Nº 828 — 17/3/15
Fernando Calmon
BRIGA SERÁ MUITO BOA
Conceitualmente crossover é mais do que isso e o Honda HR-V “abre os trabalhos”, seguido nas próximas três semanas pelo Jeep Renegade e Peugeot 2008.
Um degrau acima em porte, ainda em abril, estreará o chinês JAC T6.
O EcoSport criou, em fevereiro de 2003, o que seria considerado pouco mais que um nicho.
O EcoSport criou, em fevereiro de 2003, o que seria considerado pouco mais que um nicho.
Ideia nasceu no Brasil, cresceu em vendas de modo impressionante e o modelo da Ford só teria concorrente em outubro de 2011, Renault Duster.
O mexicano Chevrolet Tracker surgiu em outubro de 2013 e enfrenta cota de importação.
Suzuki Jimny, de tração 4x4 temporária, não se enquadra exatamente no conceito.
Suzuki Jimny, de tração 4x4 temporária, não se enquadra exatamente no conceito.
Chegou do Japão, em 1998, saiu de mercado, mas em 2012 passou a ser fabricado aqui.
O goiano Mitsubishi TR4, de 2002 (também diferenciado pela tração 4x4 não permanente) cumpriu papel modesto, mas já saiu de produção.
O HR-V pretende ser nova referência dentro desse segmento e deve incomodar bastante Ford, Renault, Jeep e Peugeot.
O HR-V pretende ser nova referência dentro desse segmento e deve incomodar bastante Ford, Renault, Jeep e Peugeot.
Em relação ao líder EcoSport tem 5 cm a mais no comprimento, porém garante espaço interno maior pelos 9 cm extras de entre-eixos.
Mesmo sendo 11 cm mais baixo que o pioneiro rival, só pessoas com mais de 1,85 m tocam de leve a cabeça no teto, porém há recurso de reclinar - pouco - o encosto do banco traseiro.
Estilo é marcante e harmônico sem estepe pendurado na porta de carga (ótimos 437 litros) e maçanetas traseiras ocultadas nas colunas traseiras.
Estilo é marcante e harmônico sem estepe pendurado na porta de carga (ótimos 437 litros) e maçanetas traseiras ocultadas nas colunas traseiras.
Na parte interna, quadro de instrumentos, volante pequeno diâmetro ajustável em dois planos e console central com a parte inferior vazada agradam.
Como o ar-condicionado digital não é de duas zonas, a Honda criou uma discreta saída de ar tripla de fluxo diferenciado e regulável mais facilmente pelo passageiro.
Recurso inédito e de série entre os carros aqui produzidos, o freio de estacionamento elétrico acionado por botão tem liberação automática ao se tocar o acelerador.
No para-e-anda do trânsito é um recurso de extremo valor, quanto mais que 99% dos HR-V serão produzidos apenas com câmbio automático CVT de sete marchas virtuais.
Compensa com folga a ausência de itens secundários, a exemplo do sensor de iluminação para acendimento dos faróis.
A Honda fez um balanceamento de custos razoável entre as versões, a partir de R$ 69.900 (LX, de câmbio manual e rodas de aço, representará simbólico 1% das vendas, ou seja, só para constar).
A Honda fez um balanceamento de custos razoável entre as versões, a partir de R$ 69.900 (LX, de câmbio manual e rodas de aço, representará simbólico 1% das vendas, ou seja, só para constar).
Intermediária EX custa R$ 80.400, sem GPS.
A de topo, por R$ 88.700, tem GPS e inédita tela tátil (entre carros nacionais) que aceita movimentos de pinça com os dedos.
Carros japoneses e alemães não são baratos e isso não vai mudar. Por acaso, dominam vendas no mundo...
Dinamicamente o HR-V vai muito bem, embora deva um pouco de potência para sua massa de 1.271 kg.
Dinamicamente o HR-V vai muito bem, embora deva um pouco de potência para sua massa de 1.271 kg.
A exemplo de todo câmbio CVT, quando se exige a fundo o motor, apresenta comportamento linear sem entusiasmo.
Em acelerações normais é aceitável, inclusive pelo freio-motor e seleção manual de “marchas”.
O motor flex de 1,8 L (igual ao do Civic com câmbio automático convencional) entrega 139 cv/etanol e 140 cv/gasolina.
O motor flex de 1,8 L (igual ao do Civic com câmbio automático convencional) entrega 139 cv/etanol e 140 cv/gasolina.
Na prática não muda nada, mas é estranho no caso de motores aspirados (sem turbo). Fabricante atribui aos câmbios diferentes e à necessidade de conter consumo com etanol.
COTAÇÃO do dólar, que atingiu R$ 3,25 na semana passada (Anfavea previu R$ 3,10 para dezembro), muda de forma radical as tais comparações de preços alopradas feitas há menos de dois anos.
RODA VIVA
COTAÇÃO do dólar, que atingiu R$ 3,25 na semana passada (Anfavea previu R$ 3,10 para dezembro), muda de forma radical as tais comparações de preços alopradas feitas há menos de dois anos.
A referência eram carros “idênticos” vendidos no exterior, em especial nos EUA, onde a carga de impostos é menos de um terço da brasileira.
Muitos se revoltaram. Coluna voltará ao assunto em breve para pôr pingo nos is.
MINI passa a oferecer Cooper (R$ 105.950) e Cooper S (R$ 123.500) com quatro portas, de melhor acesso ao banco traseiro.
MINI passa a oferecer Cooper (R$ 105.950) e Cooper S (R$ 123.500) com quatro portas, de melhor acesso ao banco traseiro.
Cresceu 16 cm no comprimento (7,2 cm no entre-eixos), mas largura mantida em 1,72 m não ajuda no conforto de quem vai atrás.
Essencialmente, trata-se de carro de imagem para dois adultos + duas crianças. Motores turbo de 1,5 L (três cilindros, 136 cv) e 2 L (192 cv), por ora só a gasolina.
MOTOR turbo dá nova vida ao redesenhado (no final de 2013) Lexus NX 200t, que chega ao Brasil a partir de R$ 216.300.
MOTOR turbo dá nova vida ao redesenhado (no final de 2013) Lexus NX 200t, que chega ao Brasil a partir de R$ 216.300.
Marca do Grupo Toyota (antes o menos entusiasmado com motores superalimentados) tem forte presença mercadológica nos EUA e se esforça para se tornar mais conhecida no Brasil.
Seu estilo agrada bastante, acabamento é ótimo, salvo pormenores pouco visíveis.
CORREÇÃO. Ao contrário do Focus RS (320 cv), o hatch médio-compacto Honda Civic Type R (310 cv), citado na coluna da semana passada como uma das atrações do Salão de Genebra encerrado dia 15 último, tem tração apenas dianteira e não nas quatro rodas como seu rival.
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fernando@calmon.jor.br e twitter.com/fernandocalmon
CORREÇÃO. Ao contrário do Focus RS (320 cv), o hatch médio-compacto Honda Civic Type R (310 cv), citado na coluna da semana passada como uma das atrações do Salão de Genebra encerrado dia 15 último, tem tração apenas dianteira e não nas quatro rodas como seu rival.
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