A corrida no domingo marca o retorno do BMW M3 à DTM, onde estreou há 25 anos, e conquistou de cara o título da DTM na primeira tentativa. Agora, no ano em que o BMW M comemora seu 40º aniversário, o carro está de volta novamente para mostrar seu desempenho frente a seus inúmeros fãs na DTM.
A marca esteve envolvida na categoria com uma equipe própria entre 1984 e 1992, período em que ela deixou sua marca, conquistando 49 vitórias, 30 poles e três títulos de pilotos. A primeira corrida da DTM na história foi vencida por um piloto da BMW: Harold Grohs (ALE), no conduzindo o BMW 635 CSi.
No fim da temporada, Volker Strycek (ALE) tinha garantido o título no mesmo carro. Quando o BMW M3 entrou em cena em 1987, ele imediatamente dominou o evento e ajudou Eric van de Poele (BEL) a chegar à vitória no campeonato de pilotos em 1987 – um feito que foi repetido dois anos depois por Roberto Ravaglia (ITA).
A primeira era da BMW na DTM chegou ao fim em Hockenheim, em 11 de Outubro de 1992, e a empresa agora retorna ao mesmo circuito para dar início a um novo capítulo em sua história de sucesso no automobilismo.
O atual campeão da DTM, Martin Tomczyk (ALE) disputará o campeonato ao lado de Joey Hand (EUA) com a equipe BMW Team RMG. Exatamente como ocorreu no passado, a equipe BMW Team Schnitzer está novamente envolvida sob a liderança do Diretor de Equipe Charly Lamm. Bruno Spengler (CAN) e Dirk Werner (ALE) integrarão a equipe de Freilassing. O piloto três vezes campeão do WTCC, Andy Priaulx (ING), e o jovem Augusto Farfus (BRA) representarão a equipe BMW Team RBM.
Os seis pilotos têm o BMW M3 DTM como um forte aliado. Ele foi desenvolvido do zero pela BMW Motorsport e seguirá os passos da lendária primeira geração do M3 em seu retorno às pistas em 2012. Depois de finalizado em Julho de 2011, o BMW M3 DTM completou milhares de quilômetros de testes antes de ser homologado pelo Deutscher Motor Sport Bund (DMSB) em 1º de Março deste ano
A BMW conquistou mais vitórias na DTM em Hockenheimring do que em qualquerem qualquer outro circuito, com pilotos da BMW cruzando a linha de chegada na primeira posição em dez disputas. Muitas das estrelas daquela época também estarão na pista para assistir ao retorno da BMW à DTM ao vivo: Grohs, van de Poele e Ravaglia estarão em Hockenheim, acompanhados por Steve Soper (ING).
Jens Marquardt (Diretor da BMW Motorsport):
“Depois do longo período de preparação, todos nós agora estamos desesperados para finalmente correr e descobrir como nos saímos quando comparados aos adversários. Tivemos muitos meses de trabalho duro, e certamente uma temporada instrutiva e empolgante pela frente.
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Joey Hand (carro número 2, Equipe BMW Team RMG):
“Recentemente, me perguntaram com frequência se eu estaria nervoso antes da primeira etapa da DTM. Para ser honesto, estou totalmente relaxado. É bem simples participar de uma corrida. Muitas coisas serão novas para mim em Hockenheim: a largada estática, pit stops ultra-rápidos, e corridas mais curtas do que estou acostumado. Não estou preocupado, de qualquer forma, pois estamos muito bem preparados. Eu vou enfrentar tudo isso e farei o melhor trabalho possível. Estou muito orgulhoso do fato de a BMW ter me dado a oportunidade de ser o primeiro Americano a pilotar na DTM."
No fim da temporada, Volker Strycek (ALE) tinha garantido o título no mesmo carro. Quando o BMW M3 entrou em cena em 1987, ele imediatamente dominou o evento e ajudou Eric van de Poele (BEL) a chegar à vitória no campeonato de pilotos em 1987 – um feito que foi repetido dois anos depois por Roberto Ravaglia (ITA).
A primeira era da BMW na DTM chegou ao fim em Hockenheim, em 11 de Outubro de 1992, e a empresa agora retorna ao mesmo circuito para dar início a um novo capítulo em sua história de sucesso no automobilismo.
Jens Marquardt (Diretor da BMW Motorsport):
“Depois do longo período de preparação, todos nós agora estamos desesperados para finalmente correr e descobrir como nos saímos quando comparados aos adversários. Tivemos muitos meses de trabalho duro, e certamente uma temporada instrutiva e empolgante pela frente.
Hockenheim tem um lugar especial na história da BMW na DTM, e tivemos um grande sucesso na época, entre 1984 e 1992. Nós, obviamente, queremos continuar de onde paramos, mas temos que dar um passo de cada vez. Inicialmente, é de importância vital para nós aprender e adquirir experiência. Todos na equipe estão totalmente motivados. Este fim de semana será, sem dúvidas, muito especial. Não só para os fãs, mas também para todos na BMW Motorsport."
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Martin Tomczyk (carro número 1, Equipe BMW Team RMG):
“Mesmo que eu tenha corrido na DTM pro muitos anos, eu ainda fico com um frio na barriga no início de uma temporada. A tensão está definitivamente aumentando. Estou pronto para Hockenheim. O inverno foi intenso e obviamente foi recheado de muito trabalho de desenvolvimento. Entretanto, podemos ficar felizes com o resultado. Não preciso dizer que estou muito empolgado para descobrir o balanço da potência no Hockenheimring, e esperamos que possamos chegar o mais próximo possível de nossos rivais mais experientes."
Joey Hand (carro número 2, Equipe BMW Team RMG):
“Recentemente, me perguntaram com frequência se eu estaria nervoso antes da primeira etapa da DTM. Para ser honesto, estou totalmente relaxado. É bem simples participar de uma corrida. Muitas coisas serão novas para mim em Hockenheim: a largada estática, pit stops ultra-rápidos, e corridas mais curtas do que estou acostumado. Não estou preocupado, de qualquer forma, pois estamos muito bem preparados. Eu vou enfrentar tudo isso e farei o melhor trabalho possível. Estou muito orgulhoso do fato de a BMW ter me dado a oportunidade de ser o primeiro Americano a pilotar na DTM."
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Bruno Spengler (carro número 7, Equipe BMW Team Schnitzer):
“O início desta temporada será muito especial para mim. É o meu primeiro ano na BMW - e eu estou ansiosíssimo para finalmente por a mão na massa na primeira corrida. O retorno da BMW depois de uma ausência de 20 anos anuncia uma nova era para a DTM. É ótimo fazer parte disto e passar por esse momento especial. Trabalhamos muito duro para adquirir o máximo possível de experiência durante o inverno. Nossos rivais terão uma vantagem sobre nós neste quesito, mas nós queremos alcançá-los o mais rápido possível. Para mim, é como se eu estivesse começando minha carreira do zero novamente."
“Eu gostei muito dos testes com o BMW M3 DTM, e foi muito interessante acompanhar o desenvolvimento adicional posterior do carro. Aprendi muito nos últimos meses e a equipe também trabalhou com muito foco e fez um progresso enorme. Como todo mundo, eu sentirei a tensão crescente na preparação para a largada no Domingo, mas eu vou tentar lidar com isso positivamente. Quando chegar a hora, eu quero aproveitar ao máximo minha primeira corrida na DTM e fazer um bom início de temporada."
“Nós passamos muito tempo nos preparando para isto, então é a hora de finalmente colocarmos a mão na massa. Estou verdadeiramente orgulhoso do que a BMW Motorsport e nossa equipe atingiram até agora. Apesar disso, nós nos mantemos realistas. A BMW é nova na DTM e nós temos menos experiência que nossos rivais. É por isso que é tão importante para nós melhorar e desenvolver o carro a cada corrida. Cada um de nós está saboreando o desafio."
Augusto Farfus (carro número 16, Equipe BMW Team RBM):
“Estou muito empolgado e entusiasmado, mas ao mesmo tempo muito curioso sobre minha estreia na DTM neste final de semana. Tem sido uma longa e dura estrada para chegar a este evento com incrível curva de aprendizado em que ainda estamos. Todos na equipe deram 100 % ou mais que isso de si nos últimos meses, então estamos tão preparados quanto podemos estar. Estamos entrando na próxima fase agora, e queremos provar que garantimos uma boa base."
Fatos interessantes sobre o retorno da
BMW Motorsport à DTM:
História
- A BMW está celebrando a tríade de aniversários em 2012: A BMW M foi fundada há 40 anos, e alcançou inúmeros sucessos nas pistas ao longo das décadas seguintes. Vinte e cinco anos atrás, o BMW M3 começou a escrever sua história única de sucesso no automobilismo. Até mesmo hoje em dia, a versão de competição continua sendo o carro de turismo de mais sucesso de todos os tempos. E finalmente, completam-se 20 anos desde que a BMW fez sua última aparição na DTM com uma equipe própria.- Onze carros de corrida BMW alinhados no grid na primeira corrida da DTM em Zolder em 1984.
- Volker Strycek não venceu uma só corrida em 1984 – mas ainda sim foi sagrado campeão.
- A primeira geração do BMW M3 alcançou a velocidade máxima de 280 km/h nas retas que cortam a floresta de Hockenheim.
- A Equipe BMW Team Schnitzer cruzou a linha de chegada na primeira posição em 17 ocasiões entre 1989 e 1992.
- Charly Lamm estava no muro dos boxes pela Equipe BMW Team Schnitzer quando Roberto Ravaglia triunfou em 1989.
- Harald Grohs venceu a primeira corrida da história da DTM em Zolder no volante do BMW 635 CSi.
- Em um final dramático, Eric van de Poele, de 25 anos, terminou em décimo na última corrida da temporada para conquistar o título de 1987 em um BMW M3.
- Roberto Ravaglia deu ao BMW M3 um adeus triunfante da DTM com duas vitórias em Hockenheim em 11 de Outubro de 1992.
- Hoje em dia, Ravaglia dirige sua própria equipe, a ROAL Motorsport, e ocupa seu lugar nos boxes como Diretor da Equipe. Entre outras coisas, ele agora compete com carros de corrida BMW na WTCC (World Touring Car Championship) e no Campeonato Italiano de Gran Turismo.
- Pilotos da BMW terminaram na primeira e na segunda colocação em 15 corridas na DTM entre 1984 e 1992.
- Assim como o BMW 635 CSi e o BMW M3, o BMW 323i também possui três vitórias na DTM – com Winfried Vogt no volante em todas as três ocasiões.
- Andy Priaulx vem da ilha de Guernsey, que é parte da Grã-Bretanha.
- Priaulx venceu uma tríade de títulos no WTCC pilotando pela Equipe BMW Team RBM em 2005, 2006 e 2007.
- Augusto Farfus é de Curitiba, capital do estado Brasileiro do Paraná.
- A família Farfus possui uma grande rede de restaurantes em Curitiba e outras cidades Brasileiras.
- Bruno Spengler venceu sua primeira corrida na DTM no circuito de Norisring em 2006. O circuito continua como o seu favorito até os dias de hoje.
- Spengler é um ávido golfista com uma excelente média de 5.8.
- Martin Tomczyk completou a penúltima corrida da temporada em décimo para garantir o título da DTM em 2011.
- Somente Timo Scheider e Mattias Ekström venceram mais corridas na DTM que Tomczyk.
- Tomczyk tem 1,88 metros de altura. Isto o torna o mais alto entre os pilotos da BMW.
- Em 2007 e 2009 Dirk Werner esteve invicto na classe GT da categoria GRANDAM, e conquistou o título em ambas as ocasiões.
- Juntamente com sua carreira de piloto, Werner completou também sua formação como Engenheiro Mecânico.
- Joey Hand é o atual campeão da classe GT na American Le Mans Series e competirá lá novamente pela Equipe BMW Team RLL em 2012.
- Hand adora ir pescar com seu pai e sua família.
- Marco Wittmann oferece suporte para os seis pilotos da BMW DTM ao longo da temporada como piloto de testes e desenvolvimento.
- Ao desenvolver o BMW M3 DTM, os engenheiros da BMW criaram mais de 2.500 gráficos CAD, com mais de 900 só para o motor.
- Mais de 1,2 quilômetros de cabo percorrem todo o BMW M3 DTM.
- Aproximadamente 5.400 componentes individuais são usados no BMW M3 DTM. 1.200 deles são diferentes.
- Leva-se cerca de 60 horas para montar o motor BMW P66.
- Ao longo de uma corrida da DTM, ocorrem mais de 1,8 milhão de ignições no motor BMW P66.
- Os discos de freio de fibra de carbono atingem temperaturas de até 700°C. A força aplicada nos freios é especialmente alta em circuitos como Norisring.
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