Coluna nº 1215 - 20 de Março de 2015
_________________________________________________________________________
Renault produzirá
Logan e
Sandero, na Argentina
Justificativa na Argentina, alívio na balança de pagamentos com o Brasil, de onde hoje os importa, e facilidades para o governo liberar dólares para trazer produtos de outros países, complementando a linha de modelos.
A divisão industrial para os produtos Renault entrega os extremos à Argentina – Fluence, Clio e Kangoo -, e o meio, Logan, Sandero e Duster, no Brasil.
Demandada, a Renault Brasil esclareceu, a transferência se dá pela razão das trocas comerciais entre os países do Mercosul, pela mudança no perfil exportador da operação argentina.
Aparentemente a decisão não se resume a ato de bom convívio com o governo argentino, ora apertando os parafusos sobre a indústria automobilística do vizinho país para defender a balança comercial, mas tem espectro muito maior: é um dos passos de estruturação ao projeto apresentado em 2014 por Carlos Ghosn, presidente mundial, em âmbito internacional, padronizando produtos e tornar a Renault líder de vendas na América do Sul.
Para a fábrica brasileira, recém ampliada, há quatro produtos para lá previstos, de acordo com o plano plurianual:
Plano Produto da Renault
Por ele o Brasil teria quatro produtos: 1 - Veículo barato, do segmento A, carro de entrada. No caso, versão do Redi-Go, recém apresentado pela Datsun, nova marca para produtos baratos Nissan.
Motor de três cilindros, já produzido no Brasil por esta associada;
2 - O novo Espace, produto revolucionário da Renault no fim dos anos ’80, em projeto capaz de desdobrar-se em versões como utilitário esportivo, veículos multi uso, sedã quatro portas e hatch.
3 – Linha de Crossovers, cruza de utilitário esportivo com andadura de sedã. Existente sobre carros pequenos, médios e grandes;
4 - Picapes para 0,5t e 1 tonelada de capacidade de carga.
O primeiro, pronto, sobre plataforma Duster, tração dianteira, é o Oroch, mostrado conceitualmente no Salão do Automóvel de São Paulo e com lançamento nos próximos meses;
O outro, conhecido internamente como Raptur, é visão Renault sobre a estrutura mecânica – motor diesel, tração nas 4 rodas -, do mal vendido picape Nissan Frontier.
Fonte autorizada da Renault instiga o raciocínio: se a Raptur, com este ou outro nome, vier a ser feito, possivelmente será na Argentina, com mais vocação para picapes – lá fazem os Toyota HiLux, Ford Ranger e VW Amarok -, e auxiliará gerar saldo para trocas com os novos Renault feitos no Brasil.
A decisão da transferência muda a filial brasileira de patamar institucional, agora em segundo nível ao fazer os veículos Dacia, sua segunda marca para produtos mais baratos.
Na prática, acabará o período de dacialização no Brasil.
Redi-Go, da Datsun, inspirará novo Renault de menor preço
2 - O novo Espace, produto revolucionário da Renault no fim dos anos ’80, em projeto capaz de desdobrar-se em versões como utilitário esportivo, veículos multi uso, sedã quatro portas e hatch.
Será feito sobre a nova plataforma Logan/Sandero, ainda não adotada pelo Duster. Previsão 2017;
3 – Linha de Crossovers, cruza de utilitário esportivo com andadura de sedã. Existente sobre carros pequenos, médios e grandes;
4 - Picapes para 0,5t e 1 tonelada de capacidade de carga.
O primeiro, pronto, sobre plataforma Duster, tração dianteira, é o Oroch, mostrado conceitualmente no Salão do Automóvel de São Paulo e com lançamento nos próximos meses;
O outro, conhecido internamente como Raptur, é visão Renault sobre a estrutura mecânica – motor diesel, tração nas 4 rodas -, do mal vendido picape Nissan Frontier.
Fonte autorizada da Renault instiga o raciocínio: se a Raptur, com este ou outro nome, vier a ser feito, possivelmente será na Argentina, com mais vocação para picapes – lá fazem os Toyota HiLux, Ford Ranger e VW Amarok -, e auxiliará gerar saldo para trocas com os novos Renault feitos no Brasil.
A decisão da transferência muda a filial brasileira de patamar institucional, agora em segundo nível ao fazer os veículos Dacia, sua segunda marca para produtos mais baratos.
São os Logan, Sandero e Duster, mundialmente tratados de Dacia e apenas no Brasil chamados Renault.
Com sua transferência para a Argentina, a operação local, exceto por Oroch a ser lançado e o Duster, até minguar, como programado pelo Plano Produto, todos os demais serão Renaults.
