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sexta-feira, 10 de junho de 2022

"Arena of the Future" Demonstra Capacidade da Tecnologia de Carregamento por Indução para Veículos Elétricos

 

Circuito "Arena of the Future” construído pela A35 Brebemi em colaboração com a Stellantis e outros parceiros testa em campo o revolucionário carregamento elétrico por indução dinâmica para EV

O teste com o Novo 500 elétrico da Fiat mostra que a DWPT (Dynamic Wireless Power Transfer) simplifica a adesão do cliente à mobilidade elétrica, eliminando a ansiedade quanto à autonomia do veículo, e apoia a descarbonização e a sustentabilidade ambiental

Os resultados mostram que a DWPT permite a um veículo elétrico a bateria (BEV) como o Novo 500 viajar a velocidades típicas de autoestrada sem consumir a energia armazenada na bateria

A Stellantis está empenhada em oferecer liberdade de mobilidade de vanguarda como parte do seu plano estratégico Dare Forward 2030


Amsterdã, 10 de junho de 2022 – Depois de meses de testes no circuito “Arena of the Future”, a Stellantis, juntamente com os seus parceiros de projeto, demonstrou hoje em Chiari, Itália, a capacidade da tecnologia DWPT (Dynamic Wireless Power Transfer) para carregar veículos elétricos (EV) “sem fios” quando viajam em faixas de estrada específicas especialmente preparadas.

DWPT é um sistema de bobinas colocadas sob o asfalto que transfere energia diretamente para automóveis, caminhões e ônibus sem que estes precisem parar em estações de carregamento para recarregar a bateria. 

A tecnologia pode ser adaptada para todos os veículos equipados com um receptor especial que transfere a energia proveniente da infraestrutura da estrada diretamente para o motor elétrico, ampliando a autonomia e conservando a carga da bateria do veículo.

projeto-piloto da Stellantis e dos parceiros envolvidos é coordenado pela A35 Brebemi, uma empresa pertencente à operadora global de infraestruturas de transporte Aleatica, centrada em soluções de mobilidade sustentáveis e inovadoras.

“O nosso plano estratégico de longo prazo, Dare Forward 2030, é baseado na premissa de oferecer ‘liberdade de mobilidade de vanguarda’ para todos e este projeto é a verdadeira essência do nosso rumo como empresa,” afirmou Anne-Lise Richard, Head da e-Mobility Business Unit global da Stellantis. “Trabalhando com este incrível grupo de parceiros, provamos que a tecnologia de carregamento por indução consegue alimentar o nosso futuro eletrificado. Estes projetos conjuntos são passos entusiasmantes no trabalho para alcançar um tempo de vida útil mais longo para as baterias, menos ansiedade com a autonomia do veículo, maior eficiência energética, baterias de menores dimensões, desempenho notável e peso e custo mais baixos.”

O trabalho em “Arena of the Future” mostra que um BEV, como o Novo 500 da Fiat, preparado para testar o sistema consegue viajar a velocidades típicas de autoestrada sem consumir a energia armazenada na bateria. 

Os testes mostram que a eficiência do fluxo de energia do asfalto para o veículo é comparável à eficiência característica dos postos de carregamento rápido, razão pela qual o condutor não precisa de parar para recarregar. Além disso, as medições da intensidade do campo magnético provam que não há impacto sobre o condutor e passageiros.

No evento, foi apresentado um Maserati Grecale Folgore, para anunciar o iminente envolvimento da Maserati no projeto. A denominação Folgore identifica a versão totalmente elétrica da Maserati, que irá eletrificar toda a sua gama de produto até 2025. O veículo, devidamente preparado, percorrerá o circuito "Arena of the Future” para recolher dados e transmitir uma análise de desempenho pormenorizada.

O “Arena of the Future” é alimentado por corrente contínua (DC), que oferece várias vantagens concretas e únicas, incluindo:

•        Reduzir perdas de potência no processo de distribuição de energia;

•        Garantir uma integração direta com fontes de energia renovável sem necessidade de converter DC em AC;

•        Permitir a utilização de cabos mais finos do que a distribuição de corrente AC com vantagens evidentes em termos de acondicionamento, peso e ocorrência de corrente harmônica; e,

•         Usar cabos de alumínio para distribuição do corrente, que é mais fácil de obter e custa metade em comparação com o de cobre, além de ser mais leve e mais fácil de reciclar num modelo de negócio de economia circular.

A DWPT é uma das tecnologias destinadas a simplificar a abordagem do cliente em relação à mobilidade elétrica e, por fim, a responder de uma forma tangível aos requisitos para a descarbonização e a sustentabilidade ambiental no setor da mobilidade. 

A revista “Time” citou o sistema de carregamento por indução em estrada subjacente ao “Arena of the Future” como uma das 100 invenções mais importantes de 2021.

Estes objetivos são alcançáveis graças às tecnologias inovadoras oferecidas pelo 5G, pela IoT (Internet das Coisas) e por soluções de aplicação baseadas em IA que facilitam o intercâmbio de informações entre o veículo e a plataforma de gestão do sistema, aumentando a segurança em estrada e a eficiência das viagens. A transferência de energia induzida DWPT não utiliza cabos expostos, mantendo a superfície da via segura para o tráfego de pedestres.

Esta tecnologia está atraindo interesse global para desenvolvimento comercial devido à versatilidade nas suas versões indutivas dinâmicas e estáticas. Além de ser útil em estradas e autoestradas, também é adequada quando combinada com outras infraestruturas como portos, aeroportos e parques de estacionamento.

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