Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

domingo, 24 de novembro de 2019

Na coluna Minas Turismo Gerais apresenta o destino turístico Urubici, em Santa Catarina


Coluna 
Minas Turismo Gerais

Jornalista Sérgio Moreira 



Jornalistas de turismo se 


reúnem em Urubici na Serra Catarinense 

Urubici encanta os turistas com suas belezas da natureza, como a pedra furada 



De 27 de novembro a 1º de dezembro, a cidade de Urubici, em Santa Catarina, vai receber jornalistas de turismo, associados da ABRAJET- Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo.

Durante os quatro dias vão ser realizadas várias reuniões da entidade, como prestação de contas, projetos para a entidade, intercambio entre as seccionais nos estados. O presidente da Abrajet Nacional, Evandro Novak, está tendo todo apoio da Prefeitura de Urubici, trade turístico catarinense para a realização do Congresso da Abrajet, que deve reunir cerca de 100 jornalistas de vários estados. 




Aventuras pelas redondezas da Urubici 


A cidade de Urubici é uma das localidades mais visitadas pelos turistas pelas suas atrações o clima, em sua maioria frio, o que leva milhares de turistas para as montanhas.

A Cascata Véu de Noiva fica no caminho do Morro da Igreja. Dentro de uma área particular a lindeza tem 62 metros de queda e suas águas deslizam suavemente pelas rochas até chegar a piscina que se forma no final da queda. A charmosa cidade de URUBICI, na Serra Catarinense, vai ser sede do 36º Congresso Nacional da ABRAJET – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo.

O encontro com profissionais da imprensa de várias partes do Brasil acontece de 27 de novembro a 1º de dezembro. O Congresso Brasileiro é o principal evento da ABRAJET Nacional. É segunda vez consecutiva que Santa Catarina sedia o evento. No ano passado aconteceu em Florianópolis, no Costão do Santinho e reuniu jornalistas de vários Estados Brasileiros.

Presidente da Abrajet Evandro Novak e sua esposa Maely 

“Santa Catarina é um estado muito acolhedor mas as pessoas, na sua maioria, conhecem o nosso lindo litoral. Queremos a partir deste congresso, unir os jornalistas especializados em Turismo, no Planalto Serrano. Vamos surpreende-los com o que há de especial na Serra Catarinense. Não tenho dúvidas que vão se apaixonar com a charmosa e propulsora cidade de Urubici e o potencial da nossa Serra”, comenta o Presidente da Aabrajet Nacional, Evandro Novak.


Segundo o presidente da Abrajet, a ideia é promover uma experiência aos jornalistas que vá da gastronomia ao potencial turístico, da aventura aos vinhos de atitudes, do lazer a experiência de um variado atrativo com cachoeiras, passeios. O Prefeito Antônio Zilli, que tem despertado cada vez mais o município para o potencial turístico acertou em sediar o Congresso da Abrajet.

Urubici é um município do Estado de Santa Catarina, de Florianópolis, capital de Santa Catarina a cidade de Urubici a distância é de 169 km.

Em certa época do ano, a neve cai em certos pontos de Urubici 

Com uma população estimada em 2010 era de 10 702 habitantes. Possui uma área de 1019,1 km². No cume do Morro da Igreja (1.822 metros), o ponto mais alto habitado do sul do Brasil, localizado no município, foi registrada, extraoficialmente, a temperatura mais baixa do país: −17,8 °C, em 29 de junho de 1996. Urubici também é conhecida pelas suas diversas belezas naturais, estando incluída no Caminho das Neves. Localizada no Vale do Rio Canoas, Urubici, a Terra das Hortaliças, é o maior produtor de hortifrutigranjeiros de Santa Catarina. 


Destaque

Também se destaca pelo cultivo de maçã, especialmente com a variedade gala. Outro aspecto importante é o cultivo de erva-mate, produto básico do tradicional chimarrão, e apreciado nos países do Mercosul. Com paisagens muitas vezes comparada à Europa, Urubici está situada no ponto mais elevado de Santa Catarina, possuindo Inúmeras cascatas. Um exemplo é a Cascata do Avencal, com água despencando em queda-livre a mais de 100 metros de altura.

Outro local de destaque é o Morro da Igreja, com 1 822 metros de altitude, que permite enxergar todo o Litoral Sul Catarinense]. Nesse morro, encontra-se a Pedra Furada, uma escultura natural em forma de janela. Outros atrativos turísticos são as inscrições rupestres dos tempos das cavernas, na Branco, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes e a Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens. 


Existem várias hipóteses etimológicas para o topônimo “Urubici; deriva do termo da língua geral paulista urubysy, que significa “fileira de urubás” (uruba, urubá + ysy, fileira);deriva do termo tupi urubuysy, que significa “fileira de urubus” (urubu, urubu + ysy, fileira)

Por marcar a história de várias civilizações, URUBICI exibe, até hoje, a passagem de seus primeiros habitantes. São sinais registrados em pedras há pelo menos 40 séculos, comparável às inscrições encontradas em alguns outros pontos do litoral catarinense. Segundo historiadores, o ano de 1711 é data base para URUBICI, quando dom João V ordena que os jesuítas procurem minas e catequizem índios até o rio Caçadores. Com essa missão, os padres José Mascarenhas e Luís de Albuquerque traçam marcos na região – marcos do Maranhão até Laguna, a considerada “região do ouro”.

O primeiro marco foi colocado no Morro Pelado (comando indígena), o segundo no Morro da Mala (onde moravam os padres) e o terceiro no Morro do Panelão (onde ficavam as tropas que carregariam o ouro). Conta-se que grande porção do ouro foi enterrada nas rochas pelos jesuítas. Os índios, na maioria tupi-guarani, foram catequizados em grupos e já eram remanescentes de outras regiões].

Conta-se que existem mapas em originais e cópias, nunca vistos URUBICI registrava um pinheiral espantoso, um “mar de pinheiros”, e em outras regiões, não em todas, alguns banhados, com sumidouros de animais e pessoas não orientadas Alguns índios já conheciam missionários e orientavam jesuítas pelas andanças. Padre Luís relata que, ao fincar uma grande cruz no dia 1 março, ela mergulhou no pântano, mais de um metro, sem nenhuma força. Em cada marco, foi plantada uma cruz jesuítica, com ramos amarrados na altura de Cristo.

Nos anais do livro 12 Jesuítas no Estado de Santa Catarina (Biblioteca dos Jesuítas do Rio de Janeiro), além desse relatório, existe o seguinte: Os jesuítas (que na opinião de muitos eram homens comuns com vestes de padres) levavam pessoas em cargueiros para acamparem e ficarem acampadas nas regiões por onde andavam. No planalto, acamparam doze homens com cavalos, fora os dois padres que comandavam a pesquisa. Balaios cheios de artefatos indígenas eram levados continuamente de volta à missão no Morro do Pelado de onde eram levados para o Rio. Com eles, ia um bugreiro, Samuel Kupll, que preparava o chão da missão e fazia o marco; Manuel Sampaio que era cuidador de tropas; os guapos que a cavalo iam pela região, com Liro Santo, Caetano Matoso e outros.

O município era habitado por índios xoclengues quando os primeiros colonizadores de origem europeia, vindos de Tubarão, São Joaquim e Bom Jesus, chegaram na região. Os novos habitantes logo expulsaram os índios, cujos vestígios ainda podem ser encontrados as e inscrições rupestres espalhadas por todo o território. De 1903 a 1911, imigrantes agricultores e madeireiros fixam-se na região. [Em 1924, sabendo da fertilidade no solo do vale do rio Canoas, chegaram, à região, imigrantes italianos, alemães e letões, que tornaram, a agricultura e pecuária, as principais atividades econômicas da região.

As montanhas da Serra Catarinense, região com altitudes próximas aos 1.800 metros, registram as temperaturas mais baixas do Brasil. Foram os fazendeiros da região que criaram o turismo rural, adaptando suas fazendas centenárias para receber hóspedes. A Serra Catarinense é a região mais fria do Brasil, sendo o único lugar do país onde neva todos os anos, mesmo que por poucos dias, durante o inverno.

A paisagem de araucárias, campos e taipas (muros de pedra basalto) cobre-se inteiramente de branco e até as águas das cachoeiras podem congelar. Cascata do AVENCAL é um ponto turístico da cidade, possui queda de água de cem metros, é bastante utilizada para a prática do rapel. Fazendas centenárias, a cultura gaúcha, a culinária campeira, cavalgadas complementam o cenário da natureza agreste da Serra Catarinense.

O estilo europeu nas construções da cidade 

Urubici fica a 169 Km de Florianópolis, o acesso pelas rodovias SC-430 ligando o município à rodovia BR-282 em Bom Retiro. Pelo sul, há a SC-430, dando acesso a São Joaquim e Bom Jardim da Serra. Ao leste, a SC-439 desce a serra chegando ao município de Grão-Pará, ligação com a BR-101 em Tubarão. A oeste, SC-439 levando ao município de Rio Rufino.
_________________________________________________________________________________________

sergio51moreira@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.