Único no Brasil, o Hurricane 95 foi fabricado em 1986 pela montadora E-One, tem 14,5 metros de comprimento e uma escada mecanizada que pode alcançar 29 metros. Modelo ocupará a ilha central da mostra, que ocorrerá de 16 a 18 de agosto nos pavilhões da Fenac.
Bastante raro, é o único desse modelo no Brasil. Seus números são impressionantes: 475 cv de potência e 30 toneladas de peso. Maior mostra de veículos antigos em área coberta do Brasil, a Expoclassic 2024 ocorrerá de 16 a 18 de agosto nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo (RS), devendo reunir 1.100 carros, motos, ônibus e caminhões fabricados há 30 anos ou mais. A realização é do Veteran Car Club Novo Hamburgo.
Não é a primeira vez que um caminhão é escolhido como veículo-destaque da mostra gaúcha. Na edição de 2013, um exemplar da marca norte-americana Peterbilt estampou o cartaz oficial do evento.
Não é a primeira vez que um caminhão é escolhido como veículo-destaque da mostra gaúcha. Na edição de 2013, um exemplar da marca norte-americana Peterbilt estampou o cartaz oficial do evento.
O diferencial é que se tratava apenas do cavalo-mecânico e, agora, será necessário ampliar consideravelmente a ilha central para poder receber o Hurricane, com seus 14,5 metros de comprimento, 2,74 metros de largura e 3,65 metros de altura. O caminhão pertence a um sócio do Veteran Car Club Novo Hamburgo que reside em Porto Alegre.
Uma paixão que começou recentemente, em 2019, mas rapidamente ganhou corpo: a frota conta hoje com 10 veículos. No início, era focada em modelos militares, porém depois acabou mudando para veículos de emergência e de combate a incêndio.
Depois de dar o lance vencedor, recebeu um completo treinamento dos bombeiros do ‘‘Aurora Fire Dept.’’ para aprender a operá-lo. De lá, o próprio dono foi dirigindo o caminhão até o porto de Baltimore, Maryland, distante 560 km (350 milhas), embarcando o veículo posteriormente em um navio com destino ao Brasil.
Após 7 meses, quando todos os trâmites de importação do caminhão foram concluídos, em outubro de 2022, ele realizou mais uma jornada ao volante, dirigindo os 740 km que separam o porto de Paranaguá, no Paraná, até Porto Alegre.
Como a manutenção feita pelas corporações norte-americanas é rigorosíssima, o veículo está em perfeitas condições operacionais. Trata-se de uma plataforma de 29 metros que, com a escada estendida, alcança uma altura equivalente a um prédio de 11 andares, impressionando mesmo quando colocada ao lado de equipamentos mais modernos, como a Magirus de 55 metros (o equivalente a um edifício de 18 andares) de um dos caminhões Iveco adquiridos em 2022 pelo governo gaúcho para o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul.
Porém, um importante diferencial em relação aos modelos europeus é o chamado ‘‘envelope completo’’, o que significa dizer que a escada pode ser completamente estendida para qualquer lado, seja para frente, para trás ou laterais, podendo também ficar em posição reta para cima ou, ainda, encostar no chão com carga plena.
Versatilidade operacional
Versatilidade operacional
Um detalhe interessante é que o Hurricane tem um tanque d’água com apenas 1.000 litros, volume que muitas vezes é suficiente para extinguir pequenos focos de incêndio. Entretanto, o propósito de um caminhão-escada é justamente fazer resgates em locais altos.
Por isso, nos Estados Unidos, esse veículo anda com um esquadrão completo, formado também por um caminhão-bomba e um caminhão-pipa, que são conectados ao Hurricane para fornecer toda a água necessária. Outro diferencial é permitir que uma mangueira rígida seja submersa em um açude ou rio, bombeando água para apagar as chamas.
O caminhão de bombeiros foi fabricado pela empresa norte-americana Emergency One Inc. Sediada na Flórida, é especializada na produção de veículos pesados de emergência e desenvolve a grande maioria dos componentes dos seus modelos, inclusive o chassi altamente resistente, específico para esta aplicação.
Motor V8 de 12,1 litros e 475 cv
Na hora de acelerar este gigante, entra em ação o V8 Detroit turbodiesel de 12,1 litros. Uma verdadeira usina de força que produz 475 cv de potência e 180 kgfm de torque.
O caminhão de bombeiros foi fabricado pela empresa norte-americana Emergency One Inc. Sediada na Flórida, é especializada na produção de veículos pesados de emergência e desenvolve a grande maioria dos componentes dos seus modelos, inclusive o chassi altamente resistente, específico para esta aplicação.
Na hora de acelerar este gigante, entra em ação o V8 Detroit turbodiesel de 12,1 litros. Uma verdadeira usina de força que produz 475 cv de potência e 180 kgfm de torque.
O motor é responsável não apenas por movimentar o veículo, mas também a bomba hidráulica da escada e a bomba d’água, disponibilizando duas saídas de força para conectar as bombas.
O V8 está acoplado à transmissão automática Alisson com 5 velocidades à frente, mais a marcha à ré, contando com uma caixa de torque gigante que garante toda a força necessária para esticar a escada. A tração é feita por meio das 4 rodas traseiras.
Capacidade para 6 bombeiros
O modelo leva dois bombeiros na cabine traseira e mais quatro na dianteira. Tudo foi cuidadosamente projetado para garantir a segurança e a rapidez de operação. Mesmo tendo 38 anos de idade, traz de fábrica soluções que até hoje podem ser consideradas modernas para os padrões brasileiros, como intercomunicadores em cada posto de trabalho, incluindo cabine, base da escada e topo da plataforma, possibilitando que os combatentes troquem informações de forma muito clara.
Os assentos, por exemplo, têm espaço para encaixar o tanque de ar dos bombeiros, permitindo que já saiam devidamente equipados do veículo. Possui, também, uma linha de ar e cilindros na escada para que os ocupantes da plataforma respirem por longo período sem a necessidade de trocar ou carregar o seu cilindro.
Na cidade, é preciso cuidado nas manobras
O proprietário revela que o conforto de dirigir é incrível. Como todo bom caminhão, o assento do motorista tem suspensão a ar. A direção de grandes dimensões e a visão elevada facilitam a condução. Todavia, a plataforma grande na frente e um ‘‘rabo’’ depois do último eixo exigem experiência para rodar na cidade, especialmente durante as manobras, pois o para-choque não é referência de distância.
A transmissão automática tem funcionamento preciso, aproveitando com eficiência o regime de funcionamento do V8 e permitindo ao motorista total concentração no percurso. Apesar das suas 30 toneladas, o potente motor dá conta do recado, garantindo uma agilidade semelhante ao de um carro de passeio dentro da cidade, o que é essencial para atender rapidamente aos chamados de emergência.
Na cidade, é preciso cuidado nas manobras
O proprietário revela que o conforto de dirigir é incrível. Como todo bom caminhão, o assento do motorista tem suspensão a ar. A direção de grandes dimensões e a visão elevada facilitam a condução. Todavia, a plataforma grande na frente e um ‘‘rabo’’ depois do último eixo exigem experiência para rodar na cidade, especialmente durante as manobras, pois o para-choque não é referência de distância.
A transmissão automática tem funcionamento preciso, aproveitando com eficiência o regime de funcionamento do V8 e permitindo ao motorista total concentração no percurso. Apesar das suas 30 toneladas, o potente motor dá conta do recado, garantindo uma agilidade semelhante ao de um carro de passeio dentro da cidade, o que é essencial para atender rapidamente aos chamados de emergência.
Para abrir caminho no trânsito, é equipado com buzinas de ar comprimido Stuttertone, que emitem o tom específico para veículos de emergência na América do Norte.
Também possui uma sirene eletrônica e uma sirene eletromecânica Federal Q, que produz o mesmo som do clássico Chevrolet Opala, mas em um volume muito mais alto, já que essa versão turbinada foi feita especialmente para os bombeiros dos Estados Unidos.
Para ver este caminhão ao vivo e em cores, além de muitas outras atrações da Expoclassic 2024, basta se programar e reservar na agenda os dias 16, 17 e 18 de agosto.
FICHA TÉCNICA
Modelo: E-One Hurricane 95 Aerial Platform
Ano de fabricação: 1986
Fabricante: E-One (Emergency One Inc.)
Motor: V8 de 12,1 litros Detroit 8V92TA
Potência: 475 cv
Torque: 180 kgfm
Transmissão: automática Alisson HT740, com 5 marchas à frente e uma à ré
Tração: ocorre por meio das 4 rodas traseiras
Direção: hidráulica
Capacidade de passageiros: o modelo leva dois bombeiros na cabine traseira e mais quatro na dianteira
Rodas e pneus: 14/80 R20 na dianteira e 10R20/16 na traseira (rodado duplo nos dois eixos traseiros)
Comprimento: 14,5 metros
Altura: 3,65 metros
Largura: 2,74 metros
Comprimento máximo da escada: 29 metros (95 pés)
Tanque de combustível: 190 litros
Tanque de água: 1.000 litros
Bomba d’água: da marca Hale, tem capacidade para bombear 5.870 litros por minuto
Peso Bruto Total (PBT): 30.073 kg
Velocidade máxima: 109 km/h (limite de segurança)
Fonte: E-One (Emergency One Inc.)
Para ver este caminhão ao vivo e em cores, além de muitas outras atrações da Expoclassic 2024, basta se programar e reservar na agenda os dias 16, 17 e 18 de agosto.
Modelo: E-One Hurricane 95 Aerial Platform
Ano de fabricação: 1986
Fabricante: E-One (Emergency One Inc.)
Motor: V8 de 12,1 litros Detroit 8V92TA
Potência: 475 cv
Torque: 180 kgfm
Transmissão: automática Alisson HT740, com 5 marchas à frente e uma à ré
Tração: ocorre por meio das 4 rodas traseiras
Direção: hidráulica
Capacidade de passageiros: o modelo leva dois bombeiros na cabine traseira e mais quatro na dianteira
Rodas e pneus: 14/80 R20 na dianteira e 10R20/16 na traseira (rodado duplo nos dois eixos traseiros)
Comprimento: 14,5 metros
Altura: 3,65 metros
Largura: 2,74 metros
Comprimento máximo da escada: 29 metros (95 pés)
Tanque de combustível: 190 litros
Tanque de água: 1.000 litros
Bomba d’água: da marca Hale, tem capacidade para bombear 5.870 litros por minuto
Peso Bruto Total (PBT): 30.073 kg
Velocidade máxima: 109 km/h (limite de segurança)
Fonte: E-One (Emergency One Inc.)
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