Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sábado, 5 de maio de 2012

A ALIANÇA RENAULT-NISSAN ENTRA COM FORÇA NO MERCADO AUTOMOTIVO RUSSO E ADQUIRE 75% DA FÁBRICA AVTOVAZ QUE FABRICA O NOSSO CONHECIDO LADA POR US$ 750 MILHÕES. CONHEÇA OS MODELOS LADA FABRICADOS ATUALMENTE



A Aliança Renault-Nissan, a AvtoVaz, a Russian Technologies e a Troika Dialog assinaram, em Paris, um protocolo de acordo que prevê a criação, pela Aliança Renault-Nissan e a estatal Russian Technologies, de uma joint-venture que controlará a AvtoVaz, a montadora número 1 da Rússia, que produz os conhecidos modelos da marca Lada.

Até meados de 2014, a Aliança Renault-Nissan investirá aproximadamente 750 milhões de dólares em troca de 67,13% do capital da joint-venture que, então, será dona de 74,5% da AvtoVaz. A transação deverá ser finalizada até 2014.




A Renault, que já detinha 25% do capital da AvtoVaz, desde 2008, quando ajudou a AvtoVaz a iniciar uma profunda reestruturação, investirá em torno de 300 milhões de dólares na joint-venture. A contribuição da Nissan, que atualmente não é acionista da AvtoVaz, chegará a 450 milhões de dólares. Estas somas serão integralizadas em várias etapas pela Renault e pela Nissan, até 2014.

“O acordo marca mais uma etapa de um processo de colaboração cada vez maior, que contribui para a modernização da líder da indústria automobilística russa, que prevê 
transferências de tecnologia para as fábricas russas e a participação dos russos na equipe multicultural de direção da Aliança”, declarou Carlos Ghosn, presidente e CEO da Aliança Renault-Nissan.



Nos próximos meses, a Aliança Renault-Nissan conduzirá uma auditoria financeira, jurídica e ambiental e as partes deverão assinar acordos definitivos e concluir a transação até o final de 2012, e até 2014, a joint-venture adquirirá a totalidade das participações da AvtoVaz possuídas pela Troika Dialog.

A assinatura deste protocolo aconteceu um mês depois de o primeiro-ministro Vladimir Putin inaugurar uma nova linha de produção na fábrica da AvtoVaz, na cidade de Togliatti, representando um investimento de 525 milhões de dólares e uma capacidade de produção de 350.000 carros por ano. A fábrica tem agora capacidade anual de produzir quase um milhão de veículos.


A Renault, a Nissan e a Lada estão lançando atualmente uma ofensiva de produtos, que se traduzirá na renovação dos principais modelos da Lada e no lançamento de novos carros das três marcas (sendo cinco modelos produzidos na nova linha de produção da Aliança). Além da cidade de Togliatti, as três marcas têm fábricas em Moscou, São Petersburgo e Ijevsk.

A Rússia apresenta os maiores índices de crescimento econômico da Europa e deve se manter na liderança do desenvolvimento nas próximas décadas. Mais de 10 milhões de domicílios russos já possuem uma renda anual superior a 50.000 dólares.


O mercado automobilístico russo (automóveis e comerciais) atingiu 2,65 milhões de veículos, em 2011. O volume estimado, para 2012, deve ficar em torno de 2,9 milhões de unidades.

A Aliança vendeu 878.990 carros na Rússia, em 2011, dos quais 578.387 da Lada. Com 33% de participação de mercado, a Rússia se mantém como o terceiro mercado da Aliança, logo após a China e os Estados Unidos.


A Aliança Renault-Nissan é uma parceria estratégica entre a montadora francesa Renault (com sede em Paris) e a japonesa Nissan (sediada em Yokohama). Junto com a montadora russa AvtoVaz, a Aliança vende 10% do total de carros comercializados em todo o mundo. 



Atuando desde 1999 como parceiras estratégicas, em 2011, a Renault e a Nissan venderam 8,03 milhões de carros em aproximadamente 200 países. A Aliança tem acordos estratégicos de colaboração com diversas montadoras, como a alemã Daimler, a chinesa Dong Feng e algumas empresas regionais, como a Ashok Leyland da Índia. O grupo estatal Russian Technologies foi criado, em 2007, em virtude de uma lei da federação russa. 


Subsidiária da empresa Sberbank da Rússia, a Troika Dialog é uma grande empresa de investimentos que opera nos mercados da CEI (Comunidade de Estados Independentes). Transações em bolsa, serviços bancários e de investimentos, gestão de ativos, investimentos diretos e de risco, bem como finanças e investimentos privados são os principais pilares da atividade da empresa, fundada em 1991. A Troika Dialog opera em 21 cidades da Rússia, e ainda em Nova Iorque, Londres, Nicósia (Chipre), Kiev (Ucrânia) e Almaty (Cazaquistão).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.