Coluna Fernando Calmon
Nº 1.210 — 21/7/22
Multa por manusear celular é
de R$ 6.500 no Reino Unido
A telefonia celular
5G está chegando às capitais brasileiras em um cronograma que começou em
Brasília, duas semanas atrás. Essa novidade tem potencial de levar mais
motoristas a manusear o aparelho enquanto dirigem e se sujeitarem a receber
multas pesadas. Há alguns anos ouvi de um palestrante um comentário
bem-humorado. “O corpo humano é formado por 78 órgãos. Agora o celular pode ser
considerado o 79º”.
De fato, já se pode considerá-lo
uma extensão ligada ao próprio modo de vida. Isso inclui não apenas motoristas.
Até pedestres se distraem. A Associação Brasileira de Medicina de Tráfego
divulgou em maio último sua diretriz Celular e Direção Veicular com contribuição
de nove especialistas, além de estudos em outros países.
O relatório foi enfático: “Dirigir veículos automotores
utilizando telefone celular e seus dispositivos ocasionam reações equivalentes
à condução com 1 g/l de alcoolemia. Cerca de 70% dos motoristas acreditam que
direção e telefone celular não combinam, mas somente 20% se privam dessa
perigosa combinação. Os riscos de se envolver em sinistros de trânsito sobem
vertiginosamente para 400% quando se checam mensagens de texto e para 22.000%
quando elas são digitadas.”
Mensagens de texto aumentam drasticamente os riscos de uso
do celular pelo motorista e foram alvos de várias campanhas específicas nos EUA
e Europa. Aqui há duas formas de enquadramento: usar fones de ouvido ligados a
um celular (R$ 130,16, infração média, quatro pontos no prontuário) e dirigir digitando
ou manuseando o telefone (R$ 293,47, infração gravíssima e sete pontos). Uma só
infração gravíssima no ano reduz de 40 para 30 pontos o limite para um processo
de suspensão da CNH.
Em março deste ano o Reino Unido estabeleceu multa pesada de
1.000 libras esterlinas (nada menos de R$ 6.500) para quem for flagrado
manuseando um aparelho celular. Em caso de reincidências o motorista sofre um
processo de cassação definitiva da licença para dirigir. Tanto lá como aqui é
autorizado que o celular esteja fixado no para-brisa ou outro local no painel.
Comandos por voz ou mesmo atendimento automático de chamadas, embora desaconselhados,
não têm como ser fiscalizados.
Muitos modelos hoje permitem espelhar o telefone na tela
multimídia com visibilidade ampliada de roteiros e possibilidade de receber ou
efetuar chamadas por comando de voz. Ainda assim o bom senso indica que
chamadas devem ser ignoradas por motoristas. Se parecer importante, pare o
carro e atenda.
Ofensiva germânica no mercado brasileiro
Primeiro foi a Audi
ao anunciar a importação do Q3 e Q3 Sportback semidesmontados para a sua
fábrica no Paraná, além da chegada do A3 híbrido “leve” de 48 V e dos A4 e A5 híbridos
“leves” de 12 V. Só o primeiro fica isento do rodízio em São Paulo (coisas da
legislação brasileira, pois este conceito é conhecido há 15 anos). Também em
julho, pré-venda do Q5 TFSI e. Depois o Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ juntou-se ao EQC numa ofensiva que
incluirá até o final do ano outros três modelos elétricos (EQA, EQB e EQE). A
BMW confirmou que produzirá em Santa Catarina os recém-lançados na Europa Série
3 e X1.
O EQS custa R$ 1.350.900.
Kit AMG de R$ 60.000 incrementa a potência dos dois motores elétricos (tração
4x4) para 761 cv e 104 kgf.m. Mesmo pesando 2.655 kg impressiona acelerar de 0
a 100 km/h em 3,8 s. O interior guarda outra surpresa: três telas (motorista,
central e passageiro) interligadas somam nada menos de 42,3 pol. Com 3,21 m de
distância entre eixos o espaço para pernas no banco traseiro é o mesmo do sedã
de topo Classe S. Outro superlativo: porta-malas de 580 litros com tampa tipo
hatch.
Em rápido primeiro
contato, além da aceleração típica de um elétrico, chama atenção a capacidade
de manobra do EQS graças ao eixo traseiro direcional com ângulo de até 10 graus.
Diâmetro de giro de apenas 10,9 metros equivale ao de um sedã compacto.
ALTA RODA
PEUGEOT quer impulsionar o veterano 2008 (lançado em 2015), que recebeu poucas
mudanças ao longo de sete anos. Aposta no preço competitivo, inclusive na
versão de topo Griffe 2023: R$ 124.990 (versão de entrada R$ 99.990). Motor 1,6
turbo de 173 cv (E)/165 cv (G) proporciona desempenho acima da média entre SUVs
compactos, embora o C4 Cactus do mesmo grupo tenha mecânica igual. O 2008 recebeu
pequenas modificações externas, melhorou o acabamento interno e a forração dos
bancos. Comando do vidro elétrico com um toque é só para o motorista.
CHEGADA do inverno exige mais atenção com a bateria do veículo. Acendimento
automático dos faróis quando se aciona o destravamento das portas é um item de
comodidade e até segurança em alguns locais. Mas na hora de dar a primeira
partida do dia, numa garagem por exemplo, deve-se evitar manter faróis e
lanternas acesos. Melhor desligá-los antes e só depois de alguns segundos
voltar a ligá-los. Logo em seguida sair com o veículo. Sem esquecer de que o
alternador leva até 20 minutos para repor a carga da bateria. É bom checar a
data de fabricação impressa na bateria. Sua durabilidade média é de dois a três
anos.
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