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quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Coluna Mecânica online® em duas rodas elétrica


COLUNA MECÂNICA ONLINE®

20 | NOVEMBRO | 2019

Tarcisio Dias





MOTOROiD – A motocicleta que combina 
robótica e inteligência artificial

A diversidade de assuntos em nossa coluna é um dos principais destaques, e com certeza, deixamos você sempre atualizado com o que há de mais atual no universo da Mecânica. Até o próximo dia 24 de novembro acontece em São Paulo a edição 2019 do Salão Duas Rodas e acompanhei “in-loco” as coletivas durante o dia de imprensa.

Com a forte presença da Honda e Yamaha, além de marcas como Suzuki, Kawasaki, Royal Enfield, KTM e Triumph, entre outras, o salão também teve ausências sentidas, como a Harley Davidson, só para citar.


Entre as coletivas, a da Yamaha chamou bastante atenção da imprensa quando, no palco principal surgiu a MOTOROiD, vinda direto do Japão especialmente para o evento.

Símbolo do futuro da Yamaha e da locomoção sobre duas rodas, esta motocicleta inteligente é capaz de auxiliar o piloto em inúmeras situações, combinando avançadas tecnologias de reconhecimento de imagens, robótica e inteligência artificial.

MOTOROiD significa motorizado. Trata-se de um protótipo futurista, elétrico e semiautônomo desenvolvido pela Yamaha. Ele emprega inteligência artificial e explora a criação de novas formas de mobilidade pessoal, nas quais o motociclista interage harmoniosamente com a máquina.

O MOTOROiD é capaz de reconhecer seu dono e com ele interagir. Ao assumir esses tipos de desafios de desenvolvimento, a Yamaha tem como objetivo adquirir tecnologia para oferecer mais inovação aos seus clientes.

Um bom exemplo disso, é o exclusivo “AMCES” (Active Mass Center Control System), com a função de estabilizar o veículo, atua constantemente no centro de gravidade e ajuda no equilíbrio do conjunto homem x máquina.

Graças ao AMCES, o MOTOROiD tem a capacidade de sentir a sua própria posição e no momento ajustar o seu centro de gravidade de forma a ficar de pé sem qualquer ajuda.

Por meio dessa tecnologia, o veículo de duas rodas consegue inclusive recolher o apoio lateral, levantar-se, e ir até o seu condutor, sozinho e sem qualquer tipo de ajuda.

O MOTOROiD faz ainda uso de inteligência artificial para reconhecimento de imagem através de uma câmera biométrica para reconhecer o rosto e os gestos do motociclista e, só então ligar o seu motor elétrico.

Já a interface homem-máquina (HMI – Human Machine Interface) através do tato, visa promover a comunicação não-verbal entre máquina e seu “dono”.

Ao montá-la, o piloto será “abraçado” pela carenagem viva, equipada com componentes que recriam a sensação de toque, aplicando forças, vibrações e movimentos ao condutor e simulando da maneira mais fiel possível, a interação entre os dois.
O MOTOROiD inspira uma visão de mobilidade futura que leva os veículos a serem mais que uma simples "ferramenta para o movimento".

No visual, está conforme a concepção dos designers e engenheiros da Yamaha, sem tentativa de refinamento da forma. Quiseram mostrar ao público o resultado de suas tentativas e seus repetidos “conflitos criativos” à luz de uma forma que permaneceu inalterada.
O quadro mantém traços claros dos cortes feitos no processo sua criação, a carenagem está marcada com “cicatrizes” e sem verniz em diversos pontos.

Os pneus, construídos especialmente para o experimento da Yamaha, estão desgastados ao ponto de que até mesmo os seus sulcos são quase inexistentes.

Em meio ao visual robótico, que remete a filmes de ficção científica, alguns componentes chamam a atenção, como as rodas de carbono impressas em 3D, uma diferente da outra.

O banco, minimalista e com dois apoios para as costas, acomoda apenas o piloto, enquanto o motor, propriamente dito, tem dimensões reduzidas e fica junto à roda traseira, contribuído para o baixo centro de gravidade e, por consequência, para o melhor equilíbrio da motocicleta.

No habitual lugar onde fica o motor a combustão de uma motocicleta convencional, é um conjunto de baterias de íon lítio o responsável por fornecer a energia necessária para alimentar o propulsor elétrico.

Esse conjunto de baterias também serve de contrapeso na estrutura, formando uma espécie de lastro, posicionadas exatamente no eixo do AMCES.



No Motoroid, a tecnologia "by-wire", que elimina a necessidade de cabos, é utilizada nos sistemas de aceleração, frenagem e condução, já que sua ciclística é dinâmica e totalmente eletrônica.

Vídeo adicional | https://youtu.be/s8ol7oE77TM

Mecânica Online

125 anos de automobilismo
Lewis Hamilton, Mika Hakkinen, Juan Manuel Fangio, Rudolf Caracciola e muitos mais além: pilotos da Mercedes-Benz são celebrados como heróis na história do automobilismo por seus fãs. Suas vitórias vão desde a mais recente vitória no Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 2019 até o nascimento do automobilismo há 125 anos.

Pirelli Cyber Tyre - A Pirelli é a primeira fabricante de pneus no mundo a transmitir informações detectadas por pneus inteligentes sobre a superfície da rodovia por meio de redes 5G. A companhia apresentou o “Primeiro Case Mundial de Serviços ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) por Rede 5G” em Turim, na Itália. A demonstração aconteceu durante o evento “O Caminho 5G da Comunicação do Veículo para Todas as Coisas”, organizado pela 5GAA – Associação Automotiva, da qual a Pirelli é parte.

Prêmio - A pastilha de freios Electric Blue ganhou o Prêmio Internacional de Inovação na categoria “Equipamentos para Veículos e Peças de Reposição” na Equip Auto - Feira Internacional de Pós-Venda Automotiva e Serviços para Mobilidade, realizada em outubro na França.

A pastilha de freio desenvolvida especificamente para veículos elétricos e híbridos, foi introduzida no mercado global pela ZF Aftermarket em setembro de 2018 e reduz significativamente o ruído interno e a poeira dos freios. A partir do lançamento foi criado o programa “TRW Electric Blue” com o objetivo da ZF Aftermarket alcançar uma cobertura de 92% do mercado para carros híbridos e 97% para carros elétricos na Europa.

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Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.
Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês. http://mecanicaonline.com.br/wordpress/category/colunistas/tarcisio_dias/

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