Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

domingo, 17 de novembro de 2019

FESTURIS Gramado encerra 31ª edição com crescimento em relação a 2018 e promete novidades para 2020. Coimbra lança roteiros do Centro de Portugal. Confraria Nacional de Jornalistas de Turismo homenageia Marta Rossi. Evento injetou R$ 17 milhões na economia da cidade





Texto e fotos: Arnaldo Moreira

Depois de quatro dias de intensa atividade, encerrou-se na noite de sábado, dia 10/11, em Gramado, o 31º FESTURIS – Feira Internacional de Turismo, o mais importante certame de negócios turísticos e viagens da América do Sul. O evento recebeu 17 mil visitantes, mais 5% do que no ano passado, dos quais mais de 11.000 profissionais de turismo – 1.000 a mais do que em 2018 -, dos quais 35% de fora da região Sul e São Paulo. Dos 65 expositores inscritos, 7% vieram de diversas partes do mundo, incluindo a Ásia.


 “O Norte, o Nordeste, o Centro Oeste, o Sudeste estão descendo no mapa do Brasil para poder celebrar negócios com esse universo gigante que foram 2.700 marcas em exposição, o que nos motiva, a que no próximo ano de 5 a 8 de Novembro podermos crescer ainda mais, oferecendo um maior número de produtos e expositores na 32ª edição do FESTURIS”, anunciou Eduardo Zorzanello, CEO do FESTURIS na coletiva de Imprensa de encerramento do evento.



A feira superou expectativas, bateu recordes, ampliou e intensificou suas áreas de exposição nacional e internacional e mostrou ainda mais profissional ao se firmar como um evento, que funcionou sem obrigatoriedade de agendamento prévio durante quase 30 anos, registrando este ano 4.000 agendamentos entre buyers e players (compradores e vendedores) através do aplicativo APP FESTURIS e da ferramenta Buyers Club, novidades tecnológicas do evento que visam otimizar o tempo e aumentar a produtividade na geração de negócios, desenvolvido pela empresa Gramado Summit, presidida por Marcus Rossi.


O que representam esses resultados no amplo contexto do turismo nacional? A resposta é mais do que um mero bom desempenho para esse segmento da economia – embora não seja tratado como tal - que há anos não anda nem desanda. É uma esperança que consolida um trabalho iniciado há 31 anos por duas mulheres empenhadas em mudar o rumo do turismo no Brasil, Marta Rossi e Sylvia Zorzanello. Com organização, disciplina, força de vontade e muita garra conseguiram deslocar para o Serra Park, em todos os Novembros, o centro de negócios de turismo da América Latina para Gramado.



No dia 17 de julho de 2010, Sylvia nos deixou e seu filho, Eduardo Zorzanello, substituiu a mãe na direção da empresa Rossi & Zorzanello, dividindo as tarefas com Marta Rossi. Essa parceria deu tão certo e o trabalho por eles realizado, com inclusive a participação de Marcus Rossi, filho de Marta e CEO da Gramado Summit, que a cada ano o FESTURIS registra significativos e crescentes percentuais de crescimento.




Eduardo Zorzanello definiu o objetivo do FESTURIS: “Nós enquanto empresários fazemos a interlocução entre os players do mercado e turismo. Claro que isso para nós é business, é o sustento da empresa, mas temos a consciência, a responsabilidade de deixar um legado para a sociedade. A responsabilidade social está incutida no nosso DNA. Quando a gente promove eventos, todos os eventos da empresa, O Chocofest, o Gramado Summit e o FESTURIS, assim como o Acorde Musical e os outros eventos que a mãe (Sylvia Zorzanello) e a Marta fizeram no início, todos têm essa responsabilidade visando a aglutinação e o movimento da economia impactar a sociedade”.

Assista importante entrevista de Marta Rossi ao Blog:


Marta Rossi deixou na entrevista ao Blog a essência do trabalho do FESTURIS e sua repercussão no turismo e Gramado: “Nós geramos nesta edição um impacto econômico na cidade de R$ 17 milhões nestes três dias de evento, mas eu acho que a força do FESTURIS é muito maior do que o valor que nós deixamos a cada edição, mas a influência que ele tem na construção da nossa cidade e da região. Profissionalizamos o turismo de Gramado no momento em que começamos a trazer para a cidade, através do FESTURIS, quem coloca produto turístico na prateleira e o negócio de turismo começou a evoluir, Gramado começou a entender que ela não é uma cidade de veraneio, mas uma cidade para ser consumida em nível de Brasil, a nível de mundo. O nosso trabalho está nos 17 ou 18 mil leitos que temos hoje na cidade e que se reflete nas cidades vizinhas”.

Membros da Confraria Nacional dos Jornalistas de Turismo, Carlos Casaes, José Carlos Araújo, Sérgio Moreira, a homenageada Marta Rossi, Arnaldo Moreira, Jurema Josefa e Sierra

Homenagem da Confraria Nacional dos Jornalistas de Turismo
Durante a entrevista coletiva de encerramento do FESTURIS, a Confraria Nacional dos Jornalistas de Turismo prestou a Marta Rossi uma homenagem pelo sucesso do evento e o apoio concedido pela organização à Imprensa de Turismo. Os jornalistas Carlos Casaes, José Carlos Araújo (CE), Carlos Casaes (BA), Arnaldo Moreira (RJ), Sérgio Moreira (MG), Jurema Josefa, José Carlos D'Ávila (RS), agradeceram em nome da Confraria o profissionalismo, a atenção e o carinho proporcionado pelo FESTURIS à Imprensa não apenas durante o evento, mas durante todo o ano que garante a divulgação do certame e entregaram a Marta uma imagem de Santa Dulce dos Pobres.



Meeting
O FESTURIS se traduz como um evento de significativa envergadura econômica, de treinamento profissional e desenvolvimento empresarial materializados nas palestras proferidas por especialistas no espaço Meeting FESTURIS, coordenado pela ABAV-RS, que aconteceu no Hotel Master Gramado, por cujo palco passaram:
Guilherme Paulus (fundador da CVC),
Malcolm (diretor da Griffiths Visit Britain),
Bernardo Cardoso (diretor do Turismo de Portugal),
Ana Báez (presidente do Turismo & Conservatión da Costa Rica),
Caroline Putnoki (diretora da Atout France),
Déborah Villas-Bôas Dadalt (proprietária do SPA do Vinho),
Antônio Carlos Silveira Soares (criador do Voucher Único),
Gustavo Timo (diretor da ATTA),
Tiago Lima (fundador da Trip Tri),
Silvana Biagiotti (presidente da Federação da CVB da América Latina e do Caribe),
Guilherme Massena (CEO da Dobra),
Magda Moffato (deputada federal e empresária),
Hilário Krauspenhar (proprietário da rede SKY Hotéis),
Pedro Accorsi e Lauro Justo Pereira (idealizadores do Concierge Gramado) e
Bob Santos (secretário do MTur).


Eles desenvolveram e debateram o tema escolhido para este ano: “Turismo: Força, Transformação e Oportunidade” que incluiu discussões sobre marketing de destinos, turismo rodoviário, empreendedorismo feminino, sustentabilidade, inovação, benchmarketing, temas de extrema importância para os profissionais se manterem alinhados e atualizados com as exigências do mercado de trabalho.



A Feira Internacional de Turismo este ano voltou a incluir o espaço Wedding, especializado em casamentos e lua-de-mel, que obteve sucesso absoluto e ainda a nova área de Termalismo e Bem-Estar, trabalhando o segmento de águas termais que na 32ª edição, pela excelente demanda que teve como projeto-piloto, ocupará um espaço mais relevante.


O espaço Luxury fez sucesso na feira mais uma vez e o segmento registrou Mice & Experiencie cresceu 10% em relação ao ano passado ao formular uma proposta concreta na inovação do turismo corporativo. Outra área de relevo foi a LBGT que operou na área internacional da feira e teve um crescimento de 10%, mostrando o real interesse do mercado desse segmento no panorama turístico nacional e internacional.


A grande novidade ficou por conta da versão pocket do Festival de Gastronomia, que levou para a feira opções de alimentação italiana e facilitou aos participantes fazerem suas refeições na própria feira.

Marta Rossi revelou que em janeiro anunciará as novidades – pelo menos duas – para a próxima edição do FESTURIS.

O CEO do Gramado Summit, Marcus Rossi, em entrevista ao Blog falou da criação da empresa de inovação e tecnologia que se tornou um dos maiores eventos de tecnologia do País. 

Assista a interessante entrevista:


Podemos numa avaliação in locco afirmar que esta 31ª edição do FESTURIS foi nitidamente mais movimentada, com o estandes fervilhando de gente, os cursos de capacitação promovidos pelo Sebrae sempre lotados.


Coimbra é uma lição... de turismo
A região metropolitana de Coimbra esteve presente pela primeira vez no FESTURIS, lançando um projeto de roteiros por 19 municípios que se uniram de forma articulada, integrada.

Pedro Machado explica a Marta Rossi a importância do lançamento dos roteiros do Centro de Portugal no FESTURIS.

Pedro Machado, diretor do Departamento de Turismo do Centro de Portugal, explicou durante o lançamento do projeto na feira, com a presença de Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, do secretário de Turismo de Gramado, José Carlos Almeida, que “estamos hoje em Portugal a experimentar uma nova abordagem, uma nova estratégia de promoção turística internacional. Começamos por juntar regiões, municípios que têm as suas valências próprias, mas que sozinhos não têm como se promover internacionalmente”.

A presença de Coimbra pela primeira vez no FESTURIS e o lançamento dos roteiros foi brindado por portugueses e brasileiros.
Assista o vídeo com a entrevista com Pedro Machado em que ele explica o projeto dos roteiros apresentados na Feira Internacional de Turismo:


Pedro revelou que numa operação conjunta da associação desses municípios com o Turismo do Centro de Portugal e com operadores “conseguimos colocar no FESTURIS nossos roteiros pela primeira vez, para reforçar os laços com o Brasil, que é hoje responsável por mais de 250 mil dormidas no centro de Portugal ocupando o quarto mercado mais importante na região, através de turismo histórico, patrimonial e também religioso, pois na região temos a nossa ligação a Fátima, o altar do mundo, que é um dos lugares mais visitados de Portugal e pelos brasileiros. Viemos apresentar roteiros de gastronomia, cultura, turismo de natureza para aumentar e reforçar o turismo nessa região centro portuguesa”.

Assista o vídeo e conheça os roteiros:


A Universidade de Coimbra que é um das dez universidades mais antigas e mais importantes do mundo tem por isso um papel central na promoção da cultura, de atrair o turismo para a região de Coimbra, mas é também a potencialidade que tem de vivenciar uma nova abordagem, a partir do patrimônio, da cultura e do conhecimento aumentando a atividade turística.

Fazem parte desses roteiros de três dias os municípios de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa, Figueira da Foz, com seu cassino, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Novo, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares.

Pedro Machado ressalta que Portugal é cada vez mais um país muito atrativo para o Brasil, seja Lisboa, seja Porto, “mas Coimbra a partir da sua universidade e isso nos permite fazer com que outros produtos a partir da visibilidade, da notoriedade e a partir do momento que chegam a Coimbra teremos condições de passar as informações das nossas aldeias históricas, muitas delas do início da própria fundação da nacionalidade de Portugal, entre elas Belmonte e as aldeias de xisto, 23 localidades espalhadas que são pequenos presépios com lindas paisagens, arte, cultura, mas também alojamento e uma excelente gastronomia prontas para receber os turistas.



Força do trade
O sucesso do 31º FESTURIS se adivinhava já na cerimônia de instalação do evento na noite de 7 de Novembro, no Palácio dos Festivais, palco de grandes eventos internacionais, com a presença maciça do trade turístico brasileiro, com todas as suas grandes entidades representadas: ABAV, SINDETUR, FENACTUR, ABEOC, CONVENTION & VISITORS BUREAU, BRASTOA, ABIH, ABRAJET, entre outras.

A feira contou com a presença estandes de diversos estados, entre eles, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Ceará, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Amapá, Amazonas, Serrgipe, Pernambuco, Piauí e Maranhão. O poder do Festuris ficou patenteado ainda na presença de países da Europa, da América do Sul e Central, como Uruguai, República  Dominicana, Cuba, Cabo Verde, Marrocos, Curaçao, entre outros. 

A presença do Tibet foi registrada em vídeo pelo Blog:



Com o Palácio dos Festivais superlotado, no palco autoridades federais, estaduais e municipais, dirigentes de entidades privadas que em seus discursos alertaram para a necessidade de o turismo ser finalmente operado pelos desenvolvido pelos órgãos oficiais com competência e profissionalismo. 

Marta Rossi na abertura do FESTURIS disse que turismo te a capacidade de abrir caminhos, derrubar muros e construir pontes. Assista o vídeo:




Na solenidade foram homenageados os Amigos do FESTURIS, entre eles Enoir Zorzanello. Assista o vídeo de Marta Rossi:




Toda essa imensa festa aconteceu em meio a uma cidade iluminada para o Natal Luz, que inundada por milhares de turistas do Brasil inteiro e dos países vizinhos da América Latina.

Deixamos Gramado em meio à bruma que envolveu a cidade deixando-a mais cativante até o 32º FESTURIS

2 comentários:

  1. PARABÉNS ARNALDO PELA BELÍSSIMA REPORTAGEM, PRINCIPALMENTE PELO DESTAQUE DA PRESENÇA DE COIMBRA NO FESTURIS...

    ResponderExcluir
  2. Muito boa as matérias do Moreira.
    Tive o prazer de conhecer esta pessoa jornalista, que sabe escrever sobre turismo.
    José Cestari Taxista palestrante.
    Palestras motivacionais para taxistas.
    PIONEIRO E ÚNICO NO MUNDO.
    PROJETO: DO OIAPOQUE A.O CHUI O TAXISTA É O CARTÃO DE VISITAS DA CIDADE.
    abs

    ResponderExcluir

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.