Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Honda HR-V padrão de qualidade e confiabilidade japoneses numa SUV elegante, confortável com motor turbo 1.5 de 173 cv e econômico. Mas falta espaço para acomodar atrás passageiros mais altos. Custa R$ 139.990,00





O canal Blog do Arnaldo Moreira no YouTube apresenta o vídeo que sugerimos assista clicando no link abaixo:
https://youtu.be/jBfUACvzg1g

Texto e fotos: Arnaldo Moreira

Não é novidade para ninguém o bom padrão de qualidade dos carros japoneses e a Honda não foge à regra. Uma consulta ao site Reclame Aqui prova esta afirmação e deixa tranquilo quem deseja adquirir um automóvel e opte por um Honda, que inclusive comemora bons resultados na Fórmula 1 com seus motores nos carros da equipe Red Bull. Esses são motivos de confiabilidade da Honda, aliados a um bom preço de revenda graças à sua baixa desvalorização.




A convite da montadora fiz esta semana testei uma das mais esbeltas e admiradas SUVs do mercado: a HR-V, na versão Touring, 1.5 turbo, 2020. Na estrada, o carro prima pelo conforto e desempenho, com retomadas rápidas e firmes tão importantes para ultrapassagens seguras e proporciona um ambiente de agradável para ouvir música sem a interferência de ruídos externos na cabine. Na cidade, é uma tranquilidade. É rápida, tem uma dirigibilidade bem leve, os instrumentos bem visíveis e pode se considerar um carro econômico chegando a fazer mais de 12,5 km/l. Na estrada a economia aumenta com a HR-V fazendo quase 15 km/l.





O interior da Touring tem acabamento padrão premium, com portas e painéis laterais, o volante e painel central, forrados de couro. No painel central, uma moldura em couro bege, com as saídas do ar condicionado digital e sensível ao toque, e a central de multimídia de 7”, sensível ao toque, com câmera de ré, navegador GPS, bluetooth e controles do volante. 



Atrás do volante, que possui controle de profundidade e altura, ficam as aletas de trocas de marcha muito eficiente na modalidade sport da manopla de câmbio automático.




Na traseira está o único problema que encontrei na HR-V: a altura reduzida para os passageiros altos que ocupem o banco de trás. Um ocupante do banco com mais de 1,78m, que é o meu caso, inevitavelmente fica com a cabeça colada no teto do carro, mas se for uma pessoa como Hernane Cardoso, produtor do canal Blog do Arnaldo Moreira, no YouTube, com 1,88 m, terá de viajar com o pescoço torcido. A solução terá de vir dos designers e engenheiros da Honda.




Outro ponto também relacionado com o assento traseiro é o encosto muito reto que não oferece, por falta de uma melhor ergonometria, um melhor conforto. Já os bancos da frente receberam novo design, que os tornaram muito confortáveis. 



Sobre os bancos o teto solar panorâmico que ilumina toda a extensão da cabine, embora só abra a primeira metade da janela do teto.





Para acionar o motor basta apertar o botão star/stop, pois a chave é presencial, e  ronco do motor 1.5 turbo, a gasolina, deixa ouvir uma sinfonia de 173 cv que rompe sob o capô. É música para nossos ouvidos a 5.500 rpm - mesmo do competitivo do Civic Touring -, que gera 22,4 kgfm a partir dos 1.750 giros. Esse propulsor acoplado a um câmbio CVT de sete velocidades, na verdade simuladas, que tornam o carro econômico e com uma eficiente relação de marchas. Esta SUV HR-V Touring, 1.5, acredite se quiser, vai 0 a 100k/h em 8,5 s. e a velocidade máxima chega aos 198 km/h, a mais rápida das SUVs médias.









Para que tudo isso funcione como um relógio suiço, a HR-V tem uma suspensão mais suave, que absorve os impactos das irregularidades do piso, graças à nova calibração de molas e amortecedores, barra estabilizadora dianteira de maior diâmetro e a adoção da tecnologia Agile Handling Assist (AHA), de integração de direção e controle de estabilidade.




O design de linhas limpas, modernas, aerodinâmicas, a nova e imponente frengte com luz diurna, faróis full LED, nova grade e faróis de novoeiro também de LED, chamam a atenção. As laterais marcadas pelo vinco decorativo que se eleva sobre o para-lamas traseiro e termina na fechadura embutida da porta traseira. 









E a traseira completa esse conjunto com enormes lanternas em LED. incrustadas na tampa do porta-malas de 393 l, capacidade que triplica com o banco rebatido.



No quesito segurança, a HR-V conta com 
seis air bags frontais e de cortina




Rodas de 17” rodas, seis airbags frontais e laterais, controles de tração e de estabilidade (VSA), assistente de partida em rampa (HSA), sistema LaneWatch - câmera colocada no retrovisor direito que anula o ponto cego do carro, permite visibilidade das manobras e durante a condução,  enviando a imagem para a central de multimídia. O carro conta ainda com sensores de estacionamento, dianteiros e traseiros.




Preços 
A HR-V Touring 1.5 turbo custa R$ 139.990,00. 
É o seguinte o preço nas demais versões:
LX - motor 1.8 flex, 140 cv, câmbio aut. CVT - R$ 94.400,00
EX - motor 1.8 flex, 140 cv, câmbio aut. CVT 7 vel. com Paddle Shifts - 
R$ 101.700,00
ELX - motor 1.8 flex 140 cv, câmbio aut. CVT 7 vel. com Paddle Shits - 
R$ 111.900,00.


Tomadas USB e de energia estão
disponíveis sob o painel e na traseira

O banco traseiro permite levantar o
assento, ganhando mais espaço  
Apoio de braço regulável entre os bancos da frente... 



... esconde um porta objetos

Controles  de acionamento de vidros de excelente acabamento nas portas
Tomada de energia e de USB para
os passageiros do banco traseiro



Som conta com alto falantes que
garantem boa qualidade do som

Teto solar panorâmico




















































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.