Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 14 de julho de 2016

VEJA OS CARROS MAIS VENDIDOS NO 1º SEMESTRE DE ACORDO COM OS DADOS DO RENAVAM. ESSES DADOS SÃO IMPORTANTES COMO TERMÔMETRO PARA QUEM DESEJA ADQUIRIR UM CARRO E LEVA EM CONTA OS MAIS VENDIDOS DE CADA MODELO. JÁ A ANFAVEA DIVULGADA NÚMEROS QUE REVELAM UM EQUILÍBRIO DAS VENDAS DE COMERCIAIS LEVE E PESADOS


Alta Roda 

Nº 897 — 14/7/16

Fernando Calmon


LÍDERES DO SEMESTRE


As estreias de novos produtos levaram ao aumento da competição nas vendas do primeiro semestre.

Onix manteve a liderança absoluta (mesmo sem a ajuda do Prisma). Corolla ampliou sua vantagem, pelo menos enquanto os novos Cruze e Civic não começarem a chegar às lojas no segundo semestre. 

Briga entre os SUVs compactos continua acirrada, mas o HR-V defendeu bem a posição.

Embora o mercado tenha caído 25% em relação a 2015, na amostragem dessa estatística, alguns segmentos sofreram mais. Crossovers, médios-grandes e stations são exemplos.

Já a chegada da Fiat Toro (que carrega até uma tonelada) sacudiu as picapes médias. Além de desafiar a nova líder Hilux, ajudou a manter as vendas do segmento estáveis. 

Já os SUVs pequenos tiveram aumento explosivo de vendas de 37% em razão de HR-V e Renegade.

Entre os SUVs médios-grandes e grandes houve revisão de enquadramento em razão de novo critério para distâncias entre-eixos (2,80 m é referência de corte, no caso). Os demais segmentos permanecem sem alteração.

A classificação da Coluna soma hatches e sedãs da mesma família, independentemente do nome do modelo. 

Sedãs com entre-eixos de significativa diferença classificam-se à parte (Grand Siena, Logan, Etios e outros). 

A base é a do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). São citados apenas os modelos mais representativos e pela importância do segmento. 

Dados compilados por Paulo Garbossa, da consultoria ADK.

Compacto
Onix/Prisma, 18%; 
HB20 hatch/sedã, 15%; 
Ka hatch/sedã, 8,3%; 
Gol/Voyage, 8,2%; 
Palio/Fire/Siena, 6%; 
Fox, 5%; 
Sandero, 4,9%; 
up!, 3,7%; 
Uno, 3,4%; 
Etios hatch, 3%; 
Grand Siena, 2,8%; 
Etios sedã, 2,5%; 
Cobalt, 2%; 
Logan, 1,8%;
Versa, 1,7%; 
Fiesta hatch/sedã, 1,68%; 
March, 1,65%; 
City, 1,55%; 
Classic, 1,54%; 
Clio, 1,51%; 
Mobi, 1,2%; 
C3/DS3, 1,1%. 
Dupla Onix/Prisma aumenta participação.

Médio-compacto
Corolla, 40%; 
Civic, 11%; 
Golf/Jetta, 9%; 
Cruze hatch/sedã, 7%; 
Focus hatch/sedã, 6%; 
Sentra, 5%; 
Fluence, 3,2%; 
A3 hatch/sedã, 3,1%; 
C4 Lounge, 2,8%. 
Corolla continua a acelerar.

Médio-grande 
BMW Séries 3/4, 27%; 
Fusion, 26%; 
Mercedes Classe C, 24%. 
Líder por muito pouco.

Grande
Mercedes Classe E/CLS, 37%; 
BMW Série 5/6, 25%; 
Jaguar XF, 15%. 
Mercedes volta a liderar.

Topo
Mercedes Classe S, 54%; 
Chrysler 300C, 15%;
BMW Série 7, 11%. 
Classe S reforça posição.

Esporte
Boxster/Cayman, 26%;
911, 23%; 
BMW Z4, 17%. 
Porsches dominam.

Station 
Weekend, 61%; 
SpaceFox, 24%; 
Golf Variant, 10%. 
Weekend ainda mais à frente.

SUV compacto
HR-V, 32%; 
Renegade, 27%; 
EcoSport, 13%. 
HR-V defende bem sua posição.

SUV médio-compacto
ix35/Tucson, 44%; 
Outlander, 10%; 
Sportage, 7%. 
Liderança folgada.

SUV médio-grande
SW4, 50%; 
Pajero Full/Dakar, 14%; 
XC60, 10%. 
Sem ameaça ao líder.

SUV grande
Trailblazer, 17%; 
BMW X5/X6, 15%; 
Range Rover Sport/Vogue, 14%. 
Boa briga.

Monovolume pequeno
Fit, 46%; 
Spin, 34%; 
C3 Aircross, 12%. 
Fit não perde.

Crossover
ASX, 54%; 
Range Rover Evoque, 24%; 
Free: mont/Journey, 19%. 
Liderança inconteste. 

Picape pequena
Strada, 49%; 
Saveiro, 32%; 
Oroch, 11%. 
Strada se eterniza.

Picape média
Hilux, 27%; 
Toro, 25%; 
S10, 17%. 
Líder sob forte ameaça.



RODA VIVA



BALANÇO semestral de 2016 das vendas de automóveis e veículos comerciais leves e pesados, feito pela Anfavea, indica que a queda acentuada começa a amenizar. 

No conjunto da indústria o recuo chegou a 25% em relação ao mesmo período de 2015. 

Até o final de 2016, a entidade espera que se limite a 19% menos sobre o ano passado ou 2 milhões de unidades. Estoques baixaram de 41 para 39 dias (junho sobre maio).

COMO
parte das comemorações dos 40 anos de inauguração de sua fábrica no Brasil, a Fiat anuncia o projeto Futuro das Cidades.

A ideia é aprofundar os estudos sobre economia colaborativa, descobrir problemas que ainda possam vir e pesquisar soluções de mobilidade para as cidades brasileiras. Lançará, brevemente, uma plataforma aberta que aceitará sugestões de qualquer fonte.

TOYOTA decidiu impulsionar no Brasil a Lexus, sua marca de luxo. Aposta inicial é no RX 350, um SUV médio-grande que aproveita a mesma arquitetura do Camry. 

O estilo é audacioso, principalmente a grade dianteira em formato de carretel. Destacam-se conforto de marcha, sistema 4x4 moderno, acabamento de primeira qualidade e central multimídia de 12,3 pol. 

Preços: R$ 337.350 a 352.950. A marca acredita que terá mais espaço agora para crescer.

TROCAR o motor seis cilindros aspirado por um de quatro cilindros turbo, mantendo configuração boxer, tornou o Porsche Boxster e sua versão S um roadster ainda mais instigante para guiar. 

Além de menor peso, houve ganho de potência e torque (versão S, agora, com 350 cv e robustos 42,8 kgfm), melhora no desempenho e diminuição de consumo de combustível. Rodas traseiras têm até 10 pol. de largura. Preços entre R$ 368.000 e 466.000.

CORREÇÃO: motor Ford 1 L EcoBoost é importado de Craiova, na Romênia e não de Cracóvia, na Polônia.


____________________________________
fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.