Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Petrópolis abre o Natal Imperial nesta quinta-feira (14/11), no Palácio de Cristal. O Padre Fábio de Melo faz show dentro da programação da festa, na sexta-feira, feriado



Um mundo de magia e sonhos invade Petrópolis a partir desta quinta-feira (14.11) com a abertura do Natal Imperial. A principal cidade da Região Serrana do Rio de Janeiro está nos últimos preparativos para o acender das luzes e a inauguração de toda decoração especial – que está pelos quatro cantos da cidade, mas principalmente no Centro Histórico. Um concerto abre a festa a partir de 19h no Palácio de Cristal. Toda programação organizada pela prefeitura é gratuita. Ao longo de 60 dias de festa, o público vai poder contar com a Casa do Papai Noel, shows, desfiles, atividades para as crianças, gastronomia e artesanato.




Para dar às boas vindas ao evento, se apresentam o Coral de Sinos do IPAE, o Vocal Somos Um e a orquestra Compasso Jazz Band. No dia seguinte, feriado de Proclamação da República, 15 de novembro, o destaque da programação é a apresentação do padre Fábio de Melo, no Parque Municipal, em Itaipava, aberto ao público. A expectativa para todo o evento é superar o número de visitantes do ano passado, quando mais de 450 mil pessoas passaram pelos espaços da festa.



“A cidade se ‘veste’ de Natal neste período, com milhares de lâmpadas enfeitando as árvores, prédios, postes, além de uma decoração especial que torna o município um cenário encantador para os moradores e turistas. Nesse período, não faltam atividades para toda a família e o nosso objetivo é resgatar o verdadeiro sentido do Natal, que é a união das famílias, a prosperidade, o amor”, frisa o prefeito Bernardo Rossi. “E Petrópolis está preparada para receber todos os turistas nesse período, com comércio, hotéis, restaurantes à disposição e no clima da festa”, completa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.


Casa do Papai Noel, desfiles e corais entre os destaques da programação Entre os destaques do Natal Imperial está a Casa do Papai Noel, que este ano vai funcionar no Palácio de Cristal, um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Por lá, o público vai poder contar não só com a casa do “Bom Velhinho”, mas também uma cenografia especial que promete encantar, principalmente, as crianças. O espaço também recebe diversos shows, como de bandas e corais, além de artesanato e gastronomia. As barracas de comida estarão separadas por gastronomia típica de vários países, como Japão, Itália, Alemanha, Portugal, entre outras. A Casa do Papai Noel funciona todos os dias, de segunda à sexta-feira, das 17h às 20h; sábados e domingos das 11h às 14h e das 17h às 20h (os dias 23, 24 e 25 de dezembro funcionarão nos mesmos horários do fim de semana). Vale lembrar que o Palácio fica aberto todos os dias, a partir de 9h.


“O Palácio será o coração da festa, o local onde a programação será concentrada. Mas teremos atividades por outros espaços, como na Praça da Liberdade, a Rua do Imperador, Itaipava. Ou seja, ao longo desses 60 dias não vão faltar atrações para o público. Além, claro, de toda decoração e iluminação que estarão por toda a cidade”, frisa o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Marcelo Florencio.


Sucesso nas edições passadas, as Paradas Iluminadas estarão de volta. Este ano, os desfiles acontecem nos dias 08, 15 e 22 de dezembro, na Rua do Imperador, às 19h. É um espetáculo a céu aberto, que conta com fantasias e alegorias de Natal, além de uma trilha sonora inspiradora, que levará o público a mergulhar nesse clima de encantamento. Um desfile de Natal também acontece em Itaipava, no dia 14 de dezembro, às 20h.



Já a Praça da Liberdade se transforma na Vila Imperial, com uma grande árvore de 30 metros de altura, decoração especial e gastronomia, além de atrações culturais, como shows do Trio Dubrá, Carol Coutas, Dois Num Samba, entre diversos outros.

Por toda a cidade, casas e estabelecimentos comerciais também entram no clima da festa e ganham um estímulo extra com os concursos da “Casa Mais Enfeitada” e “Vitrine Mais Enfeitada”.


Turismo preparado para receber os visitantes Com a cidade vibrando com o Natal Imperial, a rede hoteleira do município se preparou para receber os visitantes. São 6.325 leitos à espera dos turistas, além de mais de 300 restaurantes, bares, pizzarias, bistrôs.Os polos de moda da Rua Teresa e 16 de Março também terão decoração especial e ainda uma programação cultural para fazer os consumidores entrarem no clima da festa.



Além da programação de Natal, o visitante pode contar com os circuitos tradicionais da cidade. Petrópolis é um museu a céu aberto em seu Centro Histórico, com rico patrimônio preservado com prédios, casarões e igrejas do século XIX e início do século XX. As avenidas arborizadas e floridas completam o charme do município, que conta com sinalização especial e interpretativa em português e inglês no chamado “Circuito a Pé”. 



Nos casarões históricos também é possível perceber a influência dos imigrantes alemães, italianos, sírio-libaneses e portugueses que tornaram Petrópolis uma das cidades mais importantes no cenário turístico do país. Pelo Centro Histórico todo percurso pode ser feito a pé. Mas a cidade conta com circuitos turísticos por todo município.Apesar de o carro chefe ser o turismo histórico-cultural, Petrópolis também oferece opções de ecoturismo, turismo rural, turismo de compras, gastronômico, cervejeiro e religioso por todos os distritos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.