Na prática, acabará o período de dacialização no Brasil.
De Tomaso renasce ou acaba
Prestigiosa marca de veículos esportivos, criada em 1959 pelo argento-italiano Alejandro De Tomaso (1928-2003), reúne ofertas para a compra de seu acervo – nome, projetos, restos industriais.
Prestigiosa marca de veículos esportivos, criada em 1959 pelo argento-italiano Alejandro De Tomaso (1928-2003), reúne ofertas para a compra de seu acervo – nome, projetos, restos industriais.
Marca diferenciada, atrevida – chegou a ter acordo operacional com a Ford construindo-lhe o Pantera -, minguou com o passamento do criador, foi assumida por Gian Mario Rossignolo, ex-executivo da Fiat com miríade de projetos, incluindo o sedã Deauville, projeto Pininfarina.
Trapalhada financeira, não deu certo, e não acabou em pizza, mas em prisão.
Dois leilões foram realizados para vender os ativos, com ofertas inferiores ao pretendido, e a Justiça abriu prazo para receber e analisar propostas.
Uma, chinesa, da Ideal Team Venture Ltd, no valor de 510 mil euros foi retirada e substituída por coragem menor, 300 mil euros.
Uma sociedade suíço-luxemburguesa, a Gennii Capita, ofertou 400 mil euros.
No Brasil de Mensalão e Petrolão, entre os bilhões de Paulinhos, Duques, Vacaris, Baruscos e associados na quadrilha, tais quantias são café pequeno.
O negócio, uma costura entre justiça, credores, sindicato dos metalúrgicos e a municipalidade de Turim, Itália, busca a retomada das atividades na cidade.
Mais um – BMW iniciou montar seu terceiro modelo na fábrica de Araquari, SC. É o Série 1, hatch de cinco portas, três versões – Active-Flex Sport – R$ 115.900;
A Justiça italiana pediu 10 dias para decidir.
No Brasil de Mensalão e Petrolão, entre os bilhões de Paulinhos, Duques, Vacaris, Baruscos e associados na quadrilha, tais quantias são café pequeno.
O negócio, uma costura entre justiça, credores, sindicato dos metalúrgicos e a municipalidade de Turim, Itália, busca a retomada das atividades na cidade.
Logo De Tomaso integra negócio
Roda-a-Roda
Mais um – BMW iniciou montar seu terceiro modelo na fábrica de Araquari, SC. É o Série 1, hatch de cinco portas, três versões – Active-Flex Sport – R$ 115.900;
Sport GP – R$ 126.950; e
M Sport Active Flex R$ 161.950.
Os outros – Na instalação industrial, atualmente grande linha de montagem, faz a junção de peças importadas dos modelos Serie 3 e X1.
Ajuda – Os novos Series 1 enquadram-se nos mecanismos de vendas da BMW.
Todas motor quatro cilindros, 2,0 litros, turbo, gerando 186 cv. A versão M, 211 cv.
Os outros – Na instalação industrial, atualmente grande linha de montagem, faz a junção de peças importadas dos modelos Serie 3 e X1.
Até o final do ano, colocará em produção os Mini, com motor tricilíndrico e 1,5 litro.
Ajuda – Os novos Series 1 enquadram-se nos mecanismos de vendas da BMW.
Num deles, o Sign&Go, entrada de 40%, pagamentos em 24 meses e, ao final do financiamento, quitação com 50% do valor inicial, ou utilização dos pagamentos como parte de um BMW novo. Até o final do mês.
Luxo – Toyota quer ampliar presença de sua marca superior, a Lexus.
BMW Série 1, montado em SC.
Luxo – Toyota quer ampliar presença de sua marca superior, a Lexus.
Importa o SAV – utilitário esportivo com tração apenas em duas rodas – NX200t em versões de entrada, R$ 216.300, e FSport R$ 236.900.
Supõe vender 100 unidades/mês – hoje seus sedãs vendem 20 u/m.
Rede mínima: apenas dois concessionários, em São Paulo.
Negócio – Audi faz esforço promocional até dia 31.
E? – Motor 2,0, turbo, injeção direta, 238 cv, transmissão automática seis velocidades, o Lexus é Toyota melhor construído, equipado, luxuoso, sedãs concorrentes de Mercedes.
O NX 200t mira o líder Range Rover Evoque.
Negócio – Audi faz esforço promocional até dia 31.
Ofertas com desconto, 60 % de entrada e restante em 18 x sem juros, com IPVA 2015 grátis. A3 sedan a R$ 89.990 e outros modelos.
Começo – Nissan vende o New March, feito em Resende, RJ, num leque de R$ 35.990 a R$ 47.490, motores três cilindros, 1.0, 12V, 77 cv e 1.6, 16V, 111 cv, flex, sem tanquinho auxiliar.
Fugaz? – Início das vendas no Brasil, é paralela ao conhecimento de seu substituto, o Sway, apresentado no recém findo Salão de Genebra.
A fim? Corra. Com Dólar atrevido e governo sem norte conta aumentará rapidamente. Raciocínio vale a todos os importados.
Começo – Nissan vende o New March, feito em Resende, RJ, num leque de R$ 35.990 a R$ 47.490, motores três cilindros, 1.0, 12V, 77 cv e 1.6, 16V, 111 cv, flex, sem tanquinho auxiliar.
Volta à corrente para acionar válvulas, tem variador de abertura das válvulas de admissão e troca velas com 100 mil km.
Fugaz? – Início das vendas no Brasil, é paralela ao conhecimento de seu substituto, o Sway, apresentado no recém findo Salão de Genebra.
Sinaliza conceitos de massas, volumes e soluções estéticas.
A Nissan tem impresso no País o incômodo rótulo de marca com os produtos mais fugazes do mercado.
Enfim – Peugeot acertou providências e processos para lançar o 2008, crossover baseado no bom 208: apresentação em abril, vendas em maio. Boa notícia.
Olho – Se é o olho do dono que engorda o rebanho, a Porsche resolveu cuidar pessoalmente de seus negócios no Brasil.
Conceito Sway sucederá agora lançado New March
Queda de vendas e enxugamento interno tirou a marca do noticiário, e o 2008 pode reiniciar sua exposição à mídia e promover vendas.
Olho – Se é o olho do dono que engorda o rebanho, a Porsche resolveu cuidar pessoalmente de seus negócios no Brasil.
Primeiro passo, fez joint venture com o representante local, a Stuttgart Sportcar, instalando uma certa Porsche Brasil para representar, importar, distribuir, assistir a marca.
Antes – Coluna informou há 18 meses. Fonte dizia, marca entendera, a grande margem de lucro do importador elevava preços, reduzindo o mercado, e por isto viria.
Antes – Coluna informou há 18 meses. Fonte dizia, marca entendera, a grande margem de lucro do importador elevava preços, reduzindo o mercado, e por isto viria.
Não explicou, mas para fabricante mais vale muitas vendas que revendedor lucrando muito por preços elevados.
Dúvida - Resta saber se preços baixarão para aumentar o número de unidades vendidas, ou se a marca resolveu participar dos grandes lucros.
Dúvida - Resta saber se preços baixarão para aumentar o número de unidades vendidas, ou se a marca resolveu participar dos grandes lucros.
Matthias Brück, ex-presidente da Porsche Latin America, dirigirá o negócio.
Formal – Porsche informou, presença é para acompanhar de perto o mercado e garantir crescimento e futuro da marca no Brasil.
Ocasião – Mercedes e seu banco promovem vendas dos caminhões Accelo, a partir de R$ 114.900 para versão inicial 835/31.
Formal – Porsche informou, presença é para acompanhar de perto o mercado e garantir crescimento e futuro da marca no Brasil.
Ocasião – Mercedes e seu banco promovem vendas dos caminhões Accelo, a partir de R$ 114.900 para versão inicial 835/31.
Financiamento pelo BNDES Finame MPME – para médias e pequenas empresas. Modelos 2014.
DAF – Recém-chegada, marca holandesa controlada pela estadunidense Paccar, opera o País e lançou esforço de vendas.
DAF – Recém-chegada, marca holandesa controlada pela estadunidense Paccar, opera o País e lançou esforço de vendas.
Além dos 80% financiados pelo BNDES, a marca parcela a entrada, sem juros, em 12 meses.
Razões – Em tempo de instabilidade econômica vendas caíram por razões de fato e por receio quanto ao futuro.
Razões – Em tempo de instabilidade econômica vendas caíram por razões de fato e por receio quanto ao futuro.
Projeções do mercado de caminhões são de 40% de contração na comercialização.
No segmento dos pesados, 70%.
Simpatia – Citroën desenvolveu campanha para localizar o mais antigo de seus C3, comemorando 11 anos de mercado.
Simpatia – Citroën desenvolveu campanha para localizar o mais antigo de seus C3, comemorando 11 anos de mercado.
Encontrou unidade 00087 com único dono, o paulistano Marccelo Oristianio.
Perdeu a oportunidade de trocá-lo por modelo O km e guardar antigo, preservando a história da marca no Brasil.
