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sábado, 1 de junho de 2019

Básicos X Topo de linha: qual versão apresenta maior depreciação? De acordo com estudo da KBB Brasil, topo de linha Volkswagen Gol Comfortline deprecia 7,59% a mais que a versão básica, enquanto o Volkswagen Polo básico perde 5,44% de valor a mais que o completo


Quando chega a hora de comprar um carro, diversos fatores pesam na escolha do consumidor: preço, versões, adicionais, valor de revenda, dentre outros. Como há variações de valores - e também na depreciação – de acordo com as versões de cada veículo, a KBB Brasil, referência em precificação de automóveis novos e usados, comparou a perda de valor das versões básicas e topo de linha dos 10 modelos mais vendidos em abril, de acordo com Fenabrave, entre abril de 2018 e o mesmo mês de 2019.
Quando o assunto é preço de carros, há duas metodologias para calcular a perda de valor: Desvalorização e Depreciação. Desvalorização é a comparação do preço atual de um veículo 0 Km com os valores aplicados pelo mercado à mesma versão fabricada em anos anteriores. 
Já a Depreciação usa o valor do veículo em um período determinado em relação a seu atual valor residual, sempre considerando o mesmo ano/modelo e sem o mesmo rigor de sua definição contábil, que tem regras muito estritas. Neste levantamento, foi aplicado o conceito de depreciação
O levantamento mostra que, dos 10 modelos analisados, metade conta com maior depreciação nas versões básicas – Chevrolet Onix, Ford Ka, Volkswagen Polo, Jeep Renegade e Fiat Argo –, enquanto os demais têm maior perda de valor nas opções topo de linha, no caso do Hyundai HB20, Volkswagen Gol, Fiat Mobi, Chevrolet Prisma, Renault Kwid.
Confira abaixo o comparativo de depreciação das versões de entrada e topo de linhas, de seus modelos 2018, ao longo do primeiro ano de uso, incluindo sua diferença:
MODELOS BÁSICOS
MODELOS TOPO DE LINHA
Veículo/Versão
0KM
Usado
Depreciação:
 1º ano de uso
Veículo/Versão
0KM
Usado
Depreciação:
 1º ano de uso
CHEVROLET ONIX 4P JOY 1.0 8V FLEX Mecânico
R$ 41.290
R$ 36.083
-12,61%
CHEVROLET ONIX  4P ACTIV1.4 8V FLEX Automático
R$ 62.490
R$ 56.134
-10,17%
HYUNDAI HB204P COMFORT1.0 12V FLEX Mecânico
R$ 41.500
R$ 39.366
-5,14%
HYUNDAI HB204P PREMIUM 1.6 16V AT FLEX Automático
R$ 64.200
R$ 58.008
-9,64%
FORD KA Hatchback 4P S1.0 12V FLEX Mecânico
R$ 39.900
R$ 35.759
-10,38%
FORD KA Hatchback 4PSEL 1.5 16V FLEX Mecânico
R$ 51.900
R$ 46.772
-9,88%
VOLKSWAGEN GOL 2P G6 1.0 12V FLEX Mecânico
R$ 34.700
R$ 33.251
-4,18%
VOLKSWAGEN GOL 4P G6 COMFORTLINE1.6 8V IMOTION FLEX Embr. Automatizada
R$ 52.894
R$ 46.669
-11,77%
FIAT MOBI 4PEASY 1.0 8V FLEX Mecânico
R$ 30.990
R$ 29.327
-5,37%
FIAT MOBI 4PDRIVE 1.0 6V GSR FLEX Embr. Automatizada
R$ 43.990
R$ 38.772
-11,86%
CHEVROLET PRISMA 4P JOY1.0 8V FLEX Mecânico
R$ 45.990
R$ 41.879
-8,94%
CHEVROLET PRISMA 4P LTZ1.4 8V FLEX Automático
R$ 66.590
R$ 60.351
-9,37%
VOLKSWAGEN POLO 4P 1.0 12V FLEX Mecânico
R$ 49.990
R$ 46.259
-7,46%
VOLKSWAGEN POLO 4PHIGHLINE 200 TSI FLEX Automático
R$ 69.200
R$ 67.798
-2,03%
RENAULT KWID4P LIFE 1.0 12V SCe Mecânico
R$ 30.000
R$ 28.540
-4,87%
RENAULT KWID4P INTENSE 1.0 12V SCe Mecânico
R$ 40.500
R$ 38.443
-5,08%
JEEP RENEGADE 4P 1.8 16V AT6 FLEX Automático
R$ 69.990
R$ 56.984
-18,58%
JEEP RENEGADE4P TRAILHAWK4X4 2.0 TB AT9 Automático
R$ 128.990
R$ 111.461
-13,59%
FIAT ARGO 4P 1.0 6V FLEX Mecânico
R$ 42.990
R$ 38.087
-11,40%
FIAT ARGO 4PHGT 1.8 16V FLEX Automático
R$ 67.800
R$ 61.454
-9,36%

