A Renault reafirma sua paixão pelo automobilismo de competição e constrói o Renault Sport R.S. 01, um veículo de competição de estilo espetacular e performance descomunal.
Graças ao seu design, nascido no mundo dos carros conceito e ditado por uma carga excepcional de apoio aerodinâmico, o Renault Sport R.S. 01 exprime de forma radical o DNA esportivo da marca.
Sua ficha técnica concentra o que há de melhor na expertise da Renault Sport instalado em um chassi monocoque construído em fibra de carbono com peso inferior a 1.100 kg e um motor com potência superior a 500 CV. Este propulsor permite ao Renault Sport R.S. 01 superar os 300 km/h.
Em 2015 o novo modelo de competição da Renault Sport será uma das estrelas do campeonato World Series by Renault dentro do inédito Renault Sport Trophy, categoria que estará posicionada como antecâmera dos certames profissionais de GT e Endurance.
O Renault Sport R.S. 01 destaca o losango proeminente, verdadeira pedra angular da dianteira.
A impressionante largura de 2.000 mm – contra a altura de 1.116 mm -, ganha ainda mais evidência pela assinatura dos faróis diurnos de LED que contornam as entradas de ar para refrigeração dos freios.
Renault Sport R.S. 01 é um carro de corridas de conceito extraordinário, emblemático da paixão da Renault pelo automobilismo de competição.
Graças ao entusiasmo de Laurens van der Acker e sua equipe, suas linhas espetaculares conseguem traduzir as ambições deste automóvel fora dos padrões.
"Sob sua carroceria nós condensamos o que há de melhor na expertise da Renault Sport Technologies, o que permite obter desempenho do mais alto nível e capaz de mexer com o coração dos pilotos e do público. Se fosse possível resumir o conceito do Renault Sport R.S. 01 em poucas palavras eu diria que se trata do casamento entre a beleza do Renault DeZir e a perfomance do Fórmula Renault 3.5", revela Patrice Ratti, diretor-geral da Renault Sport Technologies
Renault Sport R.S. 01 é um carro de corridas de conceito extraordinário, emblemático da paixão da Renault pelo automobilismo de competição.
Graças ao entusiasmo de Laurens van der Acker e sua equipe, suas linhas espetaculares conseguem traduzir as ambições deste automóvel fora dos padrões.
"Sob sua carroceria nós condensamos o que há de melhor na expertise da Renault Sport Technologies, o que permite obter desempenho do mais alto nível e capaz de mexer com o coração dos pilotos e do público. Se fosse possível resumir o conceito do Renault Sport R.S. 01 em poucas palavras eu diria que se trata do casamento entre a beleza do Renault DeZir e a perfomance do Fórmula Renault 3.5", revela Patrice Ratti, diretor-geral da Renault Sport Technologies
No centro da grade o ar é engolido e em seguida canalizado pela estrutura do chassi em direção aos dois radiadores de água.
A saída deste fluxo é feita por extratores de ar colocados sob o capô. A depressão criada por esta solução contribui para aumentar o apoio aerodinâmico na dianteira do veículo.
Uma lâmina imponente ajuda a alimentar o difusor inferior e um fundo plano completa a solução para o eixo dianteiro.
Duas aletas situadas ao lado do painel gerador de vortex atenuam a turbulência gerada pela rotação das rodas.
"O Renault Sport R.S. 01 é um carro de competição espetacular, se encaixa no mais puro espírito de um GT e promete as mais belas sensações de pilotagem. Com suas características esportivas de alto nível, ele ilustra a riqueza do conhecimento da Renault Sport e sua capacidade de desenvolver veículos de competição que revelarão os futuros campeões de GT ou Endurance, na opinião do ex-piloto de F1 e embaixador da Renault para o automobilismo de competição, Alain Prost.
Perfil rebaixado e esculpido
O perfil rebaixado é característico de um GT com motor central traseiro e segue a tendência atual de entradas de ar projetadas nas laterais.
A assimetria dos balanços é ditado pela arquitetura do veículo e pela otimização da repartição de massas.
A área envidraçada se estende até o aerofólio traseiro, num conjunto complementado por um capô em forma de flecha e que reforça este viés de design.
As curvas esculpidas do Renault Sport R.S. 01 enquadram-no na filosofia do carro-conceito DeZir, modelo apresentado em 2010.
Neste estudo preliminar o designer Akio Shimizu também se inspirou no Renault Estrela Cadente, modelo projetado para quebrar recordes de velocidade e que em 1956, na planície salgada de Boneville (EUA) superou os 300 km/h, em 1956.
O fluxo de ar canalizado pelo difusor inferior escoa pelos extratores posicionados após as rodas dianteiras.
Esta solução garante ainda a melhor passagem de ar dos permutadores de calor, garantindo assim a refrigeração ideal dos turbo compressores.
Traseira potente
Além do aerofólio regulável, o difusor traseiro gravado com a inscrição Renault Sport R.S. 01 direciona o escoamento do ar que passa pelo fundo plano.
Este dispositivo apresenta enorme vantagem de não gerar arrasto e, portanto, não prejudicar a velocidade de ponta.
Acima do difusor estão localizadas as saídas do escapamento duplo e os LEDs correspondentes à luz de freio, solução que complementa a assinatura original de iluminação notável em praticamente toda a largura do Renault Sport R.S. 01
Desempenho de um monoposto
A carga aerodinâmica gerada permite ao Renault Sport R.S. 01 obter desempenho excepcional, superior a modelos da categoria GT3 e próximos ao obtido com os veículos usados no DTM.
Os índices dos coeficientes de deportancia (Cz) e arrasto (Cx) são similares aos gerados por um carro da Fórmula Renault 3.5, o monoposto de referência da World Series by Renault. Ao atingir sua velocidade de ponta, 300 km/h, este fórmula gera 1,7 toneladas de apoio.
Normas obedecidas
Supervisionada pelo engenheiro Christophe Chapelain³, a concepção do Renault Sport R.S. 01 é o resultado da colaboração com parceiros técnicos de referência.
A solução de um monocoque em fibra de carbono foi a escolha natural para atingir os objetivos em termos de peso e segurança.
Assim como na Fórmula Renault 3,5, a empresa italiana Dallara foi encarregada de estudar e projetar o chassi.
A "banheira", que inclui o tanque de combustível com capacidade para 150 litros, recebeu na parte superior um santantônio de aço.
Na dianteira, uma estrutura deformável absorve a energia em caso de choque frontal e seu desenho em forma de arco ajuda na eficiência aerodinâmica do veículo.
Outra estrutura deformável do tipo crash box foi fixada na caixa de câmbio repetindo a função da solução dianteira.
O conjunto está concebido para atender às normas FIA LMP1 e garantir um alto índice de segurança.
Os dispositivos de segurança são completados por uma coluna de direção retrátil, um banco Sabelt do tipo concha e um cinto de segurança de seis pontos compatível com o sistema HANS®.
Torque máximo de 500 cv
Semiportante, o motor é fixado ao monocoque de fibra de carbono, sendo que os pontos superiores são ligados à gaiola do tipo santantônio.
Preparado pela Nismo, o V6 3.8 l biturbo é proveniente do Nissan GT-R. Em relação ao modelo de série a principal modificação é a utilização de um sistema de cárter seco para garantir a lubrificação em curvas longas. O gerenciamento eletrônico Pectel dispõe de função controle de tração.
A pressão do turbo está regulada para gerar potência superior a 500 CV e torque máximo de de 600 N.m.
Isso permite ao Renault Sport R.S. 01 um desempenho situado entre carros das categorias GT3 e DTM.
Câmbio de sete velocidades
O motor Nismo está acoplado a uma caixa de câmbio longitudinal de sete velocidades fornecida pela Sadev.
Sempre por uma questão de controle de custos, o mesmo jogo de relações de marcha será usado em todos os circuitos. No entanto, será possível ajustar a pré-carga aplicada no diferencial auto-blocante.
O comando sequencial é ativado por alavancas de controle instaladas junto ao volante e gerenciadas por um atuador XAP eletromagnético.
Desenvolvido especialmente pela ZF Race Engineering, a embreagem conta com um dispositivo que impede o motor de morrer e aumenta a vida útil do equipamento.
O comando sequencial é ativado por alavancas de controle instaladas junto ao volante e gerenciadas por um atuador XAP eletromagnético.
Desenvolvido especialmente pela ZF Race Engineering, a embreagem conta com um dispositivo que impede o motor de morrer e aumenta a vida útil do equipamento.
Eficiência
Quando a essência da aderência é gerada pelo apoio aerodinâmico, a suspensão é projetada em função desse conceito.
Tal qual nos carros esporte-protótipos, a arquitetura da suspensão utiliza a solução clássica de triângulos duplos, com bielas e amortecedores Öhlins.
Reguláveis em compressão e expansão, eles estão instalados a cada canto da suspensão dianteira e, na traseira, longitudinalmente sobre a caixa de câmbio.
O sistema de freios combina discos de carbono de 380 mm de diamtero da PFC Brakes e pinças de seis pistões.
Esta escolha permite um equilíbrio excelente em termos de eficiência e durabilidade. O Renault Sport R.S. 01 também está equipado com um sistema ABS Bosch Motorsport.
Parceira técnica da Renault Sport Technologies em todos os seus projetos de competição, a Michelin desenvolveu pneus com aro de 18 polegadas específicos para o Renault Sport R.S. 01. Eles são montados em rodas de desenho inédito fixadas por porca central.
Novidade de 2015
"O Renault Sport R.S. 01 é um produto que marca o início de uma nova linha, razão pela qual nós escolhemos esse nome para homenagear o primeiro Fórmula 1 construído pela Renault.
"Nós procuramos conceber o melhor carro de corrida com o objetivo de revelar os melhores talentos e preparar uma futura geração de pilotos.
"O Renault Sport R.S. 01 é uma viatura de desempenho extraordinário e a World Series by Renault será seu habitat.
"Partimos de uma folha em branco para planejar o campeonato Renault Sport Trophy, um certame atraente dentro do panorama atual do automobilismo esportivo.
"Com equipes Pro-AM e um programa esportivo que mistura provas curta e longas, nos vamos criar uma passarela para as séries superiores", anunciou Patrice Ratti, diretor-geral da Renault Sport Technologies.
Após ter criado uma série de categorias de monopostos, a Renault Sport Technologies decidiu criar uma nova opção para carros « com teto.
Posicionado entre as competições da Copa Clio e os campeonatos profissionais como o WEC, o DTM e o Super GT japonês, o Renault Sport Trophy será uma verdadeira vitrine destinada aos pilotos de referência e gentlemen drivers.
A temporada 2015 será aberta a 20 duplas "Pro-Am", classificadas de acordo com as regras do Campeonato Mundial de Resistência (WEC) da FIA.
A cada etapa do World Series by Renault os competidores poderão maximizar seu tempo de pista participando de um verdadeiro campeonato monomarcas, o Renault Sports Trophy.
Estão previstas mais de 4 horas de treinos por piloto e por carro, divididas pelos três dias de cada rodada.
O campeonato Renault Sport Trophy se beneficiará de toda a experiência da marca em matéria de organização de competições, com prioridade para a o equilíbrio técnico, ética esportiva e controle de custos.
O conceito técnico do Renault Sport R.S. 01 permite prever uma revisão a cada duas temporadas e inclui também participação nos custos de desenvolvimento.
Passarela para Le Mans
Além dos bônus de chegada destinados aos melhores pilotos e equipes a cada rodada, a Renault Sport e seus parceiros irão contribuir com premiação atraente ao final do campeonato.
