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segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

PRONTO! AGORA ESTÁ GARANTIDA A PRODUÇÃO DE CARROS BMW NO BRASIL. A PEDRA FUNDAMENTAL DA PRIMEIRA FÁBRICA DA MARCA ALEMÃ FOI CONCRETIZADA, HOJE, EM SANTA CATARINA. O PRIMEIRO CARRO, UM BMW 320i ACTIVEFLEX - O PRIMEIRO TURBOFLEX DO MUNDO - ESTÁ PREVISTO PARA SAIR EM OUTUBRO DE 2014 DA LINHA DE PRODUÇÃO. O CARRO FOI APRESENTADO NA SOLENIDADE DE QUE PARTICIPARAM ALTAS AUTORIDADES DA REPÚBLICA



Sediada em Araquari (SC) e com início da produção previsto para outubro de 2014, unidade terá capacidade de produção de 32 mil veículos/ano, gerando 1.300 empregos diretos

O BMW Group realizou, nesta segunda-feira (16) a solenidade de lançamento da Pedra Fundamental da sua primeira fábrica de automóveis na América do Sul, em Araquari (SC), de que participaram o vice-presidente da República, Michel Temer; o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, CEO para as Américas do BMW Group, Ludwig Willisch, e o presidente e CEO do BMW Group Brasil, Arturo Piñeiro.

“Com a construção da fábrica no Brasil, que produzirá os modelos Série 1, Série 3, X1, X3 e MINI Countryman, reforçamos o nosso compromisso com o País e agregamos um marco na estratégia de crescimento em longo prazo do BMW Group, assegurou Ludwig Willisch.

"O Brasil possui uma economia que vem se consolidando globalmente e é um mercado com um enorme potencial de crescimento futuro”, disse ao anunciar o início das operações na nova fábrica para outubro de 2014.


BMWs brasileiros
O investimento realizado na construção da fábrica é de mais de 200 mihões de euros (cerca de R$ 600 milhões) com capacidade instalada de 32 mil veículos ao ano.

A fábrica catarinense gerará 1.300 empregos diretos, dos quais 60 já foram preenchidos, além de aproximadamente 2.500 indiretos em um primeiro momento, contando fornecedores, parceiros de negócios e novos concessionários.

Comemoração em Munique
Em Munique (Alemanha), o lançamento da Pedra Fundamental foi comemorado por Harald Krüger, membro do Conselho Administrativo da BMW AG, para quem a nova unidade produtiva no Brasil será um elemento importante em nossa rede internacional de produção e terá uma contribuição significativa para o crescimento lucrativo e sustentável do BMW Group.

Nosso princípio estratégico, acrescentou o executivo, de que a produção segue a demanda de mercado já se mostrou muito efetivo em países como EUA e China "e também assegurará o sucesso de nosso negócio no Brasil”.

O BMW Group objetiva atingir crescimento balanceado em todos os mercados e continentes. Economias emergentes como Brasil, Rússia, Índia e Coréia do Sul possuem um papel essencial para o alcance dessa meta.

A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvati, governador Raimundo Colombro, de Santa Catarina, Ludwig Willisch, CEO para as Américas do BMW Group, Michel Temer, vice-presidente da República, e Arturo Piñeiro presidente e CEO do BMW Group Brasil, plantaram uma árvore símbolo da sustentabilidade ambiental da futura fábrica da BMW

Ao construir uma nova fábrica no Brasil, o grupo expande sua rede de produção mundial, que abrange 29 unidades produtivas e de montagem em 13 países de quatro continentes.

Com uma área construída principal de cerca de 500 mil m2, a infraestrutura na unidade produtiva contemplará as atividades de montagem, soldagem, sistemas de pintura e logística, além de prédios administrativos e auxiliares.

Além da fábrica, o BMW Group também está montando um centro de treinamento, exatamente com as mesmas características da fábrica, inclusive uma linha de montagem, na cidade de Joinville (distante 20 quilômetros de Araquari), para qualificação dos funcionários que serão contratados para atuar na linha de produção.

Além da nova fábrica de Araquari, o BMW Group produz motocicletas no Brasil desde 2010, em sua unidade localizada na cidade de Manaus, na qual são produzidos os modelos BMW G 650 GS, BMW F 800 R, BMW F 800 GS e BMW F 800 GS Adventure.

BMW 320i ActiveFlex: o primeiro 
veículo premium turbo flex do mundo
Ludwig Willisch, chefe da região das Américas, a BMW Group; e Michel Temer, vice-presidente da República Federativa do Brasil; no lançamento do BMW 320i ActiveFlex no Brasil.
Na cerimônia a montadora apresentou o BMW 320i ActiveFlex - que está disponível nas concessionárias da marca desde novembro -, primeiro veículo premium turbo flex do mundo, que torna a BMW pioneira ao desenvolver essa tecnologia inédita na indústria automotiva.

O motor 2.0 que equipa o veículo combina as tecnologias BMW TwinPower Turbo e BMW ActiveFlex, com turbo compressor e injeção direta de combustível, projetado para o uso flexível de combustíveis etanol e gasolina.

Especialmente desenvolvido para o mercado brasileiro, o novo propulsor fez sua estreia no sedã BMW 320i ActiveFlex, primeiro veículo premium e turbo que oferece liberdade na escolha do combustível.

“Este ano a tecnologia flex completa 10 anos no Brasil, o que faz de nosso País o líder no uso de biocombustível no setor automotivo há muitos anos, sendo a segunda nação do mundo na produção de etanol e o maior fabricante de veículos com tecnologia flex, que hoje representam 98% do mercado nacional. Com a introdução do BMW 320i ActiveFlex, o consumidor brasileiro tem o primeiro modelo no segmento de luxo que permite aproveitar as vantagens econômicas e sustentáveis do etanol”, ressaltou Arturo Piñeiro, presidente e CEO do BMW Group Brasil.

Com quatro cilindros, o motor 2.0 desenvolve potência de 184 hp entre 5.000 e 6.250 rpm e torque de 270 Nm de 1.250 a 4.500 rpm, mantendo a alta performance, a perfeição no funcionamento e a eficiência no consumo, características tradicionais da marca.

Em conjunto com a transmissão automática de oito velocidades e tração traseira, o propulsor leva o BMW 320i ActiveFlex de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e à máxima de 235 km/h – o mesmo desempenho do modelo a gasolina.

A tecnologia BMW TwinPower Turbo permite controlar a preparação da mistura de combustível, garantindo desempenho e conforto ao dirigir, seja qual for a proporção de gasolina ou etanol.

Além das modificações no tanque e sistema de alimentação, os elementos que constituem a tecnologia BMW ActiveFlex incluem um sensor de combustível extremamente preciso localizado na parte inferior da carroceria, próximo ao motor.

Esse sensor determina o conteúdo de etanol na mistura alimentada pela bomba de combustível, antes de chegar ao sistema de injeção.

Para garantir um funcionamento preciso do motor, também foram adotados o sistema de injeção direta de combustível High Precision Injection e o controle variável do curso de válvula de admissão, conhecido como Valvetronic.

A tecnologia High Precision Injection permite uma partida segura e espontânea, mesmo em condições de frio extremo, com temperaturas externas abaixo de 0º C.

Comparado aos veículos flex convencionais, que usam injetores no coletor, o BMW 320i ActiveFlex dispensa um sistema de partida alimentado com gasolina ou aquecedor elétrico de combustível, pois a injeção é feita diretamente na câmara de combustão a uma pressão de até 200 bar e a temperaturas acima de 250º C.

O Valvetronic, patenteado pelo BMW Group, consiste em um sistema totalmente variável de abertura da válvula de admissão, por meio de um servomotor elétrico.

Como resultado, a alimentação do ar é controlada diretamente nas válvulas de admissão e não por uma válvula com corpo de borboleta, que fica distante da câmara de combustão, como ocorre nos motores convencionais.

Esse controle preciso contribui para o aumento na eficiência durante mudanças de carga, seja qual for o combustível utilizado.

“O foco da BMW é aumentar a variedade de modelos oferecidos no Brasil, pois essa expansão é um elemento fundamental para consolidar o compromisso do grupo com o país”, concluiu Piñeiro.

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