VERSÕES BÁSICAS QUE MAIS PERDEM VALOR 
Analisando as versões básicas que mais perdem valor, temos como destaque o Volkswagen Polo, que a versão básica apresenta uma diferença de 5,44% em depreciação a mais que a topo de linha. O modelo é seguido pelo Jeep Renegade, no qual o básico deprecia 4,99% a mais. 
Em terceiro lugar, observa-se uma redução na diferença de depreciação, como o caso do Chevrolet Onix, no qual a diferença de depreciação entre as versões básicas e topo de linha é de 2,44%. Já a versão básica do Fiat Argo deprecia  2,05% a mais, seguido pelo Ford Ka, com uma diferença pequena de 0,5% entre as opções básicas e topo de linha. 
Veja abaixo a relação das versões de entrada que depreciam mais que o modelo completo:
Modelos Básicos 
Modelos Topo de Linha 
Diferença de Depreciação 
VOLKSWAGEN POLO 4P 1.0 12V FLEX Mecânico 
VOLKSWAGEN POLO 4P HIGHLINE 200 TSI FLEX Automático 
-5,44% 
JEEP RENEGADE 4P 1.8 16V AT6 FLEX Automático 
JEEP RENEGADE   4P TRAILHAWK 4X4 2.0 TB AT9 Automático 
-4,99% 
CHEVROLET ONIX 4P  JOY 1.0 8V FLEX Mecânico 
CHEVROLET ONIX 4P ACTIV  1.4 8V FLEX Automático 
-2,44% 
FIAT ARGO 4P 1.0 6V        FLEX Mecânico 
FIAT ARGO 4P HGT 1.8 16V FLEX Automático 
-2,05% 
FORD KA Hatchback 4P S  1.0 12V FLEX Mecânico 
FORD KA Hatchback 4P SEL 1.5 16V FLEX Mecânico 
-0,50% 
VERSÕES TOPO DE LINHA QUE MAIS PERDEM VALOR 
Os veículos em que a versão completa apresenta maior  perda de valor tem como destaque o Volkswagen Gol, com uma diferença de 7,59% na depreciação, seguido pelo Fiat Mobi, que contabiliza uma diferença de 6,5%. Em seguida, o Hyundai HB20 apresenta 4,50% de diferença na depreciação entre a versão topo de linha e básica.  
Com pouca diferença de depreciação, a versão topo de linha do Chevrolet Prisma apresenta 0,43% de queda de valor a mais que sua opção básica, enquanto o Renault Kwid  contabiliza 0,21% de diferença. 
Confira abaixo a lista completa dos modelos em que o top de linha deprecia mais que a versão básica:
Modelos Básicos 
Modelos Topo de Linha 
Diferença de Depreciação 
VOLKSWAGEN GOL 2P G6 1.0 12V FLEX Mecânico 
VOLKSWAGEN GOL 4P G6 COMFORTLINE 1.6  8V IMOTION FLEX  Embreagem Automatizada 
-7,59% 
FIAT MOBI 4P EASY 1.0 8V FLEX Mecânico 
FIAT MOBI 4P DRIVE 1.0 6V GSR FLEX Embreagem Automatizada 
-6,50% 
HYUNDAI HB20 4P COMFORT 1.0 12V FLEX Mecânico 
HYUNDAI HB20 4P PREMIUM 1.6 16V AT FLEX Automático 
-4,50% 
CHEVROLET PRISMA 4P JOY 1.0 8V FLEX Mecânico 
CHEVROLET PRISMA 4P LTZ 1.4 8V FLEX Automático 
-0,43% 
RENAULT KWID 4P LIFE 1.0 12V SCe Mecânico 
RENAULT KWID 4P INTENSE 1.0 12V SCe Mecânico 
-0,21% 

A KBB utiliza tecnologias de análise de dados e Big Data para produzir os levantamentos de precificação e desvalorização de veículos novos e usados. Os valores aqui presentes são gerados por meio de um complexo algoritmo, que analisa diversos fatores de comportamento do mercado automotivo brasileiro, além de seguir uma rígida análise de especialistas. A empresa atua com o propósito de conscientizar os consumidores na compra e venda de carros a partir da determinação de preços justos.
Sobre a Kelley Blue Book

Criada em 1926 nos Estados Unidos, a Kelley Blue Book é referência em preços de carros novos e usados tanto para quem compra quando para quem vende. Ela usa como base de cálculo para o Preço KBB valores de mercado praticados regionalmente. Também é a única a produzir uma tabela que leva em conta fatores como quilometragem, cor, nível de equipamentos e estado de conservação do veículo. E que permite que ninguém perca dinheiro na negociação: seja de um novo ou de um usado. Também oferece conteúdo editorial abrangente em texto e vídeo, com dicas e avaliações de especialistas, ferramentas para comparação de carros e opinião do dono.
Referência em precificação no mercado automotivo norte-americano, a KBB também tem operação em Portugal. Oficialmente no Brasil desde outubro de 2017, a Kelley Blue Book é baseada em Irvine, Califórnia, e faz parte da Cox Automotive.
Sobre Cox Automotive

A Cox Automotive, Inc. está transformando a forma como o mundo compra e vende veículos por meio de soluções para consumidores, fabricantes e revendedores em todas as fases da experiência automotiva. A empresa global tem cerca de 34.000 membros na equipe, em mais de 200 escritórios em todo o mundo, que atendem mais de 40 mil clientes.
A Cox Automotive é uma subsidiária da Cox Enterprises Inc., uma companhia com sede em Atlanta cujas receitas ultrapassam US$ 20 bilhões. Para mais informações sobre a Cox Automotive, visite www.coxautoinc.com.


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