Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

O GRUPO RENAULT-NISSAN REGISTRA, EM 2013, RECORDE DE VENDAS EM 2013 PELA QUINTA VEZ CONSECUTIVA. AS VENDAS CHEGARAM A 8,3 MILHÕES DE VEÍCULOS, GRAÇAS À FORTE DEMANDA NA CHINA E ESTADOS UNIDOS. A COMERCIALIZAÇÃO COMBINADA DA RENAULT/NISSAN CORRESPONDERAM A 10% DE TODOS OS CARROS VENDIDOS NO MUNDO. INTERESSANTE FOI O DESEMPENHO DO SEGMENTO ELÉTRICO QUE FOI 50% SUPERIOR AO REGISTRADO EM 2012. A RÚSSIA É A TERCEIRA MAIOR CONSUMIDORA DE VEÍCULOS RENAULT NO MUNDO.


A forte demanda nos principais mercados mais do que compensou o baixo crescimento, ou até mesmo recuo, nas outras regiões", segundo Carlos Ghosn, presidente da Renault-Nissan, ao anunciar a 
venda de 2.628.208 veículos no mundo em 2013, mais 3,1% do que em 2012.

"Em um mercado em queda de 1,7%, os volumes do grupo aumentaram 2,4% na Europa, com 1.301.864 veículos vendidos; a participação de mercado chegou a 9,5%, em alta de 0,4 ponto", reforçou, ao acrescentar que s
empre haverá períodos de volatilidade em algumas regiões, "mas estamos otimistas em relação ao crescimento do mercado automotivo de longo prazo".

Em sua opinião, a Aliança Renault-Nissan está bem posicionada para desempenhar um papel de destaque nos principais segmentos do mercado em nível mundial.”
Fatos relevantes do ano de 2013
Pelo segundo ano consecutivo, a Renault realizou mais de 50% de suas vendas fora da Europa, chegando a 1.326.344 veículos, alta de 3,8% em relação a 2012.

A Nissan Motor Corporation vendeu 5.102.979 veículos no mundo, mais 3,3%, do quem em 2012, "um volume recorde pelo quarto ano consecutivo. A Nissan continua a comercializar mais de 1 milhão de veículos em seus dois principais mercados: a China e os Estados Unidos".

A AVTOVAZ, proprietária da célebre marca LADA, vendeu 534.911 veículos em nível mundial, uma queda de 12,1% em relação a 2012, em um contexto de desaceleração do crescimento econômico na Rússia.

A Aliança Renault-Nissan possui uma participação majoritária no capital da AVTOVAZ, a maior montadora de automóveis da Rússia, através de uma joint venture com a empresa estatal RosTech.

Um veículo a cada três na Rússia foi vendido pela Aliança Renault-Nissan e a AVTOVAZ.

Os dez primeiros mercados da Aliança em 2013 foram China, Estados Unidos, Rússia, Japão, França, México, Brasil, Alemanha, Reino Unido e Turquia.

Na China, primeiro mercado automotivo mundial, a Nissan bateu seu recorde com 1,27 milhão de unidades vendidas em 2013, uma progressão de 17,2%.

Fábrica na China
A Nissan é a marca japonesa número um na China, com uma participação de mercado de 5,9%. Entre as vendas da Nissan a Venucia, a marca chinesa local com seu parceiro DongFeng Motor.

Em dezembro 2013, a Renault anunciou a aprovação do governo chinês para iniciar a produção de carros na China em 2016, através de uma joint venture com a DongFeng.

Essa joint venture se instalará na cidade de Wuhan, uma fábrica com capacidade para produzir 150.000 unidades por ano, podendo ser multiplicada por dois posteriormente.

Nos Estados Unidos, a Nissan registrou vendas de 1.248.421 unidades das marcas Nissan e Infiniti, um aumento de 9,4% em relação a 2012.

As vendas da marca Nissan tiveram um progresso de 10,8% atingindo 1.131.966 veículos vendidos, graças a uma forte demanda do sedan Altima, do crossover Rogue, do compacto Versa e do elétrico Nissan LEAF.

Crescimento nos EUA
Nissan e Infiniti chegaram a uma participação de mercado de 8,0% nos Estados Unidos em 2013, em alta de 0,1 ponto em relação a 2012.

Apesar da desaceleração econômica na Rússia, as vendas da Renault aumentaram 10,7%, atingindo um recorde de 210.099 veículos vendidos.

A Rússia é o terceiro mercado mais importante da Renault após a França e o Brasil.

A Renault é a primeira marca estrangeira da Rússia e a segunda marca mais famosa em 2013 após a Lada, graças ao sucesso de seu SUV Duster.

A participação de mercado da Renault na Rússia chegou a o nível recorde de 7,6%, em alta de 1,1 ponto.

A Nissan vendeu 154.996 veículos, e sua participação de mercado chegou a 5,6%, em alta de 0,1 ponto.

Na Ásia
No Japão, o mercado de origem da Nissan, as vendas tiveram um progresso de 2,9%, com 678.824 veículos vendidos, incluindo veículos ultraleves.

As vendas de veículos ultraleves tiveram 21,3% de progressão, com 185.929 veículos vendidos, um recorde pelo segundo ano consecutivo.

A participação de mercado da Nissan no Japão chegou a 12,6%, em alta de 0,3 ponto.

Na França, o mercado de origem da Renault, as vendas do grupo estão em queda de 0,7%, com 547.693 veículos vendidos.

No ranking dos dez primeiros veículos de passeio vendidos no mercado francês, o grupo Renault tem seis veículos, dentre os quais o Clio, o mais vendido no país, e o Captur, o crossover mais famoso. A participação de mercado chegou a 25,4%.

Líder no MéxicoO México também atingiu excelentes resultados em 2013. A Nissan mantém o primeiro lugar no país, com vendas em alta de 7,6%, sendo 264.463 veículos vendidos, um recorde histórico. Com 24,9%, a participação de mercado se mantém estável em relação a 2012.

Mercado estratégico para a Aliança, cuja primeira fábrica acaba de ser inaugurada, na Índia a Renault teve uma alta nas vendas de 83,1%, com 64.368 veículos vendidos, apesar de uma queda de 7,5% do mercado de veículos de passeio.

As vendas da Renault foram estimuladas pelo sucesso do Duster, tendo a Renault se tornado a primeira montadora de automóveis europeia neste mercado.

Na Índia, a marca Renault teve uma participação de mercado de 2,6%, quase o dobro do índice registrado em 2012.

A AVTOVAZ, fabricante da legendária marca LADA, vendeu 456.309 veículos na Rússia em 2013.

Em um mercado em queda, a Renault-Nissan e a AVTOVAZ venderam 821.404 veículos na Rússia em 2013, o que representa uma queda de 7,8% em relação a 2012. A participação de mercado da Aliança, incluindo a AVTOVAZ, ficou em 29,7%.

Em dezembro de 2012, a Aliança Renault-Nissan criou uma joint venture com a estatal RosTech (antiga Russian Technologies) para assumir o controle da AVTOVAZ, a primeira montadora de automóveis na Rússia.

A Renault-Nissan vai investir 490 milhões de euros na joint venture para a modernização da AVTOVAZ.

Este investimento aumentará a participação da Renault-Nissan para 67,13% na joint venture em meados de 2014.

Até 2016, a Aliança e a AVTOVAZ devem ter uma capacidade de produção da pelo menos 1,7 milhão de carros por ano na Rússia.

O complexo industrial de Togliatti já tem um dos maiores programas de compartilhamento de plataformas da Aliança Renault-Nissan.

A planta, considerada uma das maiores fábricas do mundo, já produz o LADA Largus e o Nissan Almera.

Cinco modelos de quatro marcas diferentes serão produzidos em breve: LADA, Renault, Nissan e Datsun. Este projeto representa um investimento global de aproximadamente 400 milhões de euros.

A Aliança Renault-Nissan é a única montadora de automóveis que comercializa uma ampla gama de veículos 100% elétricos e recarregáveis a partir de fontes da energia totalmente renováveis.

Em 2013, a Aliança vendeu 66.809 veículos elétricos no mundo, uma alta de 52% em relação ao ano anterior.

As vendas do Nissan LEAF tiveram um progresso de 77%, atingindo 47.717 veículos, enquanto que as vendas dos quatro modelos elétricos da Renault – Kangoo Z.E., Fluence Z.E., ZOE e Twizy – aumentaram 13%, passando para 19.093 unidades.

O Kangoo Z.E. teve 4.174 unidades vendidas, uma alta de 46% em relação a 2012, o que representa aproximadamente 12% de todos os Kangoo versão utilitária.

A participação da Aliança no mercado mundial dos veículos zero emissão em 2013 ficou em 63%, incluindo o Twizy, o triciclo de dois lugares da Renault.

O Nissan LEAF é o veículo elétrico mais vendido do mundo, com uma participação de mercado de 52,1%. Na Europa, a Renault é líder, com 38,6% de participação de mercado.

Entre dezembro de 2010 (lançamento do Nissan LEAF) e dezembro de 2013, as vendas de veículos zero emissão da Aliança chegaram a 134.383 unidades em nível mundial, o que é superior aos veículos elétricos de todas as principais montadoras de automóveis juntas.

O Nissan LEAF teve um total de 96.847 unidades vendidas durante este período. Em 20 de janeiro de 2014, a Nissan comemorou a venda de seu veículo elétrico de número 100.000, modelo LEAF, para um cliente do Reino Unido.

Entre outubro de 2011 (lançamento do Kangoo Z.E.) e dezembro de 2013, a Renault vendeu 37.536 veículos zero-emissão.

10 principais mercados da Aliança


Total de vendas
Participação de mercado
China
1.300.324
6,10%
Estados Unidos
1.248.421
8,00%
Rússia*
821.404
29,70%
Japão
682.592
12,70%
França
612.885
28,40%
Brasil
314.158
8,80%
México
285.650
26,90%
Alemanha
218.693
6,90%
Reino Unido
205.334
8,10%
Turquia
164.001
19,30%
 * Incluindo a AVTOVAZ
10 principais mercados da Renault
Total de vendas
Participação de mercado
França
547.693
25,40%
Brasil
236.360
6,60%
Rússia
210.099
7,60%
Alemanha
162.509
5,10%
Turquia
144.706
17,00%
Argentine
141.217
15,40%
Argélia
111.378
26,20%
Itália
101.387
7,20%
Espanha
98.024
12,10%
Bélgica + Luxemburgo
77.353
13,00%
10 principais mercados da Nissan 
Total de vendas
Participação de mercado
China*
1.266.167
5,90%
Estados Unidos
1.248.421
8,00%
Japão
678.824
12,60%
México
264.463
24,90%
Rússia
154.996
5,60%
Reino Unido
128.171
5,10%
Tailândia
98.187
7,40%
Canada
91.551
5,30%
Brasil
77.798
2,20%
Austrália
76.869
6,80%
* Incluindo a Venucia
Arquivos disponíveis para download no site: imprensa.renault.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.