Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

UMA VAN PARA SETE PASSAGEIROS E CARGA SERÁ LANÇADA NO PRÓXIMO DIA 18 PELA JAC MOTORS, NO RIO DE JANEIRO. A MAXIVAN JAC T8 ATENDERÁ A UM MERCADO QUE NESTE MOMENTO SOFRE UMA LACUNA GRAVE. AO CONTRÁRIO DE OUTROS PAÍSES, ONDE AO DESEMBARCAREM NUMA ESTAÇÃO DE TREM, RODOVIÁRIA OU AEROPORTO CARREGADOS DE MALAS OS PASSAGEIROS ENCONTRAM TÁXIS COM CAPACIDADE PARA TRANSPORTAR CARGA E CINCO A SETE PESSOAS. NO BRASIL, OS TÁXIS SÃO AUTOMÓVEIS OU MINIVANS. A MAXIVAN TEM MOTOR 2.0 5 CV, VELOCIDADE MÁXIMA DE 165 KM/H E TRÊS ANOS DE GARANTIA.



A JAC Motors prepara um de seus lançamentos mais impactantes. O T8, maxivan que comporta confortavelmente motorista e seis passageiros, vai ocupar um espaço único no mercado brasileiro. 


Oriunda de um segmento extremamente competitivo no mercado chinês, em que a marca é líder – o das vans de transporte de passageiros –, o JAC T8 propõe-se a cumprir uma missão que nenhum modelo vendido no Brasil é capaz: transportar com conforto sete pessoas e ainda 1.310 litros de porta-malas.


Antes de efetuar o lançamento, a JAC Motors experimentou uma longa trajetória de “clínicas” com futuros clientes, uma delas, inclusive, com jornalistas especializados. 

Destinada fundamentalmente a empresas que necessitam de carros grandes para traslados executivos, a T8 recebeu dezenas de aprimoramentos e adaptações antes de ganhar os espaços dos show rooms da rede autorizada JAC Motors no País.

Em sua maioria, a clientela queixava-se da ausência de um veículo que pudesse transportar, por exemplo, quatro pessoas e bagagem, o que é extremamente comum a empresas contratadas por resorts, por exemplo. 

De acordo com esses usuários, os maiores sedãs não comportavam esses serviços, à medida que as três pessoas que viajariam no banco traseiro não encontravam o conforto requerido. 

Com minivans, adotando a mesma situação, o problema reside na falta de espaço no porta-malas para acomodar a bagagem de quatro pessoas.

E se fossem cinco? Ou seis?
A solução sempre recaiu nas vans. Originalmente concebidas para o transporte de carga, elas acomodam, em sua maioria, 15 pessoas ou mais. 

Mas nenhuma delas é dotada de assentos confortáveis e espaçosos, mas sim pequenos bancos, colados e estreitos, que provocavam desconfortos em viagens mais longas. 

Todas elas, também, sofrem com o alto nível de ruído, provocado pela motorização a diesel. Outra conseqüência apontada nas clínicas era a precariedade no desempenho desses vans e a falta de praticidade, pois os tetos altos não permitem que se entre sob algumas marquises de portarias de hotéis, por exemplo.


O que havia não era o ideal. 
Mas, com a chegada da T8...

Com a profusão da indústria do turismo no Brasil, principalmente em 2014 e nos próximos anos, a chegada da JAC T8 parece perfeita. Indiscutivelmente, existe a necessidade de um veículo que priorize conforto e bem-estar a bordo, considerando o fluxo de turistas (brasileiros e estrangeiros) que estará se deslocando pelos aeroportos do país. 

Com 5,1 metros de comprimento, 1,84 metro de largura e 1,97 metro de altura, o que torna a JAC T8 um veículo “compacto” para transporte de passageiros frente às vans, o modelo oferece toda a comodidade que suas supostas concorrentes não possuem. 

Ela é configurada no formato 2+2+3, onde as poltronas da fileira intermediária são individuais, reclináveis, removíveis e giram 360 graus. 

Mas isso não é tudo: o novo JAC Motor é equipado com bancos dianteiros com aquecimento e ajuste elétrico, teto solar, ar-condicionado com controle independente para o compartimento traseiro, luzes individuais de leitura, central multimídia com entrada USB e Bluetooth; entre outros itens.

A distância entre-eixos de 3,08 metros elimina quaisquer problemas quanto à acomodação das pernas de cada passageiro. 


E o melhor: atrás da última fileira de bancos, com o posicionamento “padrão”, o espaço para bagagem permanece generoso: são 1.310 litros, o que acondiciona malas de vários passageiros. 

Se necessário, todos os bancos traseiros podem ser retirados, revelando um espaço de carga digno de um furgão. 


Sem a última fileira de bancos, o espaço para carga sobe para 3.550 litros. Ou 4.800 litros se retirados também os dois centrais.

Trazendo ainda acendedores de cigarro e tomadas 12v de sobra, seis alto-falantes, rádio MP5 com antena externa e 6 porta-copos, não é só pela preocupação com os passageiros que a T8 quer ser reconhecida. 

O motorista que guiar a maxivan de luxo pode contar com volante revestido em couro com regulagem de altura, comandos multifunção e direção hidráulica. 

O veículo também inclui computador de bordo, abertura interna da tampa do tanque de combustível, retrovisores com acionamento elétrico e repetidor de seta, vidros elétricos, faróis com regulagem elétrica de altura, desembaçador traseiro, retrovisor interno antiofuscante, limpador traseiro com temporizador e quebra-sol com espelho de cortesia.

Performance e segurança à altura
O motor 2 litros, com 16 válvulas e turbocompressor, assistido por intercooler, da T8 é mais do que suficiente para enfrentar os desafios do trânsito e das rodovias sem grandes esforços. 


Acoplado a uma caixa transmissão manual de seis velocidades, ele rende potência máxima de 175 cv a apenas 5.400 rpm, com o torque máximo de 260 Nm mantendo-se constante de 2.000 a 4.000 rpm. 

Essa receita permite ótimo equilíbrio entre performance e consumo de combustível, uma vez que a elasticidade do propulsor, associada às relações longas de marchas, garante uma dirigibilidade convincente – velocidade máxima de 165 km/h –, mesmo com o carro carregado, sem qualquer prejuízo à economia de combustível. 

Com uma capacidade de 80 litros no tanque de gasolina, a JAC T8 possui grande autonomia.

Sem nunca esquecer do conforto, o modelo possui suspensão dianteira com triângulos inferiores e superiores. 

Na traseira, que recebe o diferencial – a tração da T8 é nas rodas de trás –, a suspensão é constituída por um eixo rígido. 

Ambas contam com molas helicoidais progressivas e barras estabilizadoras. As rodas de 17” são em liga de alumínio com pneus 225/60 e os freios tanto dianteiros como traseiros são a disco ventilado com ABS e EBD.

Para não pecar em nenhum aspecto e alcançar bons resultados em conforto, desempenho e também segurança, o T8 vem com airbag duplo, cintos traseiros laterais de 3 pontos, travamento automático das portas a
15 km/h, sensor de estacionamento traseiro com câmera, portas com barras de proteção lateral, trava central e chave com destravamento remoto das portas, além de alarme antifurto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.