Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sábado, 15 de junho de 2019

O SUV japonês Subaru Forester chega à sua 8ª geração com avançada tecnologia contra acidentes, mais leve e eficiente, com novo sistema de multimídia e equipado com câmbio e motor mais leves e econômico

Assista e se inscreva no canal Blog do Arnaldo Moreira no YouTube:





Já está à venda nas concessionárias da marca a quinta geração do Subaru Forester, um SUV com cinco anos de garantia sem limite de quilometragem, equipado com o amplo sistema de prevenção de acidentes, o EyeSight, que utiliza duas câmeras estéreo - dianteira e traseira - para capturar imagens tridimensionais (3D) coloridas, que detectam obstáculos e informam o motorista, através de uma indicação no painel de instrumentos, além de atuar em vários dispositivos do veículo, como freio, piloto automático e acelerador, auxiliando na redução da velocidade, até a parada do automóvel, evitando com o Reverse Automatic Braking - RAB – (Frenagem Automática Traseira), que aciona automaticamente os freios, colisões traseiras numa distração.

Uma pesquisa da Subaru Corporation, fabricante dos automóveis Subaru, baseada em dados coletados pela Japan’s Institute for Traffic Accident Research and Data Analysis (Instituto de Pesquisa de Acidentes de Trânsito e Análise de Dados do Japão), indica que em um universo de 10.000 ocorrências, os modelos equipados com o sistema EyeSight tiveram 61% menos acidentes evitando ferimentos, mortes e estragos, quando comparado com veículos sem essa tecnologia.

Considerado um dos utilitários esportivos mais conceituados do mundo, o Subaru Forester, importado com exclusividade pela CAOA para o Brasil, além de oferecer elevados níveis de conforto, dirigibilidade, desempenho e segurança, independentemente do tipo de terreno,
surge com novas linhas e curvas e itens totalmente novos em seu conjunto de luzes e novas rodas.

Moderno e robusto

O New Forester conta com um para-choque dianteiro envolvente, com desenho que reflete fluidez e robustez, além de integrar a emblemática grade frontal hexagonal da Subaru. Esta peça também possui em sua seção central, duas entradas de ar para o sistema de refrigeração do conjunto mecânico, enquanto nas extremidades incorpora acabamentos plásticos de tonalidade mais escura com detalhes que simulam cromados, em que estão instalados os faróis de neblina.

Ainda na parte frontal, os faróis contam com tecnologia Full LED e sistema de luz direcional para curvas, que assegura melhor luminosidade e segurança, principalmente na condução noturna. Como novidades, o SUV Subaru Forester passa a contar também com faróis de neblina em LED e faróis com LEDs diurnos (DRL).

Nas laterais, a aparência robusta e esportiva do Subaru Forester é reforçada pelos para-lamas com saliências realçadas pelas saias laterais e pelas rodas de liga-leve de 18 polegadas, agora com 10 raios e alto brilho metálico. 

Já na traseira, as lanternas em forma de C possuem assinatura em LED, e são produzidas em material translúcido e integradas ao desenho da carroceria, combinando com conjunto óptico dianteiro e garantindo, com isso, uma maior consistência no design do SUV.

O New Subaru Forester passa a utilizar também a moderna Subaru Global Platform (SGP), recentemente apresentada em outros modelos da marca. Com isso, todas as medidas necessárias para privilegiar o conforto e espaço destinado aos passageiros foram ampliadas, privilegiando o espaço para cabeça, ombros e pernas.

Para otimizar o transporte de bagagens, a equipe de engenharia da Subaru ampliou a área de abertura da tampa do porta-malas, facilitando o manuseio de itens longos ou grandes. O piso do porta-malas ficou mais plano, facilitando inclusive o transporte de itens com os bancos traseiros rebatidos. 

Por fim, a abertura elétrica do porta-malas foi aprimorada com abertura e fechamento mais rápidos, em resposta a solicitações de clientes. Como item de conveniência, fechar a tampa elétrica e travar todas as portas pode ser feito em uma única etapa, pressionando apenas um interruptor interno. A capacidade do porta-malas do Subaru New Forester passou de 505 litros na geração anterior para 520 litros na atual.

Interior
O New Forester carrega o conceito “Total confiança ao leva-lo a qualquer local, independente das condições”. No interior oferece uma experiência única aos ocupantes, graças às amplas dimensões e 
lista de itens de conforto e comodidade, utilização de materiais selecionados.

A posição dos assentos foi projetada para proporcionar melhor visibilidade a todos ocupantes. O assento do motorista possui conforto para períodos longos de condução, suportando uma postura natural que minimiza a fadiga. Também foram utilizados materiais próprios para um melhor amortecimento e absorção das vibrações durante a condução.

O New Forester é equipado com um sistema de entretenimento completamente redesenhado, ergonômico, intuitivo e facilmente acessível, para que o motorista permaneça conectado enquanto dirige. O sistema Multimídia passou a contar com um moderno display de 8 polegadas com acesso ao Apple Car e Android Auto pelo smartphones e o Sistema Premium de som Harman/Kardon, agora de série.

Conjunto mecânico

 O New Forester vem com o motor Boxer 2.0 litros aspirado de 156 cv e 20 Kgf.m de injeção direta de combustível que gerou um sensível ganho de eficiência energética e, paralelamente, 80% das peças deste motor foram redesenhadas, tornando-o cerca de 12 kg mais leve do que a versão anterior. 

Como auxiliar na melhoria de 6% na eficiência energética (2,17 MJ/Km no modelo anterior para 2,04 MJ/Km na atual geração), o New Forester passa a contar também com sistema Auto Start Stop, tecnologia que realiza o desligamento automático do motor quando o veículo não está em movimento.

Outra evolução do New Forester para atingir esta significativa melhora na eficiência foi a introdução da Active Grill Shutter. A grade dianteira, com controle, abre e fecha automaticamente suas aletas mudando sua configuração, em função da velocidade do veículo, a temperatura do liquido de arrefecimento do motor e a temperatura da cabine, além de ser um importante componente aerodinâmico.

A motorização trabalha em conjunto com a última geração do câmbio automático CVT Lineartronic, que prioriza o conforto, sem abrir mão do desempenho. A transmissão, que anteriormente era de seis velocidades, agora trabalha com sete velocidades e apresentou, também, ganho no peso, fi
cando 7,8 kgs mais leve. Além da redução de peso, nesta transmissão foi ampliado o alcance da relação de marchas para melhorar o desempenho de aceleração e eficiência do consumo de combustível.

Dirigibilidade e Segurança

O New Forester está equipado de série com o eficiente sistema de tração integral permanente Subaru Symmetrical All-Wheel Drive. Essa tecnologia distribui a energia gerada pelo motor de maneira equilibrada para as quatro rodas, conferindo ao modelo ainda mais dirigibilidade e segurança em variadas condições climáticas e tipos de terrenos.

O modelo conta ainda com a tecnologia Subaru Intelligent Drive (SI-Drive), que permite ao motorista selecionar as características de condução do veículo em dois modos: Intelligent, que evidencia o conforto e a economia de combustível, e Sport, com respostas mais rápidas.

O motorista pode ativar o X-MODE por meio do novo interruptor rotativo para ultrapassar estradas acidentadas ou irregulares, áreas enlameadas nas quais os pneus poderiam ficar presos. 

O New Forester pode optar entre dois modos de operação do X-MODE: SNOW/DIRT (terra, areia ou cascalho) ou D. SNOW/MUD (lama ou barro). O modo DEEP SNOW/MUD interrompe o controle de tração, enquanto o controle de torque da ECU permite que o motor gere rapidamente o torque máximo para trabalhar em estradas ruins.

O New Forester também conta com o Hill Descent Control (Controle de Descida em Declives) que mantém automaticamente uma velocidade constante ao descer ladeiras, enquanto o X-MODE é ativado, e 
o Auto Vehicle Hold – AVH (Retenção de Veículo em Rampa), que mantém o carro estático tanto na subida, como na descida, ou em qualquer situação, independente do intervalo de tempo, permitindo ao motorista tirar o pé do freio. O veículo só se movimenta após o motorista encostar o pé no acelerador.

Tecnologias avançadas

O New Forester utiliza o Steering Responsive Headlights - SRH – (Faróis Direcionais para Curvas), a direção da iluminação dos faróis move-se para esquerda ou direita, de acordo com a posição do volante, para melhorar a visibilidade em curvas para antecipar a detecção de veículos, pedestres e objetos durante a noite.

Com o Rear Cross Traffic Alert - RCTA – (Alerta Traseiro de Tráfego Cruzado), radares detectam veículos de ambos os lados ao dar ré. O sistema alerta os condutores por meio de indicadores LED na superfície do retrovisor externo e avisos sonoros quando houver risco de colisão.

Os mesmos radares detectam veículos que se aproximam por trás. O Blind Spot Detection - BSD – (Detector de ponto cego), avisa o motorista por meio do indicador LED na superfície do espelho retrovisor externo e com um aviso sonoro.

EyeSight

A atual versão do SUV Forester, conta com a avançada tecnologia de segurança EyeSight. O sistema desenvolvido pela Subaru foi o pioneiro na utilização de câmera estéreo para fornecer um sistema de assistência ao condutor.

Ele utiliza duas câmeras estéreo para capturar imagens tridimensionais (3D) coloridas, com excelente nível de reconhecimento de objetos, desenvolvidas para corresponder exclusivamente às condições de tráfego de cada país. 

Essas câmeras detectam obstáculos e informam o motorista, com o auxílio de uma indicação no painel de instrumentos, além de atuar em vários dispositivos do veículo, tais como freio, piloto automático e acelerador, auxiliando na redução da velocidade, até a parada do automóvel.

O EyeSight reúne 6 funções de segurança:

· Sistema de Frenagem Pré-Colisão
: Quando o EyeSight detecta a presença de risco da ocorrência de colisão, ele avisa o motorista, por um sinal luminoso e sonoro, sobre o perigo. Caso este não realize alguma ação de desvio, o EyeSight aciona o sistema de frenagem, para reduzir a velocidade ou parar automaticamente o veículo.

· Controle Adaptativo de Velocidade: as câmeras que integram o EyeSight funcionam em conjunto com os sistemas de gerenciamento de motor, transmissão e freios, para garantirem que o veículo mantenha uma distância segura do veículo à frente - definida previamente pelo condutor -, ajustando automaticamente a distância entre eles.

· Gerenciamento de Aceleração Pré-Colisão: se, durante a manobra de ré para retirar o veículo de uma vaga, por exemplo, o motorista selecionar, de maneira equivocada, uma marcha à frente em vez da ré, quando o modelo estiver parado ou em baixa velocidade, o sistema EyeSight emite alertas sonoro e luminoso no painel, alertando o condutor, enquanto que, simultaneamente, restringe a saída do veículo.

· Aviso de Mudança de Faixa: quando o sistema EyeSight detecta oscilações e a velocidade do modelo é de, aproximadamente, 60 km/h ou superior, ele avisa o motorista dessa anomalia de condução acionando um aviso sonoro e uma luz indicadora. O motorista também será avisado se o EyeSight detectar que o veículo começa a oscilar sua trajetória para muito próximo das linhas de separação das faixas de rolamento.

· Alerta de Zigue-zague na pista
: esta função pode detectar o desvio não intencional do veículo causado pela fadiga do condutor, falha em se concentrar na estrada, descuido, ventos laterais fortes ou outros fatores, e alertar o condutor.

· Partida do veículo à frente: esta função pode notificar o Condutor quando o veículo à frente começar a se mover, mas o veículo com EyeSight não.

O New Forester oferece a comodidade e segurança dos 5 anos de garantia original de fábrica, sem limite de quilometragem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.