Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 7 de outubro de 2014

BALANÇO DO GP DO JAPÃO. UMA CORRIDA MARCADA PELO GRAVÍSSIMO ACIDENTE DO PILOTO JULES BIANCHI QUE SE ENCONTRA AINDA INTERNADO NA UTI, EM ESTADO CRÍTICO, MAS ESTÁVEL, RENAULT SPORT F1. ESTE FOI O ACIDENTE MAIS GRAVE DESDE A MORTE DE AYRTON SENNA. ASSISTA O VÍDEO.

ASSISTA O VÍDEO DO ACIDENTE FEITO POR UM ESPECTADOR:


O carro de Jules chocou-se a 150 km/h contra um guindaste que se preparava para retirar da pista o carro de Sutil. 

O diretor das Atividades de Pista da Renault Sport F1, 
Rémi Taffin, ao lamentar a ocorrência do grave acidente   que no Grande Prêmio de Fórmula 1, do Japão, vitimou o jovem piloto Jules Bianchi disse que "os nossos corações estão com o Jules, sua família e a equipe".


O carro de Jules ficou sob a máquina


Segundo ele, as condições incertas da pista fizeram desta uma corrida difícil para todo mundo, mas, considerou que cada equipe deu o seu melhor a partir das informações de que dispunha no decorrer da prova.


Taffin ressaltou que "fizemos o possível para extrair a máxima performance de cada um de nossos grupos propulsores. Calcular o consumo de combustível, gerenciar a energia e definir as regulagens continua sendo, nestas circunstâncias, um exercício extremamente complicado".


Por isso, acrescentou, propulsionar três monopostos que acumularam pontos, sendo um deles no pódio, foi um excelente resultado.


"Agora devemos ultrapassar nossos concorrentes em matéria de performance pura, mas queremos dar os parabéns à Red Bull pela conquista de um pódio e por ter levado um segundo carro à quarta posição", disse, ao parabenizar também para a Toro Rosso: Vergne conseguiu mais uma vez uma espetacular recuperação, conseguindo acumular pontos, mesmo com a penalidade de motor".


Isso demonstra, em sua opinião, que, mesmo se estes contratempos, que nunca são bem-vindos, "eles podem ser superados graças aos grupos propulsores que temos agora".




Taffin considerou que a Lotus e a Caterham também tiveram uma sólida atuação durante este fim de semana, "e agora podemos partir confiantes para a Rússia".


"O traçado de Sochi deve ser favorável a nós e, por isso, estamos saindo do Japão com um programa de trabalho que inclui muitos pontos positivos”, concluiu.

Temporal
Fortes chuvas sacudiram o circuito durante o período da manhã e na formação do grid da prova, o que obrigou os pilotos a largarem atrás do Carro de Segurança.



A bandeira vermelha interrompeu pela primeira vez o Grande Prêmio depois de duas voltas, mas as condições climáticas melhoraram o suficiente para que os carros voltassem, sempre sob o regime do Carro de Segurança, que só deixou a a pista na nona volta, permitindo a continuação da corrida, embora com pista húmida até a interrupção definitiva do Grande Prêmio na 44ª volta.


Vettel imitou a estratégia de paradas nos boxes feita pelos pilotos da Mercedes e se manteve na pista uma volta adicional com pneus de chuva depois que o Carro de Segurança saiu de cena.

Esta tática permitiu que o atual campeão do mundo levasse a melhor sobre Ricciardo, antes de partir ao encalço dos dois pilotos da Williams.

Logo em seguida, Vettel se desvencilhou de Massa e Bottas, graças a duas manobras cheias de ousadia, sendo imitado por Ricciardo pouco tempo depois.

Agora em quarto e quinto, a dupla da Red Bull partiu para cima de Jenson Button, que estava na terceira posição, aproveitando sua parada nos boxes para ultrapassá-lo.

O britânico recuperou temporariamente seu lugar, mas as posições se inverteram novamente, quando Button parou para trocar de pneus pouco antes da interrupção definitiva do Grande Prêmio.

Jean-Eric Vergne, piloto da Escuderia Toro Rosso, ficou em nono lugar depois de ter largado do final do grid.

O francês foi penalizado por ter utilizado um sexto motor a combustão interna. Graças a uma estratégia inteligente, Vergne teve uma corrida sólida, conseguindo acumular pontos.


Já Daniil Kvyat teve um Grande Prêmio mais delicado. O jovem russo esteve várias vezes entre os 10 melhores, mas terminou sem acumular pontos, na 11ª posição.

A equipe Lotus de F1 se classificou em 15º e 16º lugares, com Romain Grosjean ultrapassando Pastor Maldonado já sob a bandeira quadriculada.

Marcus Ericsson confirmou seus belos prognósticos neste fim de semana para a equipe Caterham de F1, terminando em 17º, uma posição à frente de Max Chilton. Kamui Kobayashi terminou seu Grande Prêmio em casa na 19ª fileira.


A escuderia Infiniti Red Bull Racing consolidou seu segundo lugar na classificação dos Construtores, enquanto que Daniel Ricciardo continua em terceiro entre os Pilotos. Já Sebastian Vettel está agora na quarta posição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.