Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sexta-feira, 11 de maio de 2012

O BLOG INICIA, HOJE, A PUBLICAÇÃO DE UMA NOVA COLUNA, QUE IRÁ SEM DÚVIDA AJUDAR MUITO OS NOSSOS LEITORES COM DICAS QUE FACILITEM A CONSERVAÇÃO E A MANUTENÇÃO DO SEU CARRO. TARCÍSIO DIAS, AUTOR DA COLUNA, É ENGENHEIRO E ESPECIALISTA EM MECÂNICA AUTOMOTIVA. O BLOG DÁ-LHE AS BOAS VINDAS EM NOME DOS NOSSOS QUASE 40 MIL LEITORES



Descrição: Descrição: D:\5 - Impressões gráficas\logotipos_2005\mecanica_online_logo.bmpMECÂNICA ONLINE

Nº 04 - 11 de Maio de 2012

Tarcísio Dias


Manutenção preventiva – Seu carro indo mais longe


Embreagem, freios e sistema de arrefecimento são alguns dos itens que mais sofrem no trânsito das grandes cidades. 



Saiba como evitar grandes custos com reparos ou até mesmo um acidente


Não dirija com o pé em cima do pedal do freio
Veículos que trafegam a maior parte do tempo em grandes centros urbanos, em baixa velocidade, apresentam maior desgaste em peças, como embreagem, freios e sistema de arrefecimento. Por isso, é preciso ficar atento a esses componentes e realizar a manutenção preventiva para evitar grandes custos com reparos ou até mesmo um acidente.



Freio a disco

Quanto ao sistema de freios, a recomendação é fazer a verificação a cada cinco mil quilômetros. As peças devem ser inspecionadas pela oficina mecânica especializada de sua confiança, primeiramente, de forma visual e, a partir daí, se necessário, fazer a substituição de itens danificados, o que garante maior segurança e um menor custo de manutenção do sistema.

Freio de disco aquecido perde eficiência


Além do desgaste natural, a embreagem é um dos elementos mais prejudicados no trânsito caótico das grandes cidades. A sua durabilidade, então, varia conforme a utilização do conjunto e condições de uso. Dessa forma, a manutenção se resume na troca dos componentes avariados quando necessário. 


Contudo, existem algumas dicas que podem ajudar na conservação do mecanismo:

- Como no caso de freio, evite dirigir com o pé apoiado no pedal de embreagem. Isso causa o desgaste prematuro do conjunto;

- As trocas bruscas das marchas não são recomendadas, pois danificam o disco, ocasionando barulho e até impossibilitando a troca de marchas;

- Não ande em altas velocidades com marchas baixas ou em baixas velocidades com marchas altas. Essa prática sobrecarrega o disco, podendo inutilizá-lo por completo, além de gerar níveis de consumo de combustível maiores do que se utilizada a marcha correta para cada velocidade do veículo.

Facilmente, encontramos pelas ruas veículos parados com problemas no sistema de arrefecimento. Isso ocorre porque muitos motoristas não se preocupam com a manutenção correta e se esquecem que a performance, a vida útil dos elementos internos e o consumo de combustível são afetados diretamente quando o motor opera fora da faixa de temperatura recomendada.

Para manter esse processo funcionando adequadamente, só água limpa, como muitos pensam, não é suficiente. Além disso, é necessária a adição de aditivos antioxidantes nas proporções corretas, para que seja formada uma espécie de película protetora na parte interna do tubo e nos componentes metálicos do motor, evitando a sua corrosão.

O uso de rotação e marchas corretas diminui a emissão de gases poluentes, o consumo de combustível e previnem o desgaste prematuro dos componentes do veículo.

MECÂNICA ONLINE
Ø A Scania lança a quarta edição da competição “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil”, que tem por objetivos avaliar as habilidades dos condutores brasileiros, contribuir com a segurança nas estradas e valorizar o profissional, promovendo uma condução cada vez mais eficiente. Confira no site www.melhormotorista.com.br os locais das 12 etapas regionais, em 12 cidades brasileiras.

Ø No mesmo evento de apresentação, a marca Sueca realizou uma etapa apenas para a imprensa brasileira, com os mesmos detalhes das provas regionais. O Mecânica Online® com Tarcisio Dias foi o grande vencedor do prêmio de “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil 2012, categoria Imprensa”.

Ø A GM está investindo mais de R$ 1 bilhão na construção do complexo industrial de Joinville, em Santa Catarina, que incluirá duas fábricas, de motores e cabeçotes e de transmissões. A fábrica de motores será inaugurada até o final de 2012 e incorporará um conjunto de sistemas pioneiros nas áreas de eficiência energética e proteção ao meio ambiente.

Ø Como adiantado na coluna anterior, a fabricante de caminhões chinesa Shacman vai produzir caminhões em Pernambuco, com investimentos de R$ 1 bilhão. A expectativa é que sejam gerados mais de mil empregos diretos na operação da fábrica, que será a primeira do complexo industrial automotivo para fabricação de caminhões e ônibus, que será instalado em Caruaru. A Shacman resulta de parceria tecnológica entre a SAG e a MAN, do grupo Volkswagen e projeta produzir cinco modelos de caminhões que juntos somam 20 configurações.

Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.