Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

RENAULT INVESTE PESADO NA CHINA E CRIA EMPRESA DE JOINT VENTURE DONGFENDG RENAULT, COM A MONTADORA CHINESA DONGFEND MOTOR. A PARTIR DE 2016 A NOVA COMPANHIA TERÁ UM FÁBRICA QUE PRODUZIRÁ 150 MIL CARROS NA PRIMEIRA FASE, PASSANDO PARA 300 MIL EM SEGUIDA. O INVESTIMENTO É DE QUASE 900 MILHÕES DE EUROS


Carlos Ghosn, CEO da Renault, e Xu Ping, CEO da Dongfeng Motor, formalizaram a criação da empresa Dongfeng Renault Automotive Company (DRAC), joint venture destinada à produção de veículos na China.

O projeto recebeu aprovação da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC), em 2 de dezembro de 2013.

Com participação acionária dividida igualmente (50/50) entre os parceiros, a nova empresa se beneficiará de um investimento total de 7,76 bilhões de yuanes (870 milhões de euros).

Segundo os termos do acordo assinado entre a Dongfeng e a Renault, a futura fábrica começará a produzir a partir de 2016.

Sua capacidade será de 150.000 veículos por ano, na primeira fase, devendo dobrar em seguida.

A fábrica ficará localizada em Wuhan, capital da província de Hubei, cobrindo uma área de 95 hectares. O projeto industrial criará 2.000 empregos diretos.

Cada um dos parceiros aportará suas competências e know-how para o sucesso da cooperação, graças a inúmeras sinergias tanto em P&D como em matéria de inovação ou design.

Em um primeiro momento, o planejamento de produto da DRAC prevê uma nova gama de crossovers. Posteriormente, a joint venture lançará uma gama de veículos sob uma marca local. A comercialização dos primeiros veículos está prevista para 2016.

Presente no mercado chinês de veículos importados, a Renault acelera sua presença na China através da produção local, com oportunidades significativas de crescimento no primeiro mercado automobilístico mundial.

Em 2013, a Renault reforçou sua presença no mercado de veículos importados da China, com mais de 30.000 unidades vendidas, principalmente graças ao sucesso do Koleos e à comercialização de uma gama de sedans que vai do Fluence ao Talisman.

O grupo está expandindo sua rede de concessionárias, que deverá passar de 92 pontos de venda em 2013 para 120 em 2016.

“O lançamento do projeto Dongfeng-Renault marca o início de uma extensa cooperação entre a Dongfeng e a Aliança Renault-Nissan”, declarou Xu Ping, CEO da Dongfeng Motor.

Sobre a Renault
Montadora de automóveis desde 1898, a Renault é um grupo internacional que vendeu mais de 2,5 milhões de veículos em 118 países em 2012.

Seus aproximadamente 128.000 colaboradores estão distribuídos em 38 plantas industriais.

Para responder aos grandes desafios tecnológicos do futuro e manter uma estratégia de crescimento rentável, o Grupo se apoia no desenvolvimento internacional, a complementariedade de suas três marcas (Renault, Dacia e Renault Samsung Motors), o veículo elétrico, a aliança com a Nissan, assim como suas parcerias com a AVTOVAZ e a Daimler.

Com 12 títulos de Campeão Mundial da Fórmula 1 conquistados em 36 anos, a Renault fez da categoria máxima do automobilismo esportivo um vetor de inovação, imagem e notoriedade da marca.

Sobre a Dongfeng
A Dongfeng Motor Corporation (DFM) é uma das principais estatais que operam sob a supervisão direta do Conselho de Estado chinês para a administração e supervisão dos ativos do Estado.

A empresa é um dos três gigantes do setor automotivo na China. Ao final de 2012, o total de ativos da DFM chegou a 228,4 bilhões de yuanes e 160.000 colaboradores.

A Dongfeng vendeu mais de três milhões de veículos em 2012, obtendo um faturamento de 389,4 bilhões de yuanes. Ocupando a 146ª posição no ranking Fortune Global 500, 18ª entre as 500 maiores empresas chinesas e quarta no ranking das 500 maiores indústrias da China, a Dongfeng vendeu 2,8 milhões de veículos desde o início do ano (acumulado ao final de outubro de 2013), o que corresponde a um crescimento de 11%, consolidando sua posição de número dois na China.

A Dongfeng se beneficia de grande notoriedade no mercado automobilístico chinês.

O grupo chegou à 10ª posição no ranking das marcas que obtiveram maior crescimento na China e faz parte das 500 marcas mais célebres em todo o mundo.

Em seu 12º plano quinquenal, a Dongfeng vai implementar seu objetivo estratégico baseado no slogan “Be strong, be best, become the strongest in the nation and a world-class car manufacturer” (“Ser forte, ser a melhor, tornar-se a mais poderosa na nação e uma montadora de automóveis de classe mundial”).

O slogan “Be strong, be best” é a prioridade da Dongfeng, e a inovação, desenvolvimento, abertura e uma maior cooperação são valores importantes para o grupo.

O plano prevê melhor alocação de recursos para acelerar o desenvolvimento e a qualidade das operações do grupo e, de maneira sustentável, atingir o objetivo de comercialização de 5 milhões de veículos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.