Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 22 de junho de 2022

Toyota apoia inauguração de novo andar de exposições do Museu Histórico da Imigração Japonesa. Nono andar no prédio Bunkyo terá nova área dedicada à história da comunidade nipo-brasileira a partir dos anos 50 até os dias atuais. useu ainda conta com andares dedicados à história da nação japonesa, à vinda dos primeiros imigrantes ao Brasil, à sua evolução e à chegada de empresas nipônicas ao Brasil

A partir de hoje, 22 de junho, o Museu Histórico da Imigração Japonesa inaugura uma nova área de exposição no nono andar do prédio Bunkyo - Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, no bairro da Liberdade, em São Paulo. Dedicado a contar a história da comunidade nipo-brasileira a partir dos anos 50, o espaço contou com o patrocínio da Toyota do Brasil e outras empresas de origem japonesa que atuam no País para a realização de toda a reforma, modernização e adequação do local. 

O novo espaço conta com um acervo inédito de exposição de armaduras de heróis pop vindas diretamente do Japão, como as do Jaspion, Jiraya e Ultraman; uma enorme tela sensível ao toque que projeta toda a linha do tempo do anime no Brasil, desde o Astro Boy, passando por Dragon Ball e Naruto; além de itens de cosplays e mangás como forma de ligar os jovens à cultura japonesa. 

Prevista para ser concluída até o final de junho, mês em que se comemora os 114 anos da imigração japonesa, a reforma também contempla a instalação de uma cafeteria para trazer conveniência e conforto durante a visitação. 



Revitalização do Museu 

O Museu ocupa o 7º, 8º e 9º andares do prédio do Bunkyo. Ao todo, são aproximadamente 1.500 m².

No 7º andar é possível visitar passagens importantes do início da imigração, como uma réplica do navio Kasato-Maru, que trouxe para o Brasil os primeiros imigrantes contratados para trabalhar em fazendas de café, em 1908, bem como uma reprodução da cabana do imigrante. 

O 8º andar retrata a vida dos japoneses a partir dos anos 30, quando a comunidade japonesa começa a viver uma nova fase de desenvolvimento no Brasil com a introdução de novas espécies de produção agrícola, o surgimento da agricultura integrada, a evolução do movimento de cooperativismo, os primeiros passos para a vida na metrópole, o início das atividades no comércio e na indústria, a retomada da imigração e a chegada de empresas japonesas ao País.


Patrocínio Toyota do Brasil

A Toyota do Brasil, engajada em diversas ações que buscam incentivar a cultura, preservação histórica e a valorização das pessoas, foi uma das principais patrocinadoras da revitalização do Prédio Bunkyo, que teve início em 2018. A iniciativa, feita via Lei Rouanet, tem como premissa básica fomentar a cultura no País.

“O Museu tem papel importante na preservação e disseminação de uma das culturas historicamente mais importantes no desenvolvimento do Brasil. A revitalização reafirma essa preocupação, que também é nossa, com a certeza de que muitos terão oportunidade de conhecer mais sobre esta história, num espaço lindo, receptivo e moderno como este inaugurado”, finaliza Viviane Mansi, Diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Toyota para América Latina e Caribe.

Serviço

Museu Histórico da Imigração Japonesa

Endereço: Rua São Joaquim, 321 – Bairro Liberdade – São Paulo (SP)

Horário: Terça a domingo, das 13h às 17h

Mais informações: www.bunkyo.org.br/br/museu-historico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.