redução é de 37,6%: 4.346 unidades contra 6.960 veículos.
Na importação, as 1.230 unidades vendidas significaram queda de 24,5% ante as 1.630 unidades de maio de 2022 e redução de 53,6% ante junho de 2021; enquanto na produção nacional – com 3.116 unidades – a queda de vendas foi de 5,3% ante as 3.289 unidades do mês anterior e redução de 27,7% em relação a junho de 2021.
Com esse desempenho de junho, as marcas associadas à Abeifa anotaram no acumulado do ano 28.569 unidades licenciadas, 17,2% inferior às vendas dos seis primeiros meses do ano passado. Ao separar os números de importados e unidades de produção nacional, no entanto, a disparidade ainda é marcante. Enquanto os importados amargaram baixa de 37,3% (8.265 unidades este ano x 13.181 veículos em 2021), a produção nacional apresentou performance também negativo, mas de apenas 4,7% (20.304 x 21.308 unidades).
“Em nossa avaliação, a demanda de mercado continua aquecida. Mas, infelizmente, a oferta de produtos importados esbarra na falta de componentes automotivos, o que provoca desabastecimento. Também observamos diversas atualizações de portfólio e aceleração no crescimento da eletrificação veicular, demandando algum tempo de adaptação do mercado”, opina João Henrique de Oliveira, presidente da Abeifa.
Participações – Em junho último, com 4.346 unidades licenciadas (importados + produção nacional), a participação das associadas à Abeifa foi de 2,6% do mercado total de autos e comerciais leves (165.470 unidades). Se consideradas somente as 1.230 unidades importadas, as associadas à entidade responderam por apenas 0,7% do mercado interno brasileiro, enquanto as unidades nacionais, com 3.116 veículos, significaram marketshare de 1,9%.
Se considerado o acumulado do semestre, as associadas à Abeifa respondem por 3,35%: 28.569 unidades ante o mercado interno brasileiro de 851.163 veículos.
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