Sébastien Ogier e Julien Ingrassia, ao término de uma performance heroica a bordo do C3 WRC, venceram o Rali de Monte-Carlo, com a menor margem já registrada na história do evento.
Uma vitória apertada que reflete a intensidade do embate e da performance que conduziu a Citroën Racing à sua 100ª vitória no WRC no começo deste ano em que a marca celebra seu centenário!
Foi preciso muito sangue frio para enfrentar os últimos 13,58 quilômetros de um total de cerca de 324 do Rali de Monte Carlo com uma vantagem de apenas 4 décimos. Ainda mais com um problema no pedal do acelerador que atrapalhou um pouco a concentração.
Detentores de seis títulos mundiais, Sébastien Ogier e Julien Ingrassia têm muito traquejo nesse tipo de situação, em que a pressão e a adrenalina chegam ao máximo, e conseguiram demonstrá-lo mais uma vez hoje.
Foi preciso muito sangue frio para enfrentar os últimos 13,58 quilômetros de um total de cerca de 324 do Rali de Monte Carlo com uma vantagem de apenas 4 décimos. Ainda mais com um problema no pedal do acelerador que atrapalhou um pouco a concentração.
Com o segundo melhor tempo na etapa final entre La Cabanette e o Col de Braus, os franceses selaram sua sétima vitória no Principado, a sexta consecutiva, com uma vantagem de apenas 2,2s, em sua primeira participação em campeonato a bordo do C3 WRC!
Com esse resultado, a dupla iguala o recorde de número de vitórias nesse prestigioso rali e demonstra que Sébastien e Julien já estão em total sintonia com seu novo carro.
Essa performance excepcional é também a centésima vitória da Citroën Racing no Campeonato do Mundo de Ralis, quase 20 anos depois da primeira, conquistada ao volante do Xsara Kit-Car no Rali da Catalunha em 1999, pelo finado Philippe Bugalski ao lado de Jean-Paul Chiaroni, atualmente coordenador de reconhecimento e meteorologia da equipe.
Uma proeza histórica que reflete uma longevidade ao mais alto nível de que poucos fabricantes podem se vangloriar.
Plenamente consciente das armadilhas que pontuam o Rali de Monte Carlo, a dupla francesa adotou desde o começo uma estratégia prudente e inteligente, posicionando-se em segundo lugar ao término das duas provas noturnas de quinta-feira.
Com esse resultado, a dupla iguala o recorde de número de vitórias nesse prestigioso rali e demonstra que Sébastien e Julien já estão em total sintonia com seu novo carro.
Essa performance excepcional é também a centésima vitória da Citroën Racing no Campeonato do Mundo de Ralis, quase 20 anos depois da primeira, conquistada ao volante do Xsara Kit-Car no Rali da Catalunha em 1999, pelo finado Philippe Bugalski ao lado de Jean-Paul Chiaroni, atualmente coordenador de reconhecimento e meteorologia da equipe.
Uma proeza histórica que reflete uma longevidade ao mais alto nível de que poucos fabricantes podem se vangloriar.
Plenamente consciente das armadilhas que pontuam o Rali de Monte Carlo, a dupla francesa adotou desde o começo uma estratégia prudente e inteligente, posicionando-se em segundo lugar ao término das duas provas noturnas de quinta-feira.
Na tarde do dia seguinte, a dupla assumiu a liderança (SS7) graças, em larga medida, a duas vitórias nas especiais (SS5 e SS6) inéditas de Curbans - Piegut (18,47km) e Valdrome - Sigottier 2 (20,04km).
Tendo concluído a etapa de sexta-feira com uma estreita vantagem de 2 segundos, Sébastien e Julien conseguiram mais do que dobrar essa margem na especial Agnières en Devoluy - Corps (29,82km), primeira prova de velocidade do sábado e a mais longa do fim de semana, apesar das incontáveis placas de gelo.
Uma vantagem que mantiveram ao longo de toda a etapa de sábado7, o que lhes possibilitou começar o último dia do rali com uma vantagem de 4,3s em relação aos segundos colocados. A curta etapa final de domingo foi disputada palmo a palmo, com os franceses finalmente arrancando a vitória nas últimas centenas de metros.
Embora tenham sido forçados a abandonar a prova na manhã de sábado devido a um problema no motor, Esapekka Lappi e Janne Ferm efetuaram um começo de corrida promissor, ocupando um brilhante quarto lugar na noite de quinta-feira.
Embora tenham sido forçados a abandonar a prova na manhã de sábado devido a um problema no motor, Esapekka Lappi e Janne Ferm efetuaram um começo de corrida promissor, ocupando um brilhante quarto lugar na noite de quinta-feira.
Não há dúvidas que a Citroën Total WRT tomou uma decisão acertada ao integrá-los à sua formação de pilotos, ao lado de Sébastien Ogier e Julien Ingrassia. Considerando que terão uma posição favorável na ordem de largada na Suécia, eles são certamente uma dupla com a qual se pode contar.
O QUE ELES DISSERAM...
Sébastien Ogier, Piloto da Citroën Total WRT
"Sabíamos que nada estava ganho de antemão. A última etapa, em especial, foi particularmente estressante e difícil devido a um probleminha no acelerador, que fez com que o carro continuasse acelerando mesmo durante a frenagem. Porém, graças aos bons conselhos da equipe, conseguimos improvisar um reparo e lutamos sem descanso até final. E conseguimos! Foi um fim de semana muito intenso, com a vitória conquistada ao término de um combate sem tréguas. É claro que estamos muito orgulhosos dessa vitória em nossa primeira corrida com o C3 WRC, ainda mais porque, como já disse em outras ocasiões, este é para mim o mais especial dos ralis. E assim poderemos celebrar o centenário da Citroën em grande estilo. Em outras palavras, não poderíamos esperar melhor para nosso retorno à equipe!”
DUAS PERGUNTAS PARA PIERRE BUDAR, DIRETOR DA CITROËN RACING
Quais suas impressões depois desta vitória histórica?
Foi incontestavelmente uma vitória sensacional. Simbolicamente ela representa muito. Foi extremamente importante para nós obtermos nossa centésima vitória no WRC já na primeira prova da temporada, especialmente num evento emblemático como o Rali de Monte Carlo, que acontece quase todo na França.
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1. Ogier/ Ingrassia (Citroën C3 WRC) 3h21’15’’9
2. Neuville / Gilsoul (Hyundai i20 WRC) +2’’2
3. Tának/ Járveoja (Toyota Yaris WRC) +2’15’’2
4. Loeb / Elena (Hyundai i20 WRC) +2’28’’2
5. Latvala / Anttila (Toyota Yaris WRC) +2’29’’9
6. Meeke / Marshall (Toyota Yaris WRC) +5’36’’2
7. Greensmith / Edmondson (Ford Fiesta R5) +13’04’’6
8. Bonato / Boulloud (Citroën C3 R5) +13’56’’5
CAMPEONATO MUNDIAL DE PILOTOS
1. Sébastien Ogier - 29 pontos
2. Thierry Neuville - 21 pontos
3. Ott Tának - 17 pontos
4. Kris Meeke - 13 pontos
5. Sébastien Loeb - 12 pontos
6. Jari-Matti Latvala - 10 pontos
CAMPEONATO MUNDIAL DE FABRICANTES
1. Hyundai WRT - 30 pontos
2. Citroën Total WRT - 25 pontos
3. Toyota Gazoo Racing - 25 pontos
4. M-Sport Ford WRT - 14 pontos
1. Ogier/ Ingrassia (Citroën C3 WRC) 3h21’15’’9
2. Neuville / Gilsoul (Hyundai i20 WRC) +2’’2
3. Tának/ Járveoja (Toyota Yaris WRC) +2’15’’2
4. Loeb / Elena (Hyundai i20 WRC) +2’28’’2
5. Latvala / Anttila (Toyota Yaris WRC) +2’29’’9
6. Meeke / Marshall (Toyota Yaris WRC) +5’36’’2
7. Greensmith / Edmondson (Ford Fiesta R5) +13’04’’6
8. Bonato / Boulloud (Citroën C3 R5) +13’56’’5
CAMPEONATO MUNDIAL DE PILOTOS
1. Sébastien Ogier - 29 pontos
2. Thierry Neuville - 21 pontos
3. Ott Tának - 17 pontos
4. Kris Meeke - 13 pontos
5. Sébastien Loeb - 12 pontos
6. Jari-Matti Latvala - 10 pontos
CAMPEONATO MUNDIAL DE FABRICANTES
1. Hyundai WRT - 30 pontos
2. Citroën Total WRT - 25 pontos
3. Toyota Gazoo Racing - 25 pontos
4. M-Sport Ford WRT - 14 pontos
Sébastien Ogier, Piloto da Citroën Total WRT
"Sabíamos que nada estava ganho de antemão. A última etapa, em especial, foi particularmente estressante e difícil devido a um probleminha no acelerador, que fez com que o carro continuasse acelerando mesmo durante a frenagem. Porém, graças aos bons conselhos da equipe, conseguimos improvisar um reparo e lutamos sem descanso até final. E conseguimos! Foi um fim de semana muito intenso, com a vitória conquistada ao término de um combate sem tréguas. É claro que estamos muito orgulhosos dessa vitória em nossa primeira corrida com o C3 WRC, ainda mais porque, como já disse em outras ocasiões, este é para mim o mais especial dos ralis. E assim poderemos celebrar o centenário da Citroën em grande estilo. Em outras palavras, não poderíamos esperar melhor para nosso retorno à equipe!”
DUAS PERGUNTAS PARA PIERRE BUDAR, DIRETOR DA CITROËN RACING
Quais suas impressões depois desta vitória histórica?
Foi incontestavelmente uma vitória sensacional. Simbolicamente ela representa muito. Foi extremamente importante para nós obtermos nossa centésima vitória no WRC já na primeira prova da temporada, especialmente num evento emblemático como o Rali de Monte Carlo, que acontece quase todo na França.
É igualmente uma satisfação acrescentarmos mais um sucesso ao quadro de vitórias conjunto de Sébastien e Julien, neste ano em que a Citroën comemora seu centenário.
Quando decidimos voltar a unir nossas forças este ano, esperávamos escrever novas páginas da história do esporte automobilístico, e nossa primeira corrida juntos não poderia ter sido melhor.
Como você descreveria a performance de Sébastien e Julien?
Numa corrida tão delirante como esta, em que a escolha dos pneus é sempre dificílima e as condições traiçoeiras, eles simplesmente realizaram uma performance admirável. Admirável pelo controle e tranquilidade que ostentaram.
Como você descreveria a performance de Sébastien e Julien?
Numa corrida tão delirante como esta, em que a escolha dos pneus é sempre dificílima e as condições traiçoeiras, eles simplesmente realizaram uma performance admirável. Admirável pelo controle e tranquilidade que ostentaram.
O trabalho com eles é muito interessante, porque eles não se deixam intimidar, falam exatamente o que pensam e sabem perfeitamente em que devemos focar.
Assim, eles têm nos ajudado a progredir rapidamente, mas nem preciso dizer que precisamos continuar a trabalhar incansavelmente. Essa primeira etapa demonstrou que a temporada será mais disputada do que nunca.
Além de Sébastien e Julien, que sem dúvida foram extraordinários este fim de semana, eu gostaria de prestar homenagem ao desempenho de todos os membros da equipe, que demonstraram uma dedicação inabalável, mesmo nos momentos de dúvida no ano passado, e forneceram inúmeras horas de trabalho árduo para que pudéssemos começar tão bem nossa temporada em 2019. Esse resultado foi conseguido graças a todos eles também!
Pontos fortes
Parceiro indispensável de Sébastien Ogier e testemunha em primeira mão de sua destreza ao volante, o copiloto francês nos conta como se sentiram enquanto aguardavam a partida da etapa final.
"Antes da etapa final, nosso engenheiro veio me perguntar se tinha algo que pudesse fazer e sugeri que acendesse uma vela para nós, que preparasse o reboque e as correias, nunca se sabe... Porque não estávamos ali para brincar! Acho que envelheci alguns anos durante as quatro provas desta manhã, foi muito tenso. Durante a prova nós fomos com tudo e não cometemos nenhum erro, foi um desempenho excepcional do Seb em sua primeira prova ao volante do C3 WRC. Mesmo assim, quando cruzamos a linha de chegada não sabíamos direito o que esperar. Não vi muita animação no controle de chegada e então, à esquerda, vi o pai do Seb com um largo sorriso no rosto. Foi aí que soube que havíamos vencido. Mas o Seb não se deu conta na hora, teve que esperar a confirmação. Percebeu então que havíamos vencido, e ficamos muito emocionados."
Pontos fortes
Parceiro indispensável de Sébastien Ogier e testemunha em primeira mão de sua destreza ao volante, o copiloto francês nos conta como se sentiram enquanto aguardavam a partida da etapa final.
"Antes da etapa final, nosso engenheiro veio me perguntar se tinha algo que pudesse fazer e sugeri que acendesse uma vela para nós, que preparasse o reboque e as correias, nunca se sabe... Porque não estávamos ali para brincar! Acho que envelheci alguns anos durante as quatro provas desta manhã, foi muito tenso. Durante a prova nós fomos com tudo e não cometemos nenhum erro, foi um desempenho excepcional do Seb em sua primeira prova ao volante do C3 WRC. Mesmo assim, quando cruzamos a linha de chegada não sabíamos direito o que esperar. Não vi muita animação no controle de chegada e então, à esquerda, vi o pai do Seb com um largo sorriso no rosto. Foi aí que soube que havíamos vencido. Mas o Seb não se deu conta na hora, teve que esperar a confirmação. Percebeu então que havíamos vencido, e ficamos muito emocionados."
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