https://youtu.be/ODzQLD-scPc
Estão abertas, até o dia 10 de maio, as inscrições para o Tração -- Edital para Impulsionamento de Organizações Sociais, iniciativa da Fundação Grupo Volkswagen em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS). O intuito é apoiar organizações sociais que atuam nos territórios de abrangência das unidades fabris e de negócio da Volkswagen do Brasil, Volkswagen Caminhões e Ônibus e Volkswagen Serviços Financeiros, nos estados de São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro. Essas são as marcas do Grupo VW que fazem parte dos órgãos de governança da Fundação.
A seleção acontecerá em duas fases. Na primeira, serão escolhidas 28 organizações para participarem de uma formação online, com carga horária total de 40 horas. Serão aulas, fóruns de discussão, exercícios e materiais complementares sobre temáticas ligadas ao terceiro setor, como aspectos jurídicos, gestão financeira, captação de recursos, elaboração e gerenciamento de projetos, comunicação e acessibilidade.
Ao término da formação, as organizações serão convidadas a apresentarem um projeto para aperfeiçoar o desenvolvimento dos seus processos de gestão, estruturar sua operação e ampliar seu impacto social no território. Após passarem por uma banca avaliadora, 14 organizações serão selecionadas para receberem um incentivo financeiro de R$ 21 mil cada (R$ 294 mil no total), que será pago ao longo da fase de acompanhamento técnico virtual (“Impulsionamento”), de acordo com o cronograma dos projetos vencedores.
"Grande parte das organizações sociais que operam nas comunidades lidam com situações emergenciais em relação aos recursos. Dezenas convivem com o risco diário de fecharem suas portas. Por esta razão, ações de fortalecimento da sociedade civil são fundamentais para ampliar a justiça social e reduzir as múltiplas desigualdades", ressalta Rosane Santiago, Diretora de Novos Negócios e Inovação do CIEDS.
O edital atende ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de número 10 (Redução das Desigualdades), que faz parte da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), em especial à meta 10.2, voltada a empoderar e promover inclusão social, econômica e política de todos, de forma a reduzir as desigualdades.
Quem pode participar:
Podem participar as organizações da sociedade civil sem fins lucrativos, que desenvolvem ações de impacto social e interesse público, sediadas nos seguintes territórios (a lista completa dos municípios e áreas elegíveis está disponível no edital):
- Polo Zona Sul da Capital Paulista (SP)
- Polo Resende e Região do Médio Paraíba (RJ)
- Polo São Bernardo e Região do Grande ABC (SP)
- Polo São Carlos e Região Geográfica de Araraquara (SP)
- Polo São José dos Pinhais e Região Metropolitana de Curitiba (PR)
- Polo Taubaté e Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (SP)
- Polo Vinhedo e Região Metropolitana de Campinas (SP)
Inscrições:
As inscrições gratuitas estarão abertas até às 18h do dia 10 de maio de 2022, horário de Brasília, e poderão ser realizadas por meio do preenchimento completo do formulário eletrônico no sistema de inscrição disponibilizado na plataforma Compartir. Mais informações disponíveis no edital e em live disponível no Youtube.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário