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sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Kia entrou na era da condução pós-autônoma na Consumer Eletronic Show 2019 que se encerrou, hoje, em Las Vegas, onde revelou nova tecnologia com exposição interativa "Space of Emotive Driving". Sistema R.E.A.D. é o primeiro controle tecnológico do setor automotivo voltado para os sentidos humanos, baseado em inteligência artificial, princípio do SEEC Car apresentado pela montadora



11/01/2019 - A Kia , onde Motors apresentou uma série de novas tecnologias desenvolvidas para a era da condução pós-autônoma na Consumer Electronics Show (CES) 2019, uma das maiores e mais tradicionais feiras de tecnologia do mundo, que acontece até 11 de janeiro em Las Vegas, nos EUA.

Com base na visão de marca "Além da condução autônoma", a Kia antecipa na CES deste ano, por meio da exibição interativa "Space of Emotive Driving", um futuro no qual no qual a condução autônoma será um padrão.

"Condução Adaptável às Emoções em Tempo Real" (R.E.A.D.)
Mirando um futuro no qual os veículos terão o potencial de dirigir sozinhos, a Kia está lançando as bases para um grande desenvolvimento tecnológico, com o intuito de aperfeiçoar a experiência de mobilidade humana.

O ponto central da Kia para a exibição "Space of Emotive Driving" na CES 2019 é o novo sistema “Real-time Emotion Adaptive Driving - R.E.A.D.” (“Condução Adaptável às Emoções em Tempo Real”, em tradução livre), uma cabine interativa inspirada na inteligência artificial e centralizada nos sentidos humanos.

O R.E.A.D. pode otimizar e personalizar o espaço da cabine de um veículo, analisando o estado emocional do motorista em tempo real, por meio de tecnologia de reconhecimento de bio-sinal baseada em inteligência artificial (IA). 

A tecnologia monitora o estado emocional de um motorista usando sensores para ler suas expressões faciais, frequência cardíaca e atividade eletrodérmica. 

Em seguida, adapta o ambiente interior de acordo com a avaliação, alterando potencialmente as condições relacionadas aos cinco sentidos dentro da cabine e criando uma experiência de mobilidade mais agradável. 

A tecnologia permite que o sistema estabeleça uma linha de base no comportamento do usuário e, em seguida, identifique padrões e tendências para personalizá-la.

A Kia apresenta também o V-Touch, tecnologia de controle por gestos tipo touch-virtual. O V-Touch emprega uma câmera 3D para monitorar os olhos e a ponta dos dedos dos usuários, permitindo que os ocupantes gerenciem vários recursos dentro do carro por meio de um discreto visor frontal. 

Através de simples gestos com os dedos, todos os ocupantes do veículo podem fazer alterações no ambiente da cabine, incluindo sistemas de iluminação, ventilação e entretenimento, eliminando a necessidade de botões ou tela sensível ao toque.

Outra característica do inovador R.E.A.D. é o assento de resposta musical, onde os ocupantes podem não apenas ouvir suas músicas favoritas, como também “senti-las”. 

A tecnologia de processamento de sinais com base sensorial adapta as vibrações do assento de acordo com as frequências de som da música que está sendo tocada. As poltronas de vibração também podem ser ajustadas para o modo de massagem para aumentar o conforto da cabine, bem como potencializar a segurança, fornecendo avisos táticos ao motorista.

Alguns dos conhecimentos técnicos necessários para viabilizar essa demonstração surgiram da pesquisa desenvolvida pela Kia em colaboração com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Mobilidade do futuro
A Kia também apresenta na CES 2019 uma potencial solução para a mobilidade de cidades inteligentes, com o conceito "SEED car". O carro é um ciclo elétrico de quatro rodas com alcance de 100 km, baseado em um sistema híbrido de pedal-elétrico.

O conceito foi concebido para tornar a condução urbana mais fácil, divertida e segura, ao mesmo tempo em que demonstra como a Kia pode viabilizar qualquer deslocamento com um dispositivo de mobilidade pessoal.

Para trajetos mais longos, o "SEED car" permanece alojado dentro do "BIRD car", veículo de transporte autônomo com maior autonomia. Quando atinge menos de 100 km do destino urbano final, o "SEED car" é liberado para completar sua jornada.

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