COLUNA MECÂNICA ONLINE®
20 | NOVEMBRO | 2019
Tarcisio Dias
MOTOROiD – A motocicleta que combina
Tarcisio Dias
MOTOROiD – A motocicleta que combina
robótica e inteligência artificial
A diversidade de assuntos em nossa coluna é um dos principais destaques, e com certeza, deixamos você sempre atualizado com o que há de mais atual no universo da Mecânica. Até o próximo dia 24 de novembro acontece em São Paulo a edição 2019 do Salão Duas Rodas e acompanhei “in-loco” as coletivas durante o dia de imprensa.
Com a forte presença da Honda e Yamaha, além de marcas como Suzuki, Kawasaki, Royal Enfield, KTM e Triumph, entre outras, o salão também teve ausências sentidas, como a Harley Davidson, só para citar.
Entre as coletivas, a da Yamaha chamou bastante atenção da imprensa quando, no palco principal surgiu a MOTOROiD, vinda direto do Japão especialmente para o evento.
Símbolo do futuro da Yamaha e da locomoção sobre duas rodas, esta motocicleta inteligente é capaz de auxiliar o piloto em inúmeras situações, combinando avançadas tecnologias de reconhecimento de imagens, robótica e inteligência artificial.
MOTOROiD significa motorizado. Trata-se de um protótipo futurista, elétrico e semiautônomo desenvolvido pela Yamaha. Ele emprega inteligência artificial e explora a criação de novas formas de mobilidade pessoal, nas quais o motociclista interage harmoniosamente com a máquina.
O MOTOROiD é capaz de reconhecer seu dono e com ele interagir. Ao assumir esses tipos de desafios de desenvolvimento, a Yamaha tem como objetivo adquirir tecnologia para oferecer mais inovação aos seus clientes.
Um bom exemplo disso, é o exclusivo “AMCES” (Active Mass Center Control System), com a função de estabilizar o veículo, atua constantemente no centro de gravidade e ajuda no equilíbrio do conjunto homem x máquina.
Graças ao AMCES, o MOTOROiD tem a capacidade de sentir a sua própria posição e no momento ajustar o seu centro de gravidade de forma a ficar de pé sem qualquer ajuda.
Por meio dessa tecnologia, o veículo de duas rodas consegue inclusive recolher o apoio lateral, levantar-se, e ir até o seu condutor, sozinho e sem qualquer tipo de ajuda.
O MOTOROiD faz ainda uso de inteligência artificial para reconhecimento de imagem através de uma câmera biométrica para reconhecer o rosto e os gestos do motociclista e, só então ligar o seu motor elétrico.
Já a interface homem-máquina (HMI – Human Machine Interface) através do tato, visa promover a comunicação não-verbal entre máquina e seu “dono”.
Ao montá-la, o piloto será “abraçado” pela carenagem viva, equipada com componentes que recriam a sensação de toque, aplicando forças, vibrações e movimentos ao condutor e simulando da maneira mais fiel possível, a interação entre os dois.
O MOTOROiD inspira uma visão de mobilidade futura que leva os veículos a serem mais que uma simples "ferramenta para o movimento".
No visual, está conforme a concepção dos designers e engenheiros da Yamaha, sem tentativa de refinamento da forma. Quiseram mostrar ao público o resultado de suas tentativas e seus repetidos “conflitos criativos” à luz de uma forma que permaneceu inalterada.
O quadro mantém traços claros dos cortes feitos no processo sua criação, a carenagem está marcada com “cicatrizes” e sem verniz em diversos pontos.
Os pneus, construídos especialmente para o experimento da Yamaha, estão desgastados ao ponto de que até mesmo os seus sulcos são quase inexistentes.
Em meio ao visual robótico, que remete a filmes de ficção científica, alguns componentes chamam a atenção, como as rodas de carbono impressas em 3D, uma diferente da outra.
O banco, minimalista e com dois apoios para as costas, acomoda apenas o piloto, enquanto o motor, propriamente dito, tem dimensões reduzidas e fica junto à roda traseira, contribuído para o baixo centro de gravidade e, por consequência, para o melhor equilíbrio da motocicleta.
No habitual lugar onde fica o motor a combustão de uma motocicleta convencional, é um conjunto de baterias de íon lítio o responsável por fornecer a energia necessária para alimentar o propulsor elétrico.
Esse conjunto de baterias também serve de contrapeso na estrutura, formando uma espécie de lastro, posicionadas exatamente no eixo do AMCES.
No Motoroid, a tecnologia "by-wire", que elimina a necessidade de cabos, é utilizada nos sistemas de aceleração, frenagem e condução, já que sua ciclística é dinâmica e totalmente eletrônica.
Mecânica Online
125 anos de automobilismo
Lewis Hamilton, Mika Hakkinen, Juan Manuel Fangio, Rudolf Caracciola e muitos mais além: pilotos da Mercedes-Benz são celebrados como heróis na história do automobilismo por seus fãs. Suas vitórias vão desde a mais recente vitória no Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 2019 até o nascimento do automobilismo há 125 anos.
Lewis Hamilton, Mika Hakkinen, Juan Manuel Fangio, Rudolf Caracciola e muitos mais além: pilotos da Mercedes-Benz são celebrados como heróis na história do automobilismo por seus fãs. Suas vitórias vão desde a mais recente vitória no Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 2019 até o nascimento do automobilismo há 125 anos.
Pirelli Cyber Tyre - A Pirelli é a primeira fabricante de pneus no mundo a transmitir informações detectadas por pneus inteligentes sobre a superfície da rodovia por meio de redes 5G. A companhia apresentou o “Primeiro Case Mundial de Serviços ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) por Rede 5G” em Turim, na Itália. A demonstração aconteceu durante o evento “O Caminho 5G da Comunicação do Veículo para Todas as Coisas”, organizado pela 5GAA – Associação Automotiva, da qual a Pirelli é parte.
Prêmio - A pastilha de freios Electric Blue ganhou o Prêmio Internacional de Inovação na categoria “Equipamentos para Veículos e Peças de Reposição” na Equip Auto - Feira Internacional de Pós-Venda Automotiva e Serviços para Mobilidade, realizada em outubro na França.
A pastilha de freio desenvolvida especificamente para veículos elétricos e híbridos, foi introduzida no mercado global pela ZF Aftermarket em setembro de 2018 e reduz significativamente o ruído interno e a poeira dos freios. A partir do lançamento foi criado o programa “TRW Electric Blue” com o objetivo da ZF Aftermarket alcançar uma cobertura de 92% do mercado para carros híbridos e 97% para carros elétricos na Europa.
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Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com. br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.
Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês. http://mecanicaonline.com.br/ wordpress/category/colunistas/ tarcisio_dias/
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