São Paulo, 23 de janeiro de 2019 — A coleção de veículos do BMW Group Classic, a área da empresa dedicada à herança e à tradição dos automóveis BMW, acaba de ficar mais rica com a chegada de mais um modelo singular: o único exemplar do BMW 1600 GT conversível. Tudo isso graças à equipe de treinamento vocacional da fábrica da BMW em Dingolfing, na Alemanha, que trabalhou diretamente na restauração do veículo.
O projeto, que durou vários anos, teve a participação de aprendizes sob a orientação de seus supervisores. O conversível de quatro lugares pintado em prata tem um capô vermelho e sua história incomum faz dele um representante revelador da época em que a BMW fez a transição de uma montadora de nicho para uma fabricante de automóveis de produção em massa desfrutando de um crescimento constante e uma reputação internacional.
Para garantir que fosse preservado para a posteridade, o BMW 1600 GT foi submetido, pela primeira vez, a amplos e detalhados trabalhos de restauração. Quando os especialistas do BWM Group Classic souberam da existência deste raro tesouro e assim que o processo de aquisição do veículo foi concluído, surgiu a ideia de devolvê-lo à sua condição original no mesmo local onde ele surgiu: a fábrica de Dingolfing. E, assim, o projeto de restauração acabou se tornando parte integrante do treinamento de aprendizes que almejavam tornarem-se mecânicos de carroceria e manufatura de veículos.
O BMW Group Classic apoiou o projeto de várias formas, incluindo amplas possibilidades para aquisição de peças originais. Além disso, réplicas de inúmeros componentes que não podiam ser mais adquiridos foram minuciosamente remanufaturadas.
O renascimento do BMW 1600 GT conversível em Dingolfing também reacendeu memórias de um capítulo particularmente excitante na história da BMW. Quando ele surgiu, em 1967, a BMW tinha acabado de assumir a fabricante de veículos Dingolfing Glas.
A Glas estava à procura de um parceiro forte e a BMW inicialmente concordou com uma operação de distribuição conjunta. Contudo, isso acabou levando à aquisição completa pela montadora de Munique.
O esportivo compacto foi então equipado com os mesmos eixo traseiro, assentos e motor de 105cv do BMW 1600 TI; assim como uma grade dianteira da BMW e os mesmos faróis redondos do BMW Série 02.
A ideia de lançar, ao mesmo tempo, um cupê esportivo e um conversível veio dos EUA. A proposta para desenvolver novas versões – sendo o cupê equipado com motor de 2.0 litros – foi feita pelo importador Max Hoffmann. Em outubro de 1967, Frua entregou uma carroceria conversível montada sobre um chassi com assoalho reforçado.
O conjunto foi então pintado em Dingolfing, onde todos os trabalhos de montagem foram realizados. No dia 16 de novembro, o BMW 1600 GT conversível entrou para os registros de produção da fábrica. No entanto, os planos de produção em série do modelo e posterior exportação para os EUA nunca se concretizaram.
Apenas um único exemplar do conversível bávaro-italiano foi homologado para rodar em vias públicas. E 51 anos após a primeira unidade do modelo ter sido fabricada, a segunda foi, finalmente, concluída. Desta vez, a restauração do carro foi comemorada para dar ao BMW Group Classic outra joia para a sua coleção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário