Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

QUEM NÃO OUVIU FALAR DOS FAMOSOS E LUXUOSOS CADILLAC'S? NASCIDOS EM 1902, NOS ESTADOS UNIDOS, EM 1928, FORAM PRODUZIDOS MAIS DE 20 MIL ERAM CARROS USADOS PELA BURGUESIA, DIRIGIDOS POR MOTORISTAS CUJO COCKPIT ERA DESCOBERTO. ATÉ HOJE, O CADILLAC É SINÔNIMO DE SOFISTICAÇÃO.





Antigomobilismo

Por
Ricardo Cafarelli



The Luxury Cadd...

“Cadillac 1928 341A - Town Car Limousine 
all weather phaeton – 7 passengers

Olá caros leitores, estou aqui de volta para escrever sobre um grande carro, em todos os sentidos. O Cadillac 1928 Town Car.

Cadillac é sinônimo de luxo e sofisticação desde 1902 quando a marca foi criada por Henry M. Leland, americano, também fundador da marca Lincoln.

O carro que escolhi para falar foi um dos mais importantes que pertenceu a coleção da minha família.

Adquirido de outro colecionador carioca, o Caddy passeou pelo Rio de Janeiro em algumas ocasiões. Eu tive o prazer de dirigir esta preciosidade.

Com 3,86 metros somente entre eixos (152 inches) ele hoje dificilmente encontraria uma vaga em que coubesse e para “facilitar” a direção era do lado direito. Retrovisor, nem pensar.

Em 1928, foram produzidos 20.001 automóveis entre todos os modelos. Este particularmente foi seguramente encomendado especialmente por algum milionário da época, pois é único.



Com um motor V-8 de 5.6 litros e 90 HP era um avião para a época. Podem acreditar.
Ao ligar o possante, praticamente nem se escutava o barulho do motor tal era a perfeição do seu balanceamento e ajuste.

Algumas características que diferenciavam esse veículo de um outro Cadillac de linha eram os acabamentos.

Quando fomos limpar o carro pela primeira vez descobrimos que sua capa de radiador e faróis não eram apenas cromados, mas sim banhados de uma liga de alpaca, um tipo de prata.

Rodas de cubo rápido, volante retrátil (para facilitar a entrada e saída dos motoristas mais “gordinhos”), faróis auxiliares, tudo funcionando perfeitamente. Outro destaque era o interfone para comunicar-se com o motorista.

Como não poderia deixar de ser em uma limousine de sete lugares, além do banco traseiro (neste caso, revestido em um luxuoso couro vermelho), havia mais dois bancos retráteis.




O vidro que separava a cabine traseira do motorista podia ser abaixado através de uma manivela.

Aliás, a característica do modelo “town car” é exatamente esta. Um veículo desenhado para ser acima de tudo exclusivo, onde ficava bastante evidente a “diferença” e a “distância” entre o motorista do veículo e o proprietário do mesmo.



Num carro com este tipo de carroceria, o motorista fica exposto ao tempo, enquanto seu “PATRÃO” andava com todo conforto na cabine fechada. Para não deixar o coitado na chuva, recorria-se a uma cobertura de lona, mas era só.

Este carro particularmente ainda tem um diferencial mais exclusivo que é a possibilidade de abaixar os vidros das portas traseiras, dobrar as colunas de porta e arriar a capota traseira tornando-o totalmente conversível (por isso a denominação all weather).

Os Cadillacs foram sem dúvida a maior expressão automobilística americana em termos de luxo, sofisticação, desempenho e conforto. 


Fiéis neste conceito até hoje quando podemos nos deliciar com Cadillac´s como o novo CTS V-sport embalado por um moderníssimo 3.6 litros V-6 twin turbo de injeção direta que entrega nada mais nada menos que 420 hp.

Como anda? Que tal 4,4 segundos para sair da imobilidade e chegar a 100 km/h? Não é o Cadillac mais possante já produzido ou com o maior motor, mas sem dúvida entrou nesta nova onda de motores cada vez mais eficientes do ponto de vista energético e com menor consumo de combustível.

Um forte abraço a todos e até à próxima.
_______________________________________________________________________
Fonte: wikipedea, Site cadillac motor car co, outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.