Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 13 de julho de 2022

Localiza e Unidas formam a maior plataforma de mobilidade da América Latina na B3 com valor de mercado de R$ 50 bilhões

 

 

(Da esquerda para a direita) - Luís Fernando Porto, vice-presidente executivo do Conselho de Administração da Localiza; Bruno Lasansky, CEO da Localiza; e Eugênio Mattar, fundador da Localiza e presidente executivo do Conselho de Administração da companhia. Crédito: Cauê Diniz/B3.

São Paulo - Localiza e Unidas celebraram, dia 11, a conclusão da união das companhias - oficializada na última sexta-feira (01) - com o simbólico toque de campainha na B3. Estiveram presentes Eugênio Mattar, presidente executivo do Conselho de Administração da Localiza; Luís Fernando Porto, vice-presidente executivo do conselho; Bruno Lasansky, CEO da companhia; e Gilson Finkelsztain, presidente da B3.

A nova empresa em números:

  • A maior companhia do setor em valor de mercado (dentre as de capital aberto)
  • A mais completa plataforma de mobilidade sustentável da América Latina
  • Entre as 16 marcas mais valiosas do Brasil
  • Market cap: aproximadamente R$ 50 bilhões
  • Agências RAC: de 622 para mais de 670
  • Lojas Seminovos: de 127 para mais de 190
  • Frota consolidada: de 293 mil para 445 mil
  • Colaboradores: cerca de 16 mil
  • Número de clientes: mais de 12 milhões

“A combinação dos negócios nos dá a oportunidade de criar uma das maiores e das mais completas plataformas de mobilidade sustentável do mundo. É a concretização de um sonho grande no qual duas empresas, que nasceram com uma pequena frota, cresceram e ganharam relevância em um setor competitivo e dinâmico, unem-se para gerar ainda mais valor para clientes, colaboradores e sociedade em geral”, enfatiza Eugênio Mattar.

 

A união posiciona a Localiza como a maior companhia do segmento em valor de mercado (dentre as de capital aberto) e líder na América Latina nos principais segmentos em nos segmentos em que atua. Com aspirações internacionais, Localiza passa a contar com a parceira da Enterprise, líder mundial e detentora das marcas Alamo e National, por meio de um acordo mútuo de indicação de reservas. Além disso, dará mais tração e musculatura para realizar investimentos em expansão internacional, inovações tecnológicas, além da diversificação do portfólio e de soluções, oferecendo uma jornada de excelência para diferentes necessidades e perfis de cliente.
 

“É um movimento histórico. Temos a convicção de que o encontro das duas companhias - ambas brasileiras com trajetórias de empreendedorismo inspiradoras - tem potencial para revolucionar o setor no cenário nacional e internacional. Atuamos em um mercado pujante, que está em franco crescimento e em constante transformação e pelo qual vislumbramos a oportunidade de fazer mais e melhor”, complementa Luís Fernando Porto.

 

A convergência das empresas também impulsionará a já ampla agenda ESG da companhia por meio da troca de boas práticas e soma de iniciativas, recursos e expertises com o objetivo de maximizar o seu impacto positivo. A empresa fruto desse encontro já nasce com os pilares de sustentabilidade integrados à estratégia do negócio com o objetivo de fomentar ainda mais a mobilidade sustentável, seguir na promoção de transformações sociais por meio de projetos de educação e de empreendedorismo, além de primar pelos mais altos padrões de governança corporativa.

 

“Estamos preparados e entusiasmados para seguir com a integração e criar uma plataforma de mobilidade ainda mais robusta, eficiente e de excelência, sempre com foco em oferecer soluções cada vez mais surpreendentes aos nossos clientes e em gerar valor para os nossos colaboradores, parceiros e sociedade. O fechamento da combinação de negócios cria uma companhia extremamente sólida, com ampla capilaridade na América Latina e pronta para crescer tanto no Brasil quanto internacionalmente. Juntos, somos ainda mais fortes para desbravar diferentes avenidas de crescimento”, finaliza Bruno Lasansky.

 

“Para nós, é muito simbólico que essa combinação de negócios seja celebrada justamente aqui na B3, pois mostra a força e a importância do mercado de capitais como fonte de financiamento das empresas brasileiras que podem empreender novos projetos, diversificar fontes de captação e ampliar seus negócios”, ressalta Gilson Finkelsztain, CEO da B3.
 

Executivos da Localiza tocam a campainha na B3 para celebrar a conclusão da união entre a companhia e a Unidas. No centro (da esquerda para a direita), Bruno Lasansky, CEO da Localiza; Eugênio Mattar, fundador da Localiza e presidente executivo do Conselho de Administração da companhia; e Luís Fernando Porto, vice-presidente executivo do Conselho de Administração da Localiza.
Crédito: Cauê Diniz/B3.

 


Próximos passos -- etapas seguintes à combinação dos negócios

Com a concretização da operação, o Conselho de Administração da Localiza passa a ser composto por oito membros, seis indicados pelos fundadores da Localiza e dois indicados pelos de Unidas. Eugênio Mattar permanece como presidente executivo do Conselho de Administração, Luís Fernando Porto assume a vice-presidência executiva e Bruno Lasansky permanece como CEO da companhia.

 

Também se inicia o processo de integração entre os times de Localiza e de parte da Unidas que passa a integrar a companhia. O objetivo, nesta etapa, é capturar e somar melhores práticas, conhecimentos e aprendizados, sempre com foco no cliente e na excelência do atendimento. Em paralelo, começará o processo de composição organizacional e operacional da parte da Unidas, que inicia a sua operação de maneira segregada em agosto visando a entrega ao comprador em outubro. Em ambos os movimentos, que ocorrerão paralelamente, haverá especial cuidado e atenção com os colaboradores.

 

O planejamento da integração e da formação da operação de Unidas que será transferida está sendo feito por um time robusto e dedicado. As companhias também contam com consultorias especializadas em gestão, cultura e estruturas organizacionais para apoiar o processo, que será iniciado em julho de maneira gradual para não haver impacto na operação e no atendimento aos clientes. A partir de agosto, após a realização das devidas estruturações e capacitações, inicia-se de fato a operação integrada.
 

No RAC, as mudanças serão mais imediatas por conta da incorporação de 68 agências de Unidas, que passam a ter a identidade visual de Localiza e devem estar totalmente integradas no início de agosto. Em Seminovos, segmento no qual 65 lojas de Unidas passam a fazer parte de Localiza, também haverá adequação visual e integração de sistemas, o que deve ocorrer de forma mais progressiva até meados de outubro.

 

Executivos da Localiza celebram a conclusão da união entre a companhia e a Unidas em frente a B3. No centro (da esquerda para a direita), Eugênio Mattar, fundador da Localiza e presidente executivo do Conselho de Administração da companhia; Bruno Lasansky, CEO da Localiza; e Luís Fernando Porto, vice-presidente executivo do Conselho de Administração da Localiza. Crédito: Cauê Diniz/B3.


“Vamos priorizar o aprendizado e as melhores práticas, não a velocidade, e estamos sendo muito cuidadosos e transparentes para que essa jornada seja positiva para todos: colaboradores, clientes e parceiros”, afirma Lasansky.

 

Linha do tempo -- histórico do processo de combinação dos negócios

Em setembro de 2020, Localiza e Unidas anunciaram a intenção de união de suas operações com o objetivo de criar uma companhia referência mundial em mobilidade sustentável a partir da oferta de aluguel de veículos, gestão de frotas corporativas e carros por assinatura.
 

Em dezembro de 2021, a autarquia aprovou a integração das empresas com a condição de que parte dos ativos de Unidas fosse adquirido por um comprador apto a criar um player competitivo no setor.

 

Em junho de 2022, as companhias submeteram ao CADE o nome da Brookfield Asset Management como compradora de parte dos ativos da Unidas e, no mesmo mês, o CADE publicou parecer positivo. O passo seguinte foi realizar o fechamento da transação por meio da incorporação das ações, o que ocorreu em 1ª de julho do mesmo ano. A celebração do fechamento da operação ocorreu hoje (11/07/2022), na B3, por meio do simbólico toque de campainha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.