- A Stellantis alavanca o ecossistema das startups para acelerar o seu percurso para se tornar uma empresa tecnológica de mobilidade sustentável
- Globalmente, diversos projetos-piloto e startups tecnológicas criam produtos e serviços novos e inovadores
- As startups fazem avançar a meta do “Dare Forward 2030” da Stellantis de adotar soluções centradas no consumidor que ofereçam mobilidade inovadora, limpa, segura e acessível
Amsterdam – A Stellantis N.V. premiou hoje sete startups de tecnologia de alto desempenho com os primeiros “Stellantis Startup Awards”, reconhecendo o valor da parceria entre a Empresa e os melhores startups parceiras em sete vertentes diferentes.
Apresentados durante um evento digital, os “Stellantis Startup Awards” demonstram também o empenho da Empresa em fazer avançar a meta do “Dare Forward 2030” de implementar ideias inovadoras e inovações centradas no cliente que viabilizem mobilidade limpa, segura e acessível para todos.
“As nossas parcerias inovadoras, aliadas à dedicação, paixão e talento dos nossos colaboradores, estão acelerando rapidamente o nosso percurso para nos tornarmos uma empresa tecnológica de mobilidade sustentável,” afirmou Carlos Tavares, CEO da Stellantis.
“Os parceiros de startups e os projetos-piloto hoje apresentados provam que uma mentalidade de intraempreendedorismo e de inovação orientada por resultados podem fazer uma diferença que beneficia verdadeiramente os nossos clientes, a sociedade e a Stellantis.”
Em consonância com a natureza digital do evento “Startup Awards”, executivos destacados da Stellantis, entre os quais o Chief Technology Officer, Ned Curic, entregaram a cada finalista um troféu NFT (token não fungível) personalizado. Criado pelo “Stellantis Design Studio”, o NFT é uma interpretação artística de mãos entrelaçadas que expressam o conceito de que, em tempos turbulentos, as ideias prevalecem.
Projetos “Stellantis Startup Awards” 2022
- Customer Experience – Desenvolvido pela HAAS Alert nos EUA, o Sistema de Alerta de Emergência do Veículo tem como missão fazer com que todos cheguem a casa em segurança e ajudar a evitar uma condução distraída, alertando o condutor para emergências do veículo e acidentes em tempo real. A Stellantis está atualmente oferecendo a tecnologia em alguns dos veículos das marcas Chrysler, Dodge, Jeep e Ram.
- Quality – Aplicada na Turquia, a digitalização da Daxium da lista de verificação e painel de controle de inspeção pré-entrega de veículos ajuda a Stellantis a melhorar seu processo de controle, bem como a assegurar que a qualidade e a entrega dos seus veículos importados para o cliente final alcancem os mais elevados padrões. O projeto será em breve estendido ao Marrocos, Egito, Israel e Europa.
- New Business – Aplicada na França no Citroën Ami, nos modelos eletrificados DS E-TENSE e Peugeot 308 plug-in hybrid, e na Itália no Citroën Ami e no elétrico Fiat New 500, a solução desenvolvida pela startup Demooz transforma atuais proprietários de veículos em embaixadores, conectando-os a potenciais clientes para, por meio do boca-a-boca, facilitar a descoberta, o acesso e o teste dos produtos da Stellantis.
- Automotive Tech − startup com sede no Reino Unido, a Envisics fornece informações de condução mais eficazes e oportunas, com um monitor de alertas de nova geração que utiliza realidade aumentada e tecnologia holográfica de alta qualidade. O inovador conteúdo será oferecido na próxima geração dos modelos premium e de luxo da Stellantis.
- Industry 4.0 – Aplicada na fábrica da Stellantis em Betim, Brasil, a solução criada pela Phygitall utiliza smartwatches para analisar o padrão e a intensidade dos movimentos das mãos com o intuito de otimizar o processo de manufatura, aumentando a segurança, a qualidade e a eficiência.
- Supply Chain – Desenvolvido na Argentina e no Brasil pela JettaCargo, o software alavanca inteligência artificial para simular o carregamento ideal de carga em caminhões e contêineres. Atualmente, está automatizando o planejamento e a composição do transporte terrestre da Stellantis, reduzindo o impacto das emissões de CO2 e danos a mercadorias em transporte, melhorando a logística e aumentando a segurança da carga.
- Agility & Efficiency – Aplicada na Índia para a Citroën, a assistência virtual desenvolvida pela BlinkIN apoia técnicos de oficinas de reparação de veículos com assistência remota em tempo real prestada por engenheiros especializados da Stellantis por meio de smartphone, permitindo a instalação de uma solução acessível que, em última instância, reduz o tempo de imobilização dos veículos dos clientes e proporciona uma melhor experiência do consumidor.
Ecossistema de Startups da Stellantis
O “Startup Studio”, equipe da Stellantis responsável pela interação com as startups e os “Startup Awards”, é parte do maior envolvimento a longo prazo da Empresa e do investimento no ecossistema das startups.
Desde a criação da Stellantis em janeiro de 2021, a empresa comprometeu-se com centenas de startups e assinou mais de 40 contratos.
Em março, a Stellantis anunciou ainda o lançamento do seu primeiro fundo de capital de risco com a criação da “Stellantis Ventures”. Constituída com um investimento inicial de 300 milhões de euros, a Stellantis Ventures centra-se em empresas em início de atividade, ou já em fase avançada, que estejam desenvolvendo tecnologias de ponta que possam ser implementadas nos setores automotivo e da mobilidade.
Os investimentos recentes incluem a Archer, uma das principais produtoras de aeronaves elétricas de decolagem e aterrissagem vertical, a Factorial Energy, produtora de tecnologia de bateria de estado sólido transformacional, Vulcan, produtor de lítio com zero emissão de gases de efeito estufa, e diversas outras aquisições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário