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quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

A RENAULT COMEMORA HOJE 15 ANOS DE PRESENÇA NO BRASIL, ONDE POSSUI TRÊS FÁBRICAS COM CAPACIDADE DE PRODUÇÃO DE 60 MIL VEÍCULOS POR ANO QUE JÁ PRODUZIRAM NO PERÍODO 1,8 MILHÃO DE VEÍCULOS E 2,9 MILHÕES DE MOTORES E VEM REGISTRANDO RECORDES DE VENDAS ANO APÓS ANO. OS VELHOS GORDINIS, CARROS DA MARCA FRANCESA NA DÉCADA DE 1960 JÁ CIRCULARAM PELAS NOSSAS RUAS E ESTRADAS. PARA QUEM TIVER CURIOSIDADE EM CONHECER A TRAJETÓRIA DA RENAULT NO BRASIL, PUBLICAMOS UM LONGO TEXTO ENVIADO PELA ASSESSORIA DE IMPRENSA DA MARCA CONTANDO SUA HISTÓRIA NO NOSSO PAÍS.

A Renault aposta na alavancagem das vendas com o Novo Logan, o último lançamento da marca.

Hoje (4/12), a Renault comemora 15 anos de produção no Brasil e tem em cada um dos 1,8 milhão de veículos produzidos, um motivo para celebrar. 

Primeira newcomer a acreditar no potencial do mercado brasileiro, sua relação com o país remonta à década de 60, quando os primeiros modelos Gordini e Interlagos circularam por suas ruas e estradas, produzidos sob licença pela Willis Overland. 

E, a partir da inauguração da sua primeira fábrica, dia 4 de dezembro de 1998, a Renault iniciou uma nova etapa em sua trajetória de sucesso, garantindo um lugar entre os principais fabricantes brasileiros de automóveis.


O Paraná, estado que acolheu e apoiou a iniciativa da implantação da Renault no Brasil, foi o local escolhido para sediar a nova planta, em São Jose dos Pinhais, região metropolitana, de Curitiba. 

Ali, em março de 1996 foi lançada apedra fundamental, marcando o início das obras. 

Na ocasião, o então presidente do Grupo Renault, Louis Schweitzer e o presidente da Renault do Brasil, Pierre Poupel, estavam acompanhados de Viviane Senna, que veio prestigiar a justa homenagem preparada pela Renault ao seu irmão, o piloto Ayrton Senna, dando nome ao complexo industrial.

Dois anos e meio depois já estavam em sendo montados os primeiros modelos que surpreenderiam o mercado brasileiro pela inovação e modernidade. 


O modelo Scénic, primeiro Renault fabricado no Brasil, inaugurou o segmento das minivans no País e,assim como Clio, que veio logo em seguida, destacou-se pelo design inovador e também pela preocupação com a segurança: foram os primeiros veículos com airbag de série produzidos no País.

Depois da fábrica de veículos de passeio, em 1999, o Complexo Ayrton Senna inaugurou a fábrica de motores e, em 2001, a fábrica de veículos comerciais leves, da Aliança Renault-Nissan, produzindo veículos das duas marcas. 

Com capacidade instalada de produção de 60 mil veículos por ano, seu volume acumulado de produção já ultrapassa os 250 mil veículos. 

Juntas, as três fábricas já produziram, nestes 15 anos, cerca de 1,8 milhão de veículos e 2,9 milhões de motores.

Consolidada a estrutura de produção, as conquistas foram sendo alcançadas ao longo desses 15 anos de Brasil. 

Desde que a primeira Scénic saiu rodando da linha de montagem, a Renault realizou 127 lançamentos, assumiu a quinta posição entre as montadoras do País (7% de participação média de mercado nos últimos cinco meses) e o número de colaboradores cresceu mais de 10 vezes, chegando a 6.500 empregos diretos, gerando ainda outros 25 mil indiretos só no Paraná. 

Além disso, desde 2011, o Brasil tornou-se o segundo maior mercado da marca no mundo, atrás apenas da França.

“Hoje a Renault é uma empresa brasileira, nossos produtos são referência em seus segmentos, geramos oportunidades de emprego e renda e contribuímos com a evolução da sociedade, o que nos orgulha muito”, destaca Olivier Murguet, presidente da Renault do Brasil.

