Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

HÁ 55 ANOS NASCIA DA CRIATIVIDADE DE ALEC ISSIGONIS UM PEQUENO CARRO DE RODAS POUCO MAIORES DO QUE AS DE UMA LAMBRETA QUE FEZ FUROR NA EUROPA E GANHOU MILHARES DE PRÊMIOS NAS PISTAS DE RALLY: O MINI COOPER. O MINI EM 2001, SOB O COMANDO DA BMW, FOI REDESENHADO, GANHOU NOVAS LINHAS, MODERNAS E UM POTENTE MOTOR E CONFORTO INTERNO QUE FALTAVA SEU SAUDOSO AVÔ E FOI NOVO SUCESSO. NO BRASIL DESDE 2005, A MINI JÁ TEM 25 CONCESSIONÁRIOS E VAI FABRICAR O MODELO COUNTRYMAN NA SUA FÁBRICA AINDA EM CONSTRUÇÃO EM SANTA CATARINA.


Quando o primeiro MINI ganhou as ruas, em 19 de agosto de 1959, ninguém poderia imaginar que ali se iniciava a história de um dos automóveis mais icônicos de todos os tempos. 

O MINI foi um campeão das pistas de rally
O conceito criado por Alec Issigonis tinha um projeto simples e ao mesmo tempo genial, que trazia amplo espaço interno, combinado com dimensões externas compactas, quatro lugares, condução perfeita e baixo consumo de combustível. 


Depois de 55 anos, essas características ainda fazem parte do DNA da marca, que desde 2001 assumiu uma forma mais moderna, agregando todas as tecnologias disponíveis na linha de produtos do BMW Group (que assumiu as operações em 1994).

O MINI Countryman, o primeiro modelo a ser vendido no Brasil será produzido na fábrica da BMW brasileira, em construção em Santa Catarina.

No Brasil, a MINI comemorou em abril cinco anos de atividade de um negócio que expandiu-se por todo o País, onde tem já uma rede de 25 concessionários. 

“Desde 2009 comercializamos cerca de 10 mil unidades no País. Com a decisão de produzir o MINI Countryman na futura fábrica da BMW, em Araquari (SC), fortalecemos a presença da marca no Brasil e reafirmamos a confiança da MINI em nosso mercado“, afirma Nina Dragone, diretora da MINI Brasil.

Alguns dos antigos MINI foram importados para o Brasil e são hoje relíquias.

A marca iniciou suas operações no mercado nacional com um único modelo, o MINI Hatch, disponível nas motorizações Cooper e Cooper S.


Hoje, a MINI oferece um portfólio composto por seis modelos: MINI Hatch, MINI Cabrio, MINI Coupé, MINI Roadster, MINI Countryman e MINI Paceman) e quatro motorizações (One, Cooper, Cooper S e John Cooper Works.

Toda a gama conserva as características que consagraram a marca: design autêntico e esportivo, espírito “GO-Kart Feeling”, motores de alta tecnologia e desempenho, além da vasta possibilidade de customização.

O Novo MINI


O mês de junho marcou a chegada da nova geração do MINI Hatch, que foi totalmente reformulado sem perder a essência. 

O Novo MINI teve a tecnologia de suspensão amplamente revisada - o peso foi reduzido e o conjunto ganhou maior robustez -, além de trazer um sistema adaptativo de série que regula o comportamento da suspensão ao gosto do motorista, intensificando a sensação “GO-Kart feeling”, típica dos modelos da marca. 


A direção eletromecânica também foi aperfeiçoada e traz Servotronic de série. O modelo conta ainda com Controle Dinâmico de Estabilidade (DSC) como item de fábrica, Controle Dinâmico de Tração (DTC) e Controle Eletrônico da Trava do Diferencial (EDLC).

A motorização Cooper consiste em um motor 1.5 l TwinPower Turbo a gasolina, de três cilindros, que gera 136 cv de potência. 


Já a versão Cooper S é equipada com motor 2.0 l TwinPower Turbo a gasolina de quatro cilindros, que gera 192 cv de potência. 

Ambos são equipados com a nova transmissão Steptronic automática de seis velocidades.


Um comentário:

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.