Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

PRODUTOS DA NATURA SERÃO DSITRIBUÍDOS EM SALVADOR POR CARROS ELÉTRICOS RENAULT KANGOO Z.E. UM EXCELENTE EXEMPLO PARA MUITAS OUTRAS EMPRESAS DE TODOS OS RAMOS DE ATIVIDADE


Dois veículos elétricos Renault Kangoo Z.E. (Zero Emissão) passam a integrar a frota do Grupo TPC, um dos maiores operadores logísticos do Brasil.

O anúncio foi feito ontem durante abertura do II Fórum Nordeste Logística ADVB BA, em Salvador, na Bahia.

O comercial leve da Renault 100% elétrico foi escolhido para fazer parte do Programa de Logística Sustentável da TPC, que busca a redução das emissões de CO² em suas atividades de logística urbana.

Esta é uma operação pioneira no nordeste brasileiro e um dos veículos será destinado às entregas de produtos da indústria de cosméticos Natura.

O Kangoo Z.E. é o primeiro furgão 100% elétrico, com zero emissão de CO², disponível no mercado.

A versão mantém as mesmas qualidades funcionais do Kangoo com motor de combustão interna, idêntico volume de carga (650 kg), e o mesmo padrão de conforto.

O modelo é equipado com motor de 60cv e 23,1 kgfm. Sua autonomia é de 170 km.

O Renault Kangoo ZE foi escolhido para compor o Projeto de Logística Sustentável do Grupo TPC por ser 100% elétrico e homologado para rodar no País, encaixando-se na decisão da empresa de adotar uma política de ações de sustentabilidade.

“Buscamos alternativas no que diz respeito à redução de emissão de CO² em nossas operações de logística urbana. Concluímos que a melhor alternativa é o carro elétrico. Dessa forma, decidimos testar este modal de transporte e estendê-lo a toda região norte e nordeste”, observou Leonardo Barros, presidente do Grupo TPC.

De acordo com os planos da empresa, um dos veículos elétricos será usado em operações logísticas de produtos da Natura, realizando cerca de 70 entregas diárias na região metropolitana de Salvador.

Um posto de abastecimento energético será instalado no Centro de Distribuição do Grupo TPC na cidade de Simão Filho, Bahia. Com um custo médio de R$ 5 por carga elétrica, o veículo rodará entre 80 e 120 km.

Emissões zero
À iniciativa do Grupo TPC, somam-se outros importantes projetos de mobilidade urbana 100% elétrica em curso no País, através de parcerias com instituições como a Itaipu Binacional, CEIIA – Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel (Portugal) , CPFL Energia – Companhia Paulista de Força e Luz, Prefeitura Municipal de Curitiba, Governo do Distrito Federal, CEB - Companhia Energética de Brasília e Grupo TPC.

Em julho deste ano, os Correios, no âmbito do seu Sistema de Gestão Ambiental cujo objetivo é reduzir em 20% as emissões de gás carbônico até 2020, iniciaram testes com um veículo Kangoo Z.E. para a entrega de encomendas na região central de Curitiba e também em Brasília.

Em Curitiba está em curso também o Projeto Ecoelétrico, com 10 veículos em operação - cinco unidades do Zoe, três do Kangoo Z.E e dois do Twizy.

Em Brasília, realiza-se o Projeto Ecomóvel, que conta com sete veículos elétricos Renault - três unidades do Zoe, três do Kangoo Z.E. e um do Twizy.

Além dos veículos cedidos em comodato para experimentos, a Renault já comercializou cerca de 70 unidades da sua gama Z.E. (Zero Emissão) no Brasil, todas junto a instituições e empresas que desenvolvem projetos voltados ao uso e disseminação dessa tecnologia.

Neste ano, além das duas aquisições da TPC, até o momento foram vendidos 20 Renault Zoe para a Itaipu Binacional e outros 4 Kangoo Maxi Z.E para a CPFL.

Em 2013, a CPFL adquiriu dois carros, Itaipu 34 Twizy (32 kits para serem montados em Foz do Iguaçu e dois Twizy prontos para uso), e a Fedex seis modelos Kangoo Maxi Z.E.

“Hoje contamos com a parceria de grandes empresas para o desenvolvimento do projeto de veículos elétricos no país, os quais contribuem para a difusão desta nova tendência de mobilidade urbana", destaca Silvia Barcik, chefe do projeto de veículos elétricos da Renault no Brasil.

Liderança
A Aliança Renault-Nissan lidera o segmento de veículos zero emissão no mundo e investe quatro bilhões de euros no desenvolvimento dessa tecnologia.

Desde o início da comercialização, no final de 2010, 136 mil veículos elétricos já foram vendidos em todo o mundo.

A Renault, que traz o desenvolvimento de tecnologia em eficiência energética em seu DNA, é a única montadora a oferecer uma gama Z.E. completa, composta por 4 modelos: Renault Fluence, Renault Zoe, Renault Twizy e Renault Kangoo Z.E.

Os veículos zero emissão estão cada vez mais presentes no dia a dia das grandes cidades e são uma tendência. “Para a Renault, o veículo elétrico não é futuro, é o presente”, afirma Olivier Murguet, presidente da Renault do Brasil.

Ficha técnica

KANGOO Z.E.

Arquitetura
Carroceria monobloco, furgão, 2 ou 5 lugares
Motor
Elétrico, dianteiro, transversal
Tração
Dianteira
Potência máxima (ABNT)
60 cv (44 kW)
Torque máximo (ABNT)
23,1 kgfm
Alimentação
Baterias de íon-lítio
Pneus
195/65 R15
Freios
A disco nas quatro rodas, com sistema ABS
Direção
Elétrica, diâmetro de giro 11,9 m
Câmbio
uma marcha à frente e uma à ré
Volume de carga
3 m³
Carga útil
650 kg
Peso em ordem de marcha
1.410 kg
Entre eixos
2.690 mm
Comprimento
4.210 mm
Altura
1.840 mm
Largura sem retrovisores
2.130 mm
Aceleração 0 a 100 km/h
20,3 s
Velocidade máxima
130 km/h
Autonomia (ciclo NEDC)
170 km

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.