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quarta-feira, 13 de agosto de 2014

CAMPO DE PROVAS DE CRUZ ALTA, DA GM, REALIZA 16 MIL TESTES POR ANO, É UMA DAS MAIS COMPLETAS DO MUNDO PARA O DESENVOLVIMENTO DE VEÍCULOS.


GM realiza cerca de 16 mil testes por ano no complexo que, desde a inauguração, em 1974, recebeu mais de US$ 120 milhões em investimentos

Local possui uma área de preservação ambiental, mais de 500 mil árvores de reflorestamento e plantações de noz macadâmia e de milho

Com acesso restrito a visitas, o Campo de Provas da General Motors em Indaiatuba (SP) é um local que desperta a curiosidade das pessoas, pois é lá que a empresa desenvolve os veículos Chevrolet no Brasil, incluindo os futuros projetos.


Para que não sejam revelados antes da data de lançamento ao mercado, os protótipos circulam mesmo internamente camuflados.

Por ano, o Campo de Provas da Cruz Alta (CPCA) realiza cerca de 16 mil testes, entre os laboratoriais e os de rodagem. Suas instalações são uma das mais completas do mundo.


Entre as principais estruturas, destacam-se o laboratório de eletroeletrônica, o de segurança veicular e o de emissões. 

Há também o laboratório de desenvolvimento de sistemas de refrigeração e o de vibrações e ruídos.

Muitas das atividades desenvolvidas pelos engenheiros da GM no CPCA são bastante específicas. 

Há, por exemplo, um comitê responsável por “afinar” o som dos motores Chevrolet ao gosto dos consumidores da marca.

40 anos de evolução
O campo de provas conta ainda com 16 tipos de pistas de testes, uma para cada finalidade, como a Pista de Tortura, usada para medir a integridade estrutural do veículo. 


Nesse percurso, o motorista não consegue transitar acima de 20 km/h, pois o pavimento é cheio de “tartarugas” quadradas e irregulares, além de valetas dispostas em ângulos diferentes.

Nestas quatro décadas de existência do CPCA, mais de US$ 120 milhões foram investidos na modernização e na ampliação do centro, que, no início, tinha apenas a estrada de terra da propriedade e uma garagem, que servia de escritório aos técnicos.

Naquela época, as tecnologias disponíveis também era outras. Os crash tests, por exemplo, precisavam de dois veículos, sendo um apenas para “puxar” o carro que bateria contra a barreira fixa.

Hoje, é possível realizar os mais variados experimentos virtualmente (por meio de supercomputadores) e certifica-los fisicamente depois, com teste realizados em condições absolutamente controladas.


Uma das últimas grandes obras do CPCA foi a construção do “Black Lake”. Esse nome deve-se ao fato de ele parecer um grande lago negro de asfaltado – são 120 mil m² de área, essencial à validação de sistemas eletrônicos de estabilidade, por exemplo.

Localizado a 110 quilômetros de São Paulo, o complexo é o maior do gênero em todo o hemisfério Sul.


Sustentabilidade
Desde a compra do terreno em 1972, a GM procura preservar as características do local ocupada hoje pelo Campo de Provas de Cruz Alta, no interior do Estado de São Paulo.


Estão lá, intactos, os velhos casarões da antiga fazenda habitados durante décadas pela família Waldemarin, ex-proprietária das terras. 

Pistas, laboratórios, escritórios e oficinas foram erguidos de maneira a não romper o equilíbrio natural, preservando a fauna e a flora locais. 

Para evitar acidentes com os animais nativos, foram construídas cercas ao longo das pistas.

A água potável é proveniente de poços artesianos que garantem a autonomia do CPCA. 

Já uma estação de tratamento de afluentes permite que o esgoto seja 100% tratado.

A preocupação da GM com a sustentabilidade pode ser comprovada ainda pela imensa área verde: são mais de 500 mil árvores fruto de reflorestamento e mais uma reserva de mata atlântica intocada.

No local, também há atividades agrícolas, como a produção da noz macadâmia e do milho, em substituição ao café que era plantado no local no passado.

Estrutura do CPCA
Principais laboratórios


Nome
Laboratório de Análise de Emissões
Inauguração1979
AtividadesO primeiro laboratório implantado no CPCA começou apenas com uma célula de análise. Hoje são cinco e mais uma série de equipamentos capazes de realizar os mais variados tipos de testes referentes à área, incluindo o de carros a diesel com tração 4x4. Uma das principais atividades deste centro é estudar soluções para a redução das emissões de gases. Para se ter uma ideia dessa evolução, um carro nacional atual polui cerca de 30 vezes menos que um do final dos anos 80.


NomeLaboratório de Segurança Veicular
Inauguração1997
AtividadesUm dos mais modernos do mundo, o laboratório de Segurança Veicular do CPCA é o único na América do Sul com recursos para testar e validar veículos conforme padrões Europeus, Japoneses e Americanos de proteção ao pedestre em caso de atropelamento. Alguns dos equipamentos utilizados foram criados no próprio campo de provas por projetistas brasileiros. Mas o primeiro crash test realizado no campo de provas ocorreu em 1975, com uma Caravan, em um evento à imprensa, que marcou a inauguração da área para impacto de veículos contra barreira fixa.




