Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

TMD/COBREQ ENGROSSA TORCIDA PELO HEXA COM SUAS EMBALAGENS DE PASTILHAS DE FREIO. TMD FRICTION É A 1ª FABRICANTE DE PASTILHAS DE FREIO A RECEBER A HOMOLOGAÇÃO PRELIMINAR PARA O NOVO K-bloc



A partir deste mês de fevereiro, todas as embalagens das pastilhas de freios automotivos da TMD/Cobreq fazem alusão à próxima Copa do Mundo. 

É que cada uma delas ganhou um selo criado pela empresa, onde consta um carro estilizado de torcedor levando a bandeira do Brasil. Acima da bandeira ficam os dizeres: “Nosso Brasil rumo ao hexa” e “Cobreq na torcida”.

Em sua fabricação, as pastilhas automotivas destas embalagens, que também divulgarão a Copa por todo o País, passam por intensos testes de campo e de laboratório - temperaturas extremas, variadas velocidades de uso e, ainda, diversas condições de carga -, o que resulta em inéditos níveis de durabilidade.

Pastilhas e sapatas ferroviárias


A TMD Friction, maior fabricante mundial de materiais de atrito para os mercados original/reposição e que, no Brasil, comercializa seus produtos com a marca Cobreq, foi a primeira fabricante a receber a homologação preliminar para o novo K-bloco, cuja pesquisa visa a redução de ruídos no tráfego ferroviário de cargas.

Financiado pelo Ministério Federal Alemão de Economia e Tecnologia, para este projeto, que recebeu o nome de “LäGIV research project”, foram desenvolvidas sapatas de freio ferroviário com materiais de atrito inovadores, que utilizam modernos compósitos – materiais sintéticos que têm inovado a ciência tribológica.

Já as sapatas ferroviárias tradicionais utilizam materiais à base de ferro fundido e, por agirem diretamente sobre a superfície rodante das rodas, com o tempo as desgastam. Isso gera um perfil arredondado nas mesmas, o que provoca ruídos indesejáveis durante a frenagem.
As sapatas ferroviárias da TMD, de compostos orgânicos de segunda geração (chamados compósitos), previnem o desgaste e reduz o ruído em até oito decibéis, ou seja: metade do ruído normalmente audível. Agora, o objetivo da empresa é passar pelos testes de inverno e de campo, num total de 12 meses.

Destaque-se que todo este o processo será monitorado por um perito da International Union of Railways (UIC), que é o órgão coordenador da elaboração dos requisitos técnicos para as aplicações ferroviárias na Europa. E, pelo presente cronograma, a empresa estará apta a iniciar a produção das pastilhas COSID 704 K-bloco já em 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.