PLANO ESTRATÉGICO DE CRESCIMENTO
A Renault realizou importantes conquistas no mercado brasileiro nestes 15 anos, posicionando-se entre as 5 principais montadoras do País, e continua evoluindo. 

Seu marketshare avançou significativamente nos últimos anos, alcançando médias de crescimento superiores às do mercado. Em 2012, por exemplo, seu crescimento foi de 24%, 4 vezes maior que o do mercado (6%). 

Nos últimos meses chegou a uma participação média de 7% (a meta é alcançar 8% até 2016). Além disso, o Sandero está entre os 8 veículos mais vendidos do País e os modelos Duster e Logan fazem sucesso em seus segmentos


Este sucesso foi alcançado graças à sua estratégia de crescimento, baseada em três pilares: Ampliação da rede de concessionárias, Ampliação e renovação da gama de produtos e Aumento da capacidade instalada. 

A rede de concessionárias, fundamental para o crescimento das vendas, ganhou 100 novas lojas só nos últimos 3 anos, e os planos de expansão continuam. 

O ano de 2013 deve encerrar com 40 novas lojas, ou seja, 17% a mais que 2012, totalizando 275 revendas (cobertura de 83% do território nacional).

Quanto à ampliação e renovação da gama, desde 2011 foram lançados mais de 20 novidades. 

Em 2013, a Renault apresentou dois novos produtos: o Novo Master, totalmente reformulado – mesmo modelo comercializado na Europa, capaz de receber mais de 70 diferentes configurações - e o Novo Logan, que chega com inovação acessível, mais conforto, sofisticação e design moderno, sem perder as características que o consagraram, como robustez, baixo custo de manutenção, espaço interno e três anos de garantia. 

Até 2016 a Renault deverá realizar 9 novos lançamentos.

MAIS DE R$6 BILHÕES EM INVESTIMENTOS
Ao longo desses 15 anos, o Complexo Ayrton Sennaprecisou adaptar-se ao ritmo de crescimento do mercado e da própria marca. Somados os investimentos iniciais até os mais recentes, foram aplicados na operação brasileira cerca de R$ 6 bilhões. 

As inversões mais recentes, destinadas ao aumento da capacidade de produção, somaram R$ 500 milhões (de um total de 1,5 bilhão para o período 2010-2015).

Realizada em tempo recorde - apenas 2 meses – estas obras aumentaram a capacidade de produção do Complexo Ayrton Senna de 280 mil para 380 mil veículos por ano, somadas as capacidades da fábrica de veículos de passeio, que após a ampliação passou de 220 mil unidades anuais para 320 mil, e a de veículos utilitários leves, cuja capacidade de produção é de 60 mil veículos por ano.

Estes investimentos contemplaram também a construção de um novo Centro de Preparação Logística (35.000 m² e 12 metros de altura). 

É importante destacar que a conquista de novos patamares de produção vem acompanhada também da geração de novos empregos. 

Desde 2011 foram abertos 1.200 novos postos de trabalho, e hoje a Renault conta com cerca de 6.500 colaboradores diretos.


ENGENHARIA E DESIGN
Além de uma boa estrutura de vendas e de produção, o crescimento da marca pressupõe também uma gama de produtos sempre renovada e adaptada ao estilo e ao gosto do consumidor.

Por isso, a Renault investiu fortemente também no desenvolvimento do capital humano, implantando no Brasil estruturas de ponta em engenharia e design.

No Complexo Ayrton Sennaencontra-se o Renault Tecnologia Américas (RTA), um centro de engenharia estruturado em 2007, que conta hoje com cerca de 600 engenheiros no Brasil focados em novas tecnologias, entre elas as que permitem a construção de propulsores cada vez mais econômicos e eficientes. 

Graças ao trabalho do RTA, a Renault se destaca no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular com seis modelos nota A em consumo de combustível.

Já o Renault Design America Latina (RDAL), inaugurado em 2008, está localizado na cidade de São Paulo. Trata-se do primeiro estúdio de design da marca no continente americano, colocando o Brasil no seleto grupo de 5 países escolhidos para abrigarem os centros de criação nesta área em todo o mundo.


