O novo espaço conta com um acervo inédito de exposição de armaduras de heróis pop vindas diretamente do Japão, como as do Jaspion, Jiraya e Ultraman; uma enorme tela sensível ao toque que projeta toda a linha do tempo do anime no Brasil, desde o Astro Boy, passando por Dragon Ball e Naruto; além de itens de cosplays e mangás como forma de ligar os jovens à cultura japonesa.
Prevista para ser concluída até o final de junho, mês em que se comemora os 114 anos da imigração japonesa, a reforma também contempla a instalação de uma cafeteria para trazer conveniência e conforto durante a visitação.
Revitalização do Museu
O Museu ocupa o 7º, 8º e 9º andares do prédio do Bunkyo. Ao todo, são aproximadamente 1.500 m².
No 7º andar é possível visitar passagens importantes do início da imigração, como uma réplica do navio Kasato-Maru, que trouxe para o Brasil os primeiros imigrantes contratados para trabalhar em fazendas de café, em 1908, bem como uma reprodução da cabana do imigrante.
O 8º andar retrata a vida dos japoneses a partir dos anos 30, quando a comunidade japonesa começa a viver uma nova fase de desenvolvimento no Brasil com a introdução de novas espécies de produção agrícola, o surgimento da agricultura integrada, a evolução do movimento de cooperativismo, os primeiros passos para a vida na metrópole, o início das atividades no comércio e na indústria, a retomada da imigração e a chegada de empresas japonesas ao País.
Patrocínio Toyota do Brasil
A Toyota do Brasil, engajada em diversas ações que buscam incentivar a cultura, preservação histórica e a valorização das pessoas, foi uma das principais patrocinadoras da revitalização do Prédio Bunkyo, que teve início em 2018. A iniciativa, feita via Lei Rouanet, tem como premissa básica fomentar a cultura no País.
“O Museu tem papel importante na preservação e disseminação de uma das culturas historicamente mais importantes no desenvolvimento do Brasil. A revitalização reafirma essa preocupação, que também é nossa, com a certeza de que muitos terão oportunidade de conhecer mais sobre esta história, num espaço lindo, receptivo e moderno como este inaugurado”, finaliza Viviane Mansi, Diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Toyota para América Latina e Caribe.
Serviço
Museu Histórico da Imigração Japonesa
Endereço: Rua São Joaquim, 321 – Bairro Liberdade – São Paulo (SP)
Horário: Terça a domingo, das 13h às 17h
Mais informações: www.bunkyo.org.br/br/museu-
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário