Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

domingo, 31 de julho de 2022

Coluna Minas Turismo Gerais



Coluna Minas Turismo Gerais  


Jornalista Sérgio Moreira


Gruta do Maquiné descoberta em1825

Uma viagem subterrânea em meio às belezas naturais é aventura garantida para quem visita a Gruta do Maquiné, localizada na cidade de Cordisburgo, a 120 km de Belo Horizonte. A caverna, descoberta em 1825, pelo fazendeiro Joaquim Maria Maquiné, o Seu Maquiné, é considerada o berço da paleontologia brasileira e possui sete salões com belíssimas formas arquitetônicas, esculpidas pelo trabalho da água durante milênios.

O monumento está localizado a 5 km da sede municipal de Cordisburgo, na rodovia MG 421. Saindo de Belo Horizonte, o principal acesso para Cordisburgo é através da BR 040 e, em seguida, pela MG 231, no trevo próximo a cidade de Paraopeba. A exploração científica do local foi realizada pelo dinamarquês Peter Wihelm Lund, quase uma década depois do achado na fazenda de Seu Maquiné. Ele fazia peregrinações pela bacia do Rio das Velhas à procura de espécies de animais e vegetais. Durante dois anos de pesquisa, o botânico e zoólogo descobriu restos humanos e de animais pré-históricos originários do período Quaternário, que corresponde à Era Cenozoica da escala de tempo geológica. Entre eles, esqueletos de aves fossilizadas com curvaturas de até três metros.

Gruta do Maquiné se tornou ponto turístico da terra do escritor Guimarães Rosa por abrigar, ao longo de 650 metros, belas esculturas naturais e estalactites de diversas formas no teto da caverna. A área aberta para os visitantes, com aproximadamente 400 metros de extensão, é estrategicamente iluminada para realçar as figuras desenhadas pelo tempo. O passeio pela gruta é feito por seguras passarelas e é acompanhado por um guia local.


Os salões e as galerias encantam e provocam a imaginação do turista. No Salão do Urso ou do Elefante, por exemplo, um grande cogumelo lembra o formato da explosão de uma bomba atômica. Já na Galeria das Fadas, é possível encontrar cristais brilhantes, parecidos com franjas, grinaldas e lustres.

A Gruta possui as seguintes infraestruturas e equipamentos: Amplo estacionamento para ônibus e automóveis; Espaço para comércio de produtos como lanchonete, doces, artesanatos, livros; Sanitários públicos (masculino e feminino); Bilheteria, guarita, bancos para descanso, escadas, rampas de acesso e Intervenções realizadas nos ambientes internos da gruta, com iluminação artificial e piso em trechos específicos


A visitação acontece todos os dias, das 08:30h às 16:30h.

Não se recomenda a entrada de pessoas portadoras de imunodeficiências; de pessoas claustrofóbicas ou de pessoas com dificuldades de locomoção.

A visita é guiada

Para visitar a gruta com segurança, é obrigatório o uso de sapatos fechados. Informações (31) 99564-6656 

 

Festuris

Há 33 anos lançando tendências, reunimos as principais marcas e players do turismo brasileiro o 34º Festuris Festares realizado em novembro em Gramado, serra gaúcha terá estas empresas do Brasil e exterior mostrando a potência do turismo na geração de emprego e renda. Com o mercado em plena ascensão já contabilizados um crescimento de mais de 30% em relação a edição do ano passado.

Participantes do Brasil e exterior movimentaram ano passado o Festuris

A mais efetiva feira de Negócios Turísticos da América do Sul trará infinitas oportunidades de fechar estas empresas abertas https://ms.sigevent.com/visitantes/?id_edicao=33&utm_campaign=abertura_inscricoes_festuris_2022&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

Agenda Brasil

Será realizado nos dias 16 E 17 de setembro, na Fecomercio em São Paulo, FECOMERCIO-SP, a Agenda Brasil 2022, com o objetivo de discutir e apresentar propostas para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.



Com mais 20 nomes referência, entre palestrantes e painelistas, o evento realizado pelo @BrasilC&VB vai muito além da troca de conhecimentos e networking, é uma oportunidade de negócios e parcerias.

