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sábado, 19 de janeiro de 2019

As vendas do Grupo Renault tiveram alta de 3,2%, com a integração das marcas Jinbei e Huasong desde 1º de janeiro de 2018. No segmento de veículos elétricos da marca Renault, as vendas tiveram alta de 36,6% no ano e é líder na Europa onde tem 22,2% de participação de mercado. Marca apresenta novo Clio no Salão de Genebra

O Clio é o segundo carro mais vendido na Europa


Em 2018, o Grupo Renault registrou 3.884.295 veículos vendidos, dos quais 2.532.567 (-5,2%) para a Renault e 700.798 (+7,0%) para a Dacia. As vendas da Lada aumentaram 18,7%, para 398.282 emplacamentos, enquanto as da Renault Samsung Motors estão em queda de 14,9%, para 84.954 veículos. Juntas, Jinbei e Huasong venderam 165.603 veículos.
No segmento dos veículos elétricos, os volumes de vendas da marca Renault no mundo aumentaram 36,6% no ano (mais de 49.600 veículos), com uma aceleração no 2º semestre (+62,1%). A Renault é líder na Europa, com uma participação de mercado de 22,2%. Os volumes do ZOE cresceram 26,1% (39.458 veículos) e os volumes do Kangoo Z.E. aumentaram 105,1% (8.747 veículos).
No segmento de veículos utilitários, os volumes do Grupo avançaram 33,7%, com a Jinbei e Huasong. A marca Renault atingiu um novo recorde em 2018, apesar da retração na Turquia e na Argentina, dois mercados importantes para este segmento.
“As vendas do Grupo Renault aumentaram 3,2% em 2018, com a integração das marcas Jinbei e Huasong. A progressão das vendas do Grupo na Rússia, no Brasil e na África permitiu compensar a quase totalidade dos ventos contrários, tanto econômicos como geopolíticos, fora da Europa”, declarou Olivier Murguet, membro do Comitê Executivo, diretor comercial e de regiões do Grupo Renault.

Na Europa, os emplacamentos ficaram estáveis (+0,5%), em um mercado em alta de 0,2%. O crescimento do Grupo se deve principalmente à sua performance no segmento B (Clio, Captur e Sandero) e com o Novo Duster. O Clio mantém a posição de segundo veículo mais vendido na Europa e o Captur é o crossover número 1 em sua categoria.
A marca Dacia registrou um novo recorde de vendas na Europa, com 511.622 veículos emplacados (+10,3%), bem como uma participação de mercado recorde de 2,9% (+0,3 ponto). Esta alta está ligada às performances do Novo Duster, lançado no início do ano, e do Sandero.
O Grupo Renault segue seu plano estratégico ‘Drive the Future’, mantendo sua expansão internacional. Fora da Europa, os emplacamentos representam agora 50,6% da totalidade das vendas (contra 49,2% em 2017), graças principalmente à integração das marcas Jinbei e Huasong, mesmo com uma retração das vendas na Turquia e na Índia, bem como a interrupção das vendas no Irã desde o início de setembro.
Na Rússia, segundo país do Grupo em volume de vendas, o mercado está em alta de
12,8%. Lá, mais de um carro a cada quatro vendidos tem a marca Lada ou Renault e o Grupo é líder no país. As vendas avançaram 10,9%.
Os volumes da marca Renault estão estáveis com 137.062 veículos vendidos, aguardando a chegada do Arkana em 2019.
Lada registrou uma alta de 15,6%, para 360.204 veículos vendidos com uma participação de mercado de 20% (+0,5 ponto), graças ao sucesso da renovação de sua gama. O Lada Vesta se tornou o veículo mais vendido na Rússia.
No Brasil, o Grupo ultrapassou a performance do mercado, que está em recuperação e avançou 13,6%. Nossas vendas aumentaram 28,5%, para quase 215.000 veículos, e nossa participação de mercado atingiu 8,7% (+1,0 ponto), graças aos bons resultados do Kwid, que teve mais de 67.000 unidades vendidas.
Na África, o Grupo está fortalecendo sua liderança com 18,1% de participação de mercado, com 218.797 veículos vendidos, graças principalmente à sua performance no Marrocos, na África do Sul e no Egito. A participação de mercado no Marrocos atingiu 43%, com um volume de vendas em alta de 7%. A Dacia mantém sua liderança com o Dokker e o Logan, que são os dois veículos mais vendidos.
A marca Renault registrou vendas em alta de 14,9%, com mais de 26.000 unidades na África do Sul, para 4,9% de participação de mercado. No Egito, a participação de mercado atingiu 11,4%, em alta de mais de 3 pontos, com 20.504 veículos vendidos.
Na Índia, as vendas tiveram retração de 26,8%, em um mercado em alta de 8,4%, aguardando o lançamento de um novo veículo previsto para o segundo semestre 2019.
Na China, o Grupo segue mantendo o plano estratégico ‘Drive the future’. Os volumes da Dongfeng-Renault tiveram retração de 26,9%, aguardando novos modelos que serão lançados em 2019. O lançamento da joint venture RBJAC (Jinbei e Huasong) está acontecendo de forma satisfatória. O Grupo acelera sua ofensiva em veículos elétricos com um investimento na JM EV, a quinta maior montadora de veículos elétricos. No total, com a integração das novas marcas Jinbei e Huasong, os volumes do grupo totalizaram 216.699 unidades na China.
 
 
PERSPECTIVAS COMERCIAIS PARA O GRUPO RENAULT EM 2019
Em 2019, o mercado mundial deve ficar estável em relação a 2018. O mercado russo deve crescer pelo menos 3%, enquanto o Brasil deve crescer 10%.
Neste contexto, o Grupo tem como objetivo um ligeiro crescimento de suas vendas em 2019, com uma aceleração no segundo semestre, graças ao lançamento de novos modelos fora da Europa e o lançamento do Novo Clio, carro-chefe do Grupo na Europa.

Total das vendas do Grupo VP+VU
(Veículos de Passeio / Veículos Utilitários) por região
Acumulado no fechamento de dezembro
20182017% variação
França689.788673.8682,4%
Europa** (com exceção da França)1.230.9541.237.956-0,6%
Total França + Europa1.920.7421.911.8240,5%
África Oriente Médio Índia448.959532.118-15,6%
Eurásia747.602732.7952,0%
Américas437.248389.42012,3%
Ásia Pacifico329.744195.92068,3%
Total com exceção da França + Europa1.963.5531.850.2536,1%
Mundo3.884.2953.762.0773,2%
* Vendas
** Europa = União Europeia, Islândia, Noruega & Suíça.

Total das vendas por marca
Acumulado no fechamento de dezembro
20182017% variação
RENAULT
VP (Veículos de Passeio)2.124.3642.264.823-6,2%
VU (Veículos Utilitários)408.203406.9680,3%
VP+VU2.532.5672.671.791-5,2%
RENAULT SAMSUNG MOTORS
VP84.95499.846-14,9%
DACIA
VP655 172609 6847,5%
VU45 62645 1311,1%
VP+VU700 798654 8157,0%
LADA
VP385.069324.73918,6%
VU13.21310.87921,5%
VP+VU398.282335.61818,7%
ALPINE
VP2.0917+++
JINBEI & HUASONG.
VP13.416
VU152.187
VP+VU165.603
GRUPO RENAULT
VP3.265.0663.299.099-1,0%
VU619.229462.97833,7%
VP+VU3.884.2953.762.0773,2%



15 principais mercados do Grupo Renault no fechamento de dezembro 2018
Volumes  2018*Penetração VP+VU 2018
(em unidades)(em %)
1FRANÇA689.78826,20
2RÚSSIA497.26627,62
3ALEMANHA235.6096,33
4CHINA216.6990,80
5BRASIL214.8228,70
6ITÁLIA208.5809,98
7ESPANHA + CANÁRIAS189.48012,33
8TURQUIA115.84218,66
9ARGENTINA114.34814,78
10REINO UNIDO103.6073,79
11IRÃ101.34710,56
12COREIA DO SUL90.3695,06
13BÉLGICA + LUXEMBURGO88.66312,86
14ÍNDIA82.3682,07
15MARROCOS75.41842,52
*Dados no fechamento de dezembro 2018 (vendas), com exceção do Twizy.

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