Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Na Coluna Mecânica OnLine, Tarcísio Dias mostra alguns motivos pelos quais seu carro pode deixar você na mão




COLUNA 
MECÂNICA ONLINE® 


30 | JANEIRO | 2019 




Seu carro pode deixar você na mão por vários motivos. 
Conheça alguns deles



Quando você faz o seguro do seu veículo é sempre importante observar se existe a disponibilidade de guincho em caso de panes e qual a distância em relação ao endereço do segurado que ele realiza o socorro do seu veículo.

O motivo desse cuidado fica por conta do risco de pane que seu veículo pode apresentar, característica cada vez menor com o avanço da engenharia automotiva e soluções mais confiáveis em tecnologias, para manter a rodagem do veículo por maior tempo.

Mesmo que você siga a risca a manutenção do seu veículo, em conformidade com o manual do fabricante, alguns problemas podem surgir e literalmente deixar você na estrada, ou mesmo em casa, bem na hora de sair.


A sua coluna Mecânica Online® resgata um pouco da sua origem e vai buscar abordar temas mais próximos dos motoristas e suas tecnologias para condução, segurança e eficiência energética.

Problemas no sistema de arrefecimento, pane elétrica, sistema de transmissão e deficiência da lubrificação do motor são os relatos mais comuns de situações que podem fazer seu veículo parar “do nada”. Assim como acontece nas vias, a sinalização por luzes como a verde, amarela e vermelha também aparece no painel do veículo.

Quando uma luz indicadora na cor amarela surgir, atenção, seu veículo ainda pode ser conduzido, mas é necessário que tão logo seja levado para verificar a ocorrência de problemas. Algum sensor ou mesmo atuador tem problema e precisa ser examinado.

Quando surgir a indicação vermelha, assim como nos semáforos, pare. É indicação de um problema grave e continuar a rodar com seu veículo pode gerar problemas ainda maiores e até mesmo, colocar sua segurança em risco, então, nem pense duas vezes, pare. 



Você está dirigindo de boa e acende a luz vermelha do sistema de arrefecimento. Pare o veículo o quanto antes. O motor está trabalhando acima da sua temperatura de funcionamento e seu indicador com certeza mostra um valor acima do normal.

Problemas como nível do líquido de arrefecimento muito baixo, presença de água comum no sistema, aditivo fora do padrão estabelecido, válvula termostática sem atuação ou sistema do eletro ventilador são as ocorrências mais comuns.

E quando logo pela manhã você vai ligar seu veículo e nada? A pane elétrica pode ser efeito da falta de carga elétrica na bateria. Mau funcionamento de dispositivos como rádio, alarme, travas e vidros são indícios de problemas elétricos no carro.

Mesmo parado, o carro consome energia da bateria com os equipamentos que ficam em stand by, como a central de injeção eletrônica, o alarme e a parte frontal do rádio.

Veja algumas dicas para seu carro não ficar sem energia:
 - Retire a frente do rádio, quando possível, para evitar o consumo de energia;
 - Evite deixar rádio ou faróis ligados com o carro desligado, pois acelera a descarga da bateria;
 - Se for instalar um som potente, avalie se a peça está de acordo com a capacidade da bateria do carro.
É preciso ter atenção na manutenção da bateria e do alternador, ou mesmo quando há sobrecarga do sistema elétrico.
Se ao acelerar o carro e ele começar a patinar, não sair do lugar ou parar completamente, pode ser que a embreagem esteja desgastada. 

Essas situações podem acontecer devido a:
 - Mau uso, como subir em rampas com o carro frio;
 - Pisar fundo na embreagem ao trocar as marchas;
 - Dirigir sem tirar o pé do pedal. 

A embreagem faz parte do sistema de transmissão. Algumas vezes o problema pode ser apenas no sistema de acionamento da embreagem e não propriamente na peça.

Usar lubrificante errado, andar com baixo nível de óleo ou demorar para trocá-lo, podem fazer o motor parar de funcionar. Esse problema pode ser evitado se a troca de óleo for feita de acordo com o período estipulado pela montadora, informação presente no manual do fabricante do veículo.
Verifique sempre que possível o nível de óleo com auxílio da vareta que tampa o reservatório ou no posto de gasolina ou oficina.
_______________________________________________________

Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuída gratuitamente todos os dias 10, 20 e 30 do mês.
http://mecanicaonline.com.br/wordpress/category/colunistas/tarcisio_dias/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.