aumenta a segurança do carro, ou no botão no painel.





O Onix possui, além do OnStar que conecta o carro ao completo serviço de apoio da Chevrolet, o sistema MyLink de segunda geração que incluiu todos os itens de conectividade: telefone, acesso à mídia do smartphone, reconhecimento de voz, espelhamento do celular, através da tela de 8” sensível ao toque, que mostra a câmera de ré. O carro tem ainda sensores de estacionamento e de chuva, mas não conta com o importante item controle de estabilidade.



O Onix Activ é vendido a partir de R$ 62.290, na versão manual e R$ 67.690 com o eficiente câmbio automático (avaliada pelo Blog). Lembro que é bom ficar de olho nas promoções das concessionárias para conseguir um bom desconto.


Assista o canal Blog do Arnaldo Moreira, no YouTube:
https://youtu.be/-EKKHzjouf4




Nenhum comentário:

Postar um comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.