Patagônia Argentina

Região localizada no extremo austral da América do Sul, a Patagônia está disposta nos territórios da Argentina e Chile, sendo delimitada a leste pelo Oceano Atlântico e oeste pelo Pacífico. Graças a sua localização, é conhecida por suas condições climáticas extremas e paisagens exuberantes que vão desde pradarias a fiordes e geleiras.

Na Argentina, onde está sua maior extensão, essa região compreende as províncias de La Pampa, Neuquén, Rio Negro, Chubut, Santa Cruz e Terra do Fogo. E abriga alguns dos atrativos mais conhecidos pelos viajantes brasileiros, como a temporada de esqui de Bariloche, o glaciar Perito Moreno e Ushuaia, a cidade do “fim do mundo”.

Mas a Patagônia não se resume aos passeios mais famosos. O que não faltam por lá são opções de aventura e ecoturismo, como trekkings e trilhas em parques nacionais, navegações pelos lagos andinos, roteiros de 4x4, observação de baleias, entre outros.

Pensando nisso, a Patagonia Experiencia Travel, agência especializada em experiências em roteiros pela região, que figura entre os desejos da maioria dos viajantes, selecionou cinco destinos imperdíveis para conhecer na Patagônia Argentina. Descubra:

Bariloche


Segundo pesquisa da Decolar, Bariloche é o 5º destino preferido dos brasileiros para as férias de julho de 2022. E não é à toa, afinal é um dos lugares mais conhecidos dos brasileiros pela temporada de neve.

Mas engana-se quem pensa que se resume às estações de esqui. Além do famoso Cerro Catedral, há atrações como o Circuito Chico, a Cachoeira dos Cántaros, a Ilha Victoria e o Bosque de Arrayanes.

Em Bariloche, além de praticar esportes de neve, como esqui e snowboard, também é possível se aventurar em passeios de caiaque, kitesurfe, escalada e rafting durante as estações mais quentes.

Villa La Angostura

A apenas 80 quilômetros de Bariloche, Villa La Angostura está localizada na costa norte do Lago Nahuel Huapi. O destino também é bastante visitado no inverno, principalmente por conta do Cerro Bayo, um centro de esqui local com pistas de diversos níveis de dificuldade.

Mas a cidade também conta com um clima romântico, abrigando pousadas charmosas, hotéis de luxo e restaurantes de alta gastronomia.

E é conhecida como "Os Jardins da Patagônia", principalmente por conta do Parque Nacional Los Arrayanes, que abriga as tradicionais árvores de troncos alaranjados.

El Calafate



Considerada a capital nacional dos glaciares, El Calafate é a porta de entrada para desbravar os 726.927 hectares do Parque Nacional Los Glaciares, um dos principais atrativos da região patagônica.

E é justamente no parque que está o grande destaque local: o glaciar de Perito Moreno. A enorme geleira tem 250 km² de área e 60 metros de altura e pode ser visitada por meio de um minitrekking, caminhada pelas passarelas do mirante ou ainda em um passeio de barco.

Em El Calafate, vale a pena visitar ainda a Estância Cristina, de onde se pode observar o Glaciar Upsala, e Cerro Frias, que reúne atividades de aventura na montanha, além de fazer passeios de barco, trem ou 4×4 e observação de animais marinhos.

Ushuaia


Ushuaia é a cidade mais austral do mundo, o que significa que é o ponto mais ao sul do planeta, e por isso recebeu o apelido de “Cidade do Fim do Mundo”.

Repleto de atrativos naturais exuberantes e curiosidades, o destino atrai viajantes aventureiros em busca de trilhas e passeios por parques nacionais, passeios de catamarã no Canal de Beagle, esqui nas montanhas de Cerro Castor, entre outras coisas.

Além de uma visita ao Parque Nacional Tierra del Fuego, que abriga uma floresta subantártica sombreada por enormes faias, vale a pena conhecer os lagos Fagnano e Escondido, o Cabo San Plablo e a Laguna Esmeralda.

El Chaltén


El Chaltén, também conhecida como “a Capital Nacional do Trekking”, é um paraíso dos amantes de ecoturismo, reunindo uma infinidade de trilhas e atividades ao ar livre.

Entre os destaques locais estão as Lagunas de los Tres e Capri, que possibilitam avistar o Monte Fitz Roy, já na fronteira com o Chile; o Lago del Desierto e o Glaciar Huemul.

A cidade também é um ótimo lugar para observar animais selvagens, com uma população e aves, incluindo o papagaio da Patagonia, assim como o Huemul sul-andino, uma espécie de veado nativo das montanhas argentinas e chilenas.

A agência é especializada em destinos do chamado “Fim do Mundo” e reúne experiências por lugares como El Calafate, Ushuaia, El Chaltén, Puerto Madryn, Puerto Varas, Bariloche, Villa la Angostura, San Martin de los Andes, Parque Nacional Torres del Paine, Carretera Austral e muito mais. Para mais informações de pacotes completos e personalizados visite o site:  https://www.patagoniaexperience.com.br/ 

___________________________________________________________________________________________ 

Informações para a coluna Minas Turismo Gerais para sergio51moreira@bol.com.br  sergiomoreira63  

 

sexta-feira, 29 de julho de 2022

Pulse Abarth estreia em Interlagos como carro madrinha da Fórmula 4. Assista o vídeo

 


ASSISTA O VÍDEO E INSCREVA-SE NO CANAL:

  • Modelo estará presente em todas as próximas corridas da competição 
  • SUV com motor turbo T270 é capaz de chegar a 100 km/h em menos de 8 segundos e sua velocidade máxima é maior que 210 km/h
  • Marca terá ainda estande com exposição do Pulse Abarth, além de logomarca em uniforme de pilotos, carros, podium e em pontos diversos da pista e arquibancadas


O Pulse Abarth ainda nem foi lançado, mas já terá papel de destaque pelas pistas do Brasil. Com previsão para chegar ao mercado neste semestre, o SUV envenenado que foi revelado no BBB 22 tem a missão de marcar o retorno do escorpião mais famoso do mundo ao Brasil. Agora, chega mais uma novidade sobre o modelo: ele estreia no Autódromo de Interlagos como carro madrinha da Fórmula 4 no próximo fim de semana (30 e 31 de julho). Certificada pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo), a categoria é o primeiro passo para pilotos que sonham em ter uma carreira profissional.

Com o legado da marca Abarth, conhecida pela alta performance e por sua intrínseca ligação com competições, o modelo brasileiro com o símbolo do escorpião que será o carro madrinha das provas e chegará às ruas em breve passou por um intenso trabalho do time brasileiro de Engenharia mais apaixonado por esportividade. Eles tiveram como briefing trazer todo o espírito da Abarth para o Pulse. 


Assim, o Pulse Abarth impressionará por seu desempenho, como não poderia deixar de ser. Equipado com o motor T270, estado da arte dos propulsores turbo, tem potência de 185 cv e torque de 270 Nm. Seu 0 - 100 km/h é de menos de 8 segundos e atinge a velocidade máxima de mais de 210 km/h. A ficha técnica com todos os dados exatos e mais os detalhes sobre o desenvolvimento do modelo serão divulgados no lançamento, mas com essas primeiras informações já é possível constatar que o Pulse Abarth entregará uma experiência de dirigir única para os apaixonados por performance e velocidade. 


Patrocínio oficial 

Como patrocinadora oficial da primeira temporada do Campeonato Brasileiro de Fórmula 4, a Abarth, além de ter o carro madrinha das provas, também contará com um estande com exposição do Pulse Abarth para que o público possa vê-lo de perto. Em Interlagos, ele estará logo após a entrada do autódromo (próximo ao portão 7). 

Além disso, entre outras contrapartidas, a Abarth também estampará com sua logomarca os uniformes dos pilotos, carros, podium e backdrop de entrevistas. A marca ainda poderá ser vista nas arquibancadas e nas laterais da pista e entrará nos conteúdos das redes sociais oficiais e site da categoria. Vale lembrar que a Abarth também é parte fundamental dos veículos da competição. Os monopostos Tatuus F4 T-021 são equipados com os propulsores Abarth-Autotecnica 1.4l de 176 cv produzidos na Itália.


Calendário F4 Brasil

As próximas duas etapas da Fórmula 4 acontecem neste fim de semana (30 e 31 de julho) e no próximo (6 e 7 de agosto) no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). Depois, a quarta etapa da temporada será realizada em 3 e 4 de setembro no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP). Nos dias 22 e 23 de outubro é a vez da Fórmula 4 chegar ao Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia (GO). Por fim, a última etapa ocorrerá em 19 e 20 de novembro no Autódromo Nelson Piquet, em Brasília (DF). As disputas terão transmissão ao vivo no Bandsports e nos canais do YouTube e Facebook da categoria.

Para saber mais sobre a Abarth e o Pulse Abarth, clique em https://abarth.fiat.com.br/. Para mais detalhes sobre a Fórmula 4, acesse: https://www.fiaf4brasil.com.br/.

quinta-feira, 28 de julho de 2022

Hypercar, Peugeot 9X8, faz a sua estreia oficial como carro de corrida na Itália




A Peugeot celebrou, neste mês de julho, sua volta ao Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC), na Itália, durante as 6 Horas de Monza. Esse retorno triunfante aconteceu com seus dois Hypercars Peugeot 9X8 #93 e #94, carros de motorização híbrida, alinhados à estratégia de eletrificação da Marca.

Depois dos programas 905 (1990-1993, motorização V10 a gasolina) e 908 (2007-2011, motorização V12 a diesel HDI FAP), e após seis meses de uma intensa campanha de testes em diferentes circuitos europeus, os dois PEUGEOT 9X8, protótipos Le Mans Hypercar do Team Peugeot TotalEnergies estrearam oficialmente como carros de corrida, em Monza.




O Campeonato Mundial de Endurance e a Peugeot têm uma história comum, rica em experiência. O programa esportivo, que reflete o desafio tecnológico e o compromisso com a transição energética da Marca, desenvolve-se em torno de dois novos elementos, com métodos de trabalho e ferramentas cada vez mais inovadoras. Em pouco mais de um ano e meio, o Peugeot 9X8 e uma equipe de corrida foram construídos e moldados ao longo de treinos e ensaios nas pistas e nas oficinas.

100 % Peugeot: um Hypercar desenvolvido inteiramente pela marca

O Hypercar é equipado com um sistema de motor híbrido: um V6 2,6l, bi turbo, 500 kW e dois motores elétricos no eixo dianteiro, 200 kW e equipado com uma bateria de alta tensão (900 V). A ausência de aerofólio traseiro e a assinatura luminosa com três garras, característica do design Peugeot, conferem ao modelo um estilo único e identificável.




Cada um dos modelos contou com três pilotos e um engenheiro. No carro #93, Paul Di Resta, Mikkel Jensen e Jean-Eric Vergne formaram a equipe e Gauthier Bouteiller foi o engenheiro do veículo. No #94, a equipe foi constituída por Loïc Duval, Gustavo Menezes e James Rossiter, com Brice Gaillardon como engenheiro.

“Estas 6 horas de corrida foram duras. Viemos aqui para aprender e, de fato, aprendemos muito. Encontramos muitos problemas relacionados à corrida, que é impossível simular nos treinos, mas estamos tranquilos com o potencial do nosso carro que demonstrou, durante os treinos livres e as fases da corrida, que tem um bom nível de desempenho. Estávamos no ritmo, mas sempre cientes de nossas áreas de melhoria. Temos sessões de testes agendadas nas próximas semanas que nos permitirão corrigir os problemas para estarmos prontos para o próximo desafio.”

Jean Marc Finot, Diretor de Stellantis Motorsport, avalia que esse retorno celebra a conclusão da primeira etapa da missão da Marca. “Construir um time e um Hypercar LMH inteiramente baseado no know-how e na tecnologia do Team PEUGEOT TotalEnergies para participarmos do Campeonato Mundial de Endurance e das 24 horas de Le Mans. A corrida de Monza marca o começo de uma nova era no Endurance para a Peugeot Sport: nosso objetivo é lutar por vitórias e demonstrar a excelência da tecnologia eletrificada da Marca PEUGEOT”.

A equipe dos Hypercars já tem em vista o próximo desafio, o campeonato 6 Horas de Fuji. Importante competição que ocorrerá no mês de setembro, no Japão.

Câmara de Vereadores de Porto Alegre homenageia empreendedorismo feminino


No último dia 23 de julho, a Afeet Brasil - Associação Federativa de Executivas de Empresas de Turismo foi homenageada pela Câmara de Vereadores de Porto Alegre. A presidente da entidade, Vânia Oliveira, recebeu a honraria das mãos do vereador que fez a propositura, Kaká D’Ávila.


O parlamentar avalia que o empreendedorismo feminino vem se consolidando como uma nova realidade de mercado no mundo inteiro. “Ele transforma mulheres em protagonistas de setores antes ocupados somente por homens. É uma honra poder homenagear essas mulheres que empoderam a força feminina em diversos setores da sociedade”, declara o vereador Kaká D´Ávila.




Sobre Afeet

A Associação é filiada à Fiaseet (Federação Internacional de Associações de Executivas de Empresas Turísticas), atua em campanhas de combate à exploração comercial sexual de crianças e adolescentes no turismo, de empoderamento feminino para a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, além de buscar seguir o conjunto de objetivos globais para erradicar a pobreza, proteger o planeta e assegurar a prosperidade.




Coluna Fernando Calmon



Coluna Fernando Calmon 


Nº 1.211 — 28/7/22

 


Airbags externos protegem

os vulneráveis no trânsito

 


No último dia 25 de julho comemorou-se o Dia do Motorista. Para quem desconhece a origem da data, trata-se do dia de São Cristóvão, santo católico padroeiro dos motoristas, motociclistas e viajantes. No entanto, acidentes acontecem e grandes esforços têm sido direcionados nos últimos anos para aumentar a segurança ativa e passiva dos automóveis. Há uma preocupação adicional na proteção dos usuários mais vulneráveis no trânsito. Selecionei dois exemplos de tecnologias em desenvolvimento que podem ajudar a salvar vidas.

Airbags externos já são aplicados em alguns automóveis com proteção parcial na junção do capô e para-brisa. Veículos autônomos continuam em testes e robô-táxis estão em estágios avançados. Furgões são monovolumes e com superfície frontal maior. Segundo a Organização Mundial de Saúde 50% dos acidentes fatais envolvem pedestres, ciclistas e motociclistas.

Uma das empresas especialistas em veículos autônomos é a americana Nuro, não tão conhecida, porém entre as mais avançadas. Seu modelo elétrico, um furgão desenvolvido para serviços de entregas urbanas, recebeu autorização do Departamento de Transportes dos EUA para testes em ruas. Autoliv, multinacional sueca especialista em segurança veicular, criou para a terceira geração do Nuro, ainda em desenvolvimento, um airbag externo que quando inflado cobre toda a frente do veículo, aumentado as chances de sobrevivência dos vulneráveis.


Outro avanço recente foi apresentado pela alemã Messring. Um boneco articulado que replica um adulto masculino em tamanho, forma, articulação das pernas e sensores para os testes de segurança de frenagem emergencial automática até 60 km/h. O boneco pode ser programado para andar a três, cinco e oito km/h. Aceita receber sensores de radar, lidar, câmera, infravermelho e ultrassônicos simultaneamente. As pistas de testes podem se aproximar cada dez mais do mundo real.

Prazos para elétricos dividem fabricantes europeus

Legisladores da União Europeia estabeleceram 2035 como data limite para que apenas veículos 100% elétricos possam ser comercializados nos 27 países do bloco. Essa decisão implicou diferentes reações dentro da Acea (sigla em francês para Associação dos Fabricantes Europeus de Automóveis). A posição da entidade apontou que seria melhor cumprir a primeira meta de redução de 50% de carros com motores a combustão interna, até 2030, para depois avaliar quando a substituição poderia ser total.

Pouco depois a Stellantis avisou que se desligaria da Acea no fim deste ano. Alegou que trabalha com firmeza para reduzir os custos até 2030. O grupo acrescentou que pretende lançar 75 modelos elétricos nesta década. Ressalvou, porém, que “se estes veículos não ficarem mais baratos, o mercado entrará em colapso”. O presidente da empresa, Carlos Tavares, afirmou à publicação Automotive News Europe que a Stellantis cumprirá a decisão, porém acrescentou: “Os formuladores de políticas parecem não se importar se teremos matéria-prima suficiente para sustentar a mudança”.

Posição oposta tomou a Volvo que também pediu desfiliação da Acea no final de 2022. A fabricante sueca se comprometeu a ter uma gama de carros totalmente elétricos até 2030, à frente da proposta da União Europeia. Por isso discorda das outras associadas.

Maior fabricante europeu, o Grupo VW destacou que a produção de baterias é desafio maior do que banir motores a combustão.

No Japão, Toyota, Suzuki, Subaru e Daihatsu se associaram para pesquisar produção mais eficiente de bioetanol e sua utilização em automóveis.

E nos EUA fabricantes, frente à escalada de custos, pediram a volta do subsídio federal para elétricos previsto apenas para as 200.000 primeiras unidades. O governo ainda negocia com o Legislativo. Mas alguns Estados continuam com incentivos, em especial Califórnia e Washington.

 

ALTA RODA

 

TOYOTA YARIS, nas versões hatch (dois terços das vendas) e sedã, recebeu atualização estética apenas na dianteira e novas rodas nas versões 2023. Pontos altos dos dois modelos: acerto das suspensões em qualquer condição de carga, sete airbags e assoalho traseiro plano. Motor 1,5 L com 110 cv (E)/105 cv (G) vai bem no consumo de combustível, porém limita o desempenho. Câmbio CVT de 7 marchas, no modo Sport, melhora as respostas, ainda longe de empolgar frente a concorrentes diretos. Central multimídia de 7 pol. (Android Auto e Apple CarPlay) conecta apenas com fio. A favor, duas entradas USB atrás.

PARA quem viaja nas férias de julho a primeira providência, em geral, é fazer antes uma revisão no carro com troca de óleo do motor. Nem sempre há necessidade das duas operações simultaneamente. Correto é fazer as revisões preconizadas por tempo ou quilometragem e isso se aplica também ao óleo. Lucas Fiuza, da Tamco Lubrificantes, destaca “a importância de seguir viscosidade e aditivação recomendadas pelas fabricantes do veículo. Estas pedem para encurtar os prazos de troca no caso de uso intenso, o que significa situações de trânsito pesado”. Trajetos curtos e frequentes também são deletérios para o óleo.



 

 

 

Fiat Cronos sedan ganha novo câmbio CVT, motor Firefly 1.0 e traz mudanças no design na linha 2023. Modelo passa a ser o sedan automático mais econômico do Brasil em uso urbano com CVT aliado ao motor Firefly 1.3, além de se tornar o sedan 1.0 aspirado mais econômico do país em uso urbano com o já consagrado motor Firefly 1.0 agora aplicado no Cronos. Importantes mudanças no design externo e interno também chegam no Fiat Cronos


A Fiat apresentou hoje a nova configuração do sedan Cronos com motor Fire Fly 1.0 e câmbio manual de cinco velocidades 1.3 turbo e câmbio automático CVT com sete velocidades simuladas. São cinco versões com preços a partir de R$ 74.790. A Fiat tem em sua história cerca de 1,6 milhão de sedans compactos emplacados no Brasil desde 1983, ou seja, em quase 40 anos. 


Parte importante disso, o Fiat Cronos, que mantém a medalha de maior porta-malas do segmento, é o sedan mais vendido da América do Sul com mais de 220 mil unidades. Desses, cerca de 110 mil foram comercializados no Brasil. Agora sua linha 2023 traz novidades para seguir essa trajetória de sucesso, ficando ainda mais competitiva.


Cronos, que mantém a medalha de maior porta-malas do segmento, é o sedan mais vendido da América do Sul com mais de 220 mil unidades. Desses, cerca de 110 mil foram comercializados no Brasil. Agora sua linha 2023 traz novidades para seguir essa trajetória de sucesso, ficando ainda mais competitiva. 


O modelo, que ficou em primeiro lugar entre os sedans mais vendidos do Brasil em junho, agora também está disponível com novo motor, novo câmbio automático e traz mudanças no design por dentro e por fora. Além disso, passa a ter cinco opções para os clientes de todos os perfis, atuando em partes importantes do mercado de B-sedans: Cronos 1.0, Cronos Drive 1.0, Cronos Drive 1.3, Cronos Drive 1.3 Automático e Cronos Precision 1.3 Automático.


O Fiat Cronos MY23 traz como novidade o câmbio automático tipo CVT com sete velocidades simuladas associado ao avançado motor 1.3 Firefly de até 107 cv de potência, uma combinação que irá proporcionar maior suavidade na condução e melhor dirigibilidade, além de ter menor consumo. Com motor 1.3 e a nova transmissão, o Fiat Cronos passa a ser o sedan compacto automático mais econômico do Brasil.


A transmissão CVT oferece três modos de condução: automático, manual e sport, que é voltado para quem busca uma condução ágil. Assim, a central eletrônica promove uma série de ajustes para tornar o veículo ainda mais responsivo. O retorno do motor fica mais ágil ao simples toque no acelerador e as marchas são alongadas. Além disso, as trocas são feitas em rotações mais altas, característica típica de uma direção mais esportiva. 


A nova linha 2023 do sedan também passa a contar com o motor Firefly 1.0, que possui o maior torque da categoria e um ótimo índice de consumo, sendo ideal para clientes que buscam mais racionalidade. E não é para menos, já que o propulsor é referência quando o assunto é economia. Ele é o sedan 1.0 aspirado mais econômico do país no uso urbano.


Reconhecido pelo seu visual inspirado no renomado design italiano, o Fiat Cronos também está renovado na linha 2023 nesse quesito. Ele agora vem com mudanças na grade frontal que apresenta nova colmeia interna e dois frisos horizontais que conferem mais modernidade e esportividade ao visual, além de novas opções de rodas e calotas para todas as versões. 


Por dentro, está ainda mais atraente com nova opção de interior em couro no tom Espresso Brown em bancos e painéis de portas, deixando o modelo mais sofisticado e aconchegante. O volante também passou por atualizações em todas as versões e agora segue a linha adotada em outros modelos da marca.


Ampla gama de versões

Conheça melhor cada uma das versões que agora compõem a gama do Fiat Cronos e preços sugeridos.

  • Fiat Cronos 1.0 MT

A versão de entrada do Fiat Cronos já vem de série com itens como ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros elétricos, travamento elétrico das portas, alarme de perímetro, ajuste de direção, rodas em aço 14”, iTPMS (indicação individual do pneu com baixa pressão), ajuste de altura do banco do motorista e preparação para rádio.

Preço sugerido: Brasil (exceto São Paulo, Paraíba e Zona Franca de Manaus): R$ 74.790.

  • Fiat Cronos Drive 1.0 MT

Além de todos equipamentos da versão anterior, o Drive 1.0 MT ainda traz de fábrica  central multimídia de 7’’, volante multifuncional, entradas USB para bancos traseiros, sensor de estacionamento traseiro, vidros traseiro elétricos, assinatura em LED nos faróis e rodas em aço de 15”.

Preço sugerido: Brasil (exceto São Paulo, Paraíba e Zona Franca de Manaus): R$ 78.490


  • Fiat Cronos Drive 1.3 MT

A linha 2023 do Cronos Drive 1.3 com câmbio manual vem de série com todos os equipamentos da versão Drive 1.0 MT, mas aqui com motor 1.3 Firefly. Como opcional, está o pack que traz o conceito italiano S-Design, com um um visual bem mais esportivo e exclusivo.

Preço sugerido: Brasil (exceto São Paulo, Paraíba e Zona Franca de Manaus): R$ 84.490

  • Fiat Cronos Drive 1.3 AT 

Além de todos os itens da versão anterior, a Drive 1.3 AT conta com o novo câmbio automático CVT, controle de estabilidade, controle de tração, piloto automático, Hill Holder e modo Sport.

Preço sugerido: Brasil (exceto São Paulo, Paraíba e Zona Franca de Manaus): R$ 88.790.

  • Fiat Cronos Precision 1.3 AT

A versão topo de gama da família do Fiat Cronos tem, além de todos os equipamentos da Drive 1.3 AT, roda de liga de 16", chave presencial keyless enter n´go, ar-condicionado automático, câmera de ré com linhas dinâmicas, faróis de neblina com função cornering, espelho retrovisor elétrico, repetidor lateral de seta, luzes de cortesia sob os retrovisores, volante revestido em couro, câmbio borboleta (paddle shifters), apoio de braço dianteiro, bancos traseiros bipartidos 60/40 e maçanetas externas cromadas. Para completar, como opcional, tem interior em couro marrom.

Preço sugerido: Brasil (exceto São Paulo, Paraíba e Zona Franca de Manaus): R$ 93.490



ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.