Ao campeão na categoria Pro está reservada um programa completo de aperfeiçoamento (incluindo sessões de simulador, preparação física e media training), com vistas a um teste com a equipe oficial Nismo no campeonato Super GT do Japão.
Se o piloto corresponder às qualidades requisitadas ele poderá seguir carreira em uma categoria extremamente competitiva.
Ao campeão « Am » está reservada outra premiação atraente: disputar as 24 Horas de Le Mans de 2016 ao volante de um protótipo LMP2.
115 anos de competição
Engajada no automobilismo de competição há 115 anos, a Renault acumula vitórias nas provas e categorias mais prestigiosas, do Rally de Monte Carlo às 24 Horas de Le Mans, passando pela Fórmula 1, na qual conta com 12 títulos mundiais,
Precursora das fórmulas monomarca há mais de 40 anos, a Renault Sport até hoje conserva o status de referência no assunto.
Criada em 2005, a World Series by Renault reinventaram este gênero. O público não se engana: nada menos de 5,5 milhões de pessoas já responderam ao convite da marca do losango.
Os eventos Free, Fast & Fun (Grátis, Rápido & Divertido) são baseados em uma base sólida :
- Campeonatos internacionais de alto nível : Fórmula Renault 3.5 Series, Eurocup Fórmula Renault 2.0 e Eurocup Clio,
- Demonstrações na pista, como o Infiniti Red Bull F1 Show e o Renault Classic Show,
- Atrações para toda a família (desafio do pit stop, simuladores de pilotagem, exposições, espaço infantil...),
- Ingresso totalmente grátis para o público, que tem acesso às arquibancadas e ao paddock,
- Cobertura de mídias importantes, com transmissão ao vivo de TV pela Eurosport e várias redes de diversos países.
"O Renault Sport R.S. 01 é um carro de competição espetacular, se encaixa no mais puro espírito de um GT e promete as mais belas sensações de pilotagem. Com suas características esportivas de alto nível, ele ilustra a riqueza do conhecimento da Renault Sport e sua capacidade de desenvolver veículos de competição que revelarão os futuros campeões de GT ou Endurance, na opinião do ex-piloto de F1 e embaixador da Renault para o automobilismo de competição, Alain Prost.
Perfil rebaixado e esculpido
O perfil rebaixado é característico de um GT com motor central traseiro e segue a tendência atual de entradas de ar projetadas nas laterais.
A assimetria dos balanços é ditado pela arquitetura do veículo e pela otimização da repartição de massas.
A área envidraçada se estende até o aerofólio traseiro, num conjunto complementado por um capô em forma de flecha e que reforça este viés de design.
As curvas esculpidas do Renault Sport R.S. 01 enquadram-no na filosofia do carro-conceito DeZir, modelo apresentado em 2010.
Neste estudo preliminar o designer Akio Shimizu também se inspirou no Renault Estrela Cadente, modelo projetado para quebrar recordes de velocidade e que em 1956, na planície salgada de Boneville (EUA) superou os 300 km/h, em 1956.
Esta solução garante ainda a melhor passagem de ar dos permutadores de calor, garantindo assim a refrigeração ideal dos turbo compressores.
Além do aerofólio regulável, o difusor traseiro gravado com a inscrição Renault Sport R.S. 01 direciona o escoamento do ar que passa pelo fundo plano.
Este dispositivo apresenta enorme vantagem de não gerar arrasto e, portanto, não prejudicar a velocidade de ponta.
Acima do difusor estão localizadas as saídas do escapamento duplo e os LEDs correspondentes à luz de freio, solução que complementa a assinatura original de iluminação notável em praticamente toda a largura do Renault Sport R.S. 01
A carga aerodinâmica gerada permite ao Renault Sport R.S. 01 obter desempenho excepcional, superior a modelos da categoria GT3 e próximos ao obtido com os veículos usados no DTM.
Os índices dos coeficientes de deportancia (Cz) e arrasto (Cx) são similares aos gerados por um carro da Fórmula Renault 3.5, o monoposto de referência da World Series by Renault. Ao atingir sua velocidade de ponta, 300 km/h, este fórmula gera 1,7 toneladas de apoio.
Normas obedecidas
Supervisionada pelo engenheiro Christophe Chapelain³, a concepção do Renault Sport R.S. 01 é o resultado da colaboração com parceiros técnicos de referência.
A solução de um monocoque em fibra de carbono foi a escolha natural para atingir os objetivos em termos de peso e segurança.
Assim como na Fórmula Renault 3,5, a empresa italiana Dallara foi encarregada de estudar e projetar o chassi.
A "banheira", que inclui o tanque de combustível com capacidade para 150 litros, recebeu na parte superior um santantônio de aço.
Na dianteira, uma estrutura deformável absorve a energia em caso de choque frontal e seu desenho em forma de arco ajuda na eficiência aerodinâmica do veículo.
Outra estrutura deformável do tipo crash box foi fixada na caixa de câmbio repetindo a função da solução dianteira.
O conjunto está concebido para atender às normas FIA LMP1 e garantir um alto índice de segurança.
Os dispositivos de segurança são completados por uma coluna de direção retrátil, um banco Sabelt do tipo concha e um cinto de segurança de seis pontos compatível com o sistema HANS®.
Semiportante, o motor é fixado ao monocoque de fibra de carbono, sendo que os pontos superiores são ligados à gaiola do tipo santantônio.
Preparado pela Nismo, o V6 3.8 l biturbo é proveniente do Nissan GT-R. Em relação ao modelo de série a principal modificação é a utilização de um sistema de cárter seco para garantir a lubrificação em curvas longas. O gerenciamento eletrônico Pectel dispõe de função controle de tração.
A pressão do turbo está regulada para gerar potência superior a 500 CV e torque máximo de de 600 N.m.
Isso permite ao Renault Sport R.S. 01 um desempenho situado entre carros das categorias GT3 e DTM.
Câmbio de sete velocidades
O motor Nismo está acoplado a uma caixa de câmbio longitudinal de sete velocidades fornecida pela Sadev.
Sempre por uma questão de controle de custos, o mesmo jogo de relações de marcha será usado em todos os circuitos. No entanto, será possível ajustar a pré-carga aplicada no diferencial auto-blocante.
O comando sequencial é ativado por alavancas de controle instaladas junto ao volante e gerenciadas por um atuador XAP eletromagnético.
Desenvolvido especialmente pela ZF Race Engineering, a embreagem conta com um dispositivo que impede o motor de morrer e aumenta a vida útil do equipamento.
Desenvolvido especialmente pela ZF Race Engineering, a embreagem conta com um dispositivo que impede o motor de morrer e aumenta a vida útil do equipamento.
Quando a essência da aderência é gerada pelo apoio aerodinâmico, a suspensão é projetada em função desse conceito.
Tal qual nos carros esporte-protótipos, a arquitetura da suspensão utiliza a solução clássica de triângulos duplos, com bielas e amortecedores Öhlins.
Reguláveis em compressão e expansão, eles estão instalados a cada canto da suspensão dianteira e, na traseira, longitudinalmente sobre a caixa de câmbio.
O sistema de freios combina discos de carbono de 380 mm de diamtero da PFC Brakes e pinças de seis pistões.
Esta escolha permite um equilíbrio excelente em termos de eficiência e durabilidade. O Renault Sport R.S. 01 também está equipado com um sistema ABS Bosch Motorsport.
Parceira técnica da Renault Sport Technologies em todos os seus projetos de competição, a Michelin desenvolveu pneus com aro de 18 polegadas específicos para o Renault Sport R.S. 01. Eles são montados em rodas de desenho inédito fixadas por porca central.