NomeLaboratório de Ruídos e Vibrações
Inauguração1997
AtividadesComo o próprio nome diz, identifica ruídos ou vibrações que possam gerar desconforto aos passageiros do veículo. Caso o componente não se enquadre nos rigorosos níveis de qualidade da GM, ele é retrabalhado física ou quimicamente. Esse desenvolvimento ocorre tanta antes de o modelo ser lançado no mercado quanto depois, seguindo a política de melhoria contínua praticada pela empresa. A câmara semi-anecóica, por exemplo, onde são feitas as medições acústicas, tem paredes de 1 metro de espessura e piso construído sobre amortecedores para que que não haja interferência do meio externo.




NomeLaboratório de Testes Estruturais
Inauguração2000
AtividadesTesta a durabilidade da carroceria além dos componentes do veículo que são submetidos às repetições, como o sistema das travas das portas e os elevadores dos vidros. Essa tarefa fica a cargo de robôs que chegam a executar a mesma operação mais de 100 mil vezes interruptamente. Para verificar se o carro funciona nas mais adversas condições climáticas, há uma câmara cuja variação de temperatura vai de -40ºC à +85ºC. O laboratório confere também itens de segurança passiva, por meio de testes estáticos que analisam a fixação dos bancos e dos cintos de segurança. Destaca-se também o simulador multiaxial: quatro pilares hidráulicos presos ao sistema de suspensão reproduzem os movimentos torcionais que ve&ia cute;culo sofreria se tivesse transitando por pisos irregulares.


NomeLaboratório de Desenvolvimento de Ar Condicionado, Ventilação e Arrefecimento
Inauguração2000
AtividadesUm superventilador capaz de gerar ventos de até 120 km/h é uma das ferramentas do laboratório para o desenvolvimento do sistema de refrigeração do carro, que precisa ser eficiente tanto em situação de pouca captação de ar, como em um congestionamento, quanto quando há excesso, como em estradas de alta velocidade. No caso de veículos pré-série, se os testes apontam falhas dinâmicas, o designer é obrigado a mudar o projeto, aumentando o tamanho da grade frontal ou redirecionando as aletas, por exemplo. Já a validação do ar-condicionado ocorre em uma câmara climática. Como alguns modelos da Chevrolet são exportados para países de clima muito quente, o aparelho tem de funcionar adequadamente até uma temperatura externa de 55ºC. Os n&i acute;veis de qualidade e durabilidade exigidos pela GM a seus produtos são, em muitos casos, superiores até aos de marcas consideradas premium.
NomeLaboratório de Eletroeletrônica
Inauguração2009
AtividadesOs carros estão ficando cada vez mais sofisticados e inteligentes graças, principalmente, ao avanço dos sistemas eletrônicos. Todos eles precisam funcionar perfeitamente em diversas condições de uso e por toda a vida útil prevista do veículo. No Laboratório de Eletroeletrônica, componentes recebem até descargas que simulam raios. É nesse local que ocorre ainda o desenvolvimento e a validação do sistema de som. Desde a escolha do posicionamento dos alto-falantes até um teste comparativo para saber qual antena melhor se adapta ao conjunto. Antes da inauguração deste centro, quase tudo isso era feito no exterior, o que demandava maior tempo e custo.


NomeLaboratório de Dinamica Veicular
Inauguração2013
AtividadesSofisticados equipamentos de medições permitem analisar, com extrema precisão, o comportamento dos sistemas de suspensão, pneus e rodas de um automóvel. Esses dados servem de base para que os engenheiros ajustem os parâmetros otimizando a melhor relação conforto e segurança, de acordo com a aplicação do modelo e a preferência do consumidor da marca Chevrolet.


Principais pistas de teste


NomeDurabilidade Acelerada
Extensão4.000 m
AtividadesÉ uma estrada de terra usada basicamente para testar carrocerias, componentes estruturais, transmissão e mecanismos de embreagem. Foi a primeira pista do Campo de Prova da Cruz Alta.



NomeReta em Nível
Extensão5.200 m
AtividadesNela, são avaliados sistemas de freios, arrefecimento do motor, consumo de combustível, ruídos e vibrações e o desempenho do veículo. A pista é composta por duas retas paralelas e perfeitamente niveladas de 2.400 metros de extensão por 7 metros de largura, unidas por duas curvas com inclinações que variam de 10% (faixa interna) a 30% (externa).


NomePoeira
Extensão2.900 m
AtividadesÉ uma pista projetada para a formação de densas nuvens de pó. No circuito, de 2.900 metros, o veículo testado anda atrás de outro que levanta poeira. Assim, é possível avaliar a vedação da carroceria, bem como a eficiência do filtro de ar e de outros componentes.
NomeDurabilidade D1
Extensão4.600 m
AtividadesÉ a pista em que os testes reproduzem o uso normal de um veículo em condições severas. Para isso, possui uma variedade de tipos de pavimento, como asfalto liso, irregular, rugoso, com buracos e com paralelepípedos. Há um trecho conhecido como “serrinha”, com aclives e declives acentuados, construído para testes de suspensão, direção e pneus. Nesta pista também são testados motor, eixo traseiro, embreagem, freio e parte da carroceria. É muito utilizada para avaliações subjetivas, entre elas a do comportamento da suspensão. Boa parte das apresentações de veículos Chevrolet à imprensa especializada são feitas nesta pista.


NomeDurabilidade D2
Extensão2.400 m
AtividadesExtremamente severa, tem bueiros, asfalto irregular, “costelas de vaca”, calombos e concreto com textura semelhante a “couro de jacaré”, os quais proporcionam resultados de deterioração estrutural do veículo e de seus componentes em pouco tempo.

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