O canal Blog do Arnaldo Moreira no YouTube apresenta o vídeo que sugerimos assista clicando no link abaixo: https://youtu.be/jBfUACvzg1g |
Texto e fotos: Arnaldo Moreira
Não é novidade para ninguém o bom padrão de qualidade dos carros japoneses e a Honda não foge à regra. Uma consulta ao site Reclame Aqui prova esta afirmação e deixa tranquilo quem deseja adquirir um automóvel e opte por um Honda, que inclusive comemora bons resultados na Fórmula 1 com seus motores nos carros da equipe Red Bull. Esses são motivos de confiabilidade da Honda, aliados a um bom preço de revenda graças à sua baixa desvalorização.
A convite da montadora fiz esta semana testei
uma das mais esbeltas e admiradas SUVs do mercado: a HR-V, na versão Touring,
1.5 turbo, 2020. Na estrada, o carro prima pelo conforto e desempenho, com
retomadas rápidas e firmes tão importantes para ultrapassagens seguras e proporciona
um ambiente de agradável para ouvir música sem a interferência de ruídos
externos na cabine. Na cidade, é uma tranquilidade. É rápida, tem uma
dirigibilidade bem leve, os instrumentos bem visíveis e pode se considerar um
carro econômico chegando a fazer mais de 12,5 km/l. Na estrada a economia
aumenta com a HR-V fazendo quase 15 km/l.
O interior da Touring tem acabamento padrão premium, com portas e painéis laterais,
o volante e painel central, forrados de couro. No painel central, uma moldura
em couro bege, com as saídas do ar condicionado digital e sensível ao toque, e
a central de multimídia de 7”, sensível ao toque, com câmera de ré, navegador
GPS, bluetooth e controles do volante.
Atrás do volante, que possui controle de
profundidade e altura, ficam as aletas de trocas de marcha muito eficiente na
modalidade sport da manopla de câmbio
automático.
Na traseira está o único problema que encontrei
na HR-V: a altura reduzida para os passageiros altos que ocupem o banco de
trás. Um ocupante do banco com mais de 1,78m, que é o meu caso, inevitavelmente
fica com a cabeça colada no teto do carro, mas se for uma pessoa como Hernane
Cardoso, produtor do canal Blog do Arnaldo Moreira, no YouTube, com 1,88 m, terá
de viajar com o pescoço torcido. A solução terá de vir dos designers e engenheiros
da Honda.
Outro ponto também relacionado com o assento
traseiro é o encosto muito reto que não oferece, por falta de uma melhor
ergonometria, um melhor conforto. Já os bancos da frente receberam novo design,
que os tornaram muito confortáveis.
Para acionar o motor basta apertar o botão star/stop,
pois a chave é presencial, e ronco do
motor 1.5 turbo, a gasolina, deixa ouvir uma sinfonia de 173 cv que rompe sob o
capô. É música para nossos ouvidos a 5.500 rpm - mesmo do competitivo do Civic
Touring -, que gera 22,4 kgfm a partir dos 1.750 giros. Esse propulsor acoplado
a um câmbio CVT de sete velocidades, na verdade simuladas, que tornam o carro
econômico e com uma eficiente relação de marchas. Esta SUV HR-V Touring, 1.5, acredite
se quiser, vai 0 a 100k/h em 8,5 s. e a velocidade máxima chega aos 198 km/h, a
mais rápida das SUVs médias.
Para que tudo isso funcione como um relógio suiço, a HR-V tem uma
suspensão mais suave, que absorve os impactos das irregularidades do piso, graças à nova calibração
de molas e amortecedores, barra estabilizadora dianteira de maior diâmetro e a
adoção da tecnologia Agile Handling Assist (AHA), de integração de direção e
controle de estabilidade.
O design de linhas limpas, modernas,
aerodinâmicas, a nova e imponente frengte com luz diurna, faróis full LED, nova grade e faróis de novoeiro também de LED, chamam a atenção. As laterais marcadas pelo vinco decorativo que se eleva sobre o para-lamas traseiro e termina na fechadura embutida da porta traseira.
E a traseira completa esse conjunto com enormes lanternas em LED. incrustadas na tampa do porta-malas de 393 l, capacidade que triplica com o banco rebatido.
Rodas de 17” rodas, seis airbags frontais e laterais, controles de tração e de estabilidade (VSA),
assistente de partida em rampa (HSA), sistema LaneWatch - câmera colocada no retrovisor direito que anula o ponto cego do carro, permite visibilidade das manobras e durante a condução, enviando a imagem para a central de multimídia. O carro conta ainda com sensores de estacionamento, dianteiros e traseiros.
Preços
Preços
A HR-V Touring 1.5 turbo custa R$ 139.990,00.
É o seguinte o preço nas demais versões:
LX - motor 1.8 flex, 140 cv, câmbio aut. CVT - R$ 94.400,00
EX - motor 1.8 flex, 140 cv, câmbio aut. CVT 7 vel. com Paddle Shifts -
R$ 101.700,00
ELX - motor 1.8 flex 140 cv, câmbio aut. CVT 7 vel. com Paddle Shits -
R$ 111.900,00.
É o seguinte o preço nas demais versões:
LX - motor 1.8 flex, 140 cv, câmbio aut. CVT - R$ 94.400,00
EX - motor 1.8 flex, 140 cv, câmbio aut. CVT 7 vel. com Paddle Shifts -
R$ 101.700,00
ELX - motor 1.8 flex 140 cv, câmbio aut. CVT 7 vel. com Paddle Shits -
R$ 111.900,00.
Tomadas USB e de energia estão disponíveis sob o painel e na traseira |
O banco traseiro permite levantar o assento, ganhando mais espaço |
Apoio de braço regulável entre os bancos da frente... |
... esconde um porta objetos |
Controles de acionamento de vidros de excelente acabamento nas portas |
Tomada de energia e de USB para os passageiros do banco traseiro |
Som conta com alto falantes que garantem boa qualidade do som |
Teto solar panorâmico |
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