Novidade de 2015
"O Renault Sport R.S. 01 é um produto que marca o início de uma nova linha, razão pela qual nós escolhemos esse nome para homenagear o primeiro Fórmula 1 construído pela Renault.
"Nós procuramos conceber o melhor carro de corrida com o objetivo de revelar os melhores talentos e preparar uma futura geração de pilotos.
"O Renault Sport R.S. 01 é uma viatura de desempenho extraordinário e a World Series by Renault será seu habitat.
"Partimos de uma folha em branco para planejar o campeonato Renault Sport Trophy, um certame atraente dentro do panorama atual do automobilismo esportivo.
"Com equipes Pro-AM e um programa esportivo que mistura provas curta e longas, nos vamos criar uma passarela para as séries superiores", anunciou Patrice Ratti, diretor-geral da Renault Sport Technologies.
Após ter criado uma série de categorias de monopostos, a Renault Sport Technologies decidiu criar uma nova opção para carros « com teto.
Posicionado entre as competições da Copa Clio e os campeonatos profissionais como o WEC, o DTM e o Super GT japonês, o Renault Sport Trophy será uma verdadeira vitrine destinada aos pilotos de referência e gentlemen drivers.
A temporada 2015 será aberta a 20 duplas "Pro-Am", classificadas de acordo com as regras do Campeonato Mundial de Resistência (WEC) da FIA.
A cada etapa do World Series by Renault os competidores poderão maximizar seu tempo de pista participando de um verdadeiro campeonato monomarcas, o Renault Sports Trophy.
Estão previstas mais de 4 horas de treinos por piloto e por carro, divididas pelos três dias de cada rodada.
O campeonato Renault Sport Trophy se beneficiará de toda a experiência da marca em matéria de organização de competições, com prioridade para a o equilíbrio técnico, ética esportiva e controle de custos.
O conceito técnico do Renault Sport R.S. 01 permite prever uma revisão a cada duas temporadas e inclui também participação nos custos de desenvolvimento.
Passarela para Le Mans
Além dos bônus de chegada destinados aos melhores pilotos e equipes a cada rodada, a Renault Sport e seus parceiros irão contribuir com premiação atraente ao final do campeonato.
Ao campeão na categoria Pro está reservada um programa completo de aperfeiçoamento (incluindo sessões de simulador, preparação física e media training), com vistas a um teste com a equipe oficial Nismo no campeonato Super GT do Japão.
Se o piloto corresponder às qualidades requisitadas ele poderá seguir carreira em uma categoria extremamente competitiva.
Ao campeão « Am » está reservada outra premiação atraente: disputar as 24 Horas de Le Mans de 2016 ao volante de um protótipo LMP2.
115 anos de competição
Engajada no automobilismo de competição há 115 anos, a Renault acumula vitórias nas provas e categorias mais prestigiosas, do Rally de Monte Carlo às 24 Horas de Le Mans, passando pela Fórmula 1, na qual conta com 12 títulos mundiais,
Precursora das fórmulas monomarca há mais de 40 anos, a Renault Sport até hoje conserva o status de referência no assunto.
Criada em 2005, a World Series by Renault reinventaram este gênero. O público não se engana: nada menos de 5,5 milhões de pessoas já responderam ao convite da marca do losango.
Os eventos Free, Fast & Fun (Grátis, Rápido & Divertido) são baseados em uma base sólida :
- Campeonatos internacionais de alto nível : Fórmula Renault 3.5 Series, Eurocup Fórmula Renault 2.0 e Eurocup Clio,
- Demonstrações na pista, como o Infiniti Red Bull F1 Show e o Renault Classic Show,
- Atrações para toda a família (desafio do pit stop, simuladores de pilotagem, exposições, espaço infantil...),
- Ingresso totalmente grátis para o público, que tem acesso às arquibancadas e ao paddock,
- Cobertura de mídias importantes, com transmissão ao vivo de TV pela Eurosport e várias redes de diversos países.
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