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sábado, 23 de julho de 2022

AVALIAÇÃO: Renault Kwid mostra eficiência, economia e desempenho e ganha em itens importantes dos concorrentes diretos


   Texto e fotos: Arnaldo Moreira

Renault Kwid, um bem transado mini SUV, o segundo carro mais barato à venda no Brasil, foi objeto de avaliação pelo Blog. Recebemos a versão Intense Pack Biton (teto preto) um carro muito divertido e prazeroso de dirigir e confortável. 

Na cidade mostrou-se ágil nas manobras, fácil de estacionar, com um desempenho extraordinario graças ao seu motor 1.0 (999 cm3), de 3 cilindros, 12 válvulas, que entrega 71 cv, abastecido com etanol e 68 cv, com gasolina, a 5.500 rpm, e um torque de 9,8 com etanol e 9,4 kgfm a gasolina a 4.250 rpm e está acoplado a um câmbio manual de cinco marchas, muito preciso e leve e de trocas rápidas - mecânica resultante da aliança Renault-Nissan.

O carro e particularmente o seu motor VLTP apresentam uma característica bem interessante: o Kwid é tão veloz quanto econômico. Com o tanque cheio, 38 litros, o computador de bordo apresenta uma autonomia de 654 km.

 

Essa performance tem a ver com o seu peso de apenas 825 kg, apesar da presença de 30% de aço reforçado na sua construção. No equilíbrio relação peso/potência está o segredo do sucesso o Kwid. O consumo do flex na cidade é de 15,3 km/l com gasolina e 10,8 km/l com etanol, já na estrada chega a 15,7 km/l na gasolina e 11 km/l com etanol. O carro vai de 0 a 100 km/l em 14,7 s e chega a 156 km de velocidade máxima abastecido com gasolina e 152 km/h com etanol.


O conforto, apesar de se tratar de um carro menor, um citadio puro, que, acredite,  comporta-se como gente grande na estrada, é um item importante no Kwid. Os dianteiros bancos cobertos de tecido e bordas em couro são ergonômicos e permitem o encaixe do corpo. 


O assento do motorista não tem regulagem de altura, é fixo como o do carona, mas está instalado a uma altura que priveligia a posição do condutor, a boa visibilidade na direção e dos instrumentos.

O banco traseiro, com cintos de segurança de três pontos nos três assentos, é rebatível elevando de 290 l para 1.100 l a capacidade de carga do Kwid.


A suspensão tipo McPherson, na dianteira, roda tipo independente e molas helicoidalis e na traseira tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidais, ajudada pelo controle de estabilidade (ESP) absorve bem as irregularidades da pista. 


O Kwid conta ainda com auxiliar de partida em rampa (HSA), direção elétrica, sistema (CAR) de travamento automático das portas a 6 km/h, sistema Star/Sotp, que contribui para a economia de combustível ao desligar o motor nos sinais, etc.


A câmera de ré, monitor de pressão de pneus e indicador de troca de marchas e uma barra com três cores (verde, amarelo e laranja) mostra se o motorista está dirigindo economicamente ou com menor eficiência são diferenciais do Kwid em relação a concorrentes da mesma categoria, além de ser um carro de baixo custo de manutenção - a roda dentada foi substituída pela corrente de distribuição.


O design é o de um SUV, elegante, a frente elevada dá-lhe um ar de empoderamento, com a grade ostentando o símbolo em tamanho grande da Renault, e um grade inferior, ambas com largas aletas o conjunto ótico, com luzes de circulação diurna, dão um ar agressivo à frente do Kwid que tem um ângulo de entrada de 24º, maior do que o Nissan Kicks (20º), Jeep Renegade Sport (21º), e com ângulo de saída de 40º, maior do que o do Renault Duster (35º) e Hyundai Creta (28°). 


A lateral ganha em estética decorada por moldura das caixas de rodas, de 14" de liga leve, diamantadas com pneus 165/70, e pelas pontas das lanternas que a invadem. Os retrovisores externos são pintados em preto - e tem controle interno - e recebeu um módulo decorativo em preto na base das portas.  


A altura livre do solo do Kwid é de 18 cm que facilita ao passar por lombadas e em terrenos bem desnivelados.


A traseira é de um SUV e tem uma excelente largura da tampa do porta-malas, que facilita a entrada da bagagem. Ali, cabem duas malas de viagem grandes. As lanternas elegantes em forma de C, adotada pela Renault na linha Kwid. O vidro traseiro tem limpador e desembaçador.


No quesito segurança, o Kwid tem vantagem sobre os concorrentes diretos: vem com quatro air bags, dois frontais e dois laterais e sistema Isofix para duas cadeirinhas de criança


O sistema multimídia Media Evolution com tela de 8" com espelhamento de smarthphone e acesso ao Android Auto® e Apple Carplay®, com funções Eco Coaching e Eco Scoring integradas ao multimídia, comando satélite de áudio e lanternas com assinatura em LED, atrás do volante, coberto de couro de 3 raios.


O ar condicionado é manual com saídas giratórias nas extremidades, que permite desviar a saída do vento do rosto dos acupantes do banco da frente.

O Kwid apresenta-se em quatro versões e preços a partir de:

Zen - R$ 64.690,00

Intense - R$ 66.690,00

Intense Pack biton - R$ 69.490,00

Outsider - R$ 70.490,00


Opinião

O Kwid Intense Biton, testado pelo Blog, é um mini SUV super interessante que tem a economia como ponto alto, é também confortável e ágil. Na estrada mostrou-se valente, mas o seu verdadeiro aquário é a cidade onde se comporta muito bem. Vale um teste-drive. 
















Um comentário:

  1. Parabéns, Arnaldo. Por meio de suas informações tive a oportunidade de conhecer todos os detalhes deste veículo maravilhoso.

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