Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 5 de julho de 2022

Coluna Minas Turismo Gerais



Coluna Minas Turismo Gerais  


Jornalista Sérgio Moreira



Paulo Afonso: Cânions, cachoeiras e 

reservas ecológicas atraem turistas para o sertão baiano


Cachoeiras de Paulo Afonso e Usina Angiquinho (margem Alagoana do Cânion), a primeira Usina hidroelétrica do Nordeste do Brasil, contruída em 1913 pelo industrial Delmiro Gouveia

A Bahia é o quinto maior estado do território nacional e possui uma infinidade de destinos incríveis que atraem turistas de todo o mundo. Bem no sertão baiano, a 460 km da capital, situada às margens do Rio São Francisco fica a cidade de Paulo Afonso, conhecida como a capital da energia, fazendo divisa com os estados de Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

De acordo com o diretor de interiorização da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - Regional Bahia (ABIH-BA), Thiago Sena, diversas regiões do Estado tem enorme potencial turístico ainda pouco explorado, com belas paisagens, riquezas naturais e patrimônio histórico cultural. Paulo Afonso mesmo é um grande exemplo, região privilegiada pelas belezas naturais, que envolvem cânions, cachoeiras, reservas ecológicas e tudo o que se precisa para o turismo de aventura. Os visitantes podem praticar bungee jump, escalada de paredões, rapel, bicicross e rally.

A região de Paulo Afonso oferece riquezas arquitetônicas e culturais, como os casarões do período da colonização portuguesa, o Museu Casa de Maria Bonita, o Museu a Céu Aberto de Artes Rupestres com pinturas de nove mil anos atrás e a Igreja de São Francisco de Assis. A cidade possui também uma variedade de atrativos naturais, como a Serra do Umbuzeiro, passeio pelo “Velho Chico”, o famoso Rio São Francisco, a Cachoeira de Paulo Afonso e a reserva ecológica do Raso da Catarina. Também é possível visitar polos de piscicultura e instalações da Companhia Hidrelétrica do São Francisco - maior complexo de usinas subterrâneas do país.

Rio São Francisco em seu leito natural próximo às cachoeiras de Paulo Afonso

A localização e infraestrutura, associadas à riqueza cultural e gastronômica tornam o lugar ainda mais encantador. Segundo o empresário e médico pernambucano, Juliano Medeiros, CEO do Grupo Águia, que administra os hotéis San Marino e Belvedere, e o Parque Ecológico Vale do Sal, a cidade é linda e muito acolhedora. 

“Cheguei aqui há dezesseis anos e me apaixonei pelo lugar. Enxerguei grande potencial e decidi investir no turismo náutico e na hotelaria, dentre outros negócios. Hoje não tenho o menor receio em afirmar que, seja a trabalho ou a passeio, Paulo Afonso é surpreendente.”

Para o proprietário do Erel Point Hotel, Eisntien da Silva, e a proprietária do Hotel Bellavista, Soraya Delma, a região possui ampla oferta hoteleira para receber os visitantes. Além dos atrativos, a cidade dispõe também de calendário de eventos já consolidados e com potencial para fortalecer ainda mais o turismo, como o Moto Paulo Afonso, maior evento de motociclismo do sertão brasileiro, e o Copa Vela, evento náutico que traz à cidade grandes shows musicais e festejos há mais de 30 anos.

O presidente da ABIH-BA, Luciano Lopes, afirma que a Bahia tem grande potencial para incrementar ainda mais o turismo e a hotelaria, e contribuir com a cadeia econômica. “O turismo tem 70 segmentos em torno dele, além de importantes sub-cadeias de economia, que envolve o turista, desde o momento que ele desembarca no aeroporto. Seguimos em frente para a sustentabilidade dos negócios e manutenção dos empregos no setor, dando suporte e atuando nas 13 zonas turísticas da Bahia", conclui.

A partir de Salvador é possível viajar de avião, de ônibus ou de carro. Por via terrestre são 460 quilômetros por meio da rodovia BR-110. O município fica na região norte do estado, em um ponto de confluência entre os estados da Bahia, Alagoas, Sergipe e Pernambuco. Informações de pacotes de viagens, passeios e hospedagens consulte a agência de viagem.

Padre Toledo, restaurante mais antigo de Tiradentes comemora 52 anos

A cidade de Tiradentes conhecida pelas suas construções barroca, igrejas e casarões centenários, as ruas com o charme de uma cidade voltada para a cultura, gastronomia, arte e turismo, localizada a 180 Km de Belo Horizonte, tem entre suas atrações, o restaurante Padre Toledo, aberto em 1970, em um casarão antigo datado de 1722, que comemora neste mês de julho, 52 anos de funcionamento ininterruptos, sempre priorizando a cozinha mineira clássica.

O Padre Toledo fica na tradicional rua Direita

“É uma felicidade estarmos aqui comemorando tantos anos dessa casa emblemática para Tiradentes e Minas. Buscamos sempre valorizar a cozinha mineira, utilizando produtos típicos, aquecendo almas e corações, através das receitas de nossa família”, fala Geraldo Fonseca, a frente do restaurante.

O restaurante sempre funcionou na Rua Direita. No cardápio, pratos como Tutu de feijão, Feijão tropeiro, Frango com Quiabo, Frango ao molho pardo (praticamente o único em Tiradentes hoje), Frango com Ora-pro-nóbis e as receitas exclusivas de frango à moda da cozinheira e o Filet à parmegiana, que mesmo fugindo da comida mineira, é destaque na casa pela exclusividade do molho de vinho. 

Em 2020, novos pratos foram incorporados ao cardápio. São eles: Entradas novas como Costelinha com redução de rapadura e farofa crocante, uma releitura do tradicional frango com Ora-pro-nóbis: risoto de frango com ora-pro-nóbis e a sobremesa Maríilia e Dirceu, em homenagem ao casal mais famoso de inconfidentes. Aliás, uma peculiaridade: diz a lenda que ora-pro-nóbis era o prato preferido do Padre Toledo. Tem também os risotos: de queijo artesanal com filet mignon e o de canjiquinha.

O restaurante surgiu em 1970, ano em que Dona Josefina, uma cozinheira mineira de mão cheia, que já fazia bolos e buffets, apostou no sonho de ter um restaurante voltado para o turismo, mesmo em uma época em que o turismo em Tiradentes era muito incipiente. A partir do sucesso do negócio, junto com o marido, Sr. Cota e os 4 filhos, iniciou os empreendimentos da família, focados na cozinha: padaria, que hoje dedica-se principalmente às quitandas mineiras tradicionais, a pousada e a fazenda, que fornece alguns insumos e a Cachaça Padre Toledo ao restaurante.

Atualmente a terceira geração, Fernanda, Paula e Luiz Neto gerenciam o restaurante junto com o pai, Sr. Geraldo Fonseca, “É um negócio familiar que passa de geração a geração, somos a 3ª já. A paixão pela gastronomia e empreendedorismo vem de família, e é muito orgulho a gente poder levar esse nome conosco”, fala Luiz Fonseca Neto.

 O restaurante localizado no centro de Tiradentes, entre os casarões centenários

O nome do restaurante é uma homenagem ao pai da Inconfidência Mineira, o Padre Toledo, que realizou a primeira reunião do movimento na sua casa, em Tiradentes, durante o batizado da filha de Barbara Heliodora e Alvarenga Peixoto. Estiveram presentes neste evento, que foi regado a muita comida boa, Hipolita Jacinta, Vitoriano Veloso, Tomas Antônio Gonzaga dentre outros.

 

A tradicional culinária mineira com receitas especiais

A cozinha do Restaurante Padre Toledo é também cheia de história e saudade, Ilda e Pelé (in memoriam), se tornaram da família ao estarem desde o início, durante 50 anos no restaurante, sendo cocriadores de algumas das principais receitas. E nos últimos 15 anos, o Sr. Tião e Carlos continuam firmes na perpetuação do legado construído por eles e Dona Josefina.

 Atualmente, a cozinha, é liderada pela chef Fernanda Fonseca, natural de Tiradentes, nasceu e cresceu em meio às panelas do Restaurante Padre Toledo, herdando do pai e da avó o dom de cozinhar e as receitas de família. Estudou turismo e gastronomia, fez cursos e estágio na França, onde morou por quase 3 anos. Especializou em Cozinha Mineira, sendo a valorização de ingredientes mineiros e a memória afetiva, os pilares de seu trabalho. 

Tiradentes é corta pela serra de São José, a mistura da natureza e o barroco

Será um evento aberto ao público, a ser realizado no restaurante, no dia 15 de julho, a partir das 20 30horas. “Teremos um cardápio especial do dia, com chefs convidados, sendo todas mulheres, em homenagem a minha avó, Dona Josefina, que deu início a tudo isso, e estará presente”, explica Paula Fonseca. As chefs convidadas serão Márcia Nunes, do restaurante Dona Lucinha e Valdelícia da Krug Bier, que irão batizar um prato especial para o evento: O Hipólita Jacinta, em homenagem a mulher e presença fundamental no movimento da inconfidência mineira.

O evento também marca o início da parceria com a Krug Bier, que aliás, o prato será elaborado com cerveja da Krug Bier e feito em 6 mãos. Informações: (31) 99959 1183 @restaurantepadretoledo

Bioparque do Pantanal e Museu Subaquático de Bonito

 


O mês de julho está chegando e, com ele, as férias escolares. Neste ano, muitas famílias brasileiras pretendem cair na estrada para relaxar e se divertir depois de tanto tempo com restrições de viagem em razão da pandemia.

O Mato Grosso do Sul, com suas belezas naturais, diversidade de flora e fauna, atrativos de ecoturismo e aventura, é um dos destinos indicados para os viajantes que buscam contato com a natureza e temperaturas um pouco mais amenas do que o frio do Sul e Sudeste.

Quem está planejando visitar o estado nessas férias tem duas atrações consideradas recentes para conhecer, que se somam aos já famosos roteiros de ecoturismo em destinos como Pantanal e Bonito. São: o Bioparque do Pantanal e o Museu Subaquático de Bonito.

 


Situado na capital Campo Grande, o Bioparque do Pantanal foi inaugurado no final de março de 2022 e consiste em um espaço de 19 mil m² de área construída. Considerado o e a maior complexo de aquários de água doce do mundo, o atrativo reúne uma das maiores diversidades de peixes de água doce do mundo, em especial as espécies do Pantanal.

Com um projeto arquitetônico de Ruy Ohtake, o Bioparque Pantanal conta com tanque de quase cinco milhões de litros de água, abrigando, por exemplo, mais de 30 espécies de cascudos e mais de 10 mil neons.

O espaço visa aproximar o público visitante da rica biodiversidade da região e, para isso, abriga 32 tanques com peixes do Pantanal, incluindo espécies como dourado, pacu e peixe-cachorro. Além de áreas com espécies dos cinco continentes.

Inaugurado em outubro de 2021, o Museu Subaquático de Bonito é o único do mundo em ambiente de água doce. Focado em integrar arte e natureza, o atrativo fica na Nascente Azul, a cerca de 35 quilômetros de Bonito.

Por lá, os visitantes podem mergulhar em águas cristalinas para observar 12 estátuas submersas feitas em malha de arame inoxidável e cimento pH neutro – e que seguem em constante processo de petrificação pela ação do calcário e do magnésio presentes nas águas da região. As obras foram feitas por artistas locais e compõem a exposição CICLOS, que explora de forma crítica as dinâmicas presentes na relação homem e natureza.

Os brasileiros que pretendem conhecer os principais roteiros de viagem do Mato Grosso do Sul podem aproveitar as experiências oferecidas pela Acqua Studio de Viagens, único studio de viagens de Bonito e que conta com opções de roteiros pelos principais atrativos da cidade e do Pantanal Sul.

Atuando há 7 anos como o único studio de viagens de Bonito, a Acqua visa atender aos viajantes que buscam personalização e flexibilidade em seus roteiros de viagem. A ideia é oferecer uma experiência de viagem única, sustentável, honesta e transparente. Hoje, a agência conta com opções de roteiros pelos principais atrativos de Bonito e Pantanal Sul.  informações: www.acquaviagens.com.br

_____________________________________________________________________________________________

  @sergiomoreira63 

 sergio51moreira@bol.com.br

 

 

 

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.