MAIS PRÓXIMA DA SOCIEDADE E DO MEIO AMBIENTE
A Renault é uma empresa que estar sempre próxima da sociedade. Para assegurar a sua participação em ações que visam a melhoria de vida dos brasileiros e a preservação da biodiversidade, em 2010, durante o Salão do Automóvel de São Paulo, foi lançado o Instituto Renault. 

Nestes três anos de atuação, o Instituto desenvolveu esforços e apoiou iniciativas focadas na melhoria da qualidade de vida das pessoas, acumulando investimentos da ordem de R$ 9 milhões, impactando direta ou indiretamente mais de 300 mil pessoas.

Através do Instituto, a Renault se aproxima ainda mais das comunidades onde atua e pode traçar ações planejadas, capazes de dar uma nova perspectiva e melhorar a qualidade de vida de crianças, jovens e adultos. 

O Instituto Renault atua em quatro eixos principais: Educação, Segurança no Trânsito, Desenvolvimento Social e Diversidade e Sustentabilidade Ambiental e mobilidade.

No âmbito institucional, a Renault firmou os direitos de namingrights de importantes instituições. Em São Paulo, obteveo direito sobre o nome do principal palco da cidade de São Paulo, hoje denominado Teatro Renault, destinado às grandes montagens da Broadway. Em Curitiba, a marca dá nome ao Expo Renault Barigui, um centro de exposições instalado no principal parque da capital paranaense, o Parque Barigui. Neste ano, a Renault patrocinou o Festival de Teatro de Curitiba, o maior do gênero no País e patrocinará também a tradicional escola de samba Acadêmicos do Salgueiro para o Carnaval 2014, cujo tema será a criação do mundo.


CUIDADOS AMBIENTAIS
Os cuidados com o meio ambiente fizeram da Renault do Brasil uma das montadoras com a maior área preservada do País: 60% de seus 2,5 milhões de m² são de matas nativas, compresença de mais de 140 espécies de mamíferos, aves, peixes, anfíbios e répteis. Hoje 100% de seus resíduos industriais são gerenciados: 95% é reciclado e o restante reprocessado. O Complexo Ayrton Senna possui a certificação ambiental14.001 desde 2003.

PIONEIRISMO EM MOBILIDADE ZERO EMISSÃO
A Renault, líder mundial na comercialização de veículos movidos à eletricidade,está dando passos importantes na difusão da tecnologia dos veículos zero emissão também no Brasil.

Até o momento, 40 unidades já foram comercializadas junto a instituições que têm projetos ligados ao uso dessa tecnologia: CPFL Energia (2 unidades) Itaipu Binacional (32 unidades do Twizzy) e FedEx (6 unidades do modelo Kangoo Z.E. Maxi).

No âmbito da Aliança Renault-Nissan, que está investindo 4 bilhões de euros para desenvolver veículos que não utilizam petróleo como combustível e podem ser recarregados com energia pura e renovável, já foram comercializados mais de 100.000 carros com emissão zero, em pouco menos de três anos de mercado, o que é mais do que foi comercializado por todas as demais montadoras juntas.


RENAULT - FATOS E NÚMEROS
Investimentos
R$ 6 bilhões investidos desde o início das operações (já inclui o R$ 1,5 bilhão do ciclo 2010-2015)

Faturamento
R$ 13,8 bilhões em 2012
Aumento capacidade produtiva
R$ 500 milhões em investimentos (parte do plano de R$ 1,5 bilhão entre 2010e 2015)
Produção de mais 100 mil carros/ano (totalizando de 380.000 carros/ano)



Exportação
Maior exportadora do Paraná, foram R$ 2,2 bi em exportação em 2012 com:
Mais de 54.000 carros exportados para 7 países
E mais de 135.000 motores exportados
Histórico: mais de 350.000 carros exportados

Recursos Humanos
Colaboradores
6.500 empregos diretos
25.000 empregos indiretos só no Paraná
- Cerca de 600 engenheiros no Renault Tecnologia Américas em Curitiba (1.000 nas Américas)
1.200 novos empregos gerados nos últimos 2 anos.



Benefícios sociais
R$ 55 milhões em benefícios aos colaboradores e dependentes (assistência médica e odontológica, seguro de vida, transporte, alimentação, treinamento).

Assistência médica e odontológica
R$ 22 milhões em assistência médica e odontológica em 2012
Mais de 100 mil consultas/ano

Transporte Privado
R$ 12,7 milhões/ano - 200 linhas de ônibus/entrada ao dia

Alimentação
137 mil refeições/mês 

Treinamento
R$ 2,6 milhões - 153 mil horas/ano
Escolas conveniadas com a Renault: FAMEC/ ENSITEC/SENAC/ UTFPR


Cronologia
1996
29 março acontece cerimônia de Lançamento da pedra fundamental em área de São José dos Pinhais –PR, que marca o início das obras de construção do Complexo Ayrton Senna.

1997
Criado o Centro de Treinamento de Jundiaí
Inaugurado armazém de peças de Jundiai (novas instalações em 2001).

1998
Dia 4 Dezembro inaugurada a primeira fábrica do Complexo Ayrton Senna a de Veículos de Passeio (CVP), com as presenças do Pres. da República, Fernando Henrique Cardoso, Gov . Estado PR Jaime Lerner, e Louis Schweitzer. Presidente do Grupo Renault e de Viviane Senna, irmã do piloto e presidente do Instituto Ayrton Senna.



600 colaboradores diretos
58 pontos de vendas – concessionárias
542 veículos de passeio produzidos no ano
1,2% de participação de mercado.

1999
Lançamento da Scénic - que inaugura o segmento das Minivans no Brasil – e também do Clio Hatch5 portas.

Todos os modelos saem de linha com airbag - 1ª montadora do Brasil a adotar esta prática.
Dezembro - Inaugurada a Fábrica de Motores do Complexo Ayrton Senna.

1.400 colaboradores diretos
100 pontos de vendas – concessionárias
2,6% de participação de mercado.

2000
Início produção motores 1.6 16V (K4) e 1.0 16V (D4)

Fábrica de Motores 30.000 motores produzidos



Lançamento do Clio Sedan
2.200 colaboradores diretos
138 pontos de vendas – concessionárias
3,8% de participação de mercado.

2001
Dezembro Inauguração da Fábrica de Comerciais Leves – primeira a operar pela Aliança Renault Nissan – produção do Master e das NissansFrontier e Xterra
Inauguração do Armazém Central de Peças.
150.000 veículos de passeio e comerciais leves.

2.800 colaboradores diretos
180 pontos de vendas – concessionárias
4,6% de participação de mercado.

2002
Produção atinge 32 veículos por hora
Início produção Scénicreestilizada
Fábrica de Motores inicia a produção Motor 1.0 8V
250 mil motores produzidos/acumulado

2.600 colaboradores diretos

182 pontos de vendas – concessionárias
200.000 veículos de passeio e comerciais leves produzidos
4,3% de participação de mercado
Lançamento da Fórmula Renault e Copa Clio no Brasil.

2003
Início produção das novas gerações do Clio Hatch 5p e Clio Sedan
Lançamento Clio Hatch 3p
2.500 colaboradores diretos
174 pontos de vendas – concessionárias
4,3% de participação de mercado.

2004
Inicia a produção do motor 1.6 16v bicombustível.
600.000 motores produzidos /acumulado
Lançado o Clio c/motor hi-flex 1.6 16v
2.600 colaboradores diretos
3,6% de participação de mercado
148 pontos de vendas – concessionárias
350.000 veículos de passeio e comerciais leves produzidos
3,6% de participação de mercado.

2005
Início das operações do Armazém de Peças de São José dos Pinhais
Lançamento dos veículos equipados com motores 1.0 flexfuel.
2.700 colaboradores diretos
146 pontos de vendas – concessionárias
2,9% de participação de mercado.

2006
Inicia produção Mégane Sedan e Mégane Grand Tour
500.000 veículos de passeio e comerciais leves
Atingimento da marca de 1.000.000 de motores produzidos
3.000 colaboradores diretos
147 pontos de vendas – concessionárias
2,8% participação de mercado.

2007
Inicia produção a Logan e do Sandero
Fim de produção dos modelos Clio Sedan e Clio Hatch (transf. para Fábrica Santa Isabel - Arg)
Início produção motores 1.6 8V
Instalado Renault Tecnologia Américas no Complexo Ayrton Senna. O RTA tem por objetivo desenvolver produtos voltados às necessidades e ao perfil do consumidor latino-americano e conta hoje com uma equipe de cerca de 600 engenheiros.
4.400 colaboradores diretos
152 pontos de vendas – concessionárias
3,1% de participação de mercado.

2008
Inauguração do Design America Latina (RDAL), em São Paulo. O RDAL foi o primeiro estúdio de design da marca no continente americano, que colocou o Brasil no seleto grupo de países escolhidos pela Renault para a abrigarem seus centros de criação nesta área.
Inicia produção do SanderoStepway
750.000 veículos de passeio e comerciais leves produzidos
4.300 colaboradores diretos
160 pontos de vendas – concessionárias
4,3% de participação de mercado.

2009
Chegada do Symbol ao mercado brasileiro
Lançamento da nova geração Master
1.600.000 motores produzidos/acumulado
Primeiro RoadShow Renault F1 em São Paulo.
1º Renault Experience na PUC Paraná, com participação de aprox. 1.200 alunos.
4.600 colaboradores diretos
168 pontos de vendas – concessionárias
3,9% de participação de mercado
A Renault entra no Twitter.

2010
Inauguração do Instituto Renault e do Grupo Women@Renault durante o Salão do Automóvel de São Paulo
Inicia produção nova versão Logan
Fim de produção Scénic
Fim de produção MéganeSendan
5.000 colaboradores diretos
175 pontos de vendas – concessionárias
4,8% de participação de mercado
Renault inicia sua participação no Facebook.

2011
Inicia produção Duster, e dos novos modelos doSanderoe SanderoStepway.

Chegada do Fluence ao mercado Brasileiro

Setembro 2011 Renault eleita pela 1ª vez uma das 150 melhores empresas para trabalhar segundo a Revista Exame.

Atingida a marca de 1 milhão de veículos vendidos e 2 milhões de motores produzidos
Aberto o terceiro turno de produção, o que motivou 1000 novas contratações.

Brasil torna-se o 2º maior mercado da marca dentro do Grupo, superado só pela França.
Outubro presidente Carlos Ghosn anuncia plano de R$ 1,5 bi para período 2010-2015 em evento realizado no Complexo Ayrton Senna.
6.000 colaboradores diretos
204 pontos de vendas – concessionárias
5,6% de participação de mercado.

2012
Firmados os namingrightsdo Expo Renault Barigui, em Curitiba, e do Teatro Renault, em São Paulo.

Inauguração do novo prédio da estamparia e início das operações da nova linha de cortes de chapa de aço - com capacidade para 180 mil peças por mês. 

8 dezembro - paralisação das atividades para realização das obras de ampliação do CAS.
Maior exportadora do estado - R$ 2,3 bilhões de exportações de carros e motores.

Em 2012 
Crescimento de 24%, 4 vezes mais do que o mercado
Fim de produção Mégane Grand Tour
1 milhão de fãs no faceboock
Inauguração do primeiro Renault Minuto e Renault Pro+


Início do projeto Mãe na Direção
6.500 colaboradores diretos


235 pontos de vendas
1.600.000 veículos de passeio e comerciais leves produzidos.
Venda de 241 mil veículos 6,6% de participação de mercado.


2013
Fevereiro (7) retomada a produção da CVP – fim das obras de ampliação.
Inauguração da nova fábrica de automóveis, responsável pela produção dos modelos Duster, Sandero e Logan, cuja capacidade de produção passa de 220.000 para 320.000 unidades anuais. 


A fábrica de comerciais leves mantem sua capacidade em 60 mil veículos por ano.

Inaugurado o Centro de Preparação Logística (CPL). 
Totalmente novo, o centro recebe peças e componentes de mais de 140 fornecedores, em um movimento médio diário de 200 caminhões e 25 contêineres.
Renault é patrocinadora do Festival de Teatro de Curitiba, o maior do gênero no País.
Lançamento do Novo Master e do Novo Logan.
15 anos de produção no Brasil.

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