1,8 milhão no Brasil
No Brasil, o hatch chegou em 1995 e já vendeu mais de 1,8 milhão de unidades. O Fiesta começou a ser produzido na fábrica da Ford em São Bernardo do Campo, SP, em 1996.
De 2002 a 2012, teve a montagem transferida para Camaçari, na Bahia, e voltou para o ABC paulista em 2013.
No modelo atual, posicionado no segmento premium, o New Fiesta oferece diferenciais como 7 airbags, direção elétrica, controle eletrônico de estabilidade e tração, sistema de conectividade SYNC e o premiado motor turbo 1.0 EcoBoost, de 125 cv.
No modelo atual, posicionado no segmento premium, o New Fiesta oferece diferenciais como 7 airbags, direção elétrica, controle eletrônico de estabilidade e tração, sistema de conectividade SYNC e o premiado motor turbo 1.0 EcoBoost, de 125 cv.
Veja, a seguir, um breve histórico de suas seis gerações.
Histórico das gerações
Primeira geração (1976-1983) – O primeiro Fiesta foi produzido na Alemanha, com três portas e duas opções de motores, 1.0 e 1.1.
Histórico das gerações
Primeira geração do Ford Fiesta, 1976. |
No mesmo ano, começou a ser produzido na Espanha e, em 1977, também na Inglaterra. Em 1977, introduziu o motor 1.3, nas versões S e Ghia.
Em 1979, atingiu 1 milhão de unidades. Em 1981, lançou o esportivo XR2 com motor 1.6, o primeiro a atingir 160 km/h.
Em 1982, comemorou seis anos de liderança nos mercados britânico e alemão.
Segunda geração (1983-1989) – A segunda geração, também chamada MkII, trouxe frente e interior renovados e novos motores, incluindo um 1.6 diesel.
Em 1984, comemorou a produção de 3 milhões de unidades e lançou o novo esportivo XR2 1.6.
Em 1986, introduziu o motor 1.4 a gasolina e, no ano seguinte, a transmissão continuamente variável CTX.
Terceira geração (1989-1995) – O Fiesta MkIII trouxe carroceria com largura, comprimento e entre-eixos maior.
Também passou a oferecer pela primeira vez uma versão cinco portas, além da de três, e foi o primeiro carro na Europa com ABS.
Em 1989, o esportivo Fiesta XR2i ganhou motor 1.6 com injeção eletrônica de 112 cv. No ano seguinte, veio o Fiesta RS Turbo de 135 cv.
Em 1991, lançou a versão van Courier. Em 1992, foi a vez do Fiesta RS 1800, com motor 1.8 aspirado de 130 cv. Em 1995 chegou ao mercado brasileiro, importado da Espanha, com motor 1.3.
Quarta geração (1996-2002) – Com formas aerodinâmicas arredondadas e grade oval, foi o primeiro Fiesta fabricado no Brasil, em São Bernardo do Campo (SP), com as opções de motores Endura 1.0 e 1.3 e Zetec 1.4.
Depois, teve a frente reestilizada e ganhou os novos motores nacionais 1.0 e 1.6 Zetec Rocam, além do modelo sedã importado do México.
Quinta geração (2002-2014) – Com desenho atualizado e mais robusto, foi lançado no Brasil quase simultaneamente com a Europa, com uma frente exclusiva.
Produzido em Camaçari, na Bahia, com os motores Zetec Rocam 1.0 e 1.6, o primeiro também com compressor, na versão Supercharger.
O esportivo Fiesta ST, com carroceria de duas portas e motor 2.0 de 150 cv, foi lançado na Europa em 2005.
Sexta geração (2008-atual) – Lançada no exterior em 2008, a sexta geração do Fiesta chegou ao Brasil em 2011, importado do México.
Em 2013, o hatch começou a ser produzido na fábrica de São Bernardo do Campo. As opções de motores incluem o Sigma 1.6 e o novo turbo 1.0 EcoBoost, ambos de 125 cv, com opção de transmissão manual e automatizada de dupla embreagem. Foi o compacto mais vendido do mundo em 2012 e 2013.
O esportivo Fiesta ST, lançado na Europa em 2013 com motor 1.6 EcoBoost de 182 cv, foi seguido em 2016 pelo Fiesta ST200, com motor recalibrado para gerar 200 cv, o mais potente já produzido na linha.
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