Deu-lhe acerto geral e vendeu ao cliente fiel C3 novo a preço especialíssimo.
Ecologia – Axalta, produtora de tintas, e Volkswagen comemoram um milhão de veículos pintados com tecnologia sustentável pelo sistema Eco-concept.
Ecologia – Axalta, produtora de tintas, e Volkswagen comemoram um milhão de veículos pintados com tecnologia sustentável pelo sistema Eco-concept.
Na prática reduz-se o número de camadas na pintura do carro O km.
Mercado – A democratização dos itens de conforto, como ar condicionado, direção assistida e trio elétrico é perceptível pelos anúncios de veículos usados.
Mercado – A democratização dos itens de conforto, como ar condicionado, direção assistida e trio elétrico é perceptível pelos anúncios de veículos usados.
Índice do portal WebMotors exibe-os como mais da metade dos anunciados.
Acessórios dão o padrão do mercado. Falta penaliza o valor de revenda.
Maquiagem – Rede de franquias sulina Make-Up amplia negócios inaugurando loja em Criciúma, SC.
Maquiagem – Rede de franquias sulina Make-Up amplia negócios inaugurando loja em Criciúma, SC.
Atendimento personalizado, boas instalações, equipamentos de ponta para serviços padronizados de pintura, lanternagem, micropintura, martelinho de ouro e estética automotiva.
Luz - Felipe Nasr, brasiliense, 22, 31º. brasileiro a estrear na Fórmula 1, marcou o chão no GP da Austrália, abrindo a temporada 2015: chegou em 5º.
Luz - Felipe Nasr, brasiliense, 22, 31º. brasileiro a estrear na Fórmula 1, marcou o chão no GP da Austrália, abrindo a temporada 2015: chegou em 5º.
Façanha inédita no País de três campeões mundiais e com automóvel e equipe não competitivos.
É uma luz de esperança nestes tempos do País de cabeça baixa.
Livro – Fernando Campos, jornalista especializado em automóveis, lançou livro “Esportes a motor em Goiás”, cobrindo automóveis e motos até os anos ’80, em especial o pós-Autódromo de Goiânia, um dos melhores do mundo.
Livro – Fernando Campos, jornalista especializado em automóveis, lançou livro “Esportes a motor em Goiás”, cobrindo automóveis e motos até os anos ’80, em especial o pós-Autódromo de Goiânia, um dos melhores do mundo.
Patrocínio da Construtora Artec, autora da boa reforma e atualização do circuito, apoio da Agetop, agência estadual gestora do circuito.
Encontro – Colecionadores de Dodge, em Brasília, se animaram a aglutinar aficionados da marca, e farão I Mopar Centro Oeste, 10 a 12 de Abril, no histórico Brasília Palace Hotel. Mopar – môpar, como pronunciam -, é a marca de acessórios da Chrysler, agora de todas as controladas pela FCA.
Encontro – Colecionadores de Dodge, em Brasília, se animaram a aglutinar aficionados da marca, e farão I Mopar Centro Oeste, 10 a 12 de Abril, no histórico Brasília Palace Hotel. Mopar – môpar, como pronunciam -, é a marca de acessórios da Chrysler, agora de todas as controladas pela FCA.
Boa organização, apoios e patrocínios.
Participar?
moparclubebsb@gmail.com, ou
061-3371-0601.
Gente – Olivier Murguet, presidente da Renault Brasil, mimo.
OOOO Matriz aguardou seu aniversário para promoção importante.
OOOO VP senior e presidente do Conselho da Região Américas e lugar no Comitê de Direção Renault e encurta caminho a diálogos superiores.
OOOO Contato direto com Jerôme Stoll, antecessor e reposicionador da Renault Brasil, atual diretor de Competitividade da marca e VP de Vendas e Marketing.
OOOO Eduardo Buchaim, engenheiro mecânico, retorno.
OOOO Diretor de vendas de produtos comerciais na Dana, de auto peças. OOOO
061-3371-0601.
Gente – Olivier Murguet, presidente da Renault Brasil, mimo.
OOOO Matriz aguardou seu aniversário para promoção importante.
OOOO VP senior e presidente do Conselho da Região Américas e lugar no Comitê de Direção Renault e encurta caminho a diálogos superiores.
OOOO Contato direto com Jerôme Stoll, antecessor e reposicionador da Renault Brasil, atual diretor de Competitividade da marca e VP de Vendas e Marketing.
OOOO Eduardo Buchaim, engenheiro mecânico, retorno.
OOOO Diretor de vendas de produtos comerciais na Dana, de auto peças. OOOO
____________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário