Auburn Hills (EUA) - A Dodge e a Ram fizeram uma incrível dobradinha no primeiro e segundo lugares entre as marcas do mercado de massa no estudo 2021 de Desempenho, Execução e Visual Automotivos (APEAL, na sigla em inglês) da J.D. Power, realizado com 32 marcas nos Estados Unidos.
A Ram repetiu a performance do levantamento de 2020, bem como a Dodge, que se tornou a primeira marca local a conquistar a posição número 1 por dois anos consecutivos. Curiosamente, em 2019 a Ram havia sido a vencedora, com a Dodge em segundo.
Além disso, a Ram 1500, que dá seus primeiros e certeiros passos no Brasil, foi escolhida como o melhor veículo na categoria de picapes grandes de uso leve (light duty). Isso denota o segundo ano consecutivo em que Ram 1500 coroou essa lista.
A notícia vem forte na esteira do sucesso das duas marcas em outro trabalho recente da J.D. Power, o Estudo de Qualidade Inicial (IQS). Nele, Ram e Dodge terminaram nos 1º e 2º lugares no geral, melhorando o resultado de 2020 quando a Dodge se tornou a primeira marca dos EUA a liderar a indústria e a Ram ficou em terceiro.
O estudo APEAL avalia o vínculo emocional entre os clientes e os veículos do ano-modelo de 2021. Isso é determinado a partir do feedback do cliente sobre os atributos do veículo, desde o conforto do assento até a resposta do acelerador durante os primeiros três meses de propriedade. As opiniões então são agregadas em um índice APEAL geral de 1.000 pontos.
Dodge e Ram estão separados por um ponto, com pontuações de 882 e 881, respectivamente - a mesma margem que as dividiu no ano passado. Cada marca melhorou 10 pontos em relação ao seu desempenho no estudo de 2020 - quatro melhores do que a média do setor, que registrou um ganho de seis pontos, de 842 para 848.
Além disso, as Ram 2500 e 3500 ficaram em segundo lugar entre as picapes para serviço pesado (heavy duty). Mesma colocação para três outros veículos da Stellantis em suas respectivas categorias: o sedã Dodge Charger, o SUV Dodge Durango e a picape Jeep® Gladiator.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário