Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 26 de junho de 2019

Cabo Verde, um país e 10 destinos

Assista e se inscreva no canal Blog do Arnaldo Moreira no YouTube:

https://www.youtube.com/channel/UCA6EytDe0Jf9DREdVoMImPA
_________________________________________________________________


Natureza, simpatia e cultura são os seus atrativos 



Texto e fotos: Gorgônio Loureiro

Descoberto pelos portugueses em 1460, foi democratizado em 1975 e libertado dos portugueses em 1991, o arquipélago de Cabo Verde com 4.032 km² e uma população em torno de 600 mil, vive hoje em plena democracia política com eleições a cada 4 anos e o incremento do turismo como principal atividade econômica, que responde por 20% do PIB nacional. 



A Ilha do Sal tem as cidades de Espargo, capital, e Santa Maria é o principal destino de 54% dos 800 mil turistas que vão em busca de sol e mar. A Ilha de Santiago, tem a cidade da Praia como capital administrativa da República com 300 mil habitantes, junto com as cidades de Assomada e Tarrafal, é o estado mais cultural. 

Além delas, São Vicente, Santo Antão, São Nicolau, Boa Vista Brava e Fogo, dividem o restante dos 46% dos visitantes que chegam anualmente no Arquipélago, vindos principalmente da França, Reino Unido, Alemanha, Portugal e Espanha, principais emissores. Português é a língua oficial de Cabo Verde, porém, o dialeto crioulo é dominante na comunicação da população.



Começa-se a entrar na África através de Cabo Verde, quando se sai dos resorts para o interior do país conhecendo o povo, os hábitos e costumes da população. Os atrativos turísticos. Culturais, a tradição, a história do povo africano salta à sua frente a todo instante. 


Campo de concentração do Tarrafal para onde Salazar enviava os presos políticos que contestavam seu regime em Portugal. Uma frase dos médicos do cárcere definia o destino de quem pra lá era enviado:" Não estou aqui para tratar ninguém e sim fazer atestado de óbito".
A casa onde morou Amilcar Cabral, assassinado em 2003, herói que liderou a libertação de Cabo Verde e Guiné Bissau do colonialismo português, a música suave da morna, gênero musical do arquipélago, na voz forte da saudosa Cesária Évora, as peixeiras das praias de Tarrafal, onde o sorriso e a beleza negra se acentuam na mulher africana, mas contrasta com as lembranças do campo de concentração onde Salazar mandava seus adversários políticos para morrer. Uma puxada de rede ao estilo antigo no mar calmo, com praia limpa, água quase fria e gente simpática e sorridente... 



Uma experiência inesquecível ver o pôr do sol de vermelho forte como são marcantes as cores da África. Descobrir “Rebelarte”, uma comunidade de litúrgica, hoje com 400 seguidores que se rebelaram com as mudanças da igreja moderna e seguem o velho testamento, com suas próprias regras de convivência, modelo de vida totalmente transverso aos dias e valores atuais. Uma África mais real não menos bela na generosidade da natureza, do bem receber do povo com as suas diversidades...

Paisagem desértica onde não chove há mais de dois anos é um atrativo da Ilha de Santiago


Uma região onde não chove há mais de dois anos, a paisagem é árida, desértica e o verde é raridade. Mas mesmo assim existe o bonito que ressalta seja no rosto das vendedoras de peixe ou de verduras e frutas, na feira. 

A África vista como ela é, seu povo bonito, gentil, sorriso largo, cores, natureza e cultura, praia da salina, favela de lata, o olho azul, o oceano Atlântico que não nos separa, nos une, mais Cesária Évora, mais comida crioula, mais artes e mais cores também nas flores...

Mulheres "peixeiras" esperam a chegada dos pescadores com o resultado da pescaria.

A Cabo Verde Air Lines voa com Boeing 757-200, a depender da aeronave, a configuração pode ter 200 assentos, com 12 a 22 poltronas no Espaço Confort que oferece serviço de bordo, com refeições e bebidas, diferenciado da econômica. 

O tempo de voo partindo de Salvador é de 4h45, de Recife 4h e de Fortaleza, 3h25 (2 horas de diferença de fuso horário). O avião pousa no Aeroporto Amilcar Cabral, a 10 km do centro de Santa Maria, onde a presença de operadores dessas três cidades brasileiras é constante.

Segundo Josué Silva, principal executivo da empresa no Brasil, que coordenou o famtour de agências do Ceará “é necessário que os operadores vivenciem e tenham experiência com o produto para que o possam oferecer para seus clientes de forma fidedigna”. 


Grandes e confortáveis resorts de cadeias internacionais na Ilha do Sal, atraia 46% dos 800 mil turista que procuram as belas de Cabo Verde


Para que esse trabalho de divulgação e promoção do destino Cabo Verde traga retorno, a empresa aérea buscou parcerias importantes com a MORABITUR maior empresa de receptivo do arquipélago e as principais cadeias de resorts RIU, OASIS e Meliá, com forte presença nas ilhas com mais de 46% dos 20 mil leitos de Cabo Verde. 

Me despeço desse pedacinho de África com a certeza de estar saindo daqui mais enriquecido com mais aprendizado sobre o mundo, a vida, as pessoas e sobre mim também... Hoje domingo apenas para arrumar a alma, a mala, a cabeça e as preocupações e à noite embarcar. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.