O Clio é o segundo carro mais vendido na Europa |
Em 2018, o Grupo Renault registrou 3.884.295 veículos vendidos, dos quais 2.532.567 (-5,2%) para a Renault e 700.798 (+7,0%) para a Dacia. As vendas da Lada aumentaram 18,7%, para 398.282 emplacamentos, enquanto as da Renault Samsung Motors estão em queda de 14,9%, para 84.954 veículos. Juntas, Jinbei e Huasong venderam 165.603 veículos.
No segmento dos veículos elétricos, os volumes de vendas da marca Renault no mundo aumentaram 36,6% no ano (mais de 49.600 veículos), com uma aceleração no 2º semestre (+62,1%). A Renault é líder na Europa, com uma participação de mercado de 22,2%. Os volumes do ZOE cresceram 26,1% (39.458 veículos) e os volumes do Kangoo Z.E. aumentaram 105,1% (8.747 veículos).
No segmento de veículos utilitários, os volumes do Grupo avançaram 33,7%, com a Jinbei e Huasong. A marca Renault atingiu um novo recorde em 2018, apesar da retração na Turquia e na Argentina, dois mercados importantes para este segmento.
“As vendas do Grupo Renault aumentaram 3,2% em 2018, com a integração das marcas Jinbei e Huasong. A progressão das vendas do Grupo na Rússia, no Brasil e na África permitiu compensar a quase totalidade dos ventos contrários, tanto econômicos como geopolíticos, fora da Europa”, declarou Olivier Murguet, membro do Comitê Executivo, diretor comercial e de regiões do Grupo Renault.
Na Europa, os emplacamentos ficaram estáveis (+0,5%), em um mercado em alta de 0,2%. O crescimento do Grupo se deve principalmente à sua performance no segmento B (Clio, Captur e Sandero) e com o Novo Duster. O Clio mantém a posição de segundo veículo mais vendido na Europa e o Captur é o crossover número 1 em sua categoria.
A marca Dacia registrou um novo recorde de vendas na Europa, com 511.622 veículos emplacados (+10,3%), bem como uma participação de mercado recorde de 2,9% (+0,3 ponto). Esta alta está ligada às performances do Novo Duster, lançado no início do ano, e do Sandero.
O Grupo Renault segue seu plano estratégico ‘Drive the Future’, mantendo sua expansão internacional. Fora da Europa, os emplacamentos representam agora 50,6% da totalidade das vendas (contra 49,2% em 2017), graças principalmente à integração das marcas Jinbei e Huasong, mesmo com uma retração das vendas na Turquia e na Índia, bem como a interrupção das vendas no Irã desde o início de setembro.
Na Rússia, segundo país do Grupo em volume de vendas, o mercado está em alta de
12,8%. Lá, mais de um carro a cada quatro vendidos tem a marca Lada ou Renault e o Grupo é líder no país. As vendas avançaram 10,9%.
Os volumes da marca Renault estão estáveis com 137.062 veículos vendidos, aguardando a chegada do Arkana em 2019.
A Lada registrou uma alta de 15,6%, para 360.204 veículos vendidos com uma participação de mercado de 20% (+0,5 ponto), graças ao sucesso da renovação de sua gama. O Lada Vesta se tornou o veículo mais vendido na Rússia.
No Brasil, o Grupo ultrapassou a performance do mercado, que está em recuperação e avançou 13,6%. Nossas vendas aumentaram 28,5%, para quase 215.000 veículos, e nossa participação de mercado atingiu 8,7% (+1,0 ponto), graças aos bons resultados do Kwid, que teve mais de 67.000 unidades vendidas.
Na África, o Grupo está fortalecendo sua liderança com 18,1% de participação de mercado, com 218.797 veículos vendidos, graças principalmente à sua performance no Marrocos, na África do Sul e no Egito. A participação de mercado no Marrocos atingiu 43%, com um volume de vendas em alta de 7%. A Dacia mantém sua liderança com o Dokker e o Logan, que são os dois veículos mais vendidos.
A marca Renault registrou vendas em alta de 14,9%, com mais de 26.000 unidades na África do Sul, para 4,9% de participação de mercado. No Egito, a participação de mercado atingiu 11,4%, em alta de mais de 3 pontos, com 20.504 veículos vendidos.
Na Índia, as vendas tiveram retração de 26,8%, em um mercado em alta de 8,4%, aguardando o lançamento de um novo veículo previsto para o segundo semestre 2019.
Na China, o Grupo segue mantendo o plano estratégico ‘Drive the future’. Os volumes da Dongfeng-Renault tiveram retração de 26,9%, aguardando novos modelos que serão lançados em 2019. O lançamento da joint venture RBJAC (Jinbei e Huasong) está acontecendo de forma satisfatória. O Grupo acelera sua ofensiva em veículos elétricos com um investimento na JM EV, a quinta maior montadora de veículos elétricos. No total, com a integração das novas marcas Jinbei e Huasong, os volumes do grupo totalizaram 216.699 unidades na China.
PERSPECTIVAS COMERCIAIS PARA O GRUPO RENAULT EM 2019
Em 2019, o mercado mundial deve ficar estável em relação a 2018. O mercado russo deve crescer pelo menos 3%, enquanto o Brasil deve crescer 10%.
Neste contexto, o Grupo tem como objetivo um ligeiro crescimento de suas vendas em 2019, com uma aceleração no segundo semestre, graças ao lançamento de novos modelos fora da Europa e o lançamento do Novo Clio, carro-chefe do Grupo na Europa.
Total das vendas do Grupo VP+VU (Veículos de Passeio / Veículos Utilitários) por região | |||
Acumulado no fechamento de dezembro | |||
2018 | 2017 | % variação | |
França | 689.788 | 673.868 | 2,4% |
Europa** (com exceção da França) | 1.230.954 | 1.237.956 | -0,6% |
Total França + Europa | 1.920.742 | 1.911.824 | 0,5% |
África Oriente Médio Índia | 448.959 | 532.118 | -15,6% |
Eurásia | 747.602 | 732.795 | 2,0% |
Américas | 437.248 | 389.420 | 12,3% |
Ásia Pacifico | 329.744 | 195.920 | 68,3% |
Total com exceção da França + Europa | 1.963.553 | 1.850.253 | 6,1% |
Mundo | 3.884.295 | 3.762.077 | 3,2% |
* Vendas | |||
** Europa = União Europeia, Islândia, Noruega & Suíça. | |||
Total das vendas por marca
Acumulado no fechamento de dezembro | |||
2018 | 2017 | % variação | |
RENAULT | |||
VP (Veículos de Passeio) | 2.124.364 | 2.264.823 | -6,2% |
VU (Veículos Utilitários) | 408.203 | 406.968 | 0,3% |
VP+VU | 2.532.567 | 2.671.791 | -5,2% |
RENAULT SAMSUNG MOTORS | |||
VP | 84.954 | 99.846 | -14,9% |
DACIA | |||
VP | 655 172 | 609 684 | 7,5% |
VU | 45 626 | 45 131 | 1,1% |
VP+VU | 700 798 | 654 815 | 7,0% |
LADA | |||
VP | 385.069 | 324.739 | 18,6% |
VU | 13.213 | 10.879 | 21,5% |
VP+VU | 398.282 | 335.618 | 18,7% |
ALPINE | |||
VP | 2.091 | 7 | +++ |
JINBEI & HUASONG | . | ||
VP | 13.416 | ||
VU | 152.187 | ||
VP+VU | 165.603 | ||
GRUPO RENAULT | |||
VP | 3.265.066 | 3.299.099 | -1,0% |
VU | 619.229 | 462.978 | 33,7% |
VP+VU | 3.884.295 | 3.762.077 | 3,2% |
15 principais mercados do Grupo Renault no fechamento de dezembro 2018 | |||
Volumes 2018* | Penetração VP+VU 2018 | ||
(em unidades) | (em %) | ||
1 | FRANÇA | 689.788 | 26,20 |
2 | RÚSSIA | 497.266 | 27,62 |
3 | ALEMANHA | 235.609 | 6,33 |
4 | CHINA | 216.699 | 0,80 |
5 | BRASIL | 214.822 | 8,70 |
6 | ITÁLIA | 208.580 | 9,98 |
7 | ESPANHA + CANÁRIAS | 189.480 | 12,33 |
8 | TURQUIA | 115.842 | 18,66 |
9 | ARGENTINA | 114.348 | 14,78 |
10 | REINO UNIDO | 103.607 | 3,79 |
11 | IRÃ | 101.347 | 10,56 |
12 | COREIA DO SUL | 90.369 | 5,06 |
13 | BÉLGICA + LUXEMBURGO | 88.663 | 12,86 |
14 | ÍNDIA | 82.368 | 2,07 |
15 | MARROCOS | 75.418 | 42,52 |
*Dados no fechamento de dezembro 2018 (vendas), com exceção do Twizy. |
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