Arnaldo Moreira
O Castelo, embora não tenha um fosso, nem uma ponte movediça na entrada, é monumental, vistoso, uma bela obra que o barão J. Smith de Vasconcellos idealizou, em 1920 e a que o arquiteto Lúcio Costa deu vida. Para garantir uma aparência mais medieval um imponente cavaleiro portando uma enorme lança guarda o castelo.
Todo o material usado na construção dessa obra de características renascentistas foi trazida da Europa.
O castelo com seu estilo medieval ganhou status de único castelo em estilo medieval com um toque normando clássico das Américas e funciona como um confortável hotel, de quatro andares.
Foto: Marcos Lara |
Tem 82 suítes de 12 categorias distintas, de apartamentos mais simples até suítes de luxo com hidromassagem em diversas configurações de decoração e tamanho.
A viagem até Petrópolis foi muito agradável, tanto pela paisagem exótica, entre montes e vales, como pela excelente dirigibilidade e conforto do Novo Chevrolet Tracker.
À noite, a volta foi tranquila graças aos excelentes faróis que o carro possui.
O que logo se nota neste SUV compacto é o seu desempenho, ao mínimo toque no acelerador o turbo mostra suas garras e o carro avança célere e firmemente pelas curvas sinuosas da serra.
A boa dirigibilidade, beneficiada pela direção elétrica, coincide com a sensação agradável que a cabine oferece. A forração das portas e painéis são de bom gosto e parte do painel central é coberta de material macio e a restante superfície de plástico duro, mas de boa qualidade.
O espaço é generoso tanto na frente quanto no banco traseiro (bipartido e rebatível), ambos confortáveis e revestidos de couro. Os passageiros são protegidos por seis airbgs, dois frontais, dois laterais e dois de cortina.
O banco do motorista tem regulagem de altura e o volante multifuncional, coberto de couro e de boa pegada, conta com controles de velocidade de cruzeiro, de som, telefone e viva voz e piloto automático. No painel de fácil identificação estão os dados do computador de bordo que fornece informações do veículo, da viagem e de consumo, controle de pressão de pneus.
O Novo Tracker vem equipado com o motor transversal, 12 válvulas, com comando duplo variável, 1.2 de três cilindros, turbo, flex, com 132 cv (abastecido com gasolina) e 133 cv (etanol), que gera 19,4 e 21,4 kg de torque, respectivamente, a 2.000 rpm. Este novo propulsor colocou o Tracker entre os SUVs compactos mais econômicos. Durante o teste o computador de bordo registrou uma média de cidade/estrada 11,5 km/l abastecido com etanol. De acordo com o Inmetro, o consumo do Tracker é de 9,4 km/litro na estrada e 7,7 km/litro na cidade, com etanol. O tanque de combustível é 44 litros. A velocidade máxima de 185 km/h e faz de 0 a 100 km/h em 9,4 s.
O Tracker chama à atenção por onde passa pelo porte altivo da frente de capô alto e longo com vincos decorativos. O conjunto ótico tem faróis tipo projetor em LED com luz auxiliar para manobras. Nas pontas do para-choques a luz de condução diurna também em LED.
As linhas modernas e rodas de 17" com pneus 215/55, com design exclusivo nesta versão Premier, valorizam as laterais.
A traseira é uma das mais vistosas do segmento pela tampa do porta-malas, de 395 litros, de linhas abauladas, valorizada pelas belas lentes alaranjadas, em LED, que invadem a lateral, e o spoiler.
O Tracker merece ganhar o sistema de troca de marchas manuais no volante (paddle shift), hoje, essa troca só pode ser feita num botão específico na alavanca de câmbio. O encosto de braço para o motorista e carona podia avançar um pouco mais para oferecer mais conforto durante a condução.
A altura de 18,5 cm do solo é suficiente para que o carro não arraste o fundo pelos quebra-molas.
O SUV Tracker custa a partir de R$ 110.750,00 na versão básica, manual turbo de 116 cv. Já na versão avaliada de 133 cv turbo Premier o preço é a partir de R$ 137.650,00.
Itens de série- 06 Airbags (duplo frontal, duplo laterais e duplo de cortina)
- Alarme Anti-furto
- Alerta de Colisão Frontal
- Alerta de Ponto Cego
- Aviso sonoro do cinto de segurança dianteiro e traseiro
- Brake Light
- Cintos de segurança do motorista com ajuste de altura
- Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores
- Cintos de segurança traseiros laterais e central de 3 pontos
- Controle eletrônico de estabilidade e tração (ESC)
- Faróis dianteiros tipo projetor em LED com luz auxiliar para manobras
- Frenagem automática de emergência em baixa velocidade
- Ganchos de ancoragem para cadeiras de crianças no padrão ISOFIX e TOP TETHER
- Indicador de distância do veículo da frente
- Indicador de nível de vida de óleo
- Luz de condução diurna / Luz de posição em LED
- Regulagem de altura dos faróis
- Sistema de freios com ABS, sistema de distribuição de frenagem ("EBD") e assistência de frenagem de urgência ("PBA")
- Sistema de imobilização do motor
- Sistema de monitoramento de pressão dos pneus
- Adesivo de coluna na cor preto
- Friso cromado no contorno inferior do vidro das
- portas
- Grade frontal com detalhes cromados
- Lanterna em LED
- Maçanetas externas na cor do veículo com detalhe cromado
- Maçanetas internas cromadas
- Para-choques pintados na cor do veículo com detalhes na cor prata
- Rack de Teto na cor prata
- Roda de alumínio aro 17" com design exclusivo para a versão PREMIER
- Spoiler traseiro
- Volante esportivo com revestimento premium
- Acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular
- Alça dianteira no teto, lado do passageiro
- Alças traseiras no teto
- Ar-condicionado digital
- Assistente de partida em aclive
- Câmera de ré
- Carregador Wireless
- Chave com sensor de aproximação
- Cobertura do porta-malas
- Coluna de direção com regulagem em altura e profundidade
- Computador de bordo (Informações do Veículo, Viagem e Consumo)
- Console central com descansa-braço
- Controlador de limite de velocidade
- Controlador de velocidade de cruzeiro
- Controles do radio e telefone no volante
- Descansa-braço traseiro com 2 porta-copos
- Desembaçador elétrico do vidro traseiro
- Direção Elétrica Progressiva
- Easy Entry - Abertura das portas e alarme anti-furto através de sensor de aproximação na chave
- Easy Park - Sistema de Estacionamento Automático
- Easy Start - Partida sem chave
- Espelho retrovisor interno eletrocrômico
- Espelhos retrovisores externos elétricos, com luz indicadora de direção integrada e na cor do veículo
- Interruptor para inibir o air bag do lado do passageiro (com indicação visual)
- Limpador e lavador elétrico do vidro traseiro
- Luz de cortesia no porta-luvas
- Luz de cortesia no porta-malas
- Luz de cortesia traseira
- Luzes individuais de leitura para motorista e passageiro
- Painel de instrumentos 3,5" digital TFT colorido
- Porta-malas com sistema de ajuste de espaço variável (piso)
- Porta-revista na parte traseira do encosto do banco do passageiro
- Sensor de chuva com ajuste automático de intensidade
- Sensor de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro
- Sistema de luz "leve-me" (acendimento automático de faróis e lanternas ao destravar as portas pelo controle remoto)
- Sistema de luz "siga-me" (faróis permanecem acesos por um período de tempo após travamento das portas)
- Sistema Stop/Start (desligamento e partida do motor automático em paradas do veículo). Inclui botão para desabilitar o sistema
- Sombreiras - motorista e passageiro com espelho, cobertura e iluminação
- Teto solar elétrico panorâmico
- Tomada de força 12V no console central
- Transmissão automática de seis velocidades com opção de troca manual (modo de seleção de marcha eletrônico ERS)
- Trava elétrica da tampa de combústivel
- Trava elétrica das portas com acionamento na chave
- Trava de segurança nas portas traseiras
- Vidro elétrico nas portas dianteiras e traseiras com acionamento por "um toque", anti esmagamento e fechamento/abertura automática pela chave
- Bancos com revestimento premium nas cores Preto "Jet Black" e Azul "Captain Blue"
- Banco do motorista com regulagem de altura
- Banco traseiro bipartido e rebatível
- Encosto de cabeça do banco traseiro para 3 passageiros com ajuste de altura
- Encosto de cabeça dos bancos dianteiros com ajuste de altura.
Três realizações planejadas e executadas com sucesso: O Castelo de Itaipava, o Tracker 1.2 turbo flex, Premier e a reportagem do jornalista Arnaldo Moreira.
ResponderExcluirA meu ver, devia ter freio eletrônico e não o convencional, ou seja, com alavanca. O preço é elevado, embora todos os carros estejam à venda pelos olhos da cara, como se diz popularmente. Ótimo carro pelos que foi escrito a seu respeito. Valeu, amigo-confrade Arnaldo Moreira.
ResponderExcluir