Alta Roda
Nº 897 — 14/7/16
Fernando Calmon
LÍDERES DO SEMESTRE
As estreias de novos produtos levaram ao aumento da competição nas vendas do primeiro semestre.
Onix manteve a liderança absoluta (mesmo sem a ajuda do Prisma). Corolla ampliou sua vantagem, pelo menos enquanto os novos Cruze e Civic não começarem a chegar às lojas no segundo semestre.
Briga entre os SUVs compactos continua acirrada, mas o HR-V defendeu bem a posição.
Embora o mercado tenha caído 25% em relação a 2015, na amostragem dessa estatística, alguns segmentos sofreram mais. Crossovers, médios-grandes e stations são exemplos.
Já a chegada da Fiat Toro (que carrega até uma tonelada) sacudiu as picapes médias. Além de desafiar a nova líder Hilux, ajudou a manter as vendas do segmento estáveis.
Já os SUVs pequenos tiveram aumento explosivo de vendas de 37% em razão de HR-V e Renegade.
Entre os SUVs médios-grandes e grandes houve revisão de enquadramento em razão de novo critério para distâncias entre-eixos (2,80 m é referência de corte, no caso). Os demais segmentos permanecem sem alteração.
A classificação da Coluna soma hatches e sedãs da mesma família, independentemente do nome do modelo.
Sedãs com entre-eixos de significativa diferença classificam-se à parte (Grand Siena, Logan, Etios e outros).
A base é a do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). São citados apenas os modelos mais representativos e pela importância do segmento.
Dados compilados por Paulo Garbossa, da consultoria ADK.
Compacto
Onix/Prisma, 18%;
HB20 hatch/sedã, 15%;
Ka hatch/sedã, 8,3%;
Gol/Voyage, 8,2%;
Palio/Fire/Siena, 6%;
Fox, 5%;
Sandero, 4,9%;
up!, 3,7%;
Uno, 3,4%;
Etios hatch, 3%;
Grand Siena, 2,8%;
Etios sedã, 2,5%;
Cobalt, 2%;
Logan, 1,8%;
Versa, 1,7%;
Fiesta hatch/sedã, 1,68%;
March, 1,65%;
City, 1,55%;
Classic, 1,54%;
Clio, 1,51%;
Mobi, 1,2%;
C3/DS3, 1,1%.
Dupla Onix/Prisma aumenta participação.
Médio-compacto
Corolla, 40%;
Civic, 11%;
Golf/Jetta, 9%;
Cruze hatch/sedã, 7%;
Focus hatch/sedã, 6%;
Sentra, 5%;
Fluence, 3,2%;
A3 hatch/sedã, 3,1%;
C4 Lounge, 2,8%.
Corolla continua a acelerar.
Médio-grande
BMW Séries 3/4, 27%;
Fusion, 26%;
Mercedes Classe C, 24%.
Líder por muito pouco.
Grande
Mercedes Classe E/CLS, 37%;
BMW Série 5/6, 25%;
Jaguar XF, 15%.
Mercedes volta a liderar.
Topo
Mercedes Classe S, 54%;
Chrysler 300C, 15%;
BMW Série 7, 11%.
Classe S reforça posição.
Esporte
Boxster/Cayman, 26%;
911, 23%;
BMW Z4, 17%.
Porsches dominam.
Station
Weekend, 61%;
SpaceFox, 24%;
Golf Variant, 10%.
Weekend ainda mais à frente.
SUV compacto
HR-V, 32%;
Renegade, 27%;
EcoSport, 13%.
HR-V defende bem sua posição.
SUV médio-compacto
ix35/Tucson, 44%;
Outlander, 10%;
Sportage, 7%.
Liderança folgada.
SUV médio-grande
SW4, 50%;
Pajero Full/Dakar, 14%;
XC60, 10%.
Sem ameaça ao líder.
SUV grande
Trailblazer, 17%;
BMW X5/X6, 15%;
Range Rover Sport/Vogue, 14%.
Boa briga.
Monovolume pequeno:
Fit, 46%;
Spin, 34%;
C3 Aircross, 12%.
Fit não perde.
Crossover
ASX, 54%;
Range Rover Evoque, 24%;
Free: mont/Journey, 19%.
Liderança inconteste.
Picape pequena
Strada, 49%;
Saveiro, 32%;
Oroch, 11%.
Strada se eterniza.
Picape média
Hilux, 27%;
Toro, 25%;
S10, 17%.
Líder sob forte ameaça.
BALANÇO semestral de 2016 das vendas de automóveis e veículos comerciais leves e pesados, feito pela Anfavea, indica que a queda acentuada começa a amenizar.
RODA VIVA
BALANÇO semestral de 2016 das vendas de automóveis e veículos comerciais leves e pesados, feito pela Anfavea, indica que a queda acentuada começa a amenizar.
No conjunto da indústria o recuo chegou a 25% em relação ao mesmo período de 2015.
Até o final de 2016, a entidade espera que se limite a 19% menos sobre o ano passado ou 2 milhões de unidades. Estoques baixaram de 41 para 39 dias (junho sobre maio).
COMO parte das comemorações dos 40 anos de inauguração de sua fábrica no Brasil, a Fiat anuncia o projeto Futuro das Cidades.
A ideia é aprofundar os estudos sobre economia colaborativa, descobrir problemas que ainda possam vir e pesquisar soluções de mobilidade para as cidades brasileiras. Lançará, brevemente, uma plataforma aberta que aceitará sugestões de qualquer fonte.
TOYOTA decidiu impulsionar no Brasil a Lexus, sua marca de luxo. Aposta inicial é no RX 350, um SUV médio-grande que aproveita a mesma arquitetura do Camry.
O estilo é audacioso, principalmente a grade dianteira em formato de carretel. Destacam-se conforto de marcha, sistema 4x4 moderno, acabamento de primeira qualidade e central multimídia de 12,3 pol.
Preços: R$ 337.350 a 352.950. A marca acredita que terá mais espaço agora para crescer.
TROCAR o motor seis cilindros aspirado por um de quatro cilindros turbo, mantendo configuração boxer, tornou o Porsche Boxster e sua versão S um roadster ainda mais instigante para guiar.
Além de menor peso, houve ganho de potência e torque (versão S, agora, com 350 cv e robustos 42,8 kgfm), melhora no desempenho e diminuição de consumo de combustível. Rodas traseiras têm até 10 pol. de largura. Preços entre R$ 368.000 e 466.000.
CORREÇÃO: motor Ford 1 L EcoBoost é importado de Craiova, na Romênia e não de Cracóvia, na Polônia